Spurgeon e o natal

"Quando puder ser provado que a observância do Natal, semana santa e outros festivais papistas foram alguma vez instituídos por um estatuto divino, nós também iremos e atenderemos a eles. É nosso dever rejeitar as tradições dos homens bem como observar as ordenanças do Senhor. Eu faço questionamento com respeito a cada rito e cada enfase, "É isto uma lei do Deus de Jacó?" e se isto não está claro então isto não tem autoridade entre nós que caminhamos na liberdade de Cristo."

Charles Spurgeon
In: Treasury of David

4 comentários:

  1. Concordo com o Spurgeon no que diz respeito a obrigação de observação dessas datas. Mas acho, que sem obrigação podemos relembrar o Nascimento do Salvador.

    Ednaldo.

    ResponderExcluir
  2. Roger,

    Spurgeon era radical, sim. No que diz respeito ao Natal, meu pensamento não fica muito longe. Postarei um texto a respeito.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Ednaldo,

    De fato, estamos desobrigados de guardar dias, meses, luas, sábados, etc.

    E creio que quem quiser poderá celebrar o Natal. Pessoalmente, me reservo de comemorar uma data destituída de significado (estou falando do geral, pois creio que muitos cristãos o fazem com um sentido legítimo).

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.