Leandro Quadros: a pessoa, as atitudes e as doutrinas

Depois de algum tempo sem postar nenhum texto sobre o debate com o Prof. Leandro Quadros, retomo o assunto, explicando como a coisa começou e onde parou. O professor Leandro respondeu num programa de televisão a um questionamento sobre predestinação. Por discordar da resposta, escrevi o artigo Mirou na verdade, acertou na confusão. O artigo foi contestado pelo professor em Se preciso melhorar a pontaria o irmão Clóvis precisa pelo menos mirar, o qual, por sua vez foi respondido por mim em Preparar… Apontar… Desde então estou aguardando a prometida tréplica do professor.



A pessoa Leandro Quadros

Não conheço pessoalmente o professor Leandro e não sei de nada que não o recomende como pessoa. Não faço juízo sobre sua condição eterna ou sobre sua espiritualidade, esperando em Deus que ele esteja salvo ou venha a ser, pela graça de Deus. Nada do que escrevi ou escreverei refere-se ao homem Leandro Quadros quanto à sua vida interior ou privada, mas às suas atitudes enquanto consultor teológico e  doutrinas que defende publicamente.

As atitudes de Leandro Quadros

Ao longo do debate o professor Leandro tem apresentado algumas atitudes que considero erradas e que exponho a seguir.

Uma delas é fazer-se de vítima, procurando transmitir aos seus leitores e seguidores a impressão de que está sendo perseguido por defender a verdade. Referências às suas doutrinas ou ao seu método de debater são tomados como se fossem ataques pessoais. Seu objetivo, parece-me, é colocar a platéia contra os oponentes. Pior que se fazer de vítima,  contudo, é arrogar superioridade. Ostentar título de professor e fazer frequentes referências à pós-graduação em jornalismo, não perder oportunidade de "ensinar" a maneira correta de fazer alguma coisa e a presunção de sempre estar certo revelam isso. Outra falha do professor é prometer e não cumprir. Prometeu que me indicaria a página do livro "Divine Election" em que Berkouwer supostamente recomenda à igreja presbiteriana rever sua doutrina da predestinação, prometeu responder ao texto Preparar... Apontar... várias vezes e... até agora nada. Outra atitude reprovável é bloquear comentários em seu blog. Tem comentários meus pendurados desde dia sete de novembro do ano passado (dois meses!). A desculpa é que ele tem mais de 1000 comentários para moderar. Porém comentários postados no mesmo tópico bem depois do meu foram publicados e respondidos. A desculpa da desculpa talvez seja que meus comentários requeiram uma resposta mais elaborada e por isso não foram liberados ainda. Mas qual é o problema de publicar o comentário para que seus visitantes leiam e respondê-los quando tiver tempo? Além disso, comentários que nem requerem resposta, como votos de recuperação da saúde de sua esposa continuam aguardando moderação.

As doutrinas de Leandro Quadros

As atitudes do professor Leandro depõem contra sua imagem de apologista idôneo e as minhas críticas a elas não se dirigem à pessoa em si do mesmo, se é  que é possível separar vida pessoal e atividade pública. Ele demonstra estar mais interessado no reconhecimento que na verdade. Isso é reflexo das doutrinas que ele esposa.

Leandro Quadros é adventista e como tal adota como suas as doutrinas distintivas do adventismo. Porém, até o presente não é objetivo deste debate discutir as doutrinas adventistas, exceto naquilo que em que há intersecção com o tema em discussão, centrado na doutrina da predestinação e por decorrência desta, do livre arbítrio. Mas à parte destas doutrinas, preocupam-me algumas declarações dele quanto à salvação, as quais poderão ser apresentadas e consideradas no decorrer das postagens que se seguirão.

Basicamente, os pontos em que estamos discutindo são dois: a eleição é universal ou específica? se é universal, o livre arbítrio é capaz de mudar esse decreto da eleição? O professor Leandro defende que toda a humanidade está predestinada para a salvação, mas que pelo livre arbítrio o homem pode mudar essa predestinação e ser condenado. É nisto que nos concentraremos. 

Convido-o a acompanhar a série de artigos que serão publicadas.

547 comentários:

  1. Que Deus te ilumine, Clóvis.

    Como eu ja disse, que seja destruido toda a base do engano.

    Que Deus te faça um "trator"!

    ResponderExcluir
  2. Eu nasci numa cidade violenta, terra de jagunços (calma, gente, saí de lá pequeninho, sou da paz). Meu avô costumava dizer que quando havia um baile na cidade, era comum o seguinte diálogo:

    - E aí, vai no baile?
    - Sei não... estou com pouca bala.

    Lembro isso a propósito do seguinte comentário de Leandro Quadros:

    "Só terminarei de responder à “série” dele (e um artigo de Clóvis) – depois que tiver tempo. E, em seguida, farei uma oração por eles e deixarei o mais com Deus. Como o amigo disse: não dá para perder tempo com quem não quer seguir a Verdade (sem falar na falta de delicadeza ao se dirigir a mim…)" (Leandro Quadros, em 28/12/09)

    Parece que ele, além de uma pontaria ruim, tinha pouca bala. Não devia ter aceitado o convite para o baile. Nem prometido aos seus fãs que refutaria todas as mentiras doutrinárias dos predestinistas. Mas como vimos acima, ele não lida bem com promessas.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Sei que é experiente, mas vale lembrar:
    Não será surpresa se mesmo com a Verdade na sua face ele declare "vitória", ou um "orarei para que Deus abra seus olhos"...

    Só espero que muitos que leiam sejam conveRTidos, e não conveNCidos como agora o são, das bandas de lá, e de cá também...

    ResponderExcluir
  4. Clóvis, caro irmão!

    Não é de hoje que "figuras" como este aparece no meio virtual. Lembro-me há uns 3 anos de um certo profesor "Azenilton" que poluía as listas cristãs com seus argumentos à moda "Samuel Bacchioli".

    Eles vivem disso... quando lhes faltam argumentos, procuram seus tutores para 'recarregarem suas armas' e voltam com força total.

    ao meu ver é bala perdida... o que me preocupa é a compreensão da eleição conforme exposta aqui: http://ivofernandes.blogspot.com/2009/03/eleicao-como-boa-nova.html - um dos meus professores no seminário onde estudo.

    Graça!

    ResponderExcluir
  5. Não consigo entender Leandro Quadros (e muitos outros), pois eles dizem crer na soberania divina, mas faz de certa forma tudo depender do homem(alguns vão falar que é só quase tudo, não tudo)...

    Paulo

    ResponderExcluir
  6. Vamos aguardar a conclusão dos fatos .... Eu mudo meu nome para Dercy Gonçalves se o Livre Arbítrio não prevalecer sobre a Eleição Calvinista.


    Se na Biblia 1 dia representa um ano , o Mundo foi criados em 6 anos e nao em 6 dias ????????

    Vamos nos unir e não contendar!

    ResponderExcluir
  7. Será que dá pra mudar de nome no céu? Hum...

    ResponderExcluir
  8. Seja bem vinda ao Cinco Solas, Dercy.

    Deus te abençoe.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. Dercy Gonçalves?
    Tem certeza que quer carregar esse nome pro resto da vida?
    Já que vai trocar de nome, que tal um menos vexatório, tipo "Chuck Norris"?

    ResponderExcluir
  10. "Newton respondeu, 9 de janeiro de 2010 16:47

    Vamos aguardar a conclusão dos fatos .... Eu mudo meu nome para Dercy Gonçalves se o Livre Arbítrio não prevalecer sobre a Eleição Calvinista.


    Se na Biblia 1 dia representa um ano , o Mundo foi criados em 6 anos e nao em 6 dias ????????

    Vamos nos unir e não contendar! [sic]"

    Ótimos argumentos pró livre-arbítrio!!!

    Dança Dercy!!

    ResponderExcluir
  11. Leandro, Newton, adventistas, arminianos, Clovis e amados,

    Acabei de escrever a décima primeira parte de minha resposta ao professor Leandro. A palhinha de sempre:

    “Sim, professor, Deus deseja que todos os homens sejam salvos, mas Jesus afirma que poucos são os que, efetivamente, andarão no caminho da vida. Veja, portanto, que Deus age de modo diferente de Seu desejo. A não ser que o senhor queira me dizer que Jesus estava enganado.”

    Mais em http://reformaecarisma.blogspot.com/2010/01/ultima-resposta-leandro-quadros-parte.html

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  12. O Leandro quadros é um homem mto integro e verdadeiro...se vc parar p/ analisar encontrará á verdade......."Conhecereis a verdade e ela vos libertará"...

    ResponderExcluir
  13. Clóvis gostaria de te enviar um estudo que apresentei para materia de metodologia para o Instituto que estudo, sobre 1844 na teologia adventista. Em breve postarei no site www.mcapologetico.com
    Gostaria que vc lesse, se me der essa honra?
    ass Luciano
    meu e-mail é lucianosena30@hotmail.com ou no e-mail de contato do site.

    ResponderExcluir
  14. Sobre o adventismo seria bem interessante ver a mentalidade doentia de Ellen white esposta pelo ex-adventista ( mas ainda sabatista ) Dirck Anderson o site é:http://ellenwhiteexposed.com/port/woc.htm tive nauseas teologicas ao ler isso...
    muito semelhante ao que Walter rea publicou. O apologista adventista precisa mirar tantas coisas ainda...
    ass Luciano

    ResponderExcluir
  15. Entrei aqui por acaso, e sinceramente não vejo verdade nenhuma nos seus argumentos e tão pouco na maneira de se tratarem. Tenho cada vez mais convicção que o Leandro está certo. A intenção de vocês não é buscar a verdade, mas sim provar a qualquer custo que estão certos. Com certeza isso é mais uma questão de honra pessoal.

    ResponderExcluir
  16. O compromisso de vocês não é com a verdade, mas com os seus egos.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo Adventista, não tenho que responder pelo Clóvis, mas vc já é um covarde por identificação. Qual é seu nome? Realmente provar a qualquer custo é enfiar guela abaixo dos idolatras de Ellen White que Jesus entrou no santíssimo no céu em 1844 ! Procurar justificativa para a decepção da falsa profecia que Jesus viria em 1844 a qualquer custo...isso deve ser mesmo...mas fazer o que, não é se quem levará os seus pecados é o diabo !
    Prefiro pensar que Jesus levou meus pecados...mas isso não é forçar a qualquer custo?

    ResponderExcluir
  18. Luciano,

    Terei o maior prazer em ler o seu material sobre adventismo. Por favor me envie.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  19. Caro anônimo do dia 29/04,

    "Entrei aqui por acaso, e sinceramente não vejo verdade nenhuma nos seus argumentos e tão pouco na maneira de se tratarem."

    E por acaso também, quais argumentos apresentados não são verdadeiros? Poderia apontar, para que o revisássemos?

    "Tenho cada vez mais convicção que o Leandro está certo."

    Bom para ele. Um apoio anônimo deve valer alguma coisa.

    "A intenção de vocês não é buscar a verdade, mas sim provar a qualquer custo que estão certos. Com certeza isso é mais uma questão de honra pessoal."

    Bom, além do mais é onisciente e capaz de julgar as intenções dos corações.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  20. Olá amorável Luciano,

    Com certeza és um verdadeiro Cristão, tuas palavras destilam o amor que sentes em teu coração, seguindo assim o exemplo do teu mestre. Vou emprestar as palavras do querido irmão Clóvis, tua "onisciência"
    em dizer que sou Adventista Anônimo é algo impressionante. Realmente me reservo o direito de não revelar meu nome. Isso faria diferença? Se vocês abriram esse precedente no site, por que reclamam?

    Bom, começo por dizer que não sou adventista. Tenho um amigo da sua denominação no meu trabalho que parece ser um cristão verdadeiro e que me trata com muito respeito, ao contrário da desdenhez e agressividade das amáveis respostas.

    Ele me falou sobre a doutrina Calvinista, e eu me interessei. Fui pesquisar e encontrei muitas coisas interessantes. Li muita coisa à respeito, os artigos contra e os a favor. Sinceramente, tudo que escrevi para o Leandro, ele me respondeu prontamente, foi muito amável e em nenhum momento foi grosseiro ou irônico. Diferente do meu primeiro contato com vocês. Realmente me decepcionou! se eu tenho direito de postar meus comentários, críticas ou sugestões, por que se sentiram ofendidos? fiz um teste com vocês e digo: Péssima impressão! Parece que nunca leram, que a palavra branda desvia o furor.

    Desculpem amados, a minha ironia, mas estou apenas sendo recíproco. Não sou ligado a nenhuma denominção. Acho que o exemplo deveria partir de vocês.

    Usando as suas palavras,

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  21. Anônimo Adventista indeciso, meu mestre te chamaria de vibora, filho do diabo, pois vc mentiu dizendo que 'fez um teste'...? E outra coisa vc reserva-se o anonimato pra que? Se tudo o que Leandro Quadros fala é verdade, ainda mais as doutrinas defendidas pelo satanico movimento adventista, ( expiação em 1844, diabo envolvido nisso, os demonios que incendiaram a mente de White, chamar o domingo de sinal da besta quando Deus colocou na bíblía 'dia do Senhor') se quem defende isso tem razão, lamento e clamo arrepnda-se !

    ResponderExcluir
  22. Amável Luciano,

    Admiro-me do seu ódio, e principalmente em insistir em dizer que sou adventista. O teu mestre não é o Cristo pois ele não agiria com tamanha raiva nas palavras, penso que ele nos ama e não falaria dessa maneira. Acho que isso está se tornando pessoal da sua parte. Luciano arrependa-se você!

    Tem mais, covarde é quem se esconde atrás de um computador e se aproveita disso para dizer o que quer, pois duvido se teria essa coragem de me ofender frente a frente.

    Você não é Cristão! além disso é homicida pois quem odeia o seu próximo é homicida. Bato palmas pro seu carinho e suas acusações para comigo, isso revela bem o seu caráter e o tipo de pessoa que és. Vou mostrar esse testemunho para meu amigo presbítero e ver o que ele me diz.

    No aguardo de mais palavras carinhosas de sua parte

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  23. Pois bem sr Anônimo, quem disse aqui que fez 'apenas um teste' foi vc e não eu ! Eu da mesma forma que eu disse que vc disse que eu não sou cristão eu disse que vc não é ! ( quando vc me disse que eu não dsou cristão me identificou como filho do diabo, ok?) Se vc acha que ao dizer isso pra vc vc partiria para a violencia fisica, o que eu posso fazer? Vc disse que só estava fazendo um teste !
    Não expressei odio algum contra sua pessoa, somente contra sua postura...vc disse que só queria fazer um teste...?
    Vc não respondeu o que deixou em aberto quando defendeu o Leandro Quadros acima...queria apenas fazer um teste??? então não era verdade? então era engano? se não o que é então esse seu 'teste'? notou que não se faz teste assim, vc não é Deus !
    Eu quero deixar bem claro que eu odeio SIM o adventismo, TENHO NOJO DESSE MOVIMENTO. E anseio o dia em Deus enviar esses e seus promotores no inferno.

    ResponderExcluir
  24. Uau! Luciano muito bem, agora sim! Assumiu!

    Vamos lá! Aux armes! Rs

    Luciano disse: “Se vc acha que ao dizer isso pra vc vc partiria para a violencia fisica, o que eu posso fazer?”

    Como assim partiria para violência física? Em algum momento eu citei que te agrediria? Eu apenas disse que você se esconde atrás de um computador para ofender os outros, pois não teria coragem de dizer isso frente a frente. Há uma ameaça nisso?

    Eu defendi o Leandro sim, pois ele foi um perfeito gentleman. Há assuntos que discordo dele mas nunca cheguei a trocar nenhum tipo de ofensas pois ele sempre se comportou com muita humildade.

    Eu não estou aqui pra defender este ou aquele lado, apenas expressei minha opinião como diz ao final da página:

    “Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de RESPEITO e CORDIALIDADE que caracteriza este blog.

    Respeito esse e cordialidade com o qual você me faltou primeiro, me chamando de mentiroso, covarde, víbora e filho do diabo. Se eu revidei, é porque sou humano e agi com o meu lado humanista apenas sendo recíproco. Quem iniciou as ofensas foi você meu caro Luciano.

    Luciano disse:
    “Então não era verdade? então era engano? se não o que é então esse seu 'teste'? notou que não se faz teste assim, vc não é Deus !”
    Qual o problema em se usar um pouco de psicologia amigo? Isso é crime? Você não testa as pessoas de vez em quando pra saber qual as verdadeiras intenções delas? Essa é uma das ferramentas do meu trabalho, se for pecado então estou perdido.

    Pra finalizar com chave de ouro, Luciano disse:

    “Eu quero deixar bem claro que eu odeio SIM o adventismo, TENHO NOJO DESSE MOVIMENTO. E anseio o dia em Deus enviar esses e seus promotores no inferno.”

    Ódio! Sentimento lindo! Sentimento cristão! Jesus disse: amai os vossos AMIGOS e odiai os vossos INIMIGOS... hã... foi isso mesmo que ele ensinou? Tem certeza mesmo que teu mestre é Cristo?

    Sabe o que eu vejo nessas suas palavras? O mesmo ódio santo que condenava Cristãos as feras e as fogueiras na idade média. A mesma intolerância religiosa que mata Judeus e Muçulmanos na terra santa, É isso aí Luciano! Morte aos infiéis! Vamos assar esses porcos Hereges na fogueira santa da inquisição! vamos fazer uma Jihad! guerra santa contra estes malditos do adventismo! Que espalham maldições com sua presença infame no mundo. Sinceramente...

    Fico pensando se Cristo pensasse assim como você, quando ele estava pendendo na cruz e os fariseus e toda turba o insultava e cuspia nele. Acho que ele pediria pra descer fogo dos céus e consumir a todos... hã ... não... “Ele disse pai perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem.”
    Quer outro exemplo de um verdadeiro Cristão? Estevam quando estava sendo apedrejado, chamado de herege e blásfemo disse: “Senhor não lhes impute este pecado” que lindo!

    Caro Luciano,
    Quem sou eu pra te dar um sermão. Mas, eu penso que esse é um site Cristão e o exemplo deveria partir de você. O seu testemunho poderia ter ganhado o meu apreço.

    Faça uma introspecção e reveja os seus conceitos de cristianismo ou você se tornará um fanático que apenas defende a bandeira da religião e nada mais.

    Se você mantém esse sentimento que é o ódio no coração, você o está enchendo de lixo, será que Cristo vai querer fazer morada nele estando sujo assim? Peça perdão a ele e encha seu coração de amor meu amigo.

    Peço desculpas a você e ao irmão Clovis se minhas palavra em algum momento soaram ofensivas.

    Reitero que apenas expressei minha opinião como o próprio site assim permite.

    Fiquem com Deus.

    Anônimo

    ResponderExcluir
  25. Anônimo e Lunciano,

    Vaí um guaraná aí? Por minha conta.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  26. Psicologo Anônimo, mas mentira não é psicologia. Só para ficar claro o que motivou essa minha reação ( note RE- ação)Você disse sobre o artigo em apresso:"Anônimo respondeu,
    29 de abril de 2010 14:04
    Entrei aqui por acaso, e sinceramente não vejo >> ( Observação aqui vc chamou o autor de mentiroso !!! )verdade nenhuma nos seus argumentos e tão pouco na maneira de (Observação onde o Clóvis trataou o Leandro com falsidade???)se tratarem. Tenho cada vez mais convicção que o Leandro está certo. A intenção de vocês não é buscar a verdade, mas sim provar a qualquer custo que estão certos. Com certeza isso é mais uma questão de honra pessoal." E também : "
    respondeu,
    29 de abril de 2010 14:06
    "O compromisso de vocês não é com a verdade, mas com os seus egos."
    Mais uma vez chamou o Clóvis de mentiroso.
    Eu apenas me referi a essas suas colocações e vc disse que só colocou isso para testar , testar quem ó deus???O Clóvis, então ó deus ele saiu-se bem...eu não ! ó deus...Psicologia??? então sou mais burro do que pensava, isso não mentira??
    Deixando bem claro: Minha critica é contra sua postura só isso. E repto, eu amo meus inimigos por isso eu evangelizo eles, vou em suas casas, falo do arrependimento, mas isso não significa que eu não desejo ardentemente o dia em que Cristo enviar para o inferno os que não aceitam a mensagem. Eu anseio o dia de saber que os adventistas ( idolatras de ellen white , pois sei que muitos não são ) irão provar a ardente ira de Deus por acharem que satanas levará seus pecados no milenio.
    Isso é posição...garanto que posso sentar diante de vc e falar isso e tomar o guaraná que o Clóvis ofereceu...
    Um abraço
    ( pode responder mas não falarei mais com vc pois vc não garante suas palavras, pois a qualquer momento pode agir como deus ou como psicologo e eu não creio em deus humano nem pedi uma consulta de psicologo.)

    ResponderExcluir
  27. Sabe Luciano,

    Você é bem debochado pra um "cristão". Ainda por cima distorce tudo o que a gente fala, bem característico... Eu disse que a psicologia era uma das ferramentas que utilizo no meu trabalho, em nenhum momento disse ser psicólogo. Você chega a ser hilário nos seus argumentos.

    Não tenho culpa de você ter tomado as dores pelo irmão Clóvis e ter se sentido tão ofendido assim. Essa paixão Quixotesca está lhe levando a uma cegueira moral, espiritual e ao fanatísmo.

    Luciano disse:

    "...E repto, eu amo meus inimigos por isso eu evangelizo eles, vou em suas casas, falo do arrependimento,"

    Realmente eu vejo o quanto você ama seus inimigos ao declarar:

    "Eu quero deixar bem claro que eu odeio SIM o adventismo, TENHO NOJO DESSE MOVIMENTO. E anseio o dia em Deus enviar esses e seus promotores no inferno."

    Dá pra ver claramente quem é o mentiroso nessa história. Imagino o tipo de evangelização que você faz. É por existir cristãos como você Luciano que Gandhi declarou: "Eu seria Cristão, não fossem pelos Cristãos"

    Quanto ao seu ódio pelo adventismo e por conseguinte aos adventistas eu deixo um pensamento do grande reformador John Wesley

    "Não condenes homem algum por não pensar como pensas. Deixa cada um desfrutar da plena e franca liberdade de pensar por si mesmo. Deixe que todo homem use seu próprio juizo, uma vez que cada um dará contas de sí mesmo a Deus. Aborrece tudo o que se aproxime, de qualquer modo ou em qualquer grau, do ESPÍRITO de PERSEGUIÇÃO. Se não podes arrazoar com um homem ou persuadí-lo à aceitar a verdade, nunca tentes força-lo a fazer isso. Se o amor não o compelir a vir, deixa-o com Deus, o juiz de todos."

    Sábias palavras de quem foi um verdadeiro Cristão.

    Também não tenho mais o desejo de gastar meu vernáculo em vão. Agradeço ao irmão Clóvis o convite, seria um prazer trocar idéias, mas como cavalheiros e não como trogloditas.

    Em Cristo,

    Anônimo, não adventista e não psicólogo. rs

    ResponderExcluir
  28. Clóvis:

    Infelizmente, não pude perceber respeito em sua forma de abordar o que escrevi. E, para que seus leitores - e os meus - tenham acesso à informação bíblica correta, escrevi a resposta ao seu artigo.

    Conto com sua compreensão em não exigir muito de meu tempo, que é escasso.

    Eis os links para sua análise:

    http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=727

    http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=730

    Acesse de debata comigo sobre o assunto sem a linguagem mal-educada manifesta por alguns leitores nesse blog. Lembre-se que ao atacar-me você já perdeu o debate - e feio. Quando sai dos campo das ideias para o lado pessoal isso é uma evidência de pouco argumento.

    Para finalizar: agradeço aqueles que, educamente, discordaram de mim.

    Até logo,

    Leandro Quadros.

    ResponderExcluir
  29. Caro Leandro,

    Salvo engano de minha parte, jamais usei de linguagem mal educada em nossas conversas. Posso ter sido firme, duro até, mas não lhe faltei com o respeito. Se assim entendeu, peço que me perdõe.

    No post acima, creio que os leitores perceberão que não lhe dirigi ofensas pessoais, pois não lhe conheço o bastante para saber de algum fato que o desabonasse como pessoa. Porém, mantenho e reafirmo o que disse sobre as suas atitudes na condição de consultor teológico e debatedor, além de discordar de algumas de suas doutrinas.

    Tenho interesse em ler (na verdade já li) os posts, comentando o que achar que venha somar ao debate. Não peço muito em troca, apenas que o irmão libere meus comentários o mais breve possível, para que não se perca a fluidez na troca de idéias. Isto é tudo o que lhe peço, pois é frustrante ser convidado a se manifestar sobre algo e quando se manifesta, a resposta não é publicada.

    É certo que discordaremos em muitos pontos, em alguns acredito que entraremos em acordo, mas procurarei fundamentar minha posição no que diz as Escrituras, deixando que o Espírito Santo se encarregue de nos guiar, o irmão, a mim e nossos leitores, à verdade.

    Em Cristo,

    Clóvis

    PS.: Reproduzirei aqui o que comentar em seu blog.

    ResponderExcluir
  30. Prof. Leandro,

    Vou pontuar algumas de suas afirmações e responde-las. Espero que as publique.

    O senhor escreveu:

    "Clóvis definiu predestinação apenas com uma Enciclopédia e não biblicamente".

    Sinceramente, não entendi a sua afirmação. Veja o que escrevi, exatamente, no artigo em comento por você:

    "Eu defendo a predestinação bíblica, que o professor diz ser predestinação calvinista. Independente da alcunha que receba, o termo bíblico para predestinação é proorizo, formado pela preposição pro, (antes) e horizo (ordenar, apontar, especificar), significando então "predeterminar" (Expanded Greek-Hebrew Dictionary), "decidir de antemão" (Greek-English Lexicon Based on Semantic Domain), "preordenar" (Theological Dictionary of the New Testament), "predeterminar, decidir de antemão, preordenar" (Thayer's Greek Lexicon) , sendo que este último destaca que "com este termo o Novo Testamento se refere ao decreto de Deus desde a eternidade".

    Teologicamente predestinação é "o aspecto da pré-ordenação de Deus, através do qual a salvação do crente é considerada efetuada de acordo com a vontade de Deus, que o chamou e o elegeu em Cristo, para a vida eterna" (International Standard Bible Encyclopaedia). Minha definição pessoal é que predestinação é o eterno propósito de Deus de conduzir seus eleitos à glória, preordenando todos os meios conducentes a este fim. Neste sentido, é um aspecto da própria eleição."

    1. Eu não usei apenas UMA enciclopédia, referenciei 5 (cinco) obras de referência: Expanded Greek-Hebrew Dictionary, Greek-English Lexicon Based on Semantic Domain, Theological Dictionary of the New Testament, Thayer's Greek Lexicon e (International Standard Bible Encyclopaedia). Caso o irmão julgue necessário, posso juntar ainda outras 10 referências, mas creio que seria cansativo. Basta acrescentar que a definição do Dicionário Bíblico Adventista para predestinar é "destinar de antemão".

    2. Eu defini o termo predestinação biblicamente, pois escrevi "o termo bíblico para predestinação é proorizo, formado pela preposição pro, (antes) e horizo (ordenar, apontar, especificar), significando então "predeterminar".

    Quem lê, entenda.

    Em Cristo,

    Clóvis

    Comentário postado em http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=727&cpage=1#comment-7644 e aguardando aprovação.

    ResponderExcluir
  31. Prof. Leandro,

    Prof. Leandro,

    "Questiono sim é um estudioso da Bíblia não ser bíblico e deixar de comentar todos os versos bíblicos que postei."

    Para conhecimento dos leitores, eu já comentei quase todos os textos bíblicos utilizados pelo Prof. Leandro. Apenas não os postei ainda porque o mesmo havia se afastado do debate, sem nem mesmo postar os comentário que escrevi.

    Na medida que o debate for avançando, irei publicando os textos bíblicos analisados. É só o professor fazer a parte dele, publicar os comentários que escreverei.

    Em Cristo,

    Clóvis

    Comentário postado em http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=727&cpage=1#comment-7645 e aguardando moderação.

    ResponderExcluir
  32. Prof. Leandro,

    Para fechar o ponto sobre predestinação, gostaria que o irmão apresentasse a sua definição bíblica de predestinação. Pode ser com apenas uma enciclopédia, se quiser.

    Em Cristo,

    Clóvis

    Comentário postado em http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=727&cpage=1#comment-7647 e aguardando moderação.

    ResponderExcluir
  33. Leandro Quadros escreveu:

    "Veja a que ponto Clóvis chegou: “O conceito de livre-arbítrio não pode ser extraído de termos escriturísticos, pelo simples fato de não ser uma palavra bíblica.” Então ele está dizendo que não existe Trindade? Sim: o termo não existe na Bíblia."

    Para quem leu rapidamente: prestem atenção que eu não disse "o termo livre-arbítrio" e sim "conceito de livre-arbítrio", pois pedir que alguém apresente a palavra livre-arbítrio na Bíblia é uma covardia. E eu não sou prevalecido. Então, me daria por satisfeito com uma idéia de livre-arbítrio expressa na Bíblia, mesmo que com outras palavras.

    O professor tergiversa, evocando a Trindade, na verdade insinuando que não creio na Trindade. Afirmo que, diferentemente dos pioneiros adventistas, eu sempre cri na doutrina da Trindade. E assim creio porque, embora o termo Trindade não seja bíblico, a doutrina o é, pois é facilmente demonstrável que a Bíblia ensina que:

    1. Há um só Deus;
    2. O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus; contudo
    3. Não são três deuses.

    Agora, não há nenhuma proposição sobre o livre-arbítrio que tenha apoio direto nas Escrituras.

    Leandro disse ainda:

    "O livre-arbítrio é um fato. Nada há de errado em usarmos termos teológicos para expressarmos verdades encontradas nas Escrituras."

    Como se pode notar, se lermos com isenção, ele não apresenta nenhuma prova bíblica do alegado "fato" do livre-arbítrio, optando por insinuar que descreio na Trindade (esquecendo-se que o telhado de vidro cobre a história da IASD neste ponto). Até esperei que depois dessa digressão ele apresentasse alguma prova bíblica direta, mas ele apenas diz "se o livre-arbítrio não existe, então qual a razão de existirem na Bíblia textos que chamam o pecador ao arrependimento?". Tratarei disso no próximo comentário.

    Em Cristo,

    Clóvis

    Comentário postado em http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=727&cpage=1#comment-7648 e aguardando moderação.

    ResponderExcluir
  34. Leandro Quadros, pergunta:

    "Se o livre-arbítrio não existe, então qual a razão de existirem na Bíblia textos que chamam o pecador ao arrependimento?"

    Mais uma vez, peço a atenção do leitor. Note que o professor não apresentou uma definição clara de livre-arbítrio (mais à frente ele faz uma tentativa, que considerarei quando chegar lá) e menos ainda uma declaração bíblica direta da existência de livre-arbítrio. Os versos que ele cita não constituem constatações factuais, são no máximo inferenciais, como veremos.

    “Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.” Lucas 13:3.

    “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38.

    O raciocínio do professor é o seguinte: a Bíblia ordena o arrependimento, logo o homem tem livre-arbítrio. Porém o argumento é um flagrante non sequitur, pois em nenhum lugar da Bíblia arrependimento depende do livre-arbítrio. O arrependimento, conforme ensina a Bíblia, não é fruto do livre-arbítrio, mas é um dom de Deus:

    "Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados" At 5:31

    "E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida." At 11:18

    "Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?" Rm 2:4

    "Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte." 2Co 7:9-10

    "Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade" 2Tm 2:25

    Se Deus não der o arrependimento, ninguém se arrepende:

    "Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou." Hb 12:17

    Quem lê, entenda.

    Em Cristo,

    Clóvis

    Comentário postado em http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=727&cpage=1#comment-7649 e aguardando moderação.

    ResponderExcluir
  35. Clóvis,

    O arminianismo com seu livre arbítrio definitivamente não resiste ao escrutínio bíblico.

    Deus seja louvado,

    Graça e Paz
    Mizael Reis

    ResponderExcluir
  36. Leandro Quadros, acrescenta:

    "1) A Bíblia pede que os homens creiam: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16."

    Creio nisso. Mas da mesma forma que o arrependimento não se origina no homem mas é dado por Deus, a fé também é um dom de Deus:

    "E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo." Rm 10:17

    "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus" Ef 2:8

    "e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder" Ef 1:19

    "Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um." Rm 12:3

    "Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele" Fp 1:29

    Portanto, a fé não depende do livre-arbítrio e nem se confunde com ele, pois é uma dádiva de Deus aos Seus.

    Diz mais, Leandro, citando Geisler:

    "2) A Bíblia afirma que “até os incrédulos têm a habilidade de reagir à graça de Deus” (GEISLER, 2002, p. 503):"

    Os versos citados por Norman Geisler são:

    “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” Mateus 23:37.

    Aqui não afirma a habilidade de crer, apenas a indisposição para crer. Se prova alguma coisa, prova o contrário do que prentendem Leandro e Geisler.

    "“Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.” João 7:17."

    O texto não afirma que as pessoas podem por si mesmos fazer a vontade de Deus, mas que se alguém quiser fazer compreenderá a doutrina. E a Bíblia não se contradiz, no capírtulo anterior Jesus falou:

    "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" Jo 6:44

    "E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido." Jo 6:65

    Continuam Geilser e Leandro:

    “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim [por que foi regenerado pela graça]; não, porém, o efetuá-lo.” Romanos 7:18.

    Não consigo entender como funciona a cabeça desse pessoal. O texto diz "em mim não habita bem nenhum" e "não posso efetuar o bem", e eles o usam para provar que o homem caído pode fazer o bem! Vá entender...

    Continuando...

    “Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se constrangido, é, então, a responsabilidade de despenseiro que me está confiada.” 1 Coríntios 9:17.

    “Nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade.” Filemon 1:14.

    “Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade” 1 Pedro 5:2.

    Acho que é desespero. Incredulizaram Paulo, Filemon e os pastores a quem Pedro escreveu. Pois quando Paulo escreveu 1Co já era crente, Filemon era um líder da igreja em Colossos e os pastores, pelo menos os dos dias de Pedro, eram convertidos. Logo, é manipulação indevida da Escritura.

    Quem lê, entenda.

    Em Cristo,

    Clóvis

    Comentário postado em http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=727&cpage=1#comment-7653 e aguardando moderação.

    ResponderExcluir
  37. Só barraco, respeito e cordialidade, é o que esta faltando entre os membros desse blog ao colocarem sua posição, sou só uma curiosa e me divirto aqui, vejo cada vez mais homens inteligentes discutindo inteligentemente e que religião, politica e futebol não se discute, mas homens, são sempre homens, e as mulheres onde ficam nisso??Que tal postar algo sobre o divórcio. O mau do século, hã?! Boa noite! A Paz de Cristo!! Estou quase virando uma Calvinista, doutrina interessante. Homens de Deus, por favor: lembra que Adão foi traído pq trabalhou sem levar Eva com ele, como Deus ordenou.Discutam sobre relacionamentos, isto esta na Doutrina Calvinista, Adventista, Arminianismo??As famílias precisão de Paz, comecem pela família de Deus!!Paz!
    Clovis te sigo, espero ver bênçãos!!
    Ass: Eva&Adão(codinome)

    ResponderExcluir
  38. Eva e Adão,

    HÃ??? Não entendi quase nada que vc escreveu!

    "respeito e cordialidade, é o que esta faltando entre os membros desse blog ao colocarem sua posição"
    Tem certeza de que visita regularmente esse blog? Pois respeito é algo que impera aqui, muito mais do que em outros blogs por aí...

    "religião, politica e futebol não se discute"
    Mas você não está falando de religião agora? rs

    "mas homens, são sempre homens"
    Nem sempre...

    "e as mulheres onde ficam nisso??"
    São bem vindas a debater!

    "Que tal postar algo sobre o divórcio. O mau do século, hã?!"
    O mal do século é a falta de Deus, é a incredulidade, e não o divorcio. Se as pessoas buscassem mais a Deus, o divórcio praticamente entraria em extinção.

    "Homens de Deus, por favor: lembra que Adão foi traído pq trabalhou sem levar Eva com ele, como Deus ordenou."
    Adão foi traído? Onde você viu isso?
    Se você está falando da tentação da serpente, aquilo foi traição contra DEUS, e não contra Adão.


    "Boa noite! A Paz de Cristo!!"
    Bom dia, Deus abençoe, e volte sempre!

    ResponderExcluir
  39. Olá, Clóvis,
    Estou aqui no seu blog pois quero que me esclareça melhor essa questão da predestinação pois a minha opinião é a mesma do professor Leandro Quadros. Meu e-mail é mary.catalano@hotmail.com
    Aguardo

    ResponderExcluir
  40. Clóvis,

    belas respostas. Espero que o Leandro possa refletir nelas.
    Às vezes a muita ocupação DESTRÓI nosso discernimento espiritual...

    Deus abençoe muito.

    ResponderExcluir
  41. Neto, Graça e Paz! Obrigada pela sua resposta, Vc é muito cordial, pelo menos me respondeu. Algumas respostas são agressivas sim, como falado por Luciano e Anônimo (Psicologo Anônimo) e o Prof. Leandro com seus defensores, mas aqui é assim, todos defendendo sua teses, confesso que foi estranho ler, mas vc não foi como eles.
    Sou desordenada para escrever, mas acho que vc entendeu bem, por isso me respondeu.
    Aprendo muito aqui. E vou ler mais vzs essas dissertações até entender, lerei tudo de novo até defender meu ponto de vista, quem sabe ? Quero entender melhor predestinação biblicamente escolhidos e do livre arbítrio, também sobre satânico movimento adventista(isso é novo pra mim).Tudo muito complicado e novo para os incautos, assim como eu. Realmente a traição foi contra Deus, concordo com o que vc disse e peço perdão pela minha ignorância histórica, Bíblica e com Deus. Eu gosto de ler tudo postado, e sei que Clóvis é um homem sábio, se cala na hora de calar e fala na hora de fala, hora essa que chamo de certa. Por isso o sigo aqui e em outros lugares virtuais (não sou psicopata Clovis, fica tranquilo). Confesso também que ainda não entendi nada sobre predestinação, fica tudo muito discutido, tinha que ter um cantinho no Blog só com o que o Clóvis acha, sem debates, não fica democrático, mas ajuda as pessoas como eu, que procuram respostas. Neto, vc ousou responder e até dizer que sou desordenada, não vai me dar a resposta ou um estudo sobre o divorcio completo? Estatuto dos cônjuges, Dt 24. e a tese das escolas de Hilel e de Shamai, e o que Cristo disse depois de Moises, mas deixou o restante para o Espírito, falado pouco por Paulo.(será que essa vc entendeu, achei tumultuado, mas enfin tinha que escrever) Uma Mulher tem que morrer ao lado de um homem que só tem obsessão pela beleza dela e pelo sexo?(Isso Existe, sabia? A falta de amor (Gálatas 5.22 e 23), respeito, cumplicidade, companheirismo não seria o suficiente para ela pedir o divorcio? É isso é o casamento de Deus, homens com mulheres submissas fazendo a comidinha, cuidando dos filhos, (até aqui tudo bem, concordo), trabalhando para ajudar nas despesas e no final a traição carnal e a diferenciada traição, a mentira, a ocultação de informaçao. Isso pode?É mandamento de Deus? Não estou falando daquelas mulheres que queimaram o sutiã, mas daquelas que apanham caladas, são usadas sexualmente depois trocadas por duas de 20, sofrem a indiferença do marido e de sua família, pq Abrão levou Ló (família extra). E alguns se intitulam serem homens de Deus.
    Algumas igrejas fazem com que as mulheres cream que Adão foi traído por Eva, vc me deu um bom argumento em relação a esse assunto e abriu minha mente, pq os dois traíram Deus, agora me responda mais. E se vc não leu sobre o Estatuto dos cônjuges, Dt 24. e as teses das escolas de Hilel e de Shamai, escrito por André Chouraqui (A Bíblia, Palavras Deuteronômio).Leia e me responda por favor, é bem legal essa leitura, pois não é justo a mulher ficar separa sem casar de novo ou esperar e até torcer que seu marido morra para não ser uma adultera, Deus nos livre de tamanho pecado!(saí do tema Neto, Clovis já, já,vai ser firme comigo. Perdão Clovis, não briga comigo)
    Graça e Paz!Bom feriado!!!
    Eva&Adão

    ResponderExcluir
  42. Cara Eva&Adão,

    Não fico nem um pouco bravo com você. Aliás, para isto este blog é aberto, para que as pessoas possam manifestar o que pensam e crêem, além de suas dúvidas.

    Minha posição "sem debate" é o que consta em textos como "Nisto Creio", "Como me reformei" e outros. Geralmente, postagens de minha autoria são destacadas com a cor azul.

    Mas em linha geral, concordo com os artigos postados aqui.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  43. Nilson Franco,

    Paz seja contigo.

    Sobre sua frase “Já estamos com nossos destinos traçados, que coisa nascida na cabeça do diabo!” recomendo apenas que sejamos cautelosos, para não vir a se dar que atribuamos uma obra divina a ação de Satanás. Isso se aproxima muito do pecado contra o Espírito Santo, sobre o qual Jesus disse que não há perdão, nem neste século nem no porvir. Não estou pedindo que concorde com a doutrina da predestinação, entendo que tenha razões para não gostar dela, nem estou ofendido por qualificá-la como diabólica, pois atribuíram até os milagres de Jesus a Belzebu, apenas pediria que fosse mais cuidadoso ao qualificar uma doutrina ainda em debate como diabólica, para o seu bem diante de Deus.

    Agora, quanto ao seu questionamento: “Se a doutrina da Predestinação é verdadeira, pra que Cristo morreu?”, gostaria de escrever um parágrafo sobre isso. Não irei cansá-lo.

    Na verdade, a doutrina da predestinação não torna dispensável a morte de Cristo, assim como a Sua onisciência também não a torna desnecesária. Pois “se Deus já sabe quem vai ser salvo e quem irá se perder, pra que Cristo morreu?”. Bem, nós cremos em três grandes atos salvíficos da Trindade: eleição da parte do Pai, redenção por parte do Filho e regeneração por parte do Espírito. Deus ter escolhido quem salvar, não torna vã nem a morte de Jesus nem a obra do Espírito. Jesus ter morrido pelos pecadores não anula a eleição, nem o Espírito Santo convencer alguém do pecado significa que Jesus morreu à toa. Na verdade, para que a eleição se sustente e o novo nascimento aconteça, a morte de Jesus é fundamental.

    Por isso, irmão, podemos dizer que num certo sentido, a morte de Jesus é necessária à predestinação.

    Em Cristo,

    Clóvis
    Editor do Cinco Solas

    Comentário postado em http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=727&cpage=1#comment-7778 e aguardando moderação.

    ResponderExcluir
  44. Fiametti,

    Fico feliz que crê na onisciência divina, pois muitos nos dias de hoje, para preservar a ilusão do livre-arbítrio, tem negado que Deus conheça o futuro. O triste é que eles apenas levaram a sua lógica as últimas consequencias. Mas espero que você, ao considerar as implicações lógicas da onisciência divina, não ampute Deus de Seus atributos.

    Agora, gostaria de refletisse no que disse: "Dizer que Deus escolhe pessoas para a salvação me soa demoníaco". Acredita mesmo que é obra de um demônio contemplar toda a humanidade perdida e condenada e dentre elas salvar a muitos, sem que nenhuma mereça ser salva? Um bombeiro que entra num prédio em chamas e salva 5 crianças é diabólico porque ali havia 10?

    Quanto a crer em absurdos, sim, tenho esse defeito. Creio num único Deus eternamente subsistente em três pessoas, num livro infalível que é obra ao mesmo tempo de Deus e de homens e numa pessoa que é ao mesmo tempo 100% Deus e 100% homem, para ficar apenas em três exemplos. Depois disso, crer que Deus decidiu de antemão preordenar todos os meios que conduzissem os Seus escolhidos à glória, é fichinha.

    Em Cristo,

    Clóvis

    Comentário postado em http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=727&cpage=1#comment-7779 e aguardando moderação.

    ResponderExcluir
  45. Paulo Cesar e Leandro,

    Em comum, vocês só tem que discordam de mim nesta questão. Senão vejamos:

    Leandro crê que toda a humanidade está predestinada para a salvação e que o livre-arbítrio permite que a pessoa rejeite/mude essa predestinação (escolha não ser salvo).

    Paulo Cesar crê que ninguém é predestinado para a salvação, mas que a pessoa torna-se predestinada quando, de seu livre-arbítrio, aceita a Jesus (escolha ser salvo).

    Portanto, discordam tanto na doutrina da predestinação quanto na teoria do livre-arbítrio. Mas ambos discordam do Clóvis, então "um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: esforça-te!".

    Não me leve a mal, Paulo, mas neste espaço quero discutir apenas a posição esposado por Leandro Quadros.

    Em Cristo,

    Clóvis
    Editor do Cinco Solas

    Comentário postado em http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=727&cpage=1#comment-7781 e aguardando moderação.

    ResponderExcluir
  46. Eva e Adão,

    Graça e Paz!

    Eva (posso te chamar assim?), justamente para ser mais resumido e direto possível na minha resposta, farei como fiz na ultima msg que te enviei, ok? Comentarei as partes mais importantes. Se eu deixar algo escapar, por favor me avise.


    "Algumas respostas são agressivas sim, como falado por Luciano e Anônimo (Psicologo Anônimo) e o Prof. Leandro com seus defensores, mas aqui é assim, todos defendendo sua teses, confesso que foi estranho ler, mas vc não foi como eles."
    Eva, muitos aqui no blog (e em praticamente todos os lugares) às vezes são enérgicos em suas respostas. Eu mesmo faço isso algumas vezes. Mas isso não significa que estejam errados no que eles estão falando. Eu acho que a solução é prestar atenção NO QUE estamos falando, dando muito mais valor a isso do que em COMO estamos falando. Somos humanos e falhos. E devemos analisar tudo e reter o que é bom.
    Lembre-se que o Senhor Jesus muitas vezes foi "grosso" e "duro" quando estava na terra. Chamou muitos de "raça de víboras", "hipócritas", entre outras coisas. Mas ele jamais pecou com sua boca, e isso tudo foi fruto de zêlo. Além disso, muitas vezes essa "aparente" grosseria é apenas uma forma de mostrar a seriedade daquilo que está sendo corrigido.

    Ops! Não pense que estou defendendo a grosseria não, viu? rs
    Um homem/mulher de Deus tem que ser amável na hora certa, mas duro na hora certa.


    Continua...

    ResponderExcluir
  47. Continuando...

    "Eu gosto de ler tudo postado, e sei que Clóvis é um homem sábio, se cala na hora de calar e fala na hora de fala, hora essa que chamo de certa. Por isso o sigo aqui e em outros lugares virtuais (não sou psicopata Clovis, fica tranquilo)."
    Não sou o dono da casa não, mas saiba que conhecendo o Clóvis, QUALQUER UM que vem aqui com sinceridade e para aprender é eternamente bem vindo!
    Não somos mestres ou professores, mas como um amigo disse: "Um fraco pode ajudar outro fraco!"

    "Neto, vc ousou responder e até dizer que sou desordenada, não vai me dar a resposta ou um estudo sobre o divorcio completo?"
    Eu não quis dizer que você é desordenada, Eva. Eu quis dizer que sua mensagem foi desordenada! rsrsrs

    Quanto ao divórcio, qual é explicitamente a sua dúvida?

    "Uma Mulher tem que morrer ao lado de um homem que só tem obsessão pela beleza dela e pelo sexo?"
    Na verdade, ela não deveria nem mesmo CASAR com um individuo assim! Infelizmente o casamento é algo banalizado hoje em dia!

    "A falta de amor, respeito, cumplicidade, companheirismo não seria o suficiente para ela pedir o divorcio?"
    Na verdade, não. De início, ela não deveria casar com alguém que não conhece bem. Mas, no caso de já estar casada, o correto mesmo é ela continuar com seu marido, a não ser que ELE queira o divórcio, e isso biblicamente falando (1 co 7:10-17).

    "e as teses das escolas de Hilel e de Shamai, escrito por André Chouraqui (A Bíblia, Palavras Deuteronômio).Leia e me responda por favor, é bem legal essa leitura,"
    Onde posso achar esse material, Eva?

    "pois não é justo a mulher ficar separa sem casar de novo ou esperar e até torcer que seu marido morra para não ser uma adultera, Deus nos livre de tamanho pecado!"
    Eva, com todo respeito, Deus é justo, e se Ele ordenou, não temos a capacidade moral para dizer se é injusto ou não! Eu acho que tudo depende do tamanho da nossa humilhação diante de um Deus sábio e justo. A Bíblia relata sobre viuvas de um homem só que se submeteram à dependencia de Deus, e foram ricamente abençoadas espiritualmente, até mesmo ficando mais proximas dEle.

    "(saí do tema Neto, Clovis já, já,vai ser firme comigo. Perdão Clovis, não briga comigo)"
    É bom a gente parar mesmo, senão ele chega com o chicote! rs


    Eva, espero ter respondido pelo menos um pouquinho do que você queria.
    Mas seria uma ótima se o Clóvis fizesse um estudo sobre divórcio, isso se ele ainda não fez! rs

    E outra: Creio que está começando a ver o ambiente saudável que temos aqui. Quem sabe na próxima, não revela seu nome? rs

    Um abraço, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  48. Irmãos,

    A bem da verdade e para manter tudo em equilibrada justiça, informo que Leandro Quadros postou todos os comentários que fiz ao texto http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=727. Não verifiquei os comentários de outros posts, mas já dá para acompanhar minhas respostas no blog dele.

    Vou prosseguir, pois ainda não conclui.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  49. Enganei-me: estão pendurados ainda 9 comentários. Mas ele já liberou alguns.

    Cóvis

    ResponderExcluir
  50. Concluindo minha resposta ao texto do prof. Leandro, abordarei a parte final dele. Antes, um pequeno esclarecimento. Ele disse que mais o cito que respondo. Eu afirmei nos primeiros posts, que estaria respondendo pontualmente, vale dizer, ponto a ponto, para não deixar margem para afirmações de que evitei algum argumento. E para que os leitores saibam exatamente que afirmação ou pergunta estou comentando ou respondendo, cito o trecho em questão.

    Isto posto, voltemos ao texto do professor. Ele pergunta e afirma:

    "Qual a necessidade de o Espírito Santo atuar no coração dos pecadores se alguns já foram predeterminados para serem salvos e, outros, excluídos? Deus só atua no coração dos “predestinados”? No plano de Deus, “madeira que nasce torna não endireita mais?!” Não há sentido algum nisso e muito menos base bíblica."

    Conforme já respondi a um irmão, em comentário que aguarda moderação, nós cremos em três atos salvíficos: eleição pelo Pai, redenção pelo Filho e regeneração, pelo Espírito Santo. Nenhum desses atos completa a salvação sozinho, os eleitos precisam ser remidos e os eleitos e remidos precisam ser chamados, obra que é realizada pelo Espírito Santo. Se o Espírito Santo não atuar eficazmente no coração do predestinado, este não será salvo. Em outras palavras, é o Espírito Santo quem aplica os benefícios da morte de Jesus na vida dos pecadores eleitos.

    Para responder à segunda questão, também devemos considerar os três atos salvíficos. Há perfeita comunhão entre as pessoas da Trindade e seria absurdo pensar que uma delas fizesse sua parte na economia da salvação, desconsiderando ou em contradição com o que a outra parte tenciona e faz. Assim, aqueles que o Pai elege são os mesmo que o Filho redime os quais também não são diferentes dos que o Espírito chama eficazmente. Então, a resposta à pergunta é sim, o Espírito Santo só regenera aqueles que o Pai predestinou para a salvação.

    E a resposta para a terceira pegunta é não. Mesmo porque, se assim fosse, ninguém "endireitaria", pois todos nascemos tortos, os eleitos e predestinados inclusive. O fato de que alguns são aplainados pelo Senhor prova que para Ele não existe caso perdido.

    "Depois você verá a segunda parte da resposta. Enquanto isso deixe seu comentário e avalie a doutrina da predestinação calvinista á luz da doutrina do Grande Conflito entre o bem e o mal. Há implicações seríssimas nisso e não podemos permanecer neutros…"

    Já li a segunda parte da resposta, irei comentá-la após considerarmos o presente post. E eu avalio a doutrina da predestinação à luz da Palavra de Deus, como tudo o mais.

    Em Cristo,

    Clóvis
    Editor do Cinco Solas

    Comentário postado em http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=727&cpage=1#comment-7838 e aguardando moderação.

    ResponderExcluir
  51. Sidnei,

    “NÃO EXISTE OS ESCOLHIDOS DE DEUS, POIS ELE NÃO TEM PARENTES FAVORITOS”

    Sendo assim, como você explica as seguintes passagens:

    Mt 20:16 Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

    Mt 22:14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

    Mt 24:22 E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

    Mt 24:24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

    Mt 24:31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

    Mc 13:20 E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias.

    Mc 13:22 Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.

    Mc 13:27 E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.

    Lc 18:7 E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?

    Lc 23:35 E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus.

    Jo 13:18 Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar.

    At 9:15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

    Rm 8:33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

    Rm 11:7 Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.

    Rm 16:13 Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.

    Ef 1:4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

    Cl 3:12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;

    2Ts 2:13 Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;

    2Tm 2:10 Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.

    Tt 1:1 Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,

    1Pe 1:2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

    1Pe 2:9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

    2Jo 1:1 O presbítero à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade,

    2Jo 1:13 Saúdam-te os filhos de tua irmã, a eleita. Amém.

    Pode pedir ajuda ao professor, já que ele gostou de sua afirmação, terá prazer em ajudar.

    Em Cristo,

    Clóvis

    Comentário postado em http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=730&cpage=1#comment-7843 e aguardando moderação.

    ResponderExcluir
  52. Mary,

    "Estou aqui no seu blog pois quero que me esclareça melhor essa questão da predestinação pois a minha opinião é a mesma do professor Leandro Quadros".

    Conforme você pediu, enviei-lhe um email detalhando e fundamentando o que creio. Fique à vontade para perguntar caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que cremos.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  53. a dias eu frequento este site.
    gostaria de fazer uma pergunta ao clovis sobre algo q ainda nao consegui entender em seus artigos.
    vcs acreditam q todos estao perdidos e q Deus em sua sabedoria escolheu quem ele iria salvar ?
    isso nao seria injustiça?
    e se nao for injustiçao qual foi o criterio q Deus escolheu para chamar os predestinados?
    isso nao seria acepcao de pessoa?
    a biblia fala q Deus nao quer q ninguem se perca correto?
    como ele entao salvaria alguns e deixaria outros se perderem?
    agradeço o espaço e se possivel responda minhas duvidas biblicamente.
    obrigado na paz do SENHOR!!!!

    ResponderExcluir
  54. Clóvis,

    Um das grandes problemáticas do cristianismo é a defesa de conceitos que por ora parecem incoerentes. Dentro deste assunto existe algo que muito me intriga:

    Se existe uma predestinação específica, ou seja individual, seria natural que Deus, possuindo um povo escolhido (ou eleito), predestinasse a salvação cada integrante do povo de Israel. Afinal não seria lógico ter no meio do povo escolhido uma pessoa sequer que não estivesse consoante aos objetivos de Deus na terra.
    Desta forma por mais que alguns dentre o povo se desgarrassem ou andassem por caminhos tortuosos, ao final todos, como predestinados seriam redirecionados pela ação de Deus aos propósitos iniciais que Ele traçou para suas vidas.
    Porém não é bem isto que ocorreu como vemos em:

    Também fez altos nos montes de Judá, e seduziu os habitantes de Jerusalém à idolatria, e fez desgarrar a Judá. II Crônicas 21:11

    Então, disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu. Êxodo 32:7

    Existem muitos outros relatos dos desvios do povo eleito dos propósitos divinos. Esta incoerência se torna mais evidente quando observa-se que foi o próprio povo eleito que rejeitou e crucificou a Jesus:

    Ao verem-no, os principais sacerdotes e os seus guardas gritaram: Crucifica-o! Crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós outros e crucificai-o; porque eu não acho nele crime algum. João 19:6

    Portanto, porque Deus deixaria de predestinar a grande maioria do povo de Israel, sendo esses os seus representantes na Terra?

    Agradeço desde já,

    Jean

    ResponderExcluir
  55. Clovis Respondeu,
    Nilson Franco, em 3 de junho de 2010 23:13
    Paz seja contigo.

    Sobre sua frase ...

    ...Agora, quanto ao seu questionamento: “Se a doutrina da Predestinação é verdadeira, pra que Cristo morreu?”, gostaria de escrever um parágrafo sobre isso. Não irei cansá-lo.(Nem me cansou também, ficou bem entendido, até transcrevo de novo, ass: Eva)

    Na verdade, a doutrina da predestinação não torna dispensável a morte de Cristo, assim como a Sua onisciência também não a torna desnecessária. Pois “se Deus já sabe quem vai ser salvo e quem irá se perder, pra que Cristo morreu?”. Bem, nós cremos em três grandes atos salvíficos da Trindade: eleição da parte do Pai, redenção por parte do Filho e regeneração por parte do Espírito. Deus ter escolhido quem salvar, não torna vã nem a morte de Jesus nem a obra do Espírito. Jesus ter morrido pelos pecadores não anula a eleição, nem o Espírito Santo convencer alguém do pecado significa que Jesus morreu à toa. Na verdade, para que a eleição se sustente e o novo nascimento aconteça, a morte de Jesus é fundamental.

    Por isso, irmão, podemos dizer que num certo sentido, a morte de Jesus é necessária à predestinação.

    Em Cristo,

    Clóvis
    Editor do Cinco Solas

    Comentário postado em http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=727&cpage=1#comment-7778 e aguardando moderação.
    Excelente resposta Clovis!!
    Ass: Eva

    ResponderExcluir
  56. Neto respondeu,
    4 de junho de 2010 10:29
    Continuando...
    Somos humanos e falhos, E devemos analisar tudo e reter o que é bom. (Com certeza).
    Não sou o dono da casa não, mas saiba que conhecendo o Clóvis, QUALQUER UM que vem aqui com sinceridade e para aprender é eternamente bem vindo! (Neto Obrigada mesmo).

    (Neto, Quanto ao divórcio, qual é explicitamente a sua dúvida?) Todas possíveis e imagináveis, principalmente se é licito ou não é lícitos,e Jesus respondeu, mas não tratou a fundo desta questão, pergunto, não é pq o coração endureceu? Jesus perdoou a adultera. Qual situação que vc acha que Deus dá o perdão a um divorciado e casado pela segunda vez?(A morte, pois quem peca esta morto? Mesmo se ela foi batizado após sua escolha conjugal?)
    É estranho acreditar que meus amigos, parentes e tantas outras pessoas que adulteraram, digo: casaram novamente nunca mais receberão a salvação, estão mortos para Deus, principalmente se tratando das pessoas boas (Atos 2:38).
    Deus não deseja seguidores que estejam vivendo a vida cristã como se estivessem carregando um fardo insuportável, ele concede o que esta em nosso coração, assim eu creio, estou certa? Uma mulher pode separar ficar quietinho lá no canto dela e nunca mais achar, tentar, ou querer um homem de Deus e unir-se a ele por amor genuíno, pois seriam adúlteros? O erro do passado será a vida dela para sempre?
    (Neto disse: Na verdade, não. De início, ela não deveria casar com alguém que não conhece bem. Mas, no caso de já ter casado, o correto mesmo é ela continuar com seu marido, a não ser que ELE queira o divórcio, e isso biblicamente falando (1 co 7:10-17)).
    Neto, uma mulher quando já fez o que fez e só conheceu a lei e a Cristo depois de ter casado, se sente muito culpada pela escolha errada que fez e na escolha do indivíduo que casou, mas casou por algum motivo, seja ele qual for, certamente essa mulher não teve uma boa orientação, certo? Foi uma tábua de salvação que ela conhecia na época que casou! Só ele pode pedir divorcio? Pq? E se existem brigas, desarmonia na família, o lar fica desestruturados, os filhos errantes sem disciplina. E quem casou grávida aos 16/17 anos?
    Então casou já era?

    Eu digo isso para as mulheres que são novas criaturas e não querem mais ficar casada com um homem que não muda nem que ela leia todo dia a Bíblia inteirinha pra ele, livre arbítrio, e 1 co 7:14, não esta consolando mais essa mulher, ela chora, ela clama a Deus e esse homem nada, pois as mulheres sábias edificam a casa, mas as tolas a destroem, e a mulher acaba sendo contaminada por aquilo que ela vive, sai da graça recebida, virando uma tola! Quer matar esse marido, não assassinar! Coitado! Separar é sacrificar tudo, disso eu sei! Mas a questão é: A mulher que pede o divórcio depois de convertida e tinha mais de 20 anos casada, esta na igreja, encontra um homem segundo a vontade de Deus e conforme o que ela deveria ter feito quando era mais nova e o seu coração, se ela casar de novo, ela é adultera? Ela vira um vaso de desonra para o cristão da igreja, o Varão perfeito? Coitado desse homem, ele vai ter que ser melhor que Davi ao se quebrantar, e nem existe mais homem assim! Tudo vira peso!

    Neto disse: Não somos mestres ou professores, mas como um amigo disse: "Um fraco pode ajudar outro fraco!". Neto, Eva pede, então me ajudem, quero esse estudo. Perdão pela desordem, afinal se sou desordenada, hoje vc contribuiu para eu melhorar. rs...

    Neto diz: Onde posso achar esse material, Eva? É um livro Neto, se jogar na internet, existe várias livrarias que tem esse livro, mas só faça se esta habituado a comprar livros pela internet. Editora Imago, fica na rua Santos Rodrigues, 201-A - Estácio, cep: 20250-430 - RJ. Tel:(21) 502-9092 – email : imago@ism.com.br
    Vc devolve livros? Posso emprestar o meu quando revelar meu nome.
    Clovis desculpa usar seu espaço de novo, mas eu vou ver se vc tem esse estudo em outro lugar do Blog.
    Um Gd abraço, Deus abençoe a todos.
    Eva&Adao

    ResponderExcluir
  57. Maikon,

    Obrigado por suas perguntas, todas pertinentes.

    "vcs acreditam q todos estao perdidos e q Deus em sua sabedoria escolheu quem ele iria salvar?"

    Sim, cremos pela Escritura que:

    1. Todos os homens estão perdidos. Leia o post deste domingo, que trata disso: O Efeito da Queda na Natureza Humana.

    2. Todos os que são salvos, o são porque Deus decidiu salvá-los. Leia o que escrevi em outro blog: A Salvação de Deus

    "isso nao seria injustiça? e se nao for injustiçao qual foi o criterio q Deus escolheu para chamar os predestinados?"

    Creio que sua pergunta será respondida pelo texto Seria Deus injusto?. Leia-o, e se ficar dúvidas, pergunte novamente.

    "isso nao seria acepcao de pessoa?"

    Novamente, convido-o a ler o seguinte artigo, que trata do tema: Deus é Parcial?

    "a biblia fala q Deus nao quer q ninguem se perca correto? como ele entao salvaria alguns e deixaria outros se perderem?"

    Para essa pergunta, o artigo recomendado é Deus quer salvar a todos

    "agradeço o espaço e se possivel responda minhas duvidas biblicamente."

    Seja bem vindo e aproveite o espaço, é seu. Depois de ler os artigos citados, se não compreender bem minha posição, é só perguntar que terei prazer em complementar.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  58. Jean,

    Quero que me perdoe, pois devido a exiguidade de tempo, minha resposta será inevitavelmente superficial. Poderém, podemos avançar um pouco mais, oportunamente.

    "Se existe uma predestinação específica, ou seja individual, seria natural que Deus, possuindo um povo escolhido (ou eleito), predestinasse a salvação cada integrante do povo de Israel. Afinal não seria lógico ter no meio do povo escolhido uma pessoa sequer que não estivesse consoante aos objetivos de Deus na terra."

    Precisamos entender que a Aliança de Deus com Abraão tinha dois aspectos: um exterior ou nacional e outro interior ou espiritual. Para participar das bênçãos decorrentes do primeiro, bastava ser judeu e ser circuncidado. Já para fazer parte do segundo, uma circuncisão espiritual era necessária.

    Por isso Paulo diz que nem todos os que são judeus constituem o Israel de Deus, em outras palavras, não apenas os que o são exteriormente (circuncisão), mas o que são interiormente (de coração).

    Fazendo um paralelo moderno, nem todos os que são membros de uma igreja são salvos, pois a igreja invisível só é vista por Deus.

    Quando Paulo fala das vantagens dos judeus, ora diz que são muitas, ora que não é nenhuma. Isso porque, no que respeita ao lugar de Israel entre as nações, são privilegiados, por causa das alianças, da Lei e da descendência de Jesus, segundo a carne. Mas no que diz respeito a ser aceito diante de Deus, os judeus não tem nenhuma vantagem, pois a circuncisão não conta, e sim a fé.

    Por isso, não "era natural" que Deus privilegiasse os judeus na eleição, embora ningém fosse preterido por ser judeu.

    Espero ter respondido, mas como disse, não foi de forma como sua pergunta merecia.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  59. Clóvis,

    Certo, até o fato de não privilegiar os judeus tudo bem, mas a impressão que dá é que com a predestinação individual, Deus seria meio insano em inúmeras ocasiões.
    Por exemplo na época do dilúvio. Onde estavam os predestinados daquele tempo? Ou Deus só predestinou à salvação 8 pessoas em detrimento de outras milhões que morreram?
    Muitos dos reis de Israel, incluindo Salomão e também muitos sacerdotes, que assumiram posição de destaque entre o povo de Deus não eram predestinados, pois vemos seus fins trágicos, porquê?
    Porque Jesus não escolheu somente predestinados como discípulos? Afinal ele necessariamente não precisava de um traidor entre eles para que o plano da redenção fosse concretizado.
    Porque na época em que Jesus esteve na Terra, quase ninguém do povo de Israel era predestinado ao passo que até hoje esperam o Messias?
    Aonde estavam os predestinados em praticamente todos os 1000 anos da Idade Média? Pois cessada a perseguição romana dos primeiros séculos d.C., os próprios cristãos se aproximaram dos pagãos e foram seduzidos por seus costumes, quase exaurindo a chama do evangelho.
    Isto é o que me intriga!

    Abraço,

    Jean

    ResponderExcluir
  60. Jean,

    Obrigado pelo seu interesse e pela forma como conduz seus questionamentos. Continuarei devendo a você uma resposta mais apropriada e merecida. Ainda mais que estou num quarto de hotel e com um notebook sem minha amada Bíblia The Word. Mas vamos lá.

    1. Que bom que estamos de acordo quanto a Deus não ter que privilegiar os judeus na eleição para a salvação.

    2. O testemunho bíblico é que apenas Noé achou graça diante de Deus. Mesmo seus familiares meio que foram de carona. Mas ser salvo no dilúvio não significa que a pessoa estava predestinada à salvação. Por analogia, um predestinado poderia morrer no Dilúvio. Aliás, se formos considerar a idade de muitos dos patriarcas pré-diluvianos, é certo que alguns morreram no Dilúvio.

    Ser eleito não significa ser livrado de tragédias. Ser poupado que calamidades não significa que é eleito. Jó, Davi, Asafe e muitos outros observaram que parece até que o ímpio leva vantagem na terra. O que estou querendo dizer, é que náo há insanidade em Deus permitir que um eleito enfrente tragédias, nem em livrar um ímpio do mal. Deus vê as coisas com um horizonte muito maior que nossa vida neste mundo.

    3. Quanto a Salomão, que teve um bom começo mas que na velhice cedeu à pressão de suas esposas, não creio que devemos julgá-lo como não salvo. A Bíblia nada diz sobre o destino eterno deles, e quando ela silencia, devemos nos calar também. Aliás, a menos que a Bíblia o diga explicitamente, não podemos jamais nos referir a alguém como perdido, isso é juízo temerário.

    4. Sobre a escolha de Judas, as profecias eram bem específicas quanto ao traidor sair dos amigos íntimos dele. Na história, Deus usou ímpios e descrentes para servir aos seus propósitos. Nabucodonosor foi chamado de "meu servo" por Deus e Lutero disse que o Diabo é o diabo de Deus. Ou seja, se Deus usa até o Diabo, porque não poderia usar Judas?

    5. Nós não sabemos quem é predestinado e quem não é, apenas podemos presumir que os que confessam fé em Jesus o sejam. Então, como você presume que a maioria dos judeus dos dias de Jesus não eram predestinados. Mas parece que você retoma a questão respondida no comentário anterior: embora os judeus como nação não cressem em Jesus, muitos indivíduos dentre os judeus os fizeram. Tanto que por muitos anos a igreja primitiva era composta quase que exclusivamente por judeus, e quando não judeus começaram a se converter, pensava-se que primeiro precisavam se tornar judeus, pela circuncisão.

    6. O testemunho bíblico é que Deus nunca ficou sem testemunhas na terra. A igreja do Senhor é indestrutível. E a história da igreja confirma que mesmo nos períodos mais negros, onde as trevas da idolatria e do sacramentalismo campeava, havia velas aqui e ali, que faziam luzir o evangelho. Veja que na época de Elias, ele pensou que não havia mais nenhum crente, mas o testemunho divino foi que haviam 7.000 que serviam como que invisivelmente. Mais tarde, Paulo usou essa Escritura para provar que entre os judeus que nacionalmente não criam em Cristo, havia aqueles que a eleição havia alcançado. Por que pensar que não foi assim na idade média?

    Jean, se você aceitar os fatos bíblicos sobre a eleção como verdadeiros, não ficará tão intrigado.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  61. EU EIM, VCS EVANGÉLICOS, CATÓLICOS E CADA UM COM SUA VERDADE....

    SINCERAMENTE, SE DEUS É PERFEITO E SE ELE DÁ A VERDADE AOS SEUS FILHOS PARA QUE NÃO SE ENGANEM COM SATANÁS...

    EU ME PERGUNTO, PODE CRISTO TER UM PEDAÇO DE VERDADE EM CADA IGREJA, JÁ QUE CADA UMA TEM DOUTRINAS DISTINTAS.


    ESSA IGREJA ADVENTISTA MEXE, REMEXE E REPERCUTE...
    PELA RAZÃO, PELA FÉ...SINCERAMENTE, EU IREI PRA ADVENTISTA...
    JÁ LI MIL COMENTÁRIOS DOS SÁBIOS E ENTENDIDOS DESSE E OUTROS BLOGS, HISTORIA DE ANTI-TRINITARIOS NA IASD, ISSO DA TAL DA ELLEN...SÁBADO ISSO E AQUILO!

    MEUS AMIGOS O TAL DO LEANDRO CITA AS DOUTRINAS DELE, VCS APENAS FICAM REFURTANDO ENCIMA DELAS E NUNCA ACONTECE O CONTRÁRIO!

    NUM FOI ESSE LEANDRO E NEM TAO POUCO VOCêS QUE ME FIZERAM ENXERGAR A VERDADE...
    E SUPRESAS HAVERÃO NOS SEUS!

    ResponderExcluir
  62. Anônimo de "9 de junho de 2010 07:12"

    "NUM FOI ESSE LEANDRO E NEM TAO POUCO VOCêS QUE ME FIZERAM ENXERGAR A VERDADE..."
    O que você enxergou?

    ResponderExcluir
  63. Neto,

    Ainda bem que não fomos nós...

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  64. Irmãos,

    "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira" Efésios 4:26

    A paz do Senhor a todos.

    ResponderExcluir
  65. Ademar,

    Só assim prá gente não ficar com minhocas na cachola: quem está irado com quem?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  66. olá Luciano.
    Luciano, da onde voce tirou essa ideia que domingo é o dia do senhor?
    e qual livro da biblia menciona o que voce esta afirmando? eu vi sua conversa com o anônimo do dia 1 de maio de 2010 14:05.
    espero sua resposta!!
    abraço e fiqye cm Deus

    ResponderExcluir
  67. olá Luciano.
    Luciano, da onde voce tirou essa ideia que domingo é o dia do senhor?
    e qual livro da biblia menciona o que voce esta afirmando? eu vi sua conversa com o anônimo do dia 1 de maio de 2010 14:05.
    espero sua resposta!!
    abraço e fique com Deus!!

    obs : estou repetindo o post para me identificar, pois tinha me esquecido.

    Ass: Vinicius Caprini

    ResponderExcluir
  68. Vinicius, de onde eu tirei? hum...Vc sabe muito bem que TODA HISTÓRIA CRISTÃ viu em Ap 1.10 essa conotação. A pesquisa que D.A. Carson organizou em Do Sabat para o Dia do Senhor, ficou bem claro que a guarda do domingo é mais posterior, mas essa perspectiva de que o primeiro dia era o Dia do Senhor, de celebração e adoração, é apenas os que nadam contra a evidencia. Para apimentar mais o molho, eu encontro na Bíblia os 'apóstolos' reunindo-se no domingo para celebrações cristãs...e vc tem o sábado ? qual texto ?
    Se você é adventista, pelo que me parece, veja como o Clóvis é mais corajoso em não selecionar os comentarios...seria uma boa lição para o professor Leandro Quadros (que não divulgou alguns comentarios meus e de outros, que beleza!)
    um abraço

    ResponderExcluir
  69. Olá Luciano,
    ainda nao teve alicerces o seu ponto de vista.
    É estranho que hoje, as pessoas aceitem os Dez mandamentos como sendo apenas nove.
    Uma religião foi mais longe e transformou os dez em oito, sumindo com o segundo e mudando o quarto, duplicando o décimo.
    É estranho como as pessoas pensam… Vale o mandamento “Não matarás”, o “amarás a Deus sobre todas as coisas”, e até vale o “não levantarás falso testemunho”; mas o mandamento para “guardar o sábado”, este não vale. Agem como se o Sábado tivesse sido abolido, mudado, riscado, e cumprido. E os outros mandamentos? Não? Por que? Jesus disse (“Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.”
    S. Mateus 5:17-18)jessus é muito claro e objetivo nessa citação,vou basear nossa conversa só em textos biblico tudo bem ? espero o mesmo do meu irmão.
    ( “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos do meu Pai e no seu amor permaneço.”
    S. João 15:10)Jesus não só confirmou que seu Pai em nada muda, como também se esforçou em fazer a Sua vontade, guardando os Seus mandamentos.
    e uma pergunta para reflexão:Se Jesus tivesse qualquer intenção de modificar algum dos mandamentos, especialmente o que se refere ao Sábado, você acha mesmo que Ele daria tanta ênfase à sua guarda? voce citou celebraçoes cristãs no domingo correto, na biblia reaLmente tem uma passagem como:Atos 20:7
    Esta é a primeira passagem que menciona uma reunião religiosa no primeiro dia da semana, o Domingo. Paulo estava em Trôade há sete dias e iria partir para continuar sua viagem no dia seguinte, a fim de dar as últimas mensagens.
    Por isso, convocou a reunião com os Cristãos.
    Não existe nada neste verso sobre a santidade do Domingo ou coisa que se assemelhe a isso.
    Era uma reunião religiosa, como a que hoje fazemos aos Domingos à noite, às Terças ou Quartas-feiras. O fato de nos reunirmos nesse dia não o torna mais ou menos santo.)olha essa passagem (“ Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num Sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.”Lucas 4:16) vou fazer dois post para melhor conclusao do assunto
    vinicius

    ResponderExcluir
  70. Olha Luciano tudo isso que ta acontecendo com a lei de Deus é biblico, se você ler Daniel(LIVRO PROFÉTICO) 7:25 "E proferirá palavras contra o altíssimo,e destruirá o santos do altíssimo,e cuidará em mudar os tempos E A LEI......
    Repare que até nas profecias sobre a Nova Terra, o Sábado está presente como dia especial, como dia de honra dentre os outros da semana.
    “Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um SÁBADO a outro, virá toda carne a adorar perante mim, diz o Senhor.”
    Isaías 66:22-23
    Neste ponto, você me pergunta:
    Então, por que a maioria das religiões Cristãs tem o Domingo como dia de guarda? (no próximo post responderei isso)
    “Porque Eu, o Senhor, não mudo….” Mal.3:6
    “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” Tiago 1:17
    Nosso Deus não é igual aos deuses mitológicos que mudavam de humor de acordo com a oferenda a eles oferecida. Muito pelo contrário, Ele é um Deus fiel e justo.
    Como confiaríamos em um Deus que não fosse assim?
    Como confiaríamos em um Deus que mudasse as regras quando bem lhe aprouvesse?
    “...porque a Lei suscita a ira; mas onde não há Lei, também não há transgressão.” Rom. 4:15( quando a biblia fala em lei é inclusive o quarto que é o sábado) OLha o Que diz Thiago 2:10 "Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos" entao Luciano, se eu não observo o Sábado? é o quarto mandamento,faz parte da lei, sabe Luciano o Sábado é o único mandamento que foi instituido por Deus na criação,ou seja entao não é só para judeus ou etc, porque nem judeus existia nesse tempo, e na lei de Moisés Deus com seu próprio dedo a fez e insistiu com o Sábado? (4 mandamento) e uma pergunta:porque Deus colocou: LEMBRA-TE DO DIA DE SÁBADO PARA O SANTIFICAR? porque Deus sabia que haveria o que está havendo hoje. O único mandamento que coloca Deus como criador,Mantenedor de todas as coisas.
    Luciano você Ama a Deus de coração ?
    “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” S. João 14:15
    Abraços e fique cm Deus

    VINÍCIUS CAPRINI

    ResponderExcluir
  71. Caro Vinicius,

    A "Lei" de Deus são somente os 10 mandamentos?

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  72. OBS:

    O "Francisco" aí de cima sou eu, o Neto. Eu usei outro perfil sem perceber! =P

    (Meu nome é Francisco Neto! hehehe)

    ResponderExcluir
  73. Luciano,

    A tática do professor Leandro é essa mesma. Eu tenho comentário aguardando liberação desde novembro de 2009! Interessante que ele já liberou alguns anteriores e outros posteriores aos retidos, o que demonstra que é uma seletividade em termos de conteúdo.

    Fazer o que?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  74. Xico Neto,

    Alguns teimam em continuar anonimos. Outro até dois nomes usam, hehehe.

    Por falar em anonimato, ouvi dizer que tem um projeto tramitando no Congresso para que os donos de blogs sejam responsabilizados pelos comentários feitos, o que forçaria a mdoeração dos mesmos.

    Tomara que não passe. Pois como alguns preferem morrer a dizerem o nome num blog como este, muitos anonimos teriam seus comentários podados, o que, convenhamos, seria uma pena.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  75. Olá Neto, Luciano, Clovis...minhas post nao foram respondidas.. Neto abaixo vai ter sua resposta biblicamente. e Luciano você ficou me devendo sobre o domingo. Nao afirmou nada com nada.

    Será que o texto de Colossenses 2.16-17 aboliu o Sábado?

    Eis o texto:

    “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém, o corpo é de Cristo.”

    Esta é uma pergunta muito comum, porém devemos nos lembrar de que, no Sinai, além dos Dez Mandamentos, (eternos, como já vimos) Deus deu a seu povo uma série de Leis cerimoniais que visavam o bem-estar físico de cada pessoa e de toda a comunidade.

    Essas Leis tratavam de assuntos diversos como sacrifícios, coisas imundas, ofertas por pecados, como assentar acampamentos e até onde enterrar os dejetos humanos.
    O objetivo dessas Leis era educar o povo. Através delas, Deus também estabeleceu sete dias anuais de descanso (feriados), também chamados de sábados.

    O próprio nome sábado que dizer descanso.
    Esses feriados estavam relacionados com o dia da festa das trombetas, do tabernáculo, com o dia da expiação, etc. Eram sábados móveis, pois caiam, a cada ano, em um dia diferente; ao passo que o Sábado do Decálogo era comemorado sempre no sétimo dia da semana.

    Ao morrer na cruz, Cristo aboliu todo o sistema de sacrifícios e de festas religiosas, os quais tinham por objetivo apontar para ele, o Cordeiro de Deus.
    Todas as festas e cerimônias judaicas eram apenas uma “sombra”, uma imagem do que seria o sacrifício de Cristo por nós. Prova disto é que quando Jesus morreu, o véu do templo, que separava o lugar Santo do Santíssimo se rasgou(Mc 15:38), mostrando que o sacrifício de Cristo estava feito. O Sábado semanal não tem nada a ver com os sábados cerimoniais.

    Leia o capitulo(Colossenses 2) todo com atenção e você verá que Paulo esta falando de tradições e leis cerimoniais judaicas, não dos dez mandamentos nem tampouco do Sábado semanal.

    Como já vimos, o Sábado semanal foi guardado e ensinado por Jesus, e, segundo a Bíblia, terá validade até o final dos tempos.

    espero menas gracinhas e mais conteúdos da parte dos irmãos.

    Então, chegamos a uma pergunta crucial:

    Quem, quando, como, e com que autoridade mudou o Santo Dia do Senhor DO Sábado PARA o Domingo?

    Vinicius Caprini

    ResponderExcluir
  76. Vinicius, vc disse "Luciano você ficou me devendo sobre o domingo. Nao afirmou nada com nada" quando é que eu me preocupei com isso aqui? vc lá sabe alguma coisa de história, além daquele plÁgio chamado Grande Conflito?...
    duas coisas, 1) eu respondi e vc disse que eu não disse nada com nada, então problema é seu, se um dia vc ler alguma coisa além das teorias dessa louca e endemonhida chamada Ellen White, talvez fique mais facil discutir ( já sei, vai dizer que eu tratei vc com grosseria , enfim,...
    2) eu não estou aqui para ler suas explicações sobre o sábado, a possessa da Ellen White ( que disse que homens tiveram relações animais, isso Urian Smith disse que sim e ela não negou...é uma louca mesmo...)escreveu tudo isso que vc repetiu aí nos livros que ela aprendeu de J. Bates e outros que ela plagiou.
    Quem mudou o sábado para o domingo? Deus pela boca de João em Ap 1.10. E na prática da igrejaapostólica. A mesma pergunta os Tj fazem sobre a trindade...
    Por isso que os PIONEIROS ADVENTISTAS ERA ARIANOS, ((ACABARAM GERANDO OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ,)) MAS TENTAM NEGAR ISSO DE QUALQUER MANEIRA, ELLEN WIHTE SEGUNDO SEU PRÓRPIO FILHO NÃO CRIA NA TRINADADE!( Vinicius,não estou gritando, não consigo colocar em negrito, desculpa)
    deixa eu te indicar uns livros aqui que o LEANDRO OMITIU DO MEU COMENTARIO:
    A Nuvem branca e esse site:http://www.ellenwhiteexposed.com/ é só clicar na bandeira do brasil para tradução...pronto, depois que vc refutar aquelas informações lá, então vc sai repetindo as loucuras de Ellen White.
    um abraço

    ResponderExcluir
  77. Caro Vinicius,


    Tem um problema com sua teoria.
    No famoso sermão do monte, Jesus fala da Lei de Deus como uma só, e não separada.

    Por exemplo:
    Em Mt 5.31, Jesus cita Dt 24.1: Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, “far-lhe-á uma carta de repúdio”, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.
    Não faz parte dos dez mandamentos!

    Em Mt 5.33, Jesus cita Lv 19.12: "Nem jurareis falso pelo meu nome”, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou Jeová.
    Não faz parte dos dez mandamentos!

    Em Mt 5.38, Jesus cita Lv 24.20 (Dt 19.21): Quebradura por quebradura, “olho por olho”, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará”.
    Não faz parte dos dez mandamentos!

    Em Mt 5.43, Jesus cita Lv 19.18: Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; “mas amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Eu sou Jeová.
    Não faz parte dos dez mandamentos!

    E é nesse próprio sermão que Jesus afirma "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir." Mateus 5:17.
    E qual "lei" Jesus explicou detalhadamente e espiritualmente nesse sermão? A Lei toda, como se fosse uma só, e não somente os Dez Mandamentos!


    Por isso digo: Não separe a Lei dos Dez mandamentos, pois são uma coisa só.
    Peço, por favor, que contra argumente, ou mude de opinião, para a Glória de Deus.

    Um abraço.

    OBS: Agradecimento ao amigo Portella pelos versiculos acima mencionados.

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. Clóvis Ribeiro, (procure no google!)

    Pra voce ver! Não somente dou a cara a tapa, eu dou duas!
    (Nem venha me chamar de "duas caras"!)

    Quer dizer que os comentários anonimos seriam da responsabilidade do dono do blog?
    Ué, mas o que eles querem com isso? Forçar os anonimos a sairem da moita?

    Até que poderia ter um lado bom, não é? Eu iria parar de criar apelidos toscos...

    Abraço, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  80. Luciano,Meu Querido..voce se falou que o domingo é o dia do senhor, nisso que você se preocupou...
    você me respondeu sim ap 1:10
    entao vamos lá.Os observadores do domingo, em uma tentativa desesperada de defender o indefensável, apelam aos pais da igreja e ao texto de Apocalipse 1:10 para “provar” que o “dia do Senhor” não é o sábado. Leiamos o texto:

    “Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta” Apocalipse 1:10.

    Eles pecam em duas coisas:

    1) Em usar a autoridade dos pais da igreja no lugar da autoridade da Bíblia (Jo 17:17);

    2) Em dizer que a expressão grega Kuriakê heméra (Dia do Senhor), utilizada em Apocalipse 1:10, se refere ao primeiro dia da semana.

    Vamos analisar a fragilidade dessa argumentação e mostrar que a Bíblia continua sendo a autoridade para o cristão que respeita a Deus e a autoridade de Sua Palavra.

    Os pais da igreja

    Mesmo tendo sido homens piedosos em suas épocas, não podemos fazer de tais homens nossa autoridade final em assuntos doutrinários. Isso por que “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” (At 5:29).

    Veja no que alguns dos pais da igreja acreditavam e conclua por si mesmo se, em matéria de doutrina, eles são confiáveis 100%. As informações a seguir forma extraídas do livro Subtilezas do Erro (1981):

    Inácio dizia que se torna assassino quem não jejua no sábado; defende a transubstanciação, considerando herege quem admite apenas o simbolismo da santa ceia e exalta demais a autoridade do bispo, pondo-a acima da de César, chegando ao cúmulo de afirmar que, quem não o consulta, segue a satanás.

    Barnabé (se é que existiu tal personagem), diz que a lebre muda a cada ano o lugar da concepção, que a hiena muda de sexo anualmente, e a doninha concebe pela boca. Afirma que Abraão conhecia o alfabeto grego (séculos antes que tal alfabeto existisse) e alegoriza a Bíblia.

    Justino ensinava, entre outros absurdos, que os anjos do céu comem maná e que Deus, no princípio do mundo, deu o sol para ser adorado.

    continuação no prox post

    Caprini

    ResponderExcluir
  81. Clemente de Alexandria sustenta que os gregos se salvam pela sua sabedoria; afirma que Abraão era sábio em astronomia e aritmética e que Platão era profeta evangélico.

    Tertuliano diz regozijar-se com os sofrimentos dos ímpios no inferno. Afirma que os animais oram. Defende o purgatório e a oração pelos mortos.

    Eusébio era ariano (negava a Divindade de Cristo)

    Irineu quer que as almas, separadas do corpo, tenham mãos e pés. Defende a supremacia de Roma, alegando que a igreja tem mais autoridade que a Palavra de Deus. Defende ardorosamente o purgatório.

    Tais homens são as autoridades doutrinárias dos observadores do domingo, caro leitor! Pasmem! Não foi por acaso que Adam Clarck, comentarista evangélico, disse sobre eles: “Em ponto de doutrina a autoridade deles é, a meu ver, nula” – Clarkes’s Commentary, on Proverbs 8.

    Caprini

    ResponderExcluir
  82. A expressão Kuriakê heméra (dia do Senhor) se refere ao domingo?

    Só para os desinformados. No grego clássico, realmente a expressão foi aplicada por alguns pais da igreja ao domingo. Entretanto, a Bíblia não foi escrita no grego clássico, mas, no grego koinê (comum, do povo). Por isso, precisamos buscar o significado da expressão no tipo de grego utilizado pelos autores do Novo Testamento. Isso é óbvio demais a ponto de nem ser preciso redigir um comentário desses no presente artigo. Mas, por amor à verdade, é bom deixar tudo bem claro.

    Eis algumas evidências de que a expressão grega para “dia do Senhor” (no grego bíblico) não se refere ao primeiro dia da semana:

    1) A primeira menção ao domingo como “dia do Senhor” encontra-se num escrito falsamente atribuído a Pedro, chamado “Evangelho Segundo Pedro” (cap. 9:35), datado pelo menos uns 70 a 75 anos após o período que João escreveu o Apocalipse.

    Uma pergunta aos dominguistas:

    Como João iria se referir ao domingo em Apocalipse 1:10, sendo que a primeira citação como sendo este o dia do Senhor aparece cerca de 70 a 75 anos DEPOIS dele escrever este texto? Impossível!

    2) Justino Mártir (ano 150 d.C) quando alude a um costume que se implanta entre os cristãos de sua época a reunirem-se no 1o dia da semana, refere-se a esse dia com a expressão “dia do Sol” e não “dia do Senhor”.

    3) O evangelho de João teria sido escrito mais ou menos na mesma década que o Apocalipse e, ao referir-se ao domingo, o apóstolo não o chama de “dia do Senhor”, mas meramente “primeiro dia”. Nenhum título de santidade é dado ao domingo (só na imaginação fértil dos que são contra o quarto mandamento da Lei de Deus)

    4) Nem o Pai nem o filho reclamaram o domingo como “SEU” em qualquer sentido. Se seguirmos a lógica dos oponentes (em guardar o domingo por que Jesus ressuscitou no primeiro dia), poderíamos santificar a sexta-feira – o dia da crucificação. Ele não tem menos importância para nós cristãos! Por que não chamar o dia da “ascensão” de “dia do Senhor?” Qual critério bíblico é utilizado para dizer que o momento da ressurreição é mais importante que o dia em que Cristo morreu e subiu aos céus?

    6) Toda a vez que o Novo Testamento se refere ao primeiro dia da semana, usa a expressão “primeiro [dia] após o sábado” (Mt 28:1; Mc 16:2; Lc 24:1; Jo 20:1,19; At 20:7; 1Co. 16:2). Ou, “segundo [dia] após o sábado”, etc. Isto dá mais valor ao sétimo dia como ponto central da semana, para os escritores .

    Caprini, espero que leiam meus post.

    ResponderExcluir
  83. Desculpa o tamanho do post mais é preciso, para melhor esclarecimento do leitor( ele é o fóco, para que ele não perca a verdade)
    A expressão Kuriakê heméra (dia do Senhor) se refere ao domingo?
    Só para os desinformados. No grego clássico, realmente a expressão foi aplicada por alguns pais da igreja ao domingo. Entretanto, a Bíblia não foi escrita no grego clássico, mas, no grego koinê (comum, do povo). Por isso, precisamos buscar o significado da expressão no tipo de grego utilizado pelos autores do Novo Testamento. Isso é óbvio demais a ponto de nem ser preciso redigir um comentário desses no presente artigo. Mas, por amor à verdade, é bom deixar tudo bem claro.

    Eis algumas evidências de que a expressão grega para “dia do Senhor” (no grego bíblico) não se refere ao primeiro dia da semana:

    1) A primeira menção ao domingo como “dia do Senhor” encontra-se num escrito falsamente atribuído a Pedro, chamado “Evangelho Segundo Pedro” (cap. 9:35), datado pelo menos uns 70 a 75 anos após o período que João escreveu o Apocalipse.

    Uma pergunta aos dominguistas:

    Como João iria se referir ao domingo em Apocalipse 1:10, sendo que a primeira citação como sendo este o dia do Senhor aparece cerca de 70 a 75 anos DEPOIS dele escrever este texto? Impossível!( CAPRINI)

    ResponderExcluir
  84. Justino Mártir (ano 150 d.C) quando alude a um costume que se implanta entre os cristãos de sua época a reunirem-se no 1o dia da semana, refere-se a esse dia com a expressão “dia do Sol” e não “dia do Senhor”.

    3) O evangelho de João teria sido escrito mais ou menos na mesma década que o Apocalipse e, ao referir-se ao domingo, o apóstolo não o chama de “dia do Senhor”, mas meramente “primeiro dia”. Nenhum título de santidade é dado ao domingo (só na imaginação fértil dos que são contra o quarto mandamento da Lei de Deus)

    4) Nem o Pai nem o filho reclamaram o domingo como “SEU” em qualquer sentido. Se seguirmos a lógica dos oponentes (em guardar o domingo por que Jesus ressuscitou no primeiro dia), poderíamos santificar a sexta-feira – o dia da crucificação. Ele não tem menos importância para nós cristãos! Por que não chamar o dia da “ascensão” de “dia do Senhor?” Qual critério bíblico é utilizado para dizer que o momento da ressurreição é mais importante que o dia em que Cristo morreu e subiu aos céus? CAPRINI)

    ResponderExcluir
  85. PRA FECHAR COM CHAVE DE OURO PARA MEU AMIGO E IRMAO LUCIANO,TIRAR SUAS DUVIDAS..
    Toda a vez que o Novo Testamento se refere ao primeiro dia da semana, usa a expressão “primeiro [dia] após o sábado” (Mt 28:1; Mc 16:2; Lc 24:1; Jo 20:1,19; At 20:7; 1Co. 16:2). Ou, “segundo [dia] após o sábado”, etc. Isto dá mais valor ao sétimo dia como ponto central da semana, para os escritores evangélicos.

    ABRAÇO (CAPRINI)

    ResponderExcluir
  86. REPITO VARIAS VEZES A MINHA POST, ASSIM VOCES MEMORIZARÃO MELHOR PELAS VEZES LIDAS, E O LEITOR SÓ TEM A GANHAR COM AS VERDADES..HEHEHE

    ABRAÇOS (MARANATA)

    vinicius Caprini

    ResponderExcluir
  87. Neto( um resumo sobre leis)
    Até aqui, é possível ter entendido que há diversidade de leis na Bíblia. E realmente Paulo menciona muito o termo lei, nos assuntos que enfoca, de maneira ora explícita e clara, ora dificultosa ao entendimento imediato. Certo é que Paulo estabelece a diversidade de leis, realçando uma, a Lei de Deus (Dez Mandamentos) também conhecida como Lei Moral e mostrando a caducidade de outra, a Lei de Moisés, também conhecida Lei Cerimonial na qual era constituída de: sacrifícios, ofertas diversas, circuncisão, dias de festas...

    Crê boa parte dos cristãos de hoje que a Lei de Deus foi abolida quando Cristo morreu na cruz. Isso ocorre porque estes mesmos cristãos aplicam ao termo "LEI", encontrado nas Escrituras, como a definição de todas as leis da Bíblia. Não sancionam a separação delas e discordam que haja distinção entre as mesmas, tudo se resume, pensam, na Lei de Moisés.

    Admitir que a Bíblia só apresente uma lei, e que tudo é Lei de Moisés, não havendo portanto distinção entre elas, é o mesmo que dizer ser ela um amontoado de contradições. De fato, existem leis providas de Deus, que foram enunciadas, escritas e entregues por Moisés, e entre elas está a Lei Cerimonial, constituída de um ritual que os judeus deveriam praticar até que viesse o Messias Jesus. (Êxodo 24:7; Deuteronômio 31:24 a 26)

    "Os descendentes de Abraão foram cativos no Egito, e o clamor de suas aflições foram ouvidas por Deus, e Ele 'lembrou' da aliança que fizera com Abraão, resgatando assim os israelitas do seu opressor, fazendo deles oráculos, guardiões dos estatutos divinos, e ao mesmo tempo testemunhas do poder Criador de Deus às demais nações." (Gênesis 17:1 a 8; Gênesis 17:9 a 14; Êxodo 3:1 a 9; Êxodo 19:1 a 8)

    Os rituais cerimoniais que Deus estabeleceu, simbolizava o evangelho para eles (judeus), e compunha-se de ordenanças como: ofertas diversas, holocaustos, abluções, sacrifícios, dias anuais de festas específicas e deveres sacerdotais. E tais ordenanças foram registradas na Lei de Moisés [Lei Cerimonial], não na Lei de Deus [Lei Moral]. (II Crônicas 23:18; II Crônicas 30:15 a 17; Esdras 3:1 a 5).

    Todo o cerimonialismo, representava Cristo. Todas os estatutos e leis cerimoniais que eram realizados pelos judeus apontavam para Ele. Todas as coisas realizadas representava o sacrifício, o perdão e a salvação realizado por Cristo na cruz. (Colossenses 2:8 a 19). Pesquisando atentamente as Escrituras, podemos encontrar outras leis como:

    cont no rpox post (Caprini)

    ResponderExcluir
  88. * leis acerca dos altares - Êxodo 20:22 a 26;
    * leis acerca dos servos - Êxodo 21:1 a 11;
    * leis acerca da violência - Êxodo 21:12 a 36;
    * leis acerca da propriedade - Êxodo 22:1 a 15;
    * leis civis e religiosas - Êxodo 22:16 a 31;
    * lei dietética - Levítico 11;
    * repetição de diversas leis - Levítico 19...
    * leis para os sacerdotes - Levítico 21:1 a 24;

    Existe, porém, um código particular e distinto, escrito e entregue pelo próprio Deus a Moisés, a Lei Moral [Dez Mandamentos - Êxodo 31:18]. Esta Lei é universal e eterna. (Isaías 56:1 a 8; Mateus 5:17 a 20; Eclesiastes 12:13 e 14). Portanto estudando com cuidado e humildade, buscando o auxílio do Senhor para compreendê-las, poderemos através do Espírito Santo, ter a mente esclarecida e encontrar na Bíblia essa variedade de leis.

    VINICIUS CAPRINI

    ResponderExcluir
  89. Vinicus,

    Você falou bastante. É uma pena que não foi ao centro da questão, e fugiu de responde-la.

    Isso que você falou não refutou o que eu disse. Afinal, Jesus é a Palavra de Deus, e Ele é o verdadeiro intérprete da Lei. Correto?

    Pois bem, a questão é: Se existe separação da Lei (10 mandamentos) do "resto", porque no Sermão do monte Jesus falou da Lei como um todo? Porque Jesus nunca a separou? Porque citou o "resto" junto com a "Lei" (10 mandamentos), sem separa-las e como se fosse uma só?

    Por favor, não fuja da resposta.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  90. O Sábado era cerimonial-celebrativo, assim como o Domingo. Em Lv 23 está uma lista de festividades e o sábado está no inicio da lista. Eu nem brigo com isso, sinceramente eu não posso pensar que o Valdenses e os batistas do sétimo dia estão assim perdidos (Rm 14.6).A igreja cristã sempre guardou-celebrou no domingo.
    Meu 'ódio' do adventismo está ligado com a idolatria em torno de Ellen White.O dia que eles cortarem essa ligação MISTICA ( não apenas teológica) eu não acho que seriam seitas - claro que tb teriam que abandonar a idiotisse de 22/10/1844 ...mas farão isso?

    ResponderExcluir
  91. Vinicius; a Crença Fundamental de numero 17 incluí crer em Ellen White como espírito de profecia. Lamento, mas Elle White é fundamental para Voces, logo, são uma seita...

    ResponderExcluir
  92. Vinicius, se quiser dá uma olhada...
    http://mcapologetico.blogspot.com/2010/07/1844-obsessao-adventista.html

    ResponderExcluir
  93. Luciano,

    Concordo com você que a observância do sábado como dia de descanso e liturgico não basta para enquadrar o adventismo como seita. E também não vejo com muita gravidade a tentativa de marcar a vinda de Jesus.

    Porém a doutrina do santuaário, mais especificamente o juízo investigativo, é o desvio mais sério do adventismo, juntamente com a equiparação prática do "espírito de profecia" à Palavra de Deus.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  94. Esse conceito de predestinação de vcs é anti-bíblico
    absurdamente errado, e equivocados.!!

    Caprini

    ResponderExcluir
  95. Luciano meu Querido, acima no meu post eu ja falei sobre sabados cerimonias e celebrativos, e você posta novamente falando que o sábado era tbém celebrativo,esse assunto ficou bem claro nos meus post, tenha humildade para reconhecer..

    obs : e quanto a seu ódio que voce cita tanto eu suas postagens e nao só comigo, tome cuidado que o ódio nao é fruto de quem tem Deus em sua vida,se o ódio não é fruto de Deus entao de quem é?

    Caprini

    ResponderExcluir
  96. Luciano meu Querido, acima no meu post eu ja falei sobre sabados cerimonias e celebrativos, e você posta novamente falando que o sábado era tbém celebrativo,esse assunto ficou bem claro nos meus post, tenha humildade para reconhecer..

    obs : e quanto a seu ódio que voce cita tanto eu suas postagens e nao só comigo, tome cuidado que o ódio nao é fruto de quem tem Deus em sua vida,se o ódio não é fruto de Deus entao de quem é?

    Caprini

    ResponderExcluir
  97. Caro Caprini,

    não querendo ser chato mas já sendo, onde estão minhas respostas?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  98. Certo, até o fato de não privilegiar os judeus tudo bem, mas a impressão que dá é que com a predestinação individual, Deus seria meio insano em inúmeras ocasiões.
    Por exemplo na época do dilúvio. Onde estavam os predestinados daquele tempo? Ou Deus só predestinou à salvação 8 pessoas em detrimento de outras milhões que morreram?
    Muitos dos reis de Israel, incluindo Salomão e também muitos sacerdotes, que assumiram posição de destaque entre o povo de Deus não eram predestinados, pois vemos seus fins trágicos, porquê?
    Porque Jesus não escolheu somente predestinados como discípulos? Afinal ele necessariamente não precisava de um traidor entre eles para que o plano da redenção fosse concretizado.
    Porque na época em que Jesus esteve na Terra, quase ninguém do povo de Israel era predestinado ao passo que até hoje esperam o Messias?
    Aonde estavam os predestinados em praticamente todos os 1000 anos da Idade Média? Pois cessada a perseguição romana dos primeiros séculos d.C., os próprios cristãos se aproximaram dos pagãos e foram seduzidos por seus costumes, quase exaurindo a chama do evangelho.
    Isto é o que me intriga!

    Abraço,

    ResponderExcluir
  99. CARO NETO. Que bom que voce tem sede da verdade e anseia pelas minhas postagens..
    entao vamos lá.

    Netto, você me interpretou mal. as separações de leis que postei acima, eu falava de leis cerimôniais,e lei eterna(10mandamentos) concordo com voce somente nesse conceito, ali jesus reforça o amor ao próximo e faz parte dos 10 mandamentos.

    abração
    CAprini

    ResponderExcluir
  100. Vinicius eu odeio sim o sistema produzido pela Ellen White. reafirmo isso.
    Voce não respondeu, pois nao tem como negar q Lv chama o sábado de fetividade = cerimonial.
    Não estou com falta de humildade, é vc q está enganado.
    Mas já disse que não tenho problema com o seu sábado, nem com o meu domingo.
    Se quiser falar sobre Ellen White e 1844, gostaria de continuar.
    um abraço

    ResponderExcluir
  101. Eu não sei quem mandou a mensagem de "17 de agosto de 2010 12:23", mas creio que foi o Caprini.

    Lá vão as respostas:


    "Certo, até o fato de não privilegiar os judeus tudo bem, mas a impressão que dá é que com a predestinação individual, Deus seria meio insano em inúmeras ocasiões."
    Insano? Você usou quem ou quê pra "medir" a "sanidade" de Deus?

    "Por exemplo na época do dilúvio. Onde estavam os predestinados daquele tempo? Ou Deus só predestinou à salvação 8 pessoas em detrimento de outras milhões que morreram?"
    Estavam na Arca. Isso mesmo, somente 8 pessoas.

    "Muitos dos reis de Israel, incluindo Salomão e também muitos sacerdotes, que assumiram posição de destaque entre o povo de Deus não eram predestinados, pois vemos seus fins trágicos, porquê?"
    Você acha que todos os que tem alguma posição de destaque, ou de servia no Templo tinham que ser predestinados?
    Muitos reis e sacerdotes não eram verdadeiramente Crentes, não eram predestinados, e ao ler a Bíblia, você entende o porque e o propósito de tudo. Por exemplo, Deus prometeu que iria dividir o reino de Israel. Logo após a promessa, Ele levantou um rei impio, que por causa de suas más ações, fez com que o reino fosse realmente dividido.

    "Porque Jesus não escolheu somente predestinados como discípulos? Afinal ele necessariamente não precisava de um traidor entre eles para que o plano da redenção fosse concretizado."
    Era necessário um traidor, pois já estava escrito que Jesus haveria de ser traído.

    "Porque na época em que Jesus esteve na Terra, quase ninguém do povo de Israel era predestinado ao passo que até hoje esperam o Messias?"
    O problema é que você acredita que a NAÇÂO toda de Israel era o povo de Deus, sendo que a Bíblia é clara ao afirmar que o verdadeiro Povo de Deus eram ALGUNS de DENTRO da Nação. Os filhos da fé de Abraão, e não os filhos da carne. Jesus mesmo falou isso.

    "Aonde estavam os predestinados em praticamente todos os 1000 anos da Idade Média?"
    Estavam espalhados pelo mundo. O inferno nunca prevaleceu contra a Igreja de Deus.

    "Pois cessada a perseguição romana dos primeiros séculos d.C., os próprios cristãos se aproximaram dos pagãos e foram seduzidos por seus costumes, quase exaurindo a chama do evangelho."
    Isso mesmo, "quase exaurindo". Esse pouquissimos fiéis eram os predestinados.

    "Isto é o que me intriga!"
    Espero ter ajudado.

    Abração.

    ResponderExcluir
  102. Bem, essa mensagem sim, tenho certeza de que é pro Caprini:

    "Netto, você me interpretou mal. as separações de leis que postei acima, eu falava de leis cerimôniais,e lei eterna(10mandamentos) concordo com voce somente nesse conceito, ali jesus reforça o amor ao próximo e faz parte dos 10 mandamentos."

    Caprini, acho que você não entendeu a questão.

    Vou explica-la novamente:
    Você declara que existe separação entre a Lei (10 mandamentos) e a "lei", que seria o restante das ordenanças de Deus.

    No sermão do monte, Jesus ensina sobre a Lei de Deus.
    Mas tirando os Dez Mandamentos, Jesus não falou apenas do "amar ao próximo". Na minha postagem, eu lhe mostrei várias outras partes da "lei" (segundo você) que Jesus citou juntamente com a "Lei", sem a separar. Mas não tem problema, eu relembro pra você:

    Jesus cita, em Mt 5.31, Dt 24.1: "Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, “far-lhe-á uma carta de repúdio”, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa."

    Jesus cita, em Mt 5.33, Lv 19.12: "Nem jurareis falso pelo meu nome”, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou Jeová."

    Jesus cita, em Mt 5.38, Lv 24.20 (Dt 19.21): "Quebradura por quebradura, “olho por olho”, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará”.

    Jesus cita em Mt 5.43, Lv 19.18: "Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; “mas amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Eu sou Jeová."

    Perguntarei novamente:
    Se existe separação da Lei (10 mandamentos) do "resto", porque no Sermão do monte Jesus falou da Lei como um todo? Porque Jesus nunca a separou? Porque citou o "resto" junto com a "Lei" (10 mandamentos), sem separa-las e como se fosse uma só?

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  103. Luciano meu querido.
    o sábado que Deus instituiu na criação é celebrativo ? o sábado foi criado na lei de moisés ?
    ap 1:10 fiquei sem contra argumentação do meu post

    Caprini
    abraço meu querido

    ResponderExcluir
  104. Vinicius, Ellen White impregnou o sábado entre o adventismo pq viu isso na Bíblia ou teve uma 'revelação' que esse mandamento é o mais 'brilhoso' no céu?
    Você crê em Ellen White como te ORDENA a crença 17?
    ( um desviado presbiteriano que agora é adventista certa vez disse, de boca cheia que encontrou a verdade, então eu lhe perguntei quando é que na CFW ordenava ele acreditar em algum homem (por ex: em Calvino ou Lutero ou Berckof)se bem que comparar esses com a Ellen White é um burrice minha!, mas para todos os efeitos é apenas uma comparação. Ellen White é do mesmo nivel de Josefh Smith, C.T. Russel, etc)

    ResponderExcluir
  105. Vinicius, mais uma vez, não ficarei discutindo sobre o sábado. Meu problema com o adventismo é Ellen White e 1844. Esse sim, é o ponto. Os irmãos que estão discutindo com vc aqui estão indo pelo caminho errado. Sábado só existe entre vcs por causa da autoridade papista de White. Acho que o problema é ela e não sábadO ,além de Ellen White 1844 é uma doutrina adventistas ( QUE NA VERDADE FOI PRODUZIDA POR J. AQUILA BROW ).
    debater com vc sobre sábado não me importa, pq você não irá para o inferno pq vc guarda o sábado,, mas pq escuta e segue 1844 e Ellen White.

    ResponderExcluir
  106. Clóvis, discordo do irmão no que diz respeito a marcar a volta de Cristo não ser um problema 'tão sério'. Isso é uma berrante desobediencia ao que Cristo disse.(parece que até Lutero andou falando umas besteiras dessas...) Mas para todos os efeitos 1844 ainda existe entre os adventistas na forma de uma doutrina remanufaturada da decpção de 22/10/1844. Concordo com vc, essa doutrina é um erro (bem, para o que penso um ensino de demonio, dizer que em 1844 o Senhor Jesus mudou de fase no céu nesse ano! mais antigamente os adventistas diziam, 'mudou de compartimento', rsrssr).

    ResponderExcluir
  107. Vinícios, vamos fazer o seguinte: vamos discutir sobre a doutrina do juízo investigativo de 1844? eu te faço UMA pergunta e vc me responde, depois vc me faz UMA e eu te respondo, aceita? (vou colocar no blog mcapologetico.blogspot.com suas defesas, pode ser?)

    Se vc aceita, já vou deixar minha primeira pergunta, para ganhar tempo, se não aceita, é só desconsiderar:
    Miller calculou a volta de Cristo para 1843, depois para 1844. Isso foi uma falsa profecia?

    ResponderExcluir
  108. EU aceito sim!! mas antes vamos terminar alguns assuntos que está em aberto da sua parte!! voce rodeia, rodeia, enrola, e muda de assunto..

    O Sábado da criação de Deus era celebrativo ?
    e minhas postagens do dia 15 ? voce nem me respondeu sobre ap:1:10 eu fiz varias postagens sobre o assunto e vc pediu pra mudar de assunto, entao voce escolhe o tema, onde voce tem pouca bala(pouco conhecimento)voce desvia a conversa, bem estrategista voce rsrsrs

    obs: e seja mais corajoso coloque minhas postagens sobre apocalipse 1:10 e sua resposta sobre o mesmo e do SÁBADOxdomingo , coloque no seu blog

    vamos finalizar essa conversa ainda, para vermos quem argumenta a verdade.
    ai entao falaremos sobre 1844.

    você se sente muito inteligente, dono da verdade, eu estou apresentando a verdade, apenas os textos biblicamente(sem achismo)sem ódio.
    eu acho que voce estuda somente argumentos para contra-argumentar os adventistas(eu penso assim por tamanho ódio já postado)
    voce está se preocupando mais com meu "inferno' do que sua ("salvação predestinada")

    Mt. 7, 1-6. Lá está escrito:
    Não julgueis, para que não sejais julgados.
    Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados;
    E, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.
    Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
    Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.

    abrac´s
    Vnícius Caprini

    Maranata

    ResponderExcluir
  109. Meu Querido neto,( jesus veio morrer por nós certo!!mas jesus veio também estabelecer a aliança e confirmar a lei os 10 mandamentos,para servir de exemplo para nós, muitos dos ensinamentos de jesus no sermao do monte, era visando a lei de Deus(10)ele veio dar exemplos , como também ele si batizou, ele precisava se batizar ? nao né! ele veio dar o exemplo, nao fazer confusoes sobre a lei de Deus.
    voce só citou matheus:5:38 sem o restante dos versículos? que sentido que fica esse texto ?
    Jesus cita, em Mt 5.38, Lv 24.20 (Dt 19.21): "Quebradura por quebradura, “olho por olho”, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará”.( nossa como voce deixou o texto sem cabeça, usa texto fora do contexto,nesse não parece que Deus é amor como diz na bíblia, parece um Deus vingativo etc.( O Que voce citou é a lei de talião (do latim Lex Talionis: lex: lei e talis: tal, parelho), também chamada pena de talião, consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena — apropriadamente chamada retaliação. Esta lei é frequentemente expressa pela máxima olho por olho, dente por dente. É uma das mais antigas leis existentes.

    Os primeiros indícios da lei de talião foram encontrados no Código de Hamurabi, em (1730 A.C)., no reino da Babilónia. Essa lei permite evitar que as pessoas façam justiça elas mesmas, introduzindo, assim, um início de ordem na sociedade com relação ao tratamento de crimes e delitos, “olho por olho, dente por dente“.(é dez mandamentos ?)

    mas se voce colocar o texto no contexto:
    Mateus 5:38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.

    Mateus 5:39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

    Mateus 5:40 e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;

    Mateus 5:41 e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil.

    Mateus 5:42 Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes.

    Mateus 5:43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo.

    Mateus 5:44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;

    Mateus 5:45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.

    Mateus 5:46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo?

    Mateus 5:47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo?

    Mateus 5:48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.( Amor ao próximo)

    Mat:19:16
    E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna?
    E ele disse-lhe: Por que me chamas bom?Não há bom, senão um só que é Deus.Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
    Disse-lhe ele:Quais?E Jesus disse:Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
    honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.

    Jesus cita alguns como exemplo, jesus falava de qual ?(10 mandamentos)

    muita luz

    Caprini

    obs: sobre lei moral e cerimonial, ja postei com Luciano,olha e tire suas conclusoes!

    ResponderExcluir
  110. Olá Caprini!

    Caprini, eu posso estar enganado (e espero que esteja), mas a impressão que eu tenho é que você está sendo insincero e desonesto nas respostas dirigidas a mim.

    Você foi até a sua bíblia e leu Lv 24.20?
    "Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará."
    Não sei se o tal do Talião imitou essa lei do AT, mas que ela é Lei de Deus, isso é!

    Se eu citei os textos fora dos contextos é porque não era necessário. Não estávamos fazendo interpretação dos textos em sí, mas estávamos observando que tanto a "lei" quanto a "Lei" são consideradas como UMA SÓ por Jesus.

    Por favor, te peço, não desvie o foco da conversa! Você sabe que não era disso que estávamos falando. Por isso eu disse que dá a impressão de que você está sendo desonesto.

    Mas mesmo assim, eu não citei somente Mt 5.38 (Lv 24.20), citei também outras partes do "resto da lei" (segundo você) que Jesus citou no Sermão do Monte. Porque você se esquivou ou ignorou eles?
    Eu citei Mt 5.31 (Dt 24.1), Mt 5.33 (Lv 19.12), Mt 5.38 (Lv 24.20) e Mt 5.43 (Lv 19.18).
    Em todos esses, Jesus cita a Lei sem ser os 10 mandamentos, ensinando-os junto com os 10 mandamentos e sem separa-los! Porque? PORQUE ELES SÃO UM SÓ!
    Os 10 mandamentos são um resumo da Lei, não são Leis separadas! O sermão do monte é uma prova disso!


    Responda seriamente, por favor.

    ResponderExcluir
  111. Luciano,

    meu debate sobre a "Lei" com o Caprini tem uma "raiz" muito importante, e por isso deve ser combatida.

    Dependendo da resposta dele à minha questão (que ele teima em fugir, usando dribles para não enfrentar a questão), saberei se pra ele o verdadeiro intérprete da Lei é o Senhor Jesus ou a dona Ellen.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  112. Pela terceira vez, Vinicius eu não quero discutir sobre a lei e sábado. O Neto já está, ok.
    Então, vai querer debater comigo sobre 1844 ou não?
    um abraço

    ResponderExcluir
  113. Neto, entendi o seu parecer. O que acho é que essa gente, seguidores de Ellen White, são vítimas como Testemunhas de Jeová , mormons, espiritismo, etc.
    Por falar em espiritismo Ellen White disse que recebeu uma revelação sobre as batidas das irmãs Fox, que era do diabo...coitada a batida foi nela depois, pois as irmãs Fox disseram que elas mesmas produziam as batidas.
    Por falar em mormonismo o Livro de Mormon tem algumas semelhanças bizarrentas das profecias de White, como ela plagiava tudo mesmo, quem sabe até o mormon foi consultado.

    ResponderExcluir
  114. Vinicius, colocarei no blog seu parecer, da meneira que coloquei o mormon.
    http://mcapologetico.blogspot.com/2010/08/um-mormon-me-escreveu.html
    ok?

    ResponderExcluir
  115. Luciano me admiro por tamanha sabedoria sua(rsrrsr)
    entao eu vou ficar sem contra-argumentação de ap :1:10 onde voce afirmou que o dia do senhor é o domingo!! aí eu me pergunto é só o Leandro quadros que modera as postagens? como voces dizem! cade a minha Luciano? o que eu to postando com o neto, é sobre a lei mas em outro ponto. não estamos falando nem de sábados ou domingos. voce quer falar em plagia, onde já se viu plagia maior do que essa(porque a guarda do domingo é católico e voces e as demais, seguem,erradamente.) ja viu falar em apocalipse da prostituta e suas filhas.
    entao ja que daquele assunto voce ja fugiu, vamos fazer um seguinte, vamos ver na bíblia qual é a igreja verdadeira, porque a biblia relata de uma igreja verdadeira.vamos ver qual igreja se encaixa na bíblia? a final eu nao sei sua denominação qual é ?

    abraços e muita luz

    VINÍCIUS CAPRINI

    ResponderExcluir
  116. Cahan... (Pigarro)

    Caprini, não esqueça de mim, estou aguardando sua resposta.

    Abraço

    ResponderExcluir
  117. Eu sou Presbiteriano. Desisto de repitir..((leia o livro de D.A.Carson sobre esse assunto, Sábado ou Domingo)).
    Já que não quer falar de 1844.
    Eu não entendi o que quer dizer com uma igreja verdadeira. Como assim existe uma igreja verdadeira? Qual é?
    um abraço

    ResponderExcluir
  118. Olá Luciano! existe sim, voce lÊ a biblia ? ou voce só le livros D.A Carson e tals. porque vou ler o livro de Carson se a bíblia me mostra o assunto sem sombras de duvidas, e com credibilidade, ou voce da mais valor para o que Carson diz ou a bíblia? tudo que postei contigo foi biblicamente.
    já que voce nao vai responder ap:1:10,ok

    vou postar contigo o que a biblia diz sobre igreja verdadeira ok, as postagens é grande mas espero que leia assim como leio vossas postagens

    Vinicius

    ResponderExcluir
  119. Luciano,
    a pergunta que nos chega, muitas vezes, é: Qual é a verdadeira igreja de Deus, aqui na Terra?

    , este é um assunto bastante delicado, porque politicamente correto, hoje, é dizer que todas as igrejas conduzem a Deus, que todas as igrejas são verdadeiras. Eu, para ser simpático com o público, gostaria de dizer isto. Porém, a Bíblia é bem clara ao dizer que Deus tem uma igreja nesta Terra. Agora, seria muito pretensioso da minha parte dizer que esta igreja é a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Na verdade, o assunto desta palestra tem como objetivo levar-nos a estudar a Palavra de Deus, a pesquisar a fundo a Bíblia. Porque em nenhuma passagem da Bíblia você encontra um versículo sequer onde se leia que todas as igrejas e todos os caminhos nos conduzem a Deus. Pelo contrário, a Bíblia é clara quando o sábio Salomão diz em Provérbios 14:12: "Há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." Eu sei que não é politicamente correto dizer que só existe uma igreja de Deus, e se você conhecer pelo menos um pouco que seja da Bíblia, você sabe que ao longo da História só existe a igreja de Deus e a igreja que não é de Deus. Desde o Jardim do Éden, desde os primeiros filhos de Adão, por exemplo: Caim, que decidiu não pertencer à igreja de Deus. A Bíblia define desde a Criação os que são filhos de Deus e os que são filhos dos homens: estes são os dois grupos. Quando Jesus esteve nesta Terra Ele apresentou diversos tipos de figuras: por exemplo, as ovelhas e os cabritos. Não são ovelhas, cabritos, girafas, elefantes. Eram somente ovelhas e cabritos, não existe um terceiro ou quarto grupo. Há também outra passagem onde o Senhor Jesus descreve as virgens prudentes e virgens loucas. Ele não diz virgens prudentes, virgens loucas, mais ou menos prudentes ou mais ou menos loucas. Eram somente virgens prudentes e virgens loucas. Outra citação diz trigo e joio. Não diz trigo, joio, centeio, cevada: mas, somente trigo e joio. Em Apocalipse, encontramos a passagem onde existem duas mulheres: a mulher vestida de branco, símbolo da igreja de Deus, e a mulher vestida de vermelho, símbolo da igreja que não é de Deus. Portanto, por mais que seja politicamente incorreto e por mais que seja desagradável dizer o que estou dizendo, a Bíblia ensina que Deus só tem uma igreja nesta Terra. A pergunta é a seguinte: qual?

    continuação sempre no proximo post

    Caprini

    ResponderExcluir
  120. luciano,
    Muitas pessoas dizem o seguinte: "- Todas as religiões levam a Deus. A minha religião é fazer o bem para os outros, é não desejar o mal para ninguém. Isto é o que Deus está querendo de mim. Pastor, é assim mesmo ou as pessoas têm uma necessidade de pertencer a uma igreja, fazer parte de uma congregação? Qual é o plano de Deus e o que diz a Bíblia sobre isto?

    - Vamos ver no Evangelho segundo São Mateus 7:21, 22 e 23 que diz assim: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em Teu nome, e em Teu nome não expelimos demônios, e em Teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade." Qual é o pensamento central deste texto? É que não basta crer em Jesus, não basta louvar o nome de Deus, não basta fazer obras de caridade, não basta amar o próximo, não basta dizer Senhor, Senhor! Porque naquele dia, como diz o texto bíblico, "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai." Aqui está um grupo de pessoas que tendo dito: Senhor, Senhor, se perderam. E por que se perderam? Porque foram adúlteros, fornicadores, feiticeiros, assassinos, ladrões, seqüestradores, prostitutas, homossexuais? Não! Eles não estão se perdendo por isto, pelo contrário, eles argumentam com Jesus. Porque eles dizem: não expulsamos demônios em Teu nome, em Teu nome não fizemos milagres, em Teu nome não profetizamos, portanto, estas pessoas não fizeram nada de moralmente errado, apenas não fizeram uma coisa: não fizeram a vontade do Pai. Este é um versículo que me faz tremer. Quer dizer, então, que eu penso que estou amando a Jesus, que estou seguindo ao Senhor Jesus, que estou pregando o Senhor Jesus, a Sonete cantando o Senhor Jesus e todos nós podemos estar completamente errados? Pois é o que o Senhor Jesus diz: "Naquele dia Ele dirá: não vos conheço, não sei quem sois." E diremos: "Mas, nós falávamos de Ti, nós acreditávamos em Ti, pertencíamos a uma igreja que falava de Ti." E Ele dirá: "Não vos conheço."

    Caprini

    ResponderExcluir
  121. quais são as características da igreja verdadeira, segundo a Bíblia? Porque a Palavra de Deus deve dar alguma luz sobre as características desta igreja, para que nós saibamos, não é ?- Em Apocalipse 12:1: "Viu-se um grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça." Nem eu não preciso explicar muito e ninguém precisa entender muito de profecias para saber que estou falando da igreja de Deus. A igreja de Deus, desde o Jardim do Éden, quando Deus falou à serpente: "Porei inimizade entre ti e a mulher."(Gênesis 3:15). Não era a mulher Eva, mas a igreja. Biblicamente, mulher significa igreja. "Tu lhe ferirás o calcanhar, mas esta te ferirá na cabeça."(Gênesis 3:15). Aqui já surgia a igreja de Deus. E no capítulo 12 já está descrita a igreja de Deus. Como a igreja de Deus foi perseguida, maltratada e como, em um período da História, esta mesma igreja esteve escondida nos desertos, nas covas. Qual é o delito desta igreja de Deus, para ser perseguida? O único delito era obedecer a Bíblia e unicamente a Bíblia. Queridos, aqui está uma coisa muito delicada: a igreja verdadeira de Deus fundamenta seus ensinamentos unicamente na Palavra de Deus. E porque esta igreja verdadeira, em um período da História, não aceitou ensinamentos vindos de homens, foi perseguida, foi declarada como herege porque não aceitou o que a Santa Madre Igreja disse. De acordo com a Palavra de Deus, nenhuma igreja tem poder para determinar o que aconteceria aos seres humanos, portanto, se a Palavra de Deus é a única fonte de fé e doutrina da verdadeira igreja de Deus, como a minha igreja pode um dia se reunir e dizer: "Esta parte da Bíblia não vale." Ou então: "A partir de hoje nós vamos aumentar um mandamento ou vamos retirar outro mandamento." Que autoridade tem alguma igreja, ou até mesmo a igreja Adventista, para fazer isto? Ninguém tem esta autoridade. Se eu sou um homem sincero, vou procurar a igreja de Deus e descobrir a igreja que tem a lua embaixo de seus pés. A lua reflete o sol. O sol é a justiça. Deus é a justiça. Jesus é a justiça. O que reflete a luz do sol? Reflete a Sua Palavra, Seus ensinamentos. A igreja de Deus tem fundamentados os seus pés unicamente na Palavra de Deus. Não na tradição, não no que a igreja diz, não no que o pastor diz, não no que um grupo de pastores diz, não o que o Sinédrio diz, mas unicamente no que a Palavra de Deus diz. E aqui, na parte final da descrição da igreja de Deus, leiamos Apocalipse 12:17: "Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus." Isto quer dizer que hoje, se quisermos encontrar a verdadeira igreja de Deus, temos que procurar a igreja que crê em Jesus, acredita em Jesus, prega a Jesus, que relaciona sua vida com Jesus, mas que ao mesmo tempo, obedece aos Mandamentos de Deus, nesta Terra.

    Caprini

    ResponderExcluir
  122. Uma pessoa nos perguntou: "Por que eu tenho que fazer parte de uma igreja? Eu posso ler a minha Bíblia sozinho, fazer as minhas orações, fazer o bem para as pessoas. Por que eu tenho que fazer parte de uma igreja?" O que a Bíblia diz sobre isto, Pastor?

    - No Velho Testamento, Deus tinha o povo de Israel. Este povo tinha como função, refletir o caráter de Deus para o mundo daquele tempo. As pessoas deveriam se dirigir ao povo de Israel para ter conhecimento do verdadeiro Deus. O povo de Israel, desgraçadamente, fracassou. Então, Jesus veio e estabeleceu a Sua igreja sobre doze discípulos. Esta igreja de Deus foi crescendo e Jesus deu uma ordem a ela: "Portanto, agora ide e fazei discípulos a toda nação, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinando-os para que guardem todas estas coisas." (Mateus 28:19 e 20). Alguma coisa, no decorrer da História, ocorreu com esta igreja. O que nós precisamos saber para identificar a igreja verdadeira? Que a igreja diga: "Eu sou a igreja de Deus?" Não. Nenhuma igreja pode dizer: "Eu sou a igreja de Deus." Mas, quem tem direito de dizer que é a igreja de Deus? Somente a Palavra de Deus! Portanto, a igreja de Deus é aquela que toma a Bíblia e obedece à Bíblia. Agora, Deus é um Deus de organização e logicamente, a igreja de Deus nesta Terra, terá que estar organizada. O dever do cristão é procurar, através da Bíblia, qual é a igreja que respeita os princípios de Deus, que quer obedecer a Deus, porque aqui em Isaías há uma profecia muito, muito interessante. Isaías 4:1 diz que nos últimos dias: "Sete mulheres, naquele dia, lançarão mão de um homem, dizendo: Nós mesmas do nosso próprio pão nos sustentaremos e do que é nosso nos vestiremos; tão somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio." Biblicamente, mulher quer dizer igreja; homem simbolicamente significa Jesus, nas profecias tudo é simbólico. Aqui está uma das coisas mais duras da Bíblia. Muitas igrejas lançarão a mão de Jesus e dirão: "Vamos comer do nosso próprio pão." O que é pão? Leia em Mateus 4:4: "...Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus." Qual é o pão espiritual? A Palavra de Deus. Mas, estas igrejas vão a Jesus e dizem assim: "Nós comeremos do nosso próprio pão. Não queremos o Teu pão. Guarda a Tua Bíblia. Nós não o queremos. A única coisa que queremos é o Teu Nome. Queremos ser chamados de igreja cristã. Queremos ser chamados de igreja de Deus, no entanto, não queremos o Teu pão. Portanto, leve a Tua Bíblia." Há igrejas que obedecem qualquer coisa, a qualquer tradição, menos à Palavra de Deus. Então, devemos ter muito cuidado e este programa deveria servir como um desafio espiritual para que as pessoas sinceras, naturalmente, procurem a Palavra de Deus e verifiquem se aquilo que elas querem está na Bíblia.

    ResponderExcluir
  123. Por que existem então tantas igrejas, se existe somente uma Bíblia? Eu lhe explico, de uma maneira bem interessante, provocando até um pouco de riso: uma pessoa abre a Bíblia, está escrito 'branco'. Está claro: b-r-a-n-c-o, branco. Não tem como negar que está escrito branco. Mas, a pessoa fecha a Bíblia e diz assim: "Sim, eu sei que está escrito branco, mas o branco é uma cor que não tem vida; o azul fica mais bonito. Então, fecha a Bíblia e diz: "Embora esteja escrito branco, vai ser azul." Aí aparece a igreja do azul. Então vem outro, abre a Bíblia: branco. Está escrito branco, não tem como negar. Fecha a Bíblia e diz assim: "Tudo bem, está escrito branco, mas Jesus morreu na cruz (e é verdade que Ele morreu na cruz). O sangue de Jesus é vermelho (e isto também é verdade). E já que o sangue de Jesus é vermelho, então vai ser vermelho." Mas isto não é verdade. Está escrito branco, mas fazem uma dedução, outra dedução, e chegam à conclusão de que é vermelho. Porém, se você abre e lê na Bíblia está escrito branco, não há como discutir. Então, aparece a igreja do vermelho. Já temos a igreja do azul e aparece a igreja do vermelho. Vem outro, abre a Bíblia, está escrito branco, não tem como negar. Reúne-se e diz: "Mas a Santa Madre Igreja diz que não é branco, é verde." Mas a Santa Madre Igreja não é autoridade! A única autoridade dos seres humanos é a Palavra de Deus, não é a Santa Madre Igreja Adventista, ou nenhuma Santa Madre Igreja. A única autoridade é a Palavra de Deus. Agora, se todos os seres humanos fossemos humildes e pegássemos a Bíblia e a lêssemos e obedecêssemos o que a Bíblia diz, haveria uma só igreja, que seria a igreja da Bíblia. E o desafio é: aquilo em que você crê está fundamentado na Palavra de Deus? Você tem base para crer naquilo que crê?

    ResponderExcluir
  124. Eu acho que não há dúvida de que nós temos que estar enraizados na Palavra de Deus. O objetivo é que você viva baseado naquilo que está escrito, porque nada, ao longo dos séculos, pode superar a autoridade do que disse o Senhor através da Sua Santa Palavra. Que esta mesagem leve voce a uma reflexão na Bíblia, ao estudo, ao aprofundamento, mais do que fazer parte de uma igreja, mas que você tenha consciência de que acima de tudo, a nossa vida deve estar em humildade e em submissão ao Senhor Deus, soberano do Universo. E se o Espírito Santo falar ao seu coração, se a Palavra de Deus lhe convencer, aí sim, você tome uma decisão. Mas, tome uma decisão não porque seres humanos, pastores, seja lá quem for, esteja persuadindo, forçando ou mesmo tentando iludir você. E que Deus esteja com você e que Seu Espírito fale ao seu coração e que a Palavra de Deus seja exaltada.

    ResponderExcluir
  125. "Um garotinho de uns dez anos estava vendo sua irmã mais velha, de quinze anos, cortando a carne em forma de círculos, mas a assadeira era em forma retangular. O garotinho perguntou: "Minha irmã, se a assadeira é retangular, por que você está cortando a carne redonda?" Ela respondeu: "Eu não sei, a mamãe faz assim sempre." Então, o garoto foi onde a mãe estava: "Mãe, por que você corta a carne redonda, se a assadeira é retangular?" A mãe respondeu: "Eu não sei, meu filho. A minha mãe já fazia assim. Pergunte a ela." O garoto foi até a avó: "Minha avó, não estou entendendo as mulheres desta família, se a assadeira é retangular por que todo mundo corta a carne redonda?" A avó respondeu: "Meu filho, eu sinceramente não sei lhe responder. A minha mãe fazia assim, por isso eu faço." Por sorte do garoto a bisavó ainda vivia, e ele foi até ela e perguntou: "Bisa, me responda: se a assadeira é retangular, por que todas as mulheres desta casa cortam a carne redonda?" E a bisavó disse: "Filho, o problema é que quando eu era jovem, só havia uma assadeira, que era redonda, para que a carne coubesse eu cortava a carne redonda. Agora, porque a minha filha, a minha neta e a minha bisneta fazem isto, eu não sei!" Então, nesta vida, às vezes fazemos as coisas e nunca paramos para pensar: por que faço isto, por que creio naquilo, por que penso assim? Porque meu pai disse, meu avô disse, porque meu bisavô disse, porque meu pastor disse? Muito bem, eu sou o seu pastor e não acredite no que estou falando, se eu não comprovar que está escrito o que estou falando. Por isso que sempre terminamos o programa dizendo: "... está escrito." Confira se aquilo que falamos está realmente escrito na Palavra de Deus. Que Ele o abençoe.

    Reflita meu caro luciano e c&a!

    muita luz

    VINICIUS CAPRINI

    ResponderExcluir
  126. Caprini,

    Você já começou errado...
    Quando você falou sobre a cena do "Senhor, Senhor!" as pessoas que foram jogadas no inferno "não fizeram nada de moralmente errado". Tem certeza disso?

    "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
    E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade."


    Isso já desmonta um pouco a sua argumentação.

    E cade a minha resposta?

    ResponderExcluir
  127. Vinicius, tenha um pouco de limites nas suas mensagens, são grandes demais e ninguém tem tempo assim para ficar lendo isso tudo...(só uma dica).
    Mas resume por favor, qual é a verdadeira igreja?

    ResponderExcluir
  128. Neto, os adventistas receberam a doutrina do sábado dos batistas do sétimo dia. Mas é White que canonizou essa doutrina, tive varias experiancias pessoais com adventistas. Tenho notado que eles tem muito orgulho 'escondido' de terem Ellen White. É triste, mas a união que os adventistas tem com essa senhora é mística. Usam sempre um termo Espírito de profecia. Olha o que essa revista diz:' sabemos qe existe vida fora do planeta terra pela Bíblia e pelo Espírito de Profecia.'
    O Vinicius aqui irá fugir o quanto puder, para não falar de White e 1844.

    ResponderExcluir
  129. NETO,
    PRIMEIRAMENTE eu queria dizer que nao foi Ellen white que instituiu a lei.
    é em bases biblicas a nossa crença na lei ok ?

    E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

    17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

    18 Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;

    19 Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo

    Jesus cita alguns como exemplo, jesus falava de qual ?(10 mandamentos)

    o que são os mandamentos de Deus para voce ?

    Neto cristo veio gravar a lei em nós, não somente na nossa cabeça, mas em nossos coraçoes. nao veio modificar, ampliar, ou destruir, nem fzer confusoes,veio afirma o que Deus ja tinha estabelecido, veio cumprir, para servir de exemplo.

    Caprini

    obs:A Bíblia nunca deve ser colocada texto fora do contexto,nunca deve se explicar a biblia dessa maneira.a porque nao precisava, ou porque tals.

    ResponderExcluir
  130. Hummmmm começaram de novo, Clovis, Francisco ou Neto e outros!rs.. Neto respondeu começando com: Em Mt 5.31, excelente, voltaremos um dia então a esse assunto, tenho certeza disso! Mas agora me respondam, Jesus era predestinado? Vcs escrevem demais, confunde o leitor!!!Sair da moita, nem morta!!ahahaha (só para descontrair, estes posts pq estão tensos!)
    ass: eva

    ResponderExcluir
  131. Vinicius, 1844 e Ellen White te incomodam?
    Estou esperando me dizer qual A igreja verdadeira?

    ResponderExcluir
  132. 'RECEBEMOS A DOUTRINA DO SÁBADO DOS BASTISTAS DO SÉTIMO DIA !'
    (uma revista adventista ).

    ResponderExcluir
  133. Eva,
    fico feliz ao ver que está acompanhando os debates!


    Caprini, porque desvia as conversas?
    1-Ainda não me respondeu porque Jesus não separou a lei no monte,
    2-E agora não confessou que fez uma (no minimo) ruim interpretação do texto do Julgamento de Cristo.

    Acho bom termos um bom senso de humor, mas com essas questões que estamos lidando não se brinca.

    Estou debatendo sinceramente e seriamente com você, mas se ficar brincando e/ou desviando o foco da conversa como está fazendo constantemente, infelizmente minha participação vai terminar.

    Aguardo respostas.

    ResponderExcluir
  134. Luciano voce nao vai ao baile hoje ?
    acho que nao porque voce tem pouca bala. rrs

    brincadeiras a parte vamos o que interessa

    Luciano, voce desconversa muito, sem argumentos,nem terminamos ap1:10 e outros, e voce ja quer ir para próxima questao..eu passei as caracteristicas da igreja verdadeira acima meu irmão, mas eu nao tenho culpa por o post ser grande, e voce fica com preguiça de ler. se quizer manda mais post detalhadamente.

    nao fuja cade ap1;10 ? (é só o Leandro que modera as perguntas, segundo voces?)

    obs : varios post sem contra-argumentação.

    Caprini

    ResponderExcluir
  135. Não Vinicius, não vou ao baile hj.
    Você não tem culpa de o post ser grande, então quem tem? Foi psicografado?
    Ou 'plagiado'? (não faz diferença).
    Mas acho que quem está fugindo é vc. PELA ''>QUINTA VEZ!!! JÁ DISSE QUE NÃO QUERO DISCUTIR SOBRE SÁBADO, POIS PARA TODOS EFEITOS QUEM COLOCOU ESSA DOUTRINA NA ALMA ADVENTISTA FOI ELLEN WHITE APÓS SER CONVENCIDA POR BATES.
    Quanto a eu ter pouco ou muito não é vc que deve determinar. Vamos colocar a teste os argumentos. Veja eu não disse que existe igreja verdadeira, vc disse e é logico, claro e obvio que quer chegar ao adventismo. "O mais importante movimento após a reforma!"(nossa essa de Goldstein é uma piada).
    Mas Vinicius é o seguinte, eu não te respondo mais se vc não mudar seu discurso. É simples, diga assim: Luciano eu não quero falar sobre 1844 ou Ellen White, ou Igreja Verdadeira, assim como vc não quer falar sobre o sábado!
    Pronto, sem problema.

    um abraço

    ResponderExcluir
  136. Luciano,vamos ao estudo das caracteristicas da igreja verdadeira.

    * A estratégia de Satanás – muitas igrejas falsas:

    1. A mulher prostituta e suas filhas – Apoc. 17.

    * O plano de Deus – uma igreja verdadeira:

    1. A mulher virtuosa – Apocalipse 12.

    Com o objetivo de restaurar a verdade Deus estabeleceu uma igreja que deveria cumprir a missão descrita em Isaías 58:12. Esta igreja é descrita em Apocalipse 12:1 sob o símbolo de uma mulher.

    * A Profecia da Mulher

    mulher vestida de solApocalipse 12:1 apresenta a mulher pura com os seguintes símbolos proféticos:
    Uma mulher – Igreja: Efésios 5:23,32.
    Vestida do Sol – Sol significa Jesus no Novo Testamento: Salmo 84:11; Apocalipse 1:12 a 18.
    Lua debaixo dos pés – Sacrifício de cordeiros no VT: Hebreus 9.
    Uma coroa – Vitória: Atos 8:20.
    Doze estrelas na coroa – 12 Apóstolos: Daniel 12:3.

    Mulher Pura = Igreja fiel a Cristo

    * A Ira do Inimigo

    Irou-se o dragãoApocalipse 12:17 apresenta o inimigo irado contra a igreja pura por meio dos seguintes símbolos proféticos:
    Dragão irado contra a mulher – Satanás irado contra a igreja verdadeira.
    Foi pelejar – Perseguir {Período da idade média em que a igreja romana perseguiu os cristãos fiéis}
    Os restantes = Remanescentes – Os fiéis dos últimos dias.
    Mandamentos = Lei de Deus
    Testemunho de Jesus = O Espírito de Profecia: Apocalipse 19:10

    Caprini

    ResponderExcluir
  137. “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Mateus 7:21; Mateus 7:22, 23.

    Caprini

    ResponderExcluir
  138. * Examine as palavras de Jesus em João 10:14 a 16.

    1. Tenho outras ovelhas = Outros filhos.
    2. Não deste aprisco = Não desta igreja.
    3. Então haverá um rebanho = Uma só igreja.
    4. E um só pastor = Jesus Cristo.

    Leia Apocalipse 18:4 e decida-se pela verdade.

    caprini

    ResponderExcluir
  139. Levítico 24:19 Se alguém desfigurar o seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito:

    Levítico 24:20 quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado algum homem, assim lhe será feito. (Aqui relata de um Deus que nao estava em harmonia com seu povo. mat 5:38 jesus restaura, pois seculos depois o espirito dessa ordenança tinha se perdido, e como antigamente , até hoje o judeus procuram vigança pessoaL contra outra pessoa. ta voce diz que jesus falou a lei como um todo no sermao do monte.

    outro assunto

    E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
    17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
    18 Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
    19 Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo

    Jesus cita alguns como exemplo, jesus falava de qual ?

    o que são os mandamentos de Deus para voce ?

    Caprini

    ResponderExcluir
  140. Neto respondeu,
    16 de agosto de 2010 16:32
    Eva, você voltou!

    Como está?

    Voltei sim, nunca sumi!!Só não tenho o que falar como vcs.

    Eu estou ótima, muito obrigada, e vc? Mas ainda em busca das minhas respostas, tem que ter uma, não acha? Um pouco em conflito espiritual, mas bem com a graça de Deus! E lendo, lendo, lendo...tudo isso que Clovis e vc escreve, até mesmo no twitter, quando ele coloca o teu nome lá eu venho xeretar, kkkkk. Legal não é?
    Ele tuita bastante! Impressionante! Mas adoro pq quando o texto me interessa entro nesse site monitorado por Clovis e venho ler tudo que posso. Bacana ver vc aqui e ler os textos, bom falar com vc Francisco, ops! Desculpa Neto! Sei lá!

    Vcs são o máximo!!

    Ass: a desordenada em textos Sra. Eva

    ResponderExcluir
  141. Caprini,

    Porque você somente toca no assunto do Lv 24.19? Porque apenas esse?
    Eu lhe dei 4 textos onde Jesus cita o "resto" da lei junto com os 10 mandamentos sem separá-los.

    Porque não confessa logo que o Senhor Jesus não separou a Lei no sermão do monte porque a Lei não tem separação? Não percebe que não tem saida?

    Se seu mestre de verdade é Jesus, então você abandonará essa teoria e acreditará que a Lei moral de Deus é uma só: Os 2 maiores mandamentos são o resumo dos 10, e os 10 são o resumo de TODA a Lei moral do AT.

    Estamos aqui pra aprender juntos, mas se mesmo diante do verdadeiro intérprete da Lei você endurecer seu coração, a responsabilidade é sua.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  142. Cara Eva

    Como assim "Só não tenho o que falar como vcs"? Olha o tanto de assunto que aparece! rs Não sou o dono da casa, mas qualquer dúvida é bem vinda!

    Fico feliz de saber que você continuando lendo, lendo e lendo e buscando se alimentar.
    Mas nunca se esqueça que o ideal seria você ler 10 páginas da Bíblia pra cada post de blog, mesmo cristão, que você le pela net.
    Espero que não, mas e se o Clóvis sem querer escrever algo que vai contra a Palavra de Deus, como você saberá se não está sendo enganada? E se eu escrever também algo assim? Somos humanos e erramos, mas a Bíblia não. Sua fonte primária (a gema do ovo) tem que ser Ela.


    Um abraço e estamos aqui para o que precisar.


    Francisco Neto

    ResponderExcluir
  143. Neto, vou te responder claramente esses seus textos fora dos contextos

    Em Mt 5.31, Jesus cita Dt 24.1: Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, “far-lhe-á uma carta de repúdio”, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.(faltou acrescenta mat32) olha só :

    “Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.” (Mateus 5:31,32)(7 mandamento nao adulteraras)



    Em Mt 5.33, Jesus cita Lv 19.12: "Nem jurareis falso pelo meu nome”, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou Jeová.

    (3. O terceiro mandamento diz: "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;" - Êxodo 20:7 O que Jesus disse: "de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;" - Mateus 5:34 (jesus fala ainda dos 10)


    Em Mt 5.38, Jesus cita Lv 24.20 (Dt 19.21): Quebradura por quebradura, “olho por olho”, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará”.( acrescente mat 39,40,41...e veras que ele fala de amor ao próximo) ele ainda fala doz dez


    Em Mt 5.43, Jesus cita Lv 19.18: Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; “mas amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Eu sou Jeová.(amor ao proximo)

    Caprini

    ResponderExcluir
  144. Neto, me responde essa!! por favor
    E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

    17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

    18 Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;

    19 Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo

    Jesus cita alguns como exemplo, jesus falava de qual ?(10 mandamentos)

    o que são os mandamentos de Deus para voce ?

    Caprini

    ResponderExcluir
  145. Caprini,

    Infelizmente parece que você está mais pra um “Whiteista” do que pra um “Cristão”. Isto fica claro, porque você prefere dar ouvidos à voz de uma mulher, ou de uma instituição do que à voz de Cristo. Mas existe tempo para se arrepender. Principalmente se isso tudo for um mal ensino que te deram. O problema ficará se, depois de você descobrir a verdade, se vai querer continuar no erro. Você quem sabe.

    Em primeiro lugar, eu não citei nenhum texto fora de contexto.

    1-Em Mt 5.31, Jesus cita Dt 24.1. O engraçado, Caprini, é que você concordou que Jesus cita esse trecho da lei!!!!!! Isso não dá pra negar.
    Esse trecho fala claramente e diretamente contra O DIVÓRCIO. Mas Jesus completa, dizendo que quem dos divorciados se casar de novo comete adultério.
    O próprio divórcio não é adultério! Leia o que Jesus disse.

    Então, ainda temos Dt 24.1 na lista do Sermão do Monte. Sua tentativa falhou.


    2-Em Mt 5.33, Jesus cita Lv 19.12. "Nem jurareis falso pelo meu nome”.
    Agora você fez uma distorção braba pra defender seu ponto de vista. Em Lv 19.12 diz para não jurarmos falso pelo Nome de Deus. É uma Lei específica para JURAMENTOS, e foi ESSA que Jesus usou, ele fala claro sobre JURAMENTOS, e não sobre o 3º mandamento especificamente. Existem outras leis com relação ao usar o Nome de Deus (bênçãos e etc), e todas elas se resumem no 3º mandamento.
    Lembra que eu te falei que os 10 mandamentos são um resumo da lei? Pois é, você acaba de confirmar isso. Obrigado!

    Então, ainda temos Lv 19.12 na lista do Sermão do Monte. Sua tentativa falhou novamente.


    3-Em Mt 5.38, Jesus cita Lv 24.20 (Dt 19.21): “Quebradura por quebradura, ‘olho por olho’, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará”.
    Novamente, você reconhece que Jesus cita Dt 19.21. Mais uma “lei” sem ser os 10 mandamentos.
    O que você não reconhece, e que pareceu ser um ato impensado, é dizer que “amor ao próximo” faz parte dos 10 mandamentos.
    O “amaras ao próximo como a ti mesmo” não é um dos 10 mandamentos, mas é o 2º maior mandamento (junto com “amarás o Senhor teu Deus”), ou seja, um resumão dos 10.

    Então, ainda temos Lv 24.20 (pra não dizer também Dt19.21) na lista do Sermão do Monte. Sua tentativa mais uma vez falha.


    4-Em Mt 5.43, Jesus cita Lv 19.18: “Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo;”
    E novamente você diz que é o “amor ao próximo”. Não preciso explicar novamente, é o mesmo caso da resposta numero 3 acima.

    Então, ainda temos Lv 19.18 na lista do Sermão do Monte. Todas as suas tentativas foram falhas.

    Contamos então 4 trechos do “resto da lei” no Sermão do Monte.

    Você tem uma decisão a fazer: Ou continua sendo “Whiteísta” ou se arrepende e passa a crer no que Jesus falou. Afinal, Ele não poderia errar.

    Depois trataremos do Jovem Rico.

    ResponderExcluir
  146. Obrigado Vinicius, vc me provou que a igreja verdadeira tem aquelas caracteristicas. fico feliz, pois em bora não penso em UMA igreja visível verdadeira, encontrei aqueles aspectos na minha denominação.
    Então, acho que o assunto acabou.
    Agora eu te pergunto: 1844 foi uma falsa profecia?
    (seja curto em suas palavras).

    ResponderExcluir
  147. Caprini,

    Você disse:

    "Esse conceito de predestinação de vcs é anti-bíblico absurdamente errado, e equivocados.!!"

    Respeito sua opinião, mas ela é apenas uma opinião ou está substanciada na Palavra de Deus?

    Qual é o conceito de predestinação que você advoga? Poderia expor para nós? (Se já o fez, me desculpe, estou lendo os comentários do dia 17/08 ainda).

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  148. Aos adventistas,

    Não me animo a debater o sábado com vocês. Já debati com vários adventistas esse assunto, alguns mais outros menos fundamentados. Mas a questão é que não considero que os que guardam o sábado estão em pecado por causa disso. Creio que isto está na esfera da liberdade cristã.

    Porém, há um ponto associado ao tema que é preocupante. É a afirmação de que "a guarda do sábado implica salvação" e, por analogia, que a guarda do domingo importa em perdição.

    Vocês que estão defendendo o sábado aqui, poderiam me responder o seguinte:

    A salvação depende de se observar o sábado?

    Em Cristo,

    Clóvis

    PS.: Peço perdão se já responderam isso, estou atrasado com a leitura deste tópico.

    ResponderExcluir
  149. Luciano,

    "Clóvis, discordo do irmão no que diz respeito a marcar a volta de Cristo não ser um problema 'tão sério'."

    Mantemos a discordância. O que eu considero que não é tão sério pelo exemplo do próprio Miller. Uma vez que viu que suas duas tentativas de calcular a data da volta do Senhor falharam, reconehceu seu erro e pelo que se sabe viveu o resto de sua vida em recolhimento.

    "Mas para todos os efeitos 1844 ainda existe entre os adventistas na forma de uma doutrina remanufaturada da decpção de 22/10/1844."

    A gravidade do erro adventista não é 1844, mas a falta de humildade de reconehcer o erro, como Miller o fez, e inventar uma doutrina-explicação que, com refinamentos posteriores se tornou uma heresia.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  150. Luciano,

    Aproveitei a deixa e visitei seu blog. Numa próxima atualização do Cinco Solas o incluirei entre os meus recomendados.

    Duas considerações, uma positiva e outra a seu critério classificar. É bom ter mais um blog apologético, especialmente por ser voltado para as "seitas tradicionais", que andam meio esquecidas. É que bater em apóstolo é mais in.

    Recomendo equilibrar apontar os erros e expor a verdade. A verdade do evangelho é o melhor antídoto para o veneno das seitas. E o Senhor te dotou de capacidade para defender a verdade.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  151. Clóvis, Obrigado pela dica e honra.
    É que eu gosto de apenas repetir as declarações das seitas sem fazer muitas considerações. Parece que as oalavras deles são tão avsurdas que denunciam-se sozinhas. Porém, preciso tb colocar mais observações.
    Tem um comentário lá, de um mórmon usando Barth Ehrman para questionar a bíblia. Veja, os caras se unem com o inimigo...é brincadeira...depois querem que os consideremos cristãos...
    um abraço

    ResponderExcluir
  152. Clóvis Os adventistas fazem um esforço para se livrarem da acusação de que o movimento nasceu de uma falsa profecia. Miller não apenas negou, mas rejeitou todo o movimento posterior, da porta fechada. Os asd são herdeiros do que sobrou disso. Jesus continou com a data de 22/10/1844 dentro de seu cronograma sacerdotal.

    ResponderExcluir
  153. Luciano,

    "Você não tem culpa de o post ser grande, então quem tem? Foi psicografado?
    Ou 'plagiado'? (não faz diferença)."

    O texto enoorme postado pelo Cabrin, como se dele fosse, é de autoria de Alejandro Bullón.

    Deus o abençoe.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  154. Eva,

    "Hummmmm começaram de novo, Clovis, Francisco ou Neto e outros!rs.. Neto respondeu começando com: Em Mt 5.31, excelente, voltaremos um dia então a esse assunto, tenho certeza disso!"

    Não entendi, começamos de novo o que?

    "Mas agora me respondam, Jesus era predestinado?"

    Primeiro, precisamos esclarecer em que sentido ou para que Jesus seria predestinado. Se for no sentido de "predestinado para a salvação" é óbvio que Ele não o era, pois nunca tendo pecado, nunca precisou de salvação e portanto nunca foi predestinado a ela.

    Segundo, podemos dizer que Jesus estava predestinado, pelo mui sábio conselho de Deus, a realizar a sua obra salvífica. Lemos nas Escrituras que Jesus era o "Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo", Ap 13:8. Ou seja, Sua morte não foi um acontecimento contingente, mas um evento tornado certo pela determinação divina. De fato, Pedro afirma explicitamente a predestinação de Jesus:

    "Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel; Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer." At 4:27-28

    Portanto, sim, Jesus era um predestinado.

    "Vcs escrevem demais, confunde o leitor!!!"

    A intenção não é confundir, mas esclarecer.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  155. Caprini,

    "Luciano,vamos ao estudo das caracteristicas da igreja verdadeira."

    Seria de bom gosto se você, ao utilizar textos de terceiros, que não são de sua autoria, indicasse a autoria. Fica chato as pessoas responderem a você, como se fosse você que tivesse dito, o que na verdade foi escrito por outras pessoas. Além disso, não é muito ético, na verdade nada ético, postar material pertencente a outra pessoa e apor seu nome, como se seu fosse.

    Outro ponto importante, essa forma de debater é muito pouco produtivo, pois quem disse o que você posta não está aqui para interagir com os que querem discutir os assuntos. Seria mais proveitoso para nós se ao invés de copiar e colar, você expusesse as suas próprias idéias e se precisar recorrer a textos de terceiros o fizesse por indicação do link.

    Como te disse, é apenas uma dica sobre bom gosto, ou se preferir, netiqueta.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  156. Eva,

    "Ele tuita bastante! Impressionante! Mas adoro pq quando o texto me interessa entro nesse site monitorado por Clovis e venho ler tudo que posso."

    Na verdade, tuito demais. Como blogueio demais. E navego demais. Mas vem cá, você me segue no twitter? Eu te sigo? Qual é seu nome no twitter?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  157. Neto,

    "Espero que não, mas e se o Clóvis sem querer escrever algo que vai contra a Palavra de Deus, como você saberá se não está sendo enganada? E se eu escrever também algo assim? Somos humanos e erramos, mas a Bíblia não. Sua fonte primária (a gema do ovo) tem que ser Ela."

    Ótimo conselho à eva, que vale para todos.

    Este blog está no ar a quatro anos. Seria de uma presunção absurda pensar que não inseri meus erros nele, pois meu comprimisso com a Palavra não me torna infalível ao interpretá-la. Portanto, o Cinco Solas deve ser usado armado com o primeiro deles: o Sola Scriptura. Pois só assim diminui o perigo de ler e acreditar no que é dito aqui.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  158. Nossa Clóvis, o plagio do Vinícius, parece ser uma mania 'whitiana'.
    Eu senti um cheiro de plágio mesmo.

    Vinicius, quero encerrar aqui minha tentativa de dabate com vc.

    Considero vc um adventista que tem muito medo de defender 1844.
    (só respondo vc quando tocar nos assuntos que apresentei para vc; 1844 ou Ellen White...)

    ResponderExcluir
  159. Clóvis,

    Você disse:"
    "Como te disse, é apenas uma dica sobre bom gosto, ou se preferir, netiqueta."

    "Netiqueta" significa o que? Etiqueta do Neto? rs

    Abração.

    ResponderExcluir
  160. Neto,

    Quase poderia ser, pela forma exemplar como você argumenta.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  161. 1. Clóvis respondeu,
    21 de agosto de 2010 09:08
    Eva,

    "Ele tuita bastante! Impressionante! Mas adoro pq quando o texto me interessa entro nesse site monitorado por Clovis e venho ler tudo que posso."

    Na verdade, tuito demais. Como blogueio demais. E navego demais. Mas vem cá, você me segue no twitter? Eu te sigo? Qual é seu nome no twitter?

    Em Cristo,

    Clóvis

    Sigo sim Clovis, mas como eu disse, nem morta vou me identificar aqui! Vai ser meu confessionário esse blogg. começo hoje, rs.... e Neto, esta no teu Twitter também?

    Neto sigo teu conselho, obrigada.

    ler 10 páginas da Bíblia pra cada post de blog, não cuido mais da casa, nem dos filhos ou não durmo, assim meu marido que é casado comigo ha uns 22 anos vai me dar carta de divórcio, mas vou tentar seguir todos os teus conselhos e lembrando que são todos humanos apesar de te respeitar muito.

    E fico na gema de ovo como minha fonte principal, mas tenho que ler outras fontes ate para esclarecer coisas que leio e não entendo, tenho sede.

    Clovis, fiz uma grande bobagem essa semana que me deixou muito triste. Queria ler arquivos de um site Judeu, e ao entrar nos arquivos, ele pedia identificação para liberar, me identifiquei e o rabino pediu para eu fazer um juramento, eis o juramento: que eu nunca tentaria levar um Judeu a Jesus de Nazaré e eu jurei, ainda bem que existe o yom kipur (Dia do perdão, com jejum e oração), mas fiquei triste com isso, achei uma cilada! Se eu for testada, vou cair, ainda bem que esse juramento não era no nome de Deus, pq jurei e não vou cumprir esse juramento.A Bíblia diz: sim, sim, não , não e o que passar disso vem do maligno, e agora? Não sei nem se estou convertida como vou converter qq outra pessoa, pior ainda, converter um judeu! Pelo menos eu acho isso, pois era católica e me converti há 3 anos. Ando em conflito espiritual, perturbada mesmo, estou orando e lendo muito, me ajuda!

    Ass: Eva.

    P.S: acho que netiqueta é a forma de vc se comportar por e-mails e agora também em lugares virtuais.

    Paz de Cristo pra todos!

    ResponderExcluir
  162. Eva,

    "Sigo sim Clovis, mas como eu disse, nem morta vou me identificar aqui!"

    Bom, a menos que seja espírita, o que acho que não é, morta é que não vai se identificar. Mas sinceramente, não consigo entender porque vocês não se identificam. Será que descobriram que conheço um serial killer que me deve favores?

    Na boa, não me incomodo que permaneçam anônimos, apenas não gostaria de oferecer-lhes a cordialidade de chamá-los pelo nome...

    "Vai ser meu confessionário esse blogg. começo hoje, rs.... e Neto, esta no teu Twitter também?"

    Acho que não, pelo menos não que eu tenha percebido. Para quem não está no twitter, não recomendo. O treco vicia, e já perdi o Daniel Gruba para ele.

    "assim meu marido que é casado comigo ha uns 22 anos vai me dar carta de divórcio, mas vou tentar seguir todos os teus conselhos"

    Olha só, se tiver que sacrificar alguma leitura para o bem de seu casamento, sacrifique os blogs (inclusive o 5S) e não a Bíblia. Sentirei sua falta, mas seu marido não (acho que fiz uma média com ele agora).

    "Clovis, fiz uma grande bobagem essa semana que me deixou muito triste. Queria ler arquivos de um site Judeu, e ao entrar nos arquivos, ele pedia identificação para liberar, me identifiquei e o rabino pediu para eu fazer um juramento, eis o juramento: que eu nunca tentaria levar um Judeu a Jesus de Nazaré e eu jurei"

    Agora magoei. Aqui nem o nome você diz, mas para o rabino até juramento faz? Ah! se eu soubesse seu nome no twitter, mandaria ver um unfollow! (brincadeirinha, viu).

    "Não sei nem se estou convertida como vou converter qq outra pessoa, pior ainda, converter um judeu! Pelo menos eu acho isso, pois era católica e me converti há 3 anos. Ando em conflito espiritual, perturbada mesmo, estou orando e lendo muito, me ajuda!"

    Agora a sério. Você pode, e deve, ter certeza de sua salvação. Agarre-se às promessas do Senhor e confie unicamente na obra de Jesus na cruz em teu favor e todo conflito desaparecerá. Jesus não quer que vivamos inseguros, creio que se ofende quando pensamos que não pode nos guardar, do Diabo, do mundo e de nós mesmos. Olhe para Jesus e não para si mesma, e sua alegria pela salvação será perene e crescente.

    Quanto a converter a um judeu você está certa, não pode. Nem eu, nem ninguém. A obra milagrosa da regeneração é um ato exclusivo de Deus, o Espírito Santo. Incumbe-nos somente pregar com fidelidade o evangelho e confiar em Deus para frutificar a semente e dar vida aos mortos em pecados e delitos.

    Persista em ler a Bíblia e orar, mas sempre olhando para Jesus.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  163. 1. Clóvis respondeu,
    22 de agosto de 2010 00:01
    Eva,

    "Sigo sim Clovis, mas como eu disse, nem morta vou me identificar aqui!"

    Bom, a menos que seja espírita, o que acho que não é, morta é que não vai se identificar. Mas sinceramente, não consigo entender porque vocês não se identificam. Será que descobriram que conheço um serial killer que me deve favores?
    Não sou espirita, mas meu marido ainda não se converteu e e simpatizante do espiritismo, já ate foi! E não me identifico por causa dele, imagino, eu convertida, e ele espirita e eu conversando num blogg com vcs, vai achar que toda nossas brigas e culpa dos cristãos. Realmente morta não vou conseguir me identificar, mas sei la se vc e o próprio serial killer do twitter.Relaxa, gosto de brincar...
    Olha só, se tiver que sacrificar alguma leitura para o bem de seu casamento, sacrifique os blogs (inclusive o 5S) e não a Bíblia. Sentirei sua falta, mas seu marido não (acho que fiz uma média com ele agora).FEZ MESMO, ISSO ‘e um EXCELENTE CONSELHO PARA MARIDOS CIUMENTOS E POSSESSIVOS, PARABENS.
    Na boa, não me incomodo que permaneçam anônimos, apenas não gostaria de oferecer-lhes a cordialidade de chamá-los pelo nome... Eva ‘e um bom nome, j’a que Eva&Adao vc corrigiu!!
    Agora magoei. Aqui nem o nome você diz, mas para o rabino até juramento faz? Ah! se eu soubesse seu nome no twitter, mandaria ver um unfollow! (brincadeirinha, viu). Agora que não me identifico mesmo, estou no erro 2x2, mas o rabino não tem o meu twitter, nem vê minha foto.
    Clovis disse: Agora a sério. Você pode, e deve, ter certeza de sua salvação. Agarre-se às promessas do Senhor e confie unicamente na obra de Jesus na cruz em teu favor e todo conflito desaparecerá. Jesus não quer que vivamos inseguros, creio que se ofende quando pensamos que não pode nos guardar, do Diabo, do mundo e de nós mesmos. Olhe para Jesus e não para si mesma, e sua alegria pela salvação será perene e crescente. ( Eva responde: Pedro o negou também, mas eu fiz diferente que acaba sendo no meu olhar igual, por isso me entristeci, agora tenho que dizer: Senhor te amo, te necessito mais vzs).Sua palavra foi alivio Clovis, obrigada.
    Quanto a converter a um judeu você está certa, não pode. Nem eu, nem ninguém. A obra milagrosa da regeneração é um ato exclusivo de Deus, o Espírito Santo. Incumbe-nos somente pregar com fidelidade o evangelho e confiar em Deus para frutificar a semente e dar vida aos mortos em pecados e delitos.
    Eva diz: ‘e verdade Clovis, mas como eles tem medo disso, veja a carta de juramento do rabino judeu:
    Nossas condições para o recebimento da senha, se resumem a algo muito simples: a pessoa interessada deve se comprometer que não levará judeus a Yechu'a (ישוע - Yachu'a, yahochu'a, ou como quer que queiram que seja a pronúncia correta), ou Jesus; segue a fórmula abaixo, basta escrever seu nome no princípio, e no final como assinatura.
    ___________

    Eu,.............................................

    Asseguro que o material do sítio ou o conhecimento adquirido nele não será utilizado para levar judeus à crença em Yechu'a ha-Notsri, ou como conhecido maiormente no Ocidente, Jesus de Nazaret. Tampouco será feito qualquer uso que não seja a aprendizagem nele.

    Atenciosamente,


    ass.:..........................................................

    Envie-nos isto, com seu nome confirmando, sr.

    rabino

    Eva diz; sinto-me ridícula, mas sei que Jesus me perdoa, mas o que fazer com essa minha humanidade toda errônea??
    Obrigada Clovis, vou persistir e orar, sempre olhando para Jesus, mas promete que não vai twittar meu codinome Eva pq acabo fechando a Bíblia desfocando, e indo para o micro ler os Bloggs.

    Obrigada, estou em paz, só chorando um pouquinho, mas em paz!Um dia me apresento diretamente a vc pelo twitter em mensagem direta, ok?

    Paz de Cristo para todos, Uma boa noite.

    Ass: Eva

    ResponderExcluir
  164. Neto meu Querido, Meu senhor, voce está interpretando totalmente de forma erronea o que eu estou postando. não existe amor ao próximo na lei de Deus?(10 mandamentos) eu fico pensando de que maneira voce interpreta a palavra de Deus, e chego a conclusao que a coisa ta mais feia do que parece.

    O Resumão da lei(10) é Amar a Deus de todo seu coração e entendimento, e amaras o próximo como a ti mesmo certo.

    entao vamos la ! a lei é dividida em duas tábuas certo ? uma tabua tem 4 mandamentos(que é somente amor a Deus). Na outra tábua tem 6 obviamente, que são amor ao próximo certo. até aqui tudo bem né.

    *Amar a Deus sobre todas as coisas,de todo seu entendimento..

    1-Não terás outros deuses diante de mim.
    2-Não farás para ti nenhum ídolo... Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto.

    3-Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus....
    4-Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao SENHOR, teu DEUS. (ENTAO AQUI FECHA OS 4 PRIMEIROS, AMOR A Deus, SE VOCE AMAR A Deus voce observará os 4 primeiros) . Agora vamos para o seguinte.

    5-Honra teu pai e tua mãe...
    6- Não adulterarás.
    7- Não matarás.
    8-Não furtaráS.
    9- Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
    10-Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo... nem coisa alguma que lhe pertença.(AQUI FALA SOBRE O AMOR AO PROXIMO, se voce amar a Deus de todo o seu coracao como jesus disse, e amar o proximo como a ti mesmo, voce observara os 10 mandamentos) jesus fala dos dez mandamentos entre os dez tem o sábado que é o quarto, senao seria nove certo ? a pergunta é! porque voce nao guarda o sábado se é mandamento de Deus ? (olha bem o que diz thiago 2:10) .

    (ou)Deuteronômio 4:2 -NADA ACRESCENTEM às palavras que eu lhes ordeno e delas NADA RETIREM, mas obedeçam aos mandamentos do Senhor, o Seu Deus, que eu lhes ordeno.
    olha só neto quem mudou o dia sagrado de Deus para o domingo(obs:lei de Deus, lei dos homens, o dedo de Deus o dedo do homem(o sábado de Deus,o Domingo de satanas)

    justino, o Mártir (114 a 165 d.C.), em sua primeira Apologia (capítulo 67), diz, “Mas domingo é o dia no qual iremos ter nossa reunião comum, porque foi no primeiro dia que Deus, tendo feito uma mudança na escuridão e na matéria, fez o mundo; e Jesus Cristo nosso Salvador, no mesmo dia, ressuscitou dos mortos.” Isso foi aproximadamente 150 anos antes de Constantino.

    agora eu pergunto, voce observa os 10 mandamentos ? quero resposta.
    voce lembra o que jesus falou pro jovem rico ?

    fica cm Deus!

    VINICIUS CAPRINI. OBS: É ESSA RAIZ QUE TEM QUE SER CORTADA(E OUTRS)

    ResponderExcluir
  165. Repetindo pq o micro travou. Acho que vc monitora esse blogg Clovis, rs...

    Obrigada Clovis, vou persistir e orar, sempre olhando para Jesus, mas promete que não vai twittar meu codinome Eva, pq acabo fechando a Bíblia e lendo os blogs, estudo com os dois e vc me chama no twitter, curioso que eu venho certeira naquilo que é pra eu ler.

    Clovis disse: Agora magoei. Aqui nem o nome você diz, mas para o rabino até juramento faz? Ah! se eu soubesse seu nome no twitter, mandaria ver um unfollow! (brincadeirinha, viu). EVA responde: NÃO MANDA NÃO VIU!!!PRECISO DISSO AQUI!!Estudo aqui! Foi um dos blogs mais confiáveis que eu achei.

    E pare de brigar quando eu leio e não entendo, o seu blogg não é só para os que são mestres, sábios, teólogos e pastores, mas para ovelhas perdidas e confusas como eu e estou tentando entender sobre predestinação, gostei do postado sobre Jesus, bela resposta, mas vou ter que ler 3 x mais sem as crianças ficarem chamando maeeeeeee ,me leva aqui, me leva ali. Toda hora tenho que parar!!Lembro de um versículo que quando uma das mulheres trabalhava arrumando a casa e a outra escutava Jesus, a trabalhadora vinha reclamar com ele dizendo fazer todo serviço da casa sozinha e ele dizia que a outra não estava a toa. Não estou à toa não!!!

    Clovis disse: Agora a sério. Você pode, e deve, ter certeza de sua salvação. Agarre-se às promessas do Senhor e confie unicamente na obra de Jesus na cruz em teu favor e todo conflito desaparecerá. Jesus não quer que vivamos inseguros, creio que se ofende quando pensamos que não pode nos guardar, do Diabo, do mundo e de nós mesmos. Olhe para Jesus e não para si mesma, e sua alegria pela salvação será perene e crescente.

    Clovis, chorei quando li isso, agora durmo em paz, tu é fogo, rs...

    (Clovis disse também: Persista em ler a Bíblia e orar, mas sempre olhando para Jesus).
    Eva responde: Deus te usa mesmo! Obrigada viu! Boa Noite, durma super bem com a certeza que nada aqui foi em vão. Um dia te mando uma mensagem no twitter me identificando, vou dizer que sou a eva com meu verdadeiro nome ;)

    Parabéns pelo blogg e a todos seu colaboradores.

    Obrigada

    Ass: Eva

    ResponderExcluir
  166. SR. CLÓVIS,

    nossa quantas palavras(Obrigado, são seus olhos) obs:fico feliz que voce lê os conteúdos do Pr Búlon. a semente entao foi plantada.

    Vamos lá ,voce falou Senhor Clóvis que fica chato responder as postagens, pois é autoria de terceiros(no caso adventistas,que voces odeiam tanto. digo odeio porque o luciano ja confirmou isso acima, e creio que voces pensam iguais certo.)eu penso que isso é estratégia para fugir das fragilidades das argumentações que vcs sustentam ok.(como exemplo o Luciano fugiu das minhas postagens e só queria falar de 1844,quer falar sobre 1844? ok. Mas as postagens anteriores tem que ser definida certo, ele afirmo que o domingo é dia do senhor, como pode afirmar e nao ter base para sustentar.

    Predestinação, me desculpa a franqueza, mas isso é antí-biblico.
    me faça enxergar biblicamente, o que voces pregam.

    A SOBRE A IGREJA VERDADEIRA ESTOU A DISPOSIÇÃO SEQUENCIALMENTE O ASSUNTO PREDESTINAÇÃO.


    voce perguntou clovis,

    Vocês que estão defendendo o sábado aqui, poderiam me responder o seguinte:

    A salvação depende de se observar o sábado?

    O que Romanos 2:13 ensina é que “… homens são julgados não pelo que pretendem conhecer ou professam ser, senão pelo que realmente fazem (cap. 2: 6).” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo dia sobre Romanos 2:13). Portanto, o apóstolo está destacando que, mesmo sendo salvo pela graça, o ser humano no dia do juízo será avaliado por suas obras, pela lei que tinha à sua disposição (O Decálogo ou a Lei Moral escrita no seu coração – ler Romanos 2:14-16). Afinal, por que juízo se não existe uma Lei para avaliar a conduta de quem realmente aceitou o plano de salvação? (Eclesiastes 12:13-14; 2 Coríntios 5:10; Romanos 14:12)

    OBS:Caprini é minha identificação ok, e nao autoria.
    os textos citados são de autorias adventistas, textos tirados biblicamente.

    ResponderExcluir
  167. clóvis,

    o apóstolo dos gentios sempre se preocupou em que colocar a lei no seu devido lugar: não como o meio de salvação (Efésios 2:8, 9), mas como sendo o resultado de um coração transformado (Efésios 2:10) pela graça de Jesus.

    Lei(inclui o sábado) e se voce tirar o sabado,e guardando somente nove, veja o que acontece> thiago 2:10 ( ai se voce pensa melhor, resulta em salvação.

    VINICIUS CAPRINI

    ResponderExcluir
  168. Eva,

    "Um dia te mando uma mensagem no twitter me identificando, vou dizer que sou a eva com meu verdadeiro nome ;)"

    Sabe o que me tranquiliza? Se você não se apresentar aqui na terra, via blog, email ou twitter, quando chegar no céu vou te procurar. Duvido que conseguirá ficar anônima lá, mesmo porque iremos receber um novo nome e eu vou ouvir quando pronunciarem o seu...

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  169. Vinícius Caprini,

    Pode me chamar apenas de Clóvis, acredito que as formalidades podem ser dispensadas entre amigos. Somos amigos, não somos?

    "...fico feliz que voce lê os conteúdos do Pr Búlon. a semente entao foi plantada."

    Sim, leio Alejandro Bullón, Arnaldo B. Christianini e Ellen White entre outros adventistas. E não leio apenas para criticar, se é o que pensa. A verdade de Deus é a verdade, onde quer que se encontre.

    Agora, equiparar o que o Pr. Búllon escreve à semente, é uma pouco de exagero, mesmo para os padrões adventistas. Jesus diz "a semente é a Palavra de Deus..." e não o que um pastor escreve.

    "Vamos lá ,voce falou Senhor Clóvis que fica chato responder as postagens, pois é autoria de terceiros"

    Não me entenda mal, por favor. Mas pense de maneira prática, se em resposta a você eu citar textos e mais textos das confissões de fé históricas e por sua vez você replicar com mais textos, na verdade não estaremos conversando, mas panfleteando sem interagir de fato. Se passado algum tempo você tiver reproduzido aqui o Grande Conflito e eu as Institutas, não teremos avançado nada em nosso debate, pois poderíamos, cada um de nós, sentar numa poltrona confortável e ler as respectivas obras.

    Não significa que não possamos citar trechos de autoria de terceiro, com os devidos créditos autorais, em apoio ao afirmamos, mas é realmente desistimulantes dizer uma frase e o outro responder com 300 linhas de pura citação de outra pessoa.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  170. Vinícius,

    Continuando, você diz

    "...no caso adventistas,que voces odeiam tanto. digo odeio porque o luciano ja confirmou isso acima, e creio que voces pensam iguais certo.)eu penso que isso é estratégia para fugir das fragilidades das argumentações que vcs sustentam ok."

    Lamento que pense que eu odeio adventista. Nutro genuína amizade a muitos deles, alguns que conheci apenas virtualmente, como o Azenilto Brito e o Daniel sobrenomeimpronunciável, dos quais, mesmo tendo cessado nossa convivência virtual guardo boas lembranças e outros que conheço pessoalmente. Mesmo o Leandro, acima, você encontra indícios de ódio no que escrevi sobre ele?

    Ver como indesejável o copy and past de longos textos não é uma estratégia para evitar o debate, pelo contrário, é buscar torná-lo produtivo, pela interação entre os proponentes de pontos de vistas divergentes sobre um tema. Os cachorros podem ser grandes e a briga entre eles sanguinolenta, mas eu prefiro sair da platéia e subir ao ringue. O que estou te convidado é para deixar de ser torcedor de rinhas e passar à esgrima.

    Ah, e você se engana quando crê que pensamos iguais. Não pensamos. Eu e o Neto somos credobatistas, o Luciano é pedobatista, alguns defendem o sistema de governo presbiteriano, outros o congregacional, tem pentecostais aqui e tradicionais também, faça uma enquete e verá que amilenista, pré-milenista e pós-milenista, com todas as suas variáveis tribulacionistas. O que temos em comum? Cremos nas doutrinas da graça como estão na Bíblia. E isto nos torna uma seita.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  171. Vinícius,

    "Predestinação, me desculpa a franqueza, mas isso é antí-biblico. me faça enxergar biblicamente, o que voces pregam."

    Não precisa se desculpar pela franqueza. Desculpe-se por ser evasivo em outras questões formuladas, mas não por expressar de maneira objetiva o que pensa. Já passei da fase de me abalar emocionalmente porque alguém discorda de mim, mesmo quando considera diabólico o que defendo. Não é o seu caso, acredito.

    Quando você diz que a predestinação é antibíblica, está afirmando que ela é contrária ao que a Bíblia diz? Neste caso, deve explicar o que faz com as passagens que literalmente diz que Deus elege e predestina para a salvação. O próprio Leandro Quadros, ali de cima, diz que a "Bíblia tem textos bastante enfáticos ao ensinar que nós somos predestinados para a salvação". E então, em que sentido a predestinação é anti-bíblica?

    Quanto a fazer você enxergar biblicamente esta doutrina, creio que não sou capaz. Cabe a Deus desvender nossos olhos para a verdade. Posso apenas postar as passagens bíblicas sobre isso e explicá-las se não entender. Mas se não quiser ver, terei que deixar a cargo do abre os olhos aos cego completar a obra:

    E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Ef 1:5

    Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, Ef 1:11

    E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Rm 8:28-30

    Poderia postar mais, mas tres testemunhas bastam, por ora.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  172. Vinícius,

    Você respondeu minha pergunta sobre o sábado e salvação, dizendo:

    "O que Romanos 2:13 ensina é que “… homens são julgados não pelo que pretendem conhecer ou professam ser, senão pelo que realmente fazem (cap. 2: 6).” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo dia sobre Romanos 2:13). Portanto, o apóstolo está destacando que, mesmo sendo salvo pela graça, o ser humano no dia do juízo será avaliado por suas obras, pela lei que tinha à sua disposição (O Decálogo ou a Lei Moral escrita no seu coração – ler Romanos 2:14-16). Afinal, por que juízo se não existe uma Lei para avaliar a conduta de quem realmente aceitou o plano de salvação (Eclesiastes 12:13-14; 2 Coríntios 5:10; Romanos 14:12)

    Acredito que você está defendendo que a salvação depende da observância do sábado. Neste ponto, com toda a seriedade que se deve ter quando se confronta uma heresia, digo que crendo na salvação pelas obras você rejeta a salvação pela graça que é, de fato, a única forma de alguém se salvar.

    Se me permite, por amor a você, vou voltar a este tema oportunamente. Perceba que não se trata de observar o dia de sábado como dia de descanso, como lhe disse, isto está no campo da liberdade cristã. A sua heresia, pela qual perecerá, se não a renegar, é fazer a salvação depender da guarda do sábado, pois isso é pisar o sangue de Jesus e cuspir na face de quem te oferece a graça, de graça.

    Clóvis

    PS.: Minha prioridade, com você será refutar a salvação mediante o sábado. Mas gostaria, depois disso, de discutir a regra de fé adventista, se estiver disposto.

    ResponderExcluir
  173. Eva,

    Se eu fosse você, nem iria atrás desses sites de rabinos!
    Sim, eu creio que é uma forma boa de estudar o judaísmo e se edificar muito, ajudando até mesmo a entender melhor porque eles negam a Jesus.

    Mas não precisamos de rabinos, pois já temos O Rabino (Jesus).

    Sabe a minha discussão aqui com o Vinícius Caprini? Se dá justamente porque o Verdadeiro Intérprete da Lei (Jesus) o Caprini não escuta. Mas qualquer “mestre” que vier interpretando a Lei, ele escuta...

    O que se pode fazer? Só pedir a Deus que nos dê sabedoria para enxergar isso. Como o Clóvis disse muito sabiamente, olhe pra Jesus, confie nEle e cresça no conhecimento dEle (como pessoa) e nas coisas que Ele ensinou.

    Um abraço, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  174. Clóvis,

    Você disse: “Quase poderia ser, pela forma exemplar como você argumenta.”

    Vindo de você, sei que foi um elogio. Mas estou longe de ser um exemplo.
    Eu creio (e acho que você também) que o objetivo numero 1 do apologeta é trazer a debatedor à Cristo. O número 2 (que serve ao número 1), é derrubar o engano com a Verdade.
    Tendo isso em mente, você tem consciência de que não foi chamado pra ganhar debates (e muitos humilham os oponentes por causa disso), mas pra servir a Deus. Declarando a verdade você já saiu como vencedor, mesmo que “o outro lado” não se convença. Convencer já é trabalho de Outro...

    Abração, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  175. Caprini,

    Me chamar de “senhor” foi demais hein? Eu tenho só 29 anos. Talvez vc seja mais velho do que eu.

    Você me perguntou: “não existe amor ao próximo na lei de Deus?(10 mandamentos)”
    Minha resposta é: O mandamento explícito “ame o seu próximo” NÃO está nos 10 mandamentos. Claro que os mandamentos nos ensinam a amar o próximo mesmo não dizendo isso explicitamente. Mas o MANDAMENTO “amarás o teu próximo como a ti mesmo”, explícito e claro e que FAZ PARTE DA LEI, está em Levítico 19.18. Confira por si mesmo. É um “resumo” dos 10 mandamentos? Sim! Mas não é apenas um resumo, ele por si só já é um mandamento!

    O que eu achei incrível, e agradeço a Deus nesse instante foi que, você querendo “separar” a Lei usando o argumento do “amor ao próximo”, você fez foi me ajudar a provar o contrário! Graças a Deus.

    Em Mateus 22, vs 36 e 39 um mestre da Lei chega até Jesus e diz: “Mestre, qual é o grande mandamento na lei? [Atenção: não é “somente” um resumo dos 10, é um MANDAMENTO!] Jesus responde dizendo que é o “Amarás o Senhor teu Deus de todo...” e mais à frente, Ele diz: “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

    Detalhe importantíssimo: Tanto o mestre quanto Jesus falam da Lei TODA como se fosse uma só. Concluímos, com isso, que o “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” é um MANDAMENTO, que se encontra em LEVÍTICO 19.18, e que Jesus AFIRMA ser o segundo maior de TODOS. Esse "todos" inclui os 10 mandamentos.
    Logo, para Jesus, a LEI é UMA SÓ, 10 mandamentos + “o resto”.

    Só falta agora você reconhecer isso, Caprini. Mais uma vez, invoco a SUA responsabilidade diante de Deus para reconhecer o erro.

    Você me disse, certa hora, que minha maneira de interpretar a Palavra de Deus é “mais feia do que parece”.
    Mas eu te pergunto: Onde está escrito que “uma tabua tem 4 mandamentos [...] Na outra tábua tem 6 obviamente”.
    Infelizmente pra você, isso não é óbvio. Onde está escrito isso? Alguém te disse isso, ou você próprio leu na Palavra?

    Você me fez mais uma pergunta, que não posso deixar de responder: “voce observa os 10 mandamentos ? quero resposta.”
    Resposta: Jesus guardou a Lei, todinha, por mim. Então, por isso eu posso dizer: SIM, eu observo completamente os mais de 600 mandamentos, aos olhos de Deus.

    E você, Caprini, observa a Lei de Deus?

    Você disse:
    “voce lembra o que jesus falou pro jovem rico ?”
    Sim! Que que tem?

    Um abração.

    ResponderExcluir
  176. Clóvis,

    Nessa sua postagem sobre o Leandro Quadros, você afirmou:
    "preocupam-me algumas declarações dele [Leandro] quanto à salvação, as quais poderão ser apresentadas e consideradas no decorrer das postagens que se seguirão."

    E

    "Convido-o a acompanhar a série de artigos que serão publicadas."

    Minha pergunta é: Essa série continuou?

    Um abração.

    ResponderExcluir
  177. Vinicius, eu disse que odeio o adventismo, repito mais uma vez, e outra vez. Tenho nojo dessa idolatria 'Whitiania' e dessa porcaria dibólica que entroduziu Jesus em 1844 numa outra faze no céu! OK? MAS dise falar para o Clóvis que TODOS pensam aqui assim, é um erro seu. Ele até diz que anda lendo os plágios da louca Ellen White e segundo ele, não apenas para criticar! ( eu jamais leria uma página de Ellen White com esse sentimento, lavagem por lavagem, leio Ed Macedo...).
    MAS POR FAVOR, NÃO PENSE QUE ODEIO PESSOAS, AINDA QUE ESSE SISTEMA EXISTE COM AS PESSOAS, NÃO TENHO ÓDIO PESSOAL!
    Não se incomode com as palavras duras contra Ellen White, essa endemonhida chamou o dia do Senhor de marca da besta! então apenas estou retribuindo os elogios...

    ResponderExcluir
  178. Neto,

    "Minha pergunta é: Essa série continuou?"

    Sim, tenho mais alguma coisa escrita, na sequência. Porém, como mais uma vez o Leandro brecou o debate segurando meus comentários no blog dele, achei que deveria segurar os posts também.

    Estou começando a achar que gastei minhas velas com defunto ruim...

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  179. Vela com defunto...rsrs. Ele colocou um 'estudo' lá no site,uma nova teses (hahaha) sobre Cl 2.16. Nossa é tanto esforço para explodir o texto que parece que precisa achar poeira em alto mar...

    ResponderExcluir
  180. Quando ele fica com o vitimismo/coitadismo, sindorme de perseguição, dizendo que o Clóvis o tratou mal, fico imaginando se fosse comigo! Nossa mão do céu, Jerusalém dos crentes! ele iria me porcessar...

    ResponderExcluir
  181. Se o Clóvis tratou mal o Leandro Quadros, meu pai é o Batman!

    =P

    ResponderExcluir
  182. Vinicius Caprini,

    Você recebeu nossas respostas?

    ResponderExcluir
  183. Neto, o Vinicius deve estar pocurando algum texto do Bullón, para copiar...(rapaz eu até o vi virtualmente engasgado quando o Clóvis disse que ele usou o tal autor)acho que ele não esperava por essa...
    depois eu que sou zagueiro...

    ResponderExcluir
  184. Luciano,

    A minha oração é que ele perceba o engano e abandone ensimanentos de homens.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  185. Em Mateus 22, vs 36 e 39 um mestre da Lei chega até Jesus e diz: “Mestre, qual é o grande mandamento na lei? [Atenção: não é “somente” um resumo dos 10, é um MANDAMENTO!] Jesus responde dizendo que é o “Amarás o Senhor teu
    Netto meu senhor,falo senhor ainda porque tenho 19 anos e farei 20 mes que vem, voce é dez anos mais velho do que eu, entao o "senhor" ainda nao fica anti-ético ok. rsrrs (brincadeira a parte) obs: desculpa a ausência, muito corrido, trabalhos da faculdade ok. (obrigado pela compreensão)

    Entao vamos lá.

    Netto ja expliquei, e vou repetir para maior entendimento de sua pessoa.

    nossa mais de 600 mandamentos voce observa ? me diga apenas 12 ? rsrs

    exodo:20

    NETTO meu Querido,Um escriba se aproximou de Jesus e lhe fez uma pergunta sobre os mandamentos certo . Sua dúvida era sobre qual dos mandamentos era o maior, o mais importante (Mc 12.28). Os fariseus observavam um conjunto com mais 500 leis orais, mas eu penso que a dúvida daquele escriba era: “qual é o mais importante dos dez mandamentos?” ou simplesmente “o grande mandamento da lei” (Mt 22.36). Por tanto, penso que sua pergunta era sobre os dez mandamentos e não sobre a lei oral dos fariseus.
    Você já parou pra pensar sobre isso? Qual é o mandamento mais importante do decálogo? Em sua resposta, Jesus apresenta todos os dez mandamentos de uma forma resumida. A primeira tábua da lei apresenta os mandamentos concernentes a o Senhor, como podemos constatar em Êxodo 20.1-11 e Dt 5.6-15. Estes mandamentos nos ensinam: 1) não buscarmos outros deuses; 2) não adorarmos a Deus através do uso de ídolos e imagens representativas; 3) não fazermos uso do nome de Deus em vão, e; 4) santificarmos o dia do descanso ao Senhor (Ex 20.3-11).

    vejamos detalhadamente o amor ao próximo:( o segundo mandamento que jesus falou)

    “O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Mc 12.31).

    NETTO, quando olhamos para a Segunda tábua da lei, onde estão os mandamentos concernentes ao nosso próximo, fazemos a seguinte leitura: 5) Honre seus pais; 6) Não cometa assassinato; 7) Não cometa adultério; 8) Não roube; 9) Não pratique a mentira; 10) Não cobice.

    Você já sabe qual é o mandamento mais importante da lei? Bem, Jesus disse que todos os primeiros quatro mandamentos são um e estão diretamente relacionados a Deus. Quando Cristo resumiu assim os dez mandamentos, ele separou os quatro mandamentos que estão relacionados diretamente a Deus, como sendo “O” primeiro mandamento, e aqueles que se relacionam diretamente ao homem, como sendo o “segundo mandamento” ou “o segundo maior” mandamento da lei. Paulo confirma a segundo tábua da lei, assim como Jesus o fez ao escriba: “Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Rm 13.9).

    tenha humildade para reconhecer.

    abraços

    VINICIUS CAPRINI

    ResponderExcluir
  186. Predestinação bíblica, seria o decreto de Deus que possibilita a salvação a todos os que aceitarem a Cristo.

    SE ASSIM NAO FOR A BIBLIA ENTRA EM TERRIVEL CONTRADIÇÃO,SERA A BIBLIA MENTIROSA ? encontramosna biblia textos como : Atos 10:34 e 35 afirma que Deus não faz acepção de pessoas. Se predestinasse alguns para se salvarem e outros para se perderem estaria fazendo acepção.

    Meu querido Clovis, A eleição de Deus inclui todo o mundo. I Tim. 2: 4, 6; II Cor. 5:14-15. Clovis,Deus não elegeu ou predestinou apenas aqueles que eram dignos de Sua graça. Mas elegeu o indigno. ( Rom. 5: 6. )

    eu finalizo com essa questão até o momento :I Tes. 5:9 – “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo.” Esta declaração é muito significativa e seria suficiente para desmoronar o frágil edifício dos calvinistas.

    abrços

    VINICIUS CAPRINI

    ResponderExcluir
  187. Clóvis, entenda uma coisa com hUmildade.

    É a existência da Lei que torna a Graça de Deus necessária para nós, pois
    sem Lei não há pecado,
    sem pecado não há pecadores,
    sem pecadores o Salvador deixa de ser necessário,
    e onde não há pecadores a Graça restauradora de Deus não faz falta.

    SEM A LEI, NÃO EXISTE A GRAÇA

    AGORA SERÁ QUE É EU Q ESTOU CUSPINDO, PISANDO EM JESUS ?

    OBS : O SÁBADO FAZ PARTE DA LEI OK.

    ResponderExcluir
  188. Luciano, eu fiquei engasgado, e ainda fico com o tal dia do senhor que voce fala que é o domingo, isso sim ta entalado e nao a nada que passe.

    Caprini

    ResponderExcluir
  189. Vinicius Caprini,

    Se você comesse mais alimento sólido (Bíblia), talvez o Dia do Senhor "descesse" pela sua garganta.

    Qualquer um com bom senso que leu nossas conversas percebe que você não quer aceitar o que está Escrito. Nós estamos defendendo a Bíblia, deixando ela falar por sí mesma, e você está defendendo um ponto de vista humano, que "usa" a Bíblia pra se apoiar. Percebe a diferença?

    Isso sim não me desce a garganta.

    Daqui a pouco respondo seus questionamentos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  190. entao diga Netto qual é o dia do senhor, e porque ? onde está ?

    diga biblicamente que o dia do senhor foi transferido para o domingo,ai não se fala mais nisso.

    abraço

    Vinicius

    ResponderExcluir
  191. voce está deixando a biblia fala por si mesma certo.
    entao ela fala que o dia do senhor é o sabado. defender o domingo como um dia de guarda, isso sim é(achismo)isso é defender um ponto humano, voce sabe quem mudou a lei Deus, será que é eu que uso a biblia para se apoiar ?
    e na biblia ela menciona de um Deus de amor, e jesus quando veio a terrra pregou amor, ja pelo o que voces falam da predestinação( fazem imagem de um Deus injusto, egoista,e infelizmente fazem imagem de um Deus mentiroso.

    (VEJA SÓ )

    “. . . Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” Se houvesse a dupla predestinação a afirmativa de Cristo seria – preparado para vós desde a fundação do mundo. O fogo foi preparado para o diabo e seus anjos, não para o homem.( ISSO É A BIBLIA QUE DIZ)

    NETTO OLHA QUE TEXTO IMPORTANTE:1 Tim. 2:4 – “O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” NETTO, O relato de Paulo aqui não admite divagações. Sua declaração nos leva a afirmar: ninguém foi designado para a perdição ( O TEXTO É MUITO CLARO)

    NOSSA a biblia é tão clara em seus textos, vejamos mais um Netto:II Ped. 3:9 – “. . . não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” NETTO, É impossível, harmonizar – Deus não deseja que alguém se perca, com a idéia de Ele escolher pessoas para serem destruídas.

    vamos a outro texto:jer. 21:8 – “. . . Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte.” NETTO, Para que dois caminhos se a sorte de cada um já está traçada antes?

    PRA FECHAR O NETTO DEIXO ESSE TEXTO: Atos 17:30 – “. . . agora, porém notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam.” O convite a todos para que se arrependam seria um escárnio ao nome de Deus se os homens não se pudessem arrepender. Paulo declara em Tito 2:11 que “a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.”

    ABRAÇO



    Caprini

    ResponderExcluir
  192. TALVEZ um pouco de 'grande conflito'(plagiado, rsrs) pode ajudar engolir...

    ResponderExcluir
  193. “Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e a fonte das águas.” Apocalipse 14.7 (profecia referente ao tempo do fim.)

    em qual mandamento dos 10 voce encontra o que está no texto de apocalipse?
    resposta(4 meus amigos)

    Notem que isto não acontece por acaso. Isto já foi predito há muito tempo atrás por Daniel e pelo apóstolo João.

    Veja só:( essa mudança na lei de Deus ja era prevista)

    “ e proferirá palavras contra os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a Lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo” Daniel 7:25
    Sobre o anti-cristo.

    Na antigüidade, para se autenticar um documento ou Lei, era necessário que o governante utilizasse um selo, ou anel de selar, e, com ele, legitimasse ser aquela a sua vontade. Isto aconteceu em diversos episódios bíblicos como:

    - Quando Jezabel escreveu cartas, em nome do rei Acabe, ela selou-as com seu selo. I Reis 21:8

    - Quando o rei Assuero editou a Lei para morte dos Judeus, ele a selou também com seu sinete. Ester 8:8

    - Também nas ruínas de Babilônia, foram encontrados tijolos com o nome do seu construtor, Nabucodonosor.

    Enfim, em qualquer documento importante havia a prova de sua autenticidade e legitimidade. No sinete ou selo, deveria sempre haver três coisas:

    1. O nome do governante.

    2. O seu cargo, ou título.

    3. Sua area de domínio ou país.

    Nos dez mandamentos de Deus, somente em um deles há estas identificações por completo, veja só:

    “Lembra-te do dia do Sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nele nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus a terra, o mar e tudo o que neles há, e, no sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de Sábado e o santificou”. Êxodo 20: 8-11

    Note que este mandamento traz as três coisas necessárias em um selo, ou sinete:

    1. O nome do governante:
    SENHOR-JEOVÁ,
    Aquele que existe por si mesmo.

    2. Seu cargo:
    CRIADOR DO UNIVERSO,
    Ele Fez.

    3. O seu domínio:
    O CÉUS, A TERRA E TUDO O QUE NELES HÁ.

    Não nos admira ser este o mandamento, juntamente com o criacionismo que ele sustenta, o mais combatido neste último século.(Peter P.Goldschmidt)

    Sabado é o selo de Deus com seu povo até a eternidade.

    Caprini

    ResponderExcluir
  194. Vinicius, eu não posso ficar lendo grandes textos seus. Se quiser, falaremos sobre 1844, que vc deve estar morrendo de medo de falar, mas muito medo mesmo, principalmente falar do selo de 1844, a E. White.

    ResponderExcluir
  195. voce faz me rir, rsrsrs

    a verdade doi por isso não a lê .

    se nao a lê porque nao tem humildade em seu coração.

    fica apenas amarrado em sua ignorância.


    Caprini

    obs : se voce nao quer ler é uma pena, masi tenho certeza se um pessoa que entra nesse site humildemente e ler, ja ganhei meu dia.

    abraço e fica cm Deus.

    ResponderExcluir
  196. Luciano,
    ah e outra os textos " grandes que mandei estavam direcionado a voce ?

    obs: nao é grande conflito é biblia mesmo, os capitulos e versiculos estão juntos ok.

    ResponderExcluir
  197. *concertando gramatica.
    obs : se voce nao quer ler é uma pena, mas tenho certeza se um pessoa que entrar nesse site humildemente e ler, ja ganhei meu dia.

    Caprini

    ResponderExcluir
  198. Eu aceito o Neto me representar(sem ele autorizar, rsrs) nessa debate sobre o sábado/lei/domingo, ok? Se vc vencer ele, eu aceito a derrota como sendo minha Tb.
    Então vamos para 1844:
    Em sua opinião, quando Miller pregou que Jesus voltaria em 1844, isso foi uma falsa profecia?
    Vamos por parte... (não escreva muito pois fica difícil focar num eixo comum)

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.