Pregadores e teologia sistemática

O pregador deveria ser bem versado em teologia bíblica, a qual, por sua vez conduz à teologia sistemática. Para mim, nada é mais importante para um pregador do que o fato que ele deveria estar de posse da teologia sistemática, conhecendo profundamente e estando bem arraigado nela. Essa teologia sistemática, esse corpo de verdades derivadas das Escrituras, sempre deve fazer-se presente como pano de fundo e influência controladora da pregação. Cada mensagem, que provém de algum texto ou declaração específica das Escrituras, sempre deve fazer parte ou ser um aspecto desse conjunto total da Verdade. Jamais será algo isolado, jamais será algo separado ou desvinculado. A doutrina que houver em qualquer texto específico, nunca deveríamos olvidar, faz parte desse conjunto maior – a Verdade ou a Fé. Esse é o significado da frase 'comparando Escritura com Escritura'. Não podemos manipular nenhum texto isolado; toda a nossa preparação de um sermão deveria ser controlada por esse pano de fundo de teologia sistemática (...). O emprego correto da teologia sistemática consiste em que, quando descobrimos alguma doutrina específica no texto selecionado, nós averiguamos e controlamos, assegurando-nos de que ela cabe dentro de todo esse corpo de doutrinas bíblicas que é vital e essencial.

Martin Lloyd-Jones
In: Pregação & Pregadores

3 comentários:

  1. Desejo a você um feliz natal atrasado ( rsrsrsrs ) e um prospero ano novo, que 2010 seja repleto de bençãos e paz e que neste ano que está chegando, você e sua família sejam grandemente abençoados.

    ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.
    Conto com você. Seja um seguidor, deixe seu COMENTARIO. Sei que posso contar com seu apoio!
    E SE VOCÊ JÁ É UM SEGUIDOR DESCULPE O INCOMODO MUITO OBRIGADO PELO CARINHO

    Link: "http://aureliomcgomes.blogspot.com/"

    ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.

    Que Deus te abençoe.

    Seja bem vindo ao "Blog Eu Sou o Mensageiro!",
    volte sempre que quiser.
    Espero te receber lá mais vezes

    Amo ler seus comentários e responde-los

    "http://aureliomcgomes.blogspot.com/"

    Fique na paz do Senhor
    Será um prazer ler seus comentários,
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente show de bola. O artigo diz muita coisa, em breves palavras... Que dera se nossos pregadores atentassem para estes conselhos! Talvez tiriamos a oportunidade de ouvir pregações relevantes, informativas, biblicamente fudamentadas, teologicamente sádias...

    Só vejo pregadores usando "teologia" quando querem falar sobre escatologia! Não é extranho isso? Aí, falam um monte de teorias, tiradas deste ou daquele livro; confundem metade da Igreja, e se acham experts no assunto... (Risos)

    Pregadores, leiam os conselhos acima, e faça questão de aplicá-los em sua prática de pregação - fujamos, nós mesmos, de ficar apenas no campo da teoria.

    Paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Marcelo,

    A teologia sistemática é minha "matéria" preferida. E quão útil ela é paa pregadores! É como balizas, indicando quando o pregador "sai da estrada" em seu sermão.

    Infelizmente a pobreza de muitos sermões se deve à desconhecimentos básicos de teologia sistemática.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.