Uma querida e perplexa irmã comentou "a minha maior dificuldade com o calvinismo é entender por que eles não fazem nada, não se privam de nada, e criticam todos aqueles que estão 'correndo atrás' da salvação por crerem que tal é tomada por esforço. Bem, entendo melhor o calvinismo, mas me sinto mal, pois sempre acho que fiz pouco...". O que mais poderia responder a ela, além do que se segue?
A sua dificuldade, amada, não é com o calvinismo, mas com a graça. Sua rejeição ao calvinismo se deve à sua rejeição à graça como o modo de Deus salvar pecadores perdidos. Se você entendesse e aceitasse a doutrina da graça, como ensinada nas Escrituras, as dificuldades com o calvinismo se evaporariam.
Veja bem, você (permita-me a intimidade) disse que não entende por que os calvinistas não fazem nada, nem se privam de nada para obterem à salvação. À luz da graça, há duas razões para isso. A primeira, é que é desnecessário. Tudo o que era preciso ser feito para nos salvar, Deus já o fez. Uma vida de perfeita obediência era necessária? Jesus a viveu por nós. Uma morte que apresentasse pela satisfação à justiça de Deus precisava acontecer? Jesus a morreu por nós. Uma ressurreição vitoriosa que assegurasse nossa própria ressurreição era preciso? Jesus levantou-se dentre os mortos - e nós com Ele.
O segundo motivo por que os calvinistas desistiram de qualquer esforço para granjear a salvação (pois na verdade, muitos deles se esforçaram à exaustão antes de entregarem os pontos) é que todo esforço é inútil. Ninguém consegue obter o favor de Deus impressionando-o com boas obras, com ascetismo, legalismo ou qualquer outra coisa feita a título de "correr atrás". O evangelho diz "não depende de quem corre, mas de Deus usar misericórdia".
Anulado todo esforço humano, só resta a graça, de modo que se alguém não for salvo absolutamente de graça, não o será de nenhuma outra forma. E graça e esforço próprio são auto-excludentes. Paulo diz que "àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida". Ou seja, você não pode "correr atrás" e ser salvo pela graça ao mesmo tempo. É uma coisa ou outra, mas só uma delas funciona.
Então é perfeitamente compreensível que você "corra tanto atrás", "se prive" de tantas coisas, "se esforce" ao máximo e mesmo assim "se sinta mal" por fazer tão pouco. Pois nunca será o bastante. Você jamais conseguirá reunir crédito suficiente para dar uma espiadela no céu, muito menos para por um pé lá. Ou você se deixa levar pela graça de Deus, desistindo de seu esforço próprio, ou este esforço te arremeterá com mais força no inferno.
Não confunda, porém, graça com libertinagem. "Pecaremos para que a graça abunde?", perguntaram ao apóstolo da graça. Sua resposta é um grito "de jeito nenhum! nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?". As obras do crente, são obras de gratidão. Não para alcançar a salvação, mas por te-la alcançado. Não por medo de perde-la, mas por amor ao que a garante. Não para evitar o inferno, mas porque estamos a caminho do céu.
Que o Senhor possa levá-la a descansar na Sua graça!
Soli Deo Gloria
Ouça a narração deste texto:
To those who do not understand the Calvinists
A dear sister and perplexed said "my biggest difficulty with Calvinism is to understand why they do nothing, do not deprive themselves of nothing, and criticize those who are 'chasing' of salvation by believing that such an effort is made by. Well, better understand Calvinism, but I feel bad because I always think little ...". What else could answer it, beyond what's next?
Its difficulty, beloved, is not with Calvinism but with grace. His rejection of Calvinism is due to their rejection of grace as God's way of saving lost sinners. If you understand and accept the doctrine of grace, as taught in Scripture, the problems with Calvinism would evaporate.
Look, you (allow me to intimacy) said he did not understand why Calvinists do nothing, nor deprive themselves of anything to gain for salvation. In the light of grace, there are two reasons for this. The first is that it is unnecessary. Everything had to be done to save us, God has already done. A life of perfect obedience was required? Jesus lived for us. A death to submit to satisfy the justice of God had to happen? Jesus died for us. A victorious resurrection that would ensure our own resurrection was necessary? Jesus rose from the dead - and we with Him
The second reason why Calvinists gave up any effort to earn salvation (for in truth, many of them have worked to exhaustion before submitting the points) is that every effort is futile. Nobody can win the favor of God impressing him with good works, asceticism, legalism or anything done by way of "chasing". The gospel says, "does not depend on who runs, but of God to be merciful."
Void any human endeavor, there is only grace, so that if someone is not saved absolutely free, will not be any other way. And grace and their own efforts are self-exclusive. Paul says that "one who does any work not ascribed to the reward according to grace, but of debt." That is, you can "chase" and be saved by grace at the same time. It's one thing or another, but only one works.
So it's perfectly understandable that you "run far behind," be deprived "of many things," strive "to the max and still" feel bad "for doing so little. It will never be enough. You will never be able to gather enough credit to take a peep at the sky, let alone for a walk there. Or if you get carried away by the grace of God, giving up their own effort or that effort you swoop harder in hell.
Do not mistake, however, free with debauchery. "Shall we sin that grace may abound?" Asked the apostle of grace. His answer is a cry of "No way! We are dead to sin, live any longer therein?". The works of the believer, are works of gratitude. Not to achieve salvation, but you achieved it. Not for fear of losing her, but for the sake of the guarantor. Not to avoid Hell, but because we are the way to heaven.
Amado Clóvis, parabéns primeiro para a resposta espiritual e santa para essa senhora, e parabéns também pela postagem!!!
Agora, cabe aqui um pequeno corretivo, se me permite: O irmão disse: "Paulo diz que "àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida". Ou seja, você pode "correr atrás" e ser salvo pela graça ao mesmo tempo. É uma coisa ou outra, mas só uma delas funciona."
Mas eu creio, de acordo com a Palavra e com o tema do seu texto em geral, que você quis dizer "Paulo diz que "àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida". Ou seja, você NÃO pode "correr atrás" e ser salvo pela graça ao mesmo tempo. É uma coisa ou outra, mas só uma delas funciona."
É só corrigir esse pequenino erro de digitação que o texto ficará perfeito!
Aos que ainda não entendem a graça como ela é, buscam aceitação em méritos próprios. Muitos de tradição arminiana têm aversão ao calvinismo, pois pensam desta forma como você bem esposou em resposta a essa irmã. Somente um adendo, creio que podemos conciliar a graça com o "esforço". Só que esse "esforço" não pode ser ligado a salvação, e sim, somente a obra realizada para crescimento e expansão do Reino.
Eu sempre digo que, aos que procurarem resistir a doutrina da eleição e predestinação, claramente apresentadas pela escritura, sofrerão de maior constrangimento do que os liberais. Os liberais não creêm na predestinação porque reduziram a Escritura à uma nova compreensão, baseada em releituras. Agora, tentar ser ortodoxamente bíblico e laborar contra a eleição, simuntanêamente, não só é contraproducente, como é suicídio interpretativo. As escrituras são claras e as doutrinas fundamentais de nosso fé, dentre elas, o eterno decreto da eleição, são irrefutáveis.
Junior, a bem da verdade, o arminianismo corretamente entendido não crê na salvação por esforço pessoal, porém muitos que são do meio arminiano, infelizmente, tem a visão dessa irmã.
Num outro blog, onde este post foi reproduzido, alguém comentou algo como "só falta isso, não basta o fatalismo e a maçonaria, agora a preguiça". Fazer o que? Tentar esclarecer aqueles que quiserem ser esclarecidos.
Concordo contigo. Negar a eleição é negar a Bíblia. Atenuar a doutrina, distorcendo a forma como ela é apresentada na Bíblia, é fazer contorcionismo, do tipo que o Pr. Zwinglio diz que é feito no Circo de Solei.
Gostaria que explanasse sobre o dito em seu comentário:"o arminianismo corretamente entendido não crê na salvação por esforço pessoal". Qual seria então a correta compreensão? Onde congrego,uma igreja pentecostal, (sme considero reformado) em algumas pregações o homem tem a sua "contribuição" na salvação ou ainda a perda da mesma.
Tenho buscado me aprofundar nas doutrinas da graça, consultando sites, livros, etc. Para um maior aprofundamente vc saberia me dizer se existe alguma faculdade ou seminário com ensino a distância com uma grade curricular calvinista e de preferência credobatista?
Refiro-me ao arminianismo clássico, que não considera a fé uma obra. Claro que na maioria dos púlpitos e conversas na frente da igreja o arminianismo em voga é o popular, no qual a salvação depende do esforço humano.
Parece uma ambigüidade, não é mesmo? Mas o autor da carta aos Hebreus diz "Esforcem-se para entrar no descanso preparado por Deus...". O maior esforço está em descansar na Graça de Deus. Para alguns vem naturalmente com a fé, mas a grande maioria chega a esse entendimento somente após admitir a falência de si mesmo como "projeto de Deus".
Hb 12:3 CONSIDERAI, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, PARA QUE NÃO ENFRAQUEÇAIS, desfalecendo em vossos ânimos. Hb 12:4 AINDA NÃO RESISTISTES ATÉ AO SANGUE, COMBATENDO CONTRA O PECADO. Hb 12:5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: FILHO MEU, NÃO DESPREZES A CORREÇÃO DO SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido; Hb 12:6 PORQUE O SENHOR CORRIGE O QUE AMA, E AÇOITA A QUALQUER QUE RECEBE POR FILHO. Hb 12:7 SE SUPORTAIS A CORREÇÃO, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Hb 12:8 MAS, SE ESTAIS SEM DISCIPLINA, DA QUAL TODOS SÃO FEITOS PARTICIPANTES, SOIS ENTÃO BASTARDOS, E NÃO FILHOS. Hb 12:9 Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Hb 12:10 Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. Hb 12:11 E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. Hb 12:12 Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, Hb 12:13 E FAZEI VEREDAS DIREITAS PARA OS VOSSOS PÉS, PARA QUE O QUE MANQUEJA NÃO SE DESVIE INTEIRAMENTE, ANTES SEJA SARADO. Hb 12:14 SEGUI A PAZ COM TODOS, E A SANTIFICAÇÃO, SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR; Hb 12:15 TENDO CUIDADO DE QUE NINGUÉM SE PRIVE DA GRAÇA DE DEUS, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hb 12:16 E NINGUÉM SEJA DEVASSO, OU PROFANO, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Hb 12:17 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.
"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott
Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.
Amado Clóvis, parabéns primeiro para a resposta espiritual e santa para essa senhora, e parabéns também pela postagem!!!
ResponderExcluirAgora, cabe aqui um pequeno corretivo, se me permite:
O irmão disse: "Paulo diz que "àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida". Ou seja, você pode "correr atrás" e ser salvo pela graça ao mesmo tempo. É uma coisa ou outra, mas só uma delas funciona."
Mas eu creio, de acordo com a Palavra e com o tema do seu texto em geral, que você quis dizer "Paulo diz que "àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida". Ou seja, você NÃO pode "correr atrás" e ser salvo pela graça ao mesmo tempo. É uma coisa ou outra, mas só uma delas funciona."
É só corrigir esse pequenino erro de digitação que o texto ficará perfeito!
Grande abraço, mano Clóvis.
Parabéns Clóvis,
ResponderExcluirAos que ainda não entendem a graça como ela é, buscam aceitação em méritos próprios.
Muitos de tradição arminiana têm aversão ao calvinismo, pois pensam desta forma como você bem esposou em resposta a essa irmã.
Somente um adendo, creio que podemos conciliar a graça com o "esforço". Só que esse "esforço" não pode ser ligado a salvação, e sim, somente a obra realizada para crescimento e expansão do Reino.
Abraços
Eu sempre digo que, aos que procurarem resistir a doutrina da eleição e predestinação, claramente apresentadas pela escritura, sofrerão de maior constrangimento do que os liberais. Os liberais não creêm na predestinação porque reduziram a Escritura à uma nova compreensão, baseada em releituras. Agora, tentar ser ortodoxamente bíblico e laborar contra a eleição, simuntanêamente, não só é contraproducente, como é suicídio interpretativo. As escrituras são claras e as doutrinas fundamentais de nosso fé, dentre elas, o eterno decreto da eleição, são irrefutáveis.
ResponderExcluirBelo texto Clóvis.
Graça e paz
Mizael
Claro que sempre permito seus corretivos, são sempre pertinentes. E já corrigi o erro de digitação (a mente mandou mas os dedos não obedeceram).
ResponderExcluirEm Cristo,
Clóvis
Junior, a bem da verdade, o arminianismo corretamente entendido não crê na salvação por esforço pessoal, porém muitos que são do meio arminiano, infelizmente, tem a visão dessa irmã.
ResponderExcluirNum outro blog, onde este post foi reproduzido, alguém comentou algo como "só falta isso, não basta o fatalismo e a maçonaria, agora a preguiça". Fazer o que? Tentar esclarecer aqueles que quiserem ser esclarecidos.
Em cristo,
Clóvis
Mizael,
ResponderExcluirConcordo contigo. Negar a eleição é negar a Bíblia. Atenuar a doutrina, distorcendo a forma como ela é apresentada na Bíblia, é fazer contorcionismo, do tipo que o Pr. Zwinglio diz que é feito no Circo de Solei.
Em Cristo,
Clóvis
Clóvis, show de bola! Simplesmente assim! Todos os dias acesso o seu blog, exceto, algumas vezes, pelos sábados e domingos... rsrsrs...
ResponderExcluirGostei muito deste artigo, e não poderia ir embora sem deixar registrada a minha alegria em ler estas linhas.
Paz e bem
Marcelo Lemos
Clóvis,
ResponderExcluirGostaria que explanasse sobre o dito em seu comentário:"o arminianismo corretamente entendido não crê na salvação por esforço pessoal". Qual seria então a correta compreensão? Onde congrego,uma igreja pentecostal, (sme considero reformado) em algumas pregações o homem tem a sua "contribuição" na salvação ou ainda a perda da mesma.
Márcio
Clóvis,
ResponderExcluirTenho buscado me aprofundar nas doutrinas da graça, consultando sites, livros, etc. Para um maior aprofundamente vc saberia me dizer se existe alguma faculdade ou seminário com ensino a distância com uma grade curricular calvinista e de preferência credobatista?
Em Cristo,
Márcio
Márcio,
ResponderExcluirRefiro-me ao arminianismo clássico, que não considera a fé uma obra. Claro que na maioria dos púlpitos e conversas na frente da igreja o arminianismo em voga é o popular, no qual a salvação depende do esforço humano.
Em Cristo,
Clóvis
Márcio,
ResponderExcluirA FITREF (http://www.fitref.org/) é seguramente reformada. Mas acredito que seja pedo.
Em Cristo,
Clóvis
Parece uma ambigüidade, não é mesmo? Mas o autor da carta aos Hebreus diz "Esforcem-se para entrar no descanso preparado por Deus...". O maior esforço está em descansar na Graça de Deus. Para alguns vem naturalmente com a fé, mas a grande maioria chega a esse entendimento somente após admitir a falência de si mesmo como "projeto de Deus".
ResponderExcluirAbraços.
Marcelo Lemos,
ResponderExcluirSoli Deo Gloria.
Nos alegramos em escrever, ainda mais se resulta ser útil a quem lê. E sua palavras, sendo de quem são, muito me animam.
Em Cristo,
Clóvis
Junior,
ResponderExcluirHá dois erros a serem evitados: fazer obras para ser salvo, não fazer obras porque é salvo,
Em Cristo,
Clovis
Hb 12:3 CONSIDERAI, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, PARA QUE NÃO ENFRAQUEÇAIS, desfalecendo em vossos ânimos.
ResponderExcluirHb 12:4 AINDA NÃO RESISTISTES ATÉ AO SANGUE, COMBATENDO CONTRA O PECADO.
Hb 12:5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: FILHO MEU, NÃO DESPREZES A CORREÇÃO DO SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
Hb 12:6 PORQUE O SENHOR CORRIGE O QUE AMA, E AÇOITA A QUALQUER QUE RECEBE POR FILHO.
Hb 12:7 SE SUPORTAIS A CORREÇÃO, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
Hb 12:8 MAS, SE ESTAIS SEM DISCIPLINA, DA QUAL TODOS SÃO FEITOS PARTICIPANTES, SOIS ENTÃO BASTARDOS, E NÃO FILHOS.
Hb 12:9 Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?
Hb 12:10 Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
Hb 12:11 E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.
Hb 12:12 Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados,
Hb 12:13 E FAZEI VEREDAS DIREITAS PARA OS VOSSOS PÉS, PARA QUE O QUE MANQUEJA NÃO SE DESVIE INTEIRAMENTE, ANTES SEJA SARADO.
Hb 12:14 SEGUI A PAZ COM TODOS, E A SANTIFICAÇÃO, SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR;
Hb 12:15 TENDO CUIDADO DE QUE NINGUÉM SE PRIVE DA GRAÇA DE DEUS, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.
Hb 12:16 E NINGUÉM SEJA DEVASSO, OU PROFANO, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.
Hb 12:17 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.
Anônimo,
ResponderExcluirObrigado pelo lembrete da Palavra de Deus. Mas você tinha algo mais específico em mente quando postou essa passagem? Gostaria de compartilhar conosco?
Em Cristo,
Clóvis