É o que dá misturar arminianismo e política

O bispo norte-americano Joseph Robert Finn, da cidade de Kansas, advertiu nesta segunda-feira os fiéis da sua diocese de que os eleitores que votarem no candidato à Presidência pelo Partido Democrata, Barack Obama, 47, irão colocar em risco a "salvação eterna".

"[Ao votar em Obama] vocês se tornarão cúmplices do ato do aborto e não serão salvos, porque a salvação eterna está ligada a esta escolha importante", disse o bispo do Estado de Missouri em entrevista a uma rádio local. Finn acusa Obama de ser um "fanático" a favor do aborto.

O Estado do Missouri é um dos mais disputados por Obama e pelo adversário republicano, John McCain. Segundo pesquisas locais, o republicano John McCain tem 47,6% das intenções de voto, contra 47,4% de Obama.

6 comentários:

  1. Toda mistura com a política é ruim...seja calvinista ou arminiana ou....

    O arminianismo não admite perda de salvação por motivos assim banais.

    Tenho certeza que vc sabe disso.

    Cleber.

    ResponderExcluir
  2. Mano,
    vc tá me devendo uma resposta de qual a incoerência q vc vê nos 5 pontos arminianos...

    qdo puderes... gostaria de ler...

    Cleber.

    ResponderExcluir
  3. Cleber,

    Concordo que mistura de cristianismo e política é sempre ruim. Porém, no caso citado, não foi ruim, foi trágico.

    E é verdade, eu sei que o arminiano típico não acredita que a salvação seja facilmente perdida. Aliás, Armínio morreu crente na perseverança de todos os salvos.

    O caso acima é ilustrativo de onde o arminianismo levado às últimas cnsequencias pode chegar. Mas não é representativo do "bom arminianismo".

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  4. Cleber,

    Não me esqueci da dívida e a saldarei. Mas não quero fazer apressadamente, até mesmo para não incorrer em representações impróprias do arminianismo.

    Além disso, ainda estou "pensando" o seu texto "Resposta firme...".

    Em Cristo,

    Clóivis

    ResponderExcluir
  5. Oi irmãos,

    Aproveitando a ocasião,

    O que vocês acham do envolvimento de cristãos como, William Wilberforce ou M. Luther King, na política? Será que é sempre ruim mesmo?

    Um lutou tanto que, após vinte anos viu o escravagismo cair por terra. Outro viu a declaração dos direitos civis favorecendo as minorias oprimidas (Quem diria ver um negro na Casa Branca. O que M, Luther King tem haver com isso?)

    Se o envolvimento é ruim, o que dizer da omissão?

    Abraços
    Daniel

    ResponderExcluir
  6. Cleber,

    Eu sou contra "misturar religião e política", mas não sou contra a participação de cristão na política.

    Por exemplo, em minha cidade eu coordeno um movimento chamado vote certo, que tem uma atuação política no sentido do voto consciente durante a eleição e um acompanhamento e cobrança durante os mandatos.

    Creio que o cristão não pode se omitir e aqueles que tem vocação devem concorrer a cargos eletivos.

    Agora, são esferas separadas. Não se deve confundir púlpito e palanque, culto e comício, pregação e discurso. Também não se pode utilizar a fé (sua e alheia) como trampolim para o poder.

    Enfim, não vejo problema nenhum em crentes participarem da política, o problema é quando o sujeito não é um bom crente, ou não é um bom político ou, pior, não é nenhum dos dois.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.