Uma igreja ideal

No mês de janeiro, o Cinco Solas fez uma pesquisa junto a seus visitantes, para estimar qual seria o perfil da igreja ideal. Os resultados não deixam de ser interessantes e vale a pena analisar.

A maioria dos pesquisados consideram ideal uma igreja que seja calvinista (56%), com sistema de governo presbiterial (23%), que pratique batismo de adultos (30%) e adote uma hinologia tradicional (30%) e com forte ênfase em pregação (52%). A posição pentecostal se sobressaiu (26%) entre as opções sobre os dons espirituais.

É interessante avaliar o índice de resposta de cada questão. O índice de pessoas que não se definiram nem como calvinistas, nem como arminianas foi de 37%, 52% são indiferentes quanto ao sistema de governo eclesiástico, 55% não fazem questão do tipo de louvor no culto e para 56% não se manifestaram sobre o tipo de batismo. Já a posição quanto aos dons espirituais foi a que mais respondentes apresentou, com apenas 16% de abstenção. Sobre a proeminência de pregação ou louvor, 40% dos respondentes não se manifestaram, indicando talvez a preferência por um culto equilibrado em termos de tempo dedicado ao louvor e à pregação.

A questão é: existe uma igreja que seja calvinista, pentecostal, organizada no modelo presbiterial, que pratique batismo de adultos, com ênfase em pregação e com liturgia tradicional? De qualquer forma, minha igreja preferencial seria calvinista, pentecostal, congregacional, credobatista e com louvores tradicionais e contemporâneos de conteúdo bíblico.

E a sua?

A pesquisa foi feita com 106 visitantes do blog Cinco Solas, com um nivel de confiança de 68% e uma margem de erro de 4,85 pontos percentuais para baixo e para cima.

3 comentários:

  1. Irmãos,

    Alertado pelo Vini, corrigi inpirituais por espirituais.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta, nesta sua pesquisa tinha a igreja primitiva?

    ResponderExcluir
  3. Por Ele,

    Respondendo à sua pergunta, não, não tinha a opção igreja primitiva.

    Mas fiquei curiosos: você considera que a igreja primitiva era ideal?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.