O dom de línguas visava a evangelização?

“De sorte que as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos; mas a profecia não é para os incrédulos, e sim para os que creem.” (1Coríntios 14.22, RA)

A tese de que o dom de línguas é a capacidade de falar em idiomas humanos não aprendidos, com finalidade de evangelizar estrangeiros, é defendida com base no versículo acima destacado.

Porém, o verso anterior, ao qual a expressão "de sorte" remete, diz que este é um sinal é de juízo, e não de salvação:

“Na lei está escrito: Falarei a este povo por homens de outras línguas e por lábios de outros povos, e nem assim me ouvirão, diz o Senhor.” (1Coríntios 14.21, RA)

E o verso seguinte demonstra cabalmente o dom de línguas, se utilizado evangelísticamente, é ineficaz:

“Se, pois, toda a igreja se reunir no mesmo lugar, e todos se puserem a falar em outras línguas, no caso de entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão, porventura, que estais loucos?” (1Coríntios 14.23, RA)

O contraste com o dom de profecia, feito por Paulo na sequência, reforça a ideia de que evangelizar em línguas é contraproducente:

Porém, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, é ele por todos convencido e por todos julgado; tornam-se-lhe manifestos os segredos do coração, e, assim, prostrando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vós.” (1Coríntios 14.24–25, RA)

Diante desses fatos, replica-se que Paulo está se referindo ao dom de línguas sem interpretação, pois se houver intérprete, então os ouvintes podem entender a mensagem pregada e assim crer nela. Por isso a recomendação paulina:

“Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.” (1Coríntios 14.13, RA)

O que escapa aos que assim argumentam é o absurdo da situação. Explico. Um brasileiro vai pregar para um alemão, mas como um não entende o idioma do outro, o brasileiro usa o dom de línguas, passando a pregar em alemão. Mas, só pode falar em línguas se puder interpretar o que está falando. Mas, aqui está o absurdo, qual a necessidade de interpretar se já está falando em alemão?

Como você pode ver, línguas é um sinal para os incrédulos que se perdem e não um instrumento para evangelizá-los. Não há um só texto bíblico que sustente o dom de línguas como instrumento evangelístico. Pelo contrário, assumirmos que o dom de línguas é para evangelizar estrangeiros no idioma deles, reduz algumas declarações bíblicas ao absurdo.

Soli Deo Gloria

39 comentários:

  1. Clovis sobre o dom de línguas, Paulo, colocou outro fundamento? Desmentiu Pedro e o profeta Joel? Faço essa pergunta por que todas as pessoas que já ouvir falar do fajuto dom de línguas despreza Atos 2 como fundamento(digo fundamento porque em Atos é explicito em afirmar que se trata de línguas de nações) para o verdadeiro dom de línguas usando apenas os escritos de Paulo de forma destorcida para suas sandices. Contudo, como o Espírito Santos é o mesmo que usou ambos, Ele deixa claro que Paulo também se fundamentou na Palavra de Deus em Isaías 28:11. Ou O Espírito Santo guiou Paulo através de Isaías como fundamento do dom de línguas. Veja que Paulo é explicito em escrever que sobre o dom de línguas “está escrito na Lei(Isaías), escrito o que? Que “por gente de OUTRAS LÍNGUAS e por outros lábios”... “(I Cor. 14:21). E, por favor, não venha com a conversa fracassada de que Isaias não está falando de línguas maternas ou de nações.
    Como se vê, Clovis e demais, aprendemos hoje que o objetivo do dom de línguas é a pregação do Evangelho para pessoas de outras nações debaixo do céu. Aprendemos também que Pedro fundamentou seu ensino sobre o dom de línguas nos escritos de Deus através do profeta Joel. E Paulo fundamentou seu ensino sobre o dom de línguas nos escritos de Deus através do profeta Isaías. Tudo pelo Espírito Santo. Portanto, não é o fato de algumas pessoas não aceitarem, ou não estarem sensíveis ao Espírito Santo( como é o caso de pessoas que estavam presente no Pentecostes-Atos 2:13), que anula a função do dom de línguas ou é “evangelísticamente, é ineficaz”. Aliás, declarar que o dom de línguas é ineficaz, OU QUE “evangelizar em línguas é contraproducente”: com as provas descrita em Atos 2:11,37 a 41 É UMA PERVERCIDADE TEOLOGICA, SENÃO VEJAM:
    “TODOS NÓS TEMOS OUVIDO EM NOSSAS PRÓPRIAS LÍNGUAS FALAR DAS GRANDEZAS DE DEUS”.(Atos 2:11)... ...E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? (Atos 2:37). “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas”(Atos 2:41)

    Observe que acima afirmei que estão usando apenas os escritos de Paulo de forma destorcida para suas sandices.
    Clovis deu um exemplo de um brasileiro e um alemão, ou seja, duas pessoas onde o brasileiro usa o dom de línguas. Mas se o brasileiro falou través do dom em alemão para alemão, não precisa interpretar, como ele afirmou. Qual o absurdo? Nenhum, uma vez que a interpretação é para quem não fala. No caso desse exemplo, o dom foi concedido para o pregador e não para uma terceira pessoa para interpretar para o alemão. O mesmo ocorreu no Pentecostes, onde os ouvintes de Pedro e dos demais apóstolos ouviram as grandezas de Deus em suas próprias línguas(Atos 2:4,8,11), ou seja, não precisaram de uma terceira pessoa interpretar. E, quanto a I Cor. 14:13 não pode e não está contradizendo Atos 2, nem estabelecendo outro fundamento para o dom de línguas. Há de ser ressaltado o ensino de um dom de línguas diferente do falado em Atos é “ lançar outro fundamento, além do que já está posto”(I Cor. 3:11). O exemplo do Clovis são duas pessoas, mas o contexto de I Cor. 14:13 é uma comunidade, uma igreja(I Cor.1:2).Usando o exemplo do Clovis: um brasileiro vai pregar em uma igreja de língua alemã, duas situações pode ocorrer: o dom de língua para o brasileiro pregar em alemão(como no Pentecostes), onde todos entenderão, ou o dom para alguém interpretar as palavras do brasileiro.
    Como se vê, absurdo é tentar lançar outro fundamento para o dom de línguas além do que já está posto( usando de forma fraudulenta I Cor 14 contradizendo Atos 2). Ou seja, LÍNGUAS MATERNAS, DE NAÇÕES COMO EM ATOS 2: 4,8,11.
    Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osmar,

      Tentarei uma resposta aos seus comentários acima:

      O1: "Clovis sobre o dom de línguas, Paulo, colocou outro fundamento? Desmentiu Pedro e o profeta Joel? Faço essa pergunta por que todas as pessoas que já ouvir falar do fajuto dom de línguas despreza Atos 2 como fundamento (digo fundamento porque em Atos é explicito em afirmar que se trata de línguas de nações) para o verdadeiro dom de línguas usando apenas os escritos de Paulo de forma destorcida para suas sandices. Contudo, como o Espírito Santos é o mesmo que usou ambos, Ele deixa claro que Paulo também se fundamentou na Palavra de Deus em Isaías 28:11. Ou O Espírito Santo guiou Paulo através de Isaías como fundamento do dom de línguas. Veja que Paulo é explicito em escrever que sobre o dom de línguas “está escrito na Lei(Isaías), escrito o que? Que “por gente de OUTRAS LÍNGUAS e por outros lábios”... “(I Cor. 14:21). E, por favor, não venha com a conversa fracassada de que Isaias não está falando de línguas maternas ou de nações."

      R1.1: Não Osmar, não há contradição entre o que Paulo escreveu e o que Lucas registrou em Atos dois. Embora se perceba diferenças entre o falar em línguas em Atos 2 e 1Coríntios 12-14, é mais uma questão funcional que essencial. O espaço aqui não permite discorrer mais sobre isso, mas que fique claro que não penso que haja dois tipos diferentes de dons de línguas, menos que eles sejam contraditórios nos escritos inspirados.

      R1.2: Eu não desprezo Atos em favor de 1Coríntios. Minha visão da inspiração das Escrituras me impedem de ver uma parte como mais importante que outra, haja visto ser o mesmo Espírito autor de toda a Bíblia. E se você tiver um pouco de boa vontade, notará que em minha análise sobre a natureza, finalidade e atualidade dos dons Espirituais, nem cheguei ainda em Paulo, tendo analisado apenas Marcos 16 e Atos 2 até agora. Portanto, não procede a sua afirmação.

      R1.3: Quanto à citação de Paulo à Isaías 28, não nego que ele entenda a referência como idiomas estrangeiros. Não preciso recorrer a esses artifícios. Você está convidado para ler e comentar quando eu fizer a análise do dom de línguas em Corinto.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Osmar,

      Dando seguimento aos seus comentários, quero ressaltar que minhas respostas serão breves, uma vez que mesmo o artigo acima é introdutório e não considera todas as questões envolvidas, uma vez que estou seguindo uma sequencia de textos bíblicos numa série um pouco mais trabalhada, aqui mesmo neste blog.

      O2: "Como se vê, Clovis e demais, aprendemos hoje que o objetivo do dom de línguas é a pregação do Evangelho para pessoas de outras nações debaixo do céu."

      R2: Não aprendemos não. Em nenhum lugar no Novo Testamento vemos o dom de línguas sendo utilizado para comunicar a mensagem do evangelho aos perdidos. Se não estou certo neste ponto, basta indicar a passagem bíblica em que uma pessoa foi evangelizada via dom de línguas. Se Atos 2 não é um exemplo de evangelização, a simples leitura atenta do texto prova: as pessoas não se converteram pela mensagem ouvida em línguas, mas pela pregação de Pedro, feita provavelmente em aramaico ou possivelmente em grego, já que esta língua era conhecida de todos.

      O2: "Aliás, declarar que o dom de línguas é ineficaz, OU QUE “evangelizar em línguas é contraproducente”: com as provas descrita em Atos 2:11,37 a 41 É UMA PERVERCIDADE TEOLOGICA, SENÃO VEJAM:
      “TODOS NÓS TEMOS OUVIDO EM NOSSAS PRÓPRIAS LÍNGUAS FALAR DAS GRANDEZAS DE DEUS”.(Atos 2:11)... ...E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? (Atos 2:37). “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas”(Atos 2:41)"

      Como disse uma leitura atenta (ou no seu caso acho que o termo melhor seria honesta) mostra que as pessoas não se converteram pelo dom de línguas e sim pela pregação de Pedro. Pular do verso 11 para o 37 é tentar enganar o leitor, pois o "ouvindo isto" se refere à pregação de Pedro, e não ao falar em línguas, cujo resultado foi admiração e incompreensão por uns ("E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?" v. 12) e escárnio por outros ("E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto." v.13).

      Em Cristo,

      Excluir
    3. Osmar,

      Um último ponto sobre esse seu comentário:

      O4: "Usando o exemplo do Clovis: um brasileiro vai pregar em uma igreja de língua alemã, duas situações pode ocorrer: o dom de língua para o brasileiro pregar em alemão(como no Pentecostes), onde todos entenderão, ou o dom para alguém interpretar as palavras do brasileiro."

      R4: O problema com esse seu exemplo, é que o dom de línguas e o de interpretação de línguas, ainda que distintos, estão associados: para falar em línguas à igreja, deve-se sempre haver interpretação. Paulo assume (a assim como não devemos ignorar Atos 2, não podemos ignorar 1Co 12-14) que ou aquele que fala em línguas é capaz de traduzir (as duas coisas devem ser feitas), ou algum presente interpreta (novamente, falar e interpretar é necessário) ou então deve-se calar. No contexto da carta paulina não há espaço para um ou outro dom, os os dois estão presentes ou línguas só deve ser usado de forma devocional.

      Em Cristo,

      Excluir
  2. Olá amigos

    O dom de línguas realmente são linguas espirituais,porém naõ é um falatório onde muitas pessoas fala m ao mesmo tempo. O dom das santas linguas espirituais deve ser feito com ordem o som deve ser como uma bela e santa canção harmonica de um santo som agradável ao ouvido como uma bela canção. E tem que ter interprete.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz,

      Obrigado por seus comentários, úteis e colocados de forma educada.

      Acho que neste comentário você confunde o que línguas é com o como devem ser exercitados. O dom de línguas genuíno pode ser exercido de forma errada, e parece que era esse o caso em Corinto, o que ensejou a correção apostólica.

      E, devemos presumir isso, um falso dom de línguas pode ser exercido de forma ordeira.

      Ou seja, a forma como é exercido não é o critério pelo qual a genuidade é testada.

      Em Cristo,

      Excluir
  3. Paulo deixou claro que ´não há outro fundamento para o dom de línguas além do que foi posto em Isaías 28:11 e Atos 2, vejam: "Sem dúvida, há diversos idiomas no mundo; todavia, nenhum deles é sem sentido. Portanto, se eu não entender o significado do que alguém está falando, serei estrangeiro para quem fala, e ele, estrangeiro para mim"(I Cor. 14:10,11,21). Portanto, o ensino sobre esse dom contrário a Atos 2 É UMA PERVERCIDADE TEOLOGICA como já afirmei, uma vez que em Atos está explicito que é linguas Maternas, idiomas de nações. E, qualquer argumento de que essas línguas estranhas que estão falando nas igrejas(que não tem compromisso com a Palavra de Deus) são o verdadeiro dom, viola Atos 2 e afirma que Deus pôs dois fundamentos para o mesmo dom de línguas, fazendo de Deus um deus de confusão. Veja um comentário sobre o tema:
    Walter Andrade Campelo( walter "arroba" weasistemas.com.br) declara que:

    “Neste ponto faz-se mister assinalar e destacar que em nenhum léxico ou dicionário grego, quaisquer das palavras gregas, traduzidas para o português como "línguas", têm o significado de um falar em êxtase ou falar uma língua ou dialeto que não seja inteligível por um povo. Assim, das ocorrências da palavra "língua" ou "línguas", no Novo Testamento, podemos certamente afirmar que, quando esta palavra se refere a uma linguagem, é sempre, invariavelmente, uma língua3 humana falada e entendida por algum povo.

    Também é importante registrar que a palavra portuguesa "glossolalia" utilizada para representar a prática atual do "falar em línguas", tão comum em meios pentecostais e neopentecostais, tem o seguinte significado conforme o dicionário Houaiss:

    Suposta capacidade de falar línguas desconhecidas quando em transe religioso.
    Distúrbio de linguagem observado em certos doentes mentais que crêem inventar uma linguagem nova.
    Esta palavra vem de duas palavras gregas: glwssa + lalia (glossa + lalia) que ao pé da letra significam "língua + falar", e que em momento algum aparecem juntas no Novo Testamento.

    A palavra (lalia) é encontrada no Novo Testamento em duas passagens:

    "E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia." (Mateus 26:73)
    "Mas ele o negou outra vez. E pouco depois os que ali estavam disseram outra vez a Pedro: Verdadeiramente tu és um deles, porque és também galileu, e tua fala é semelhante." (Marcos 14:70)
    E como pode ser observado nos versos acima, não há qualquer conjunção ou combinação da palavra "lalia", em suas ocorrências no Novo Testamento, com a palavra "glossa".

    Existe, contudo, uma conjunção da palavra "glossa" que é encontrada, por exemplo, em I Coríntios 14:2, conforme segue:

    "Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios." (I Coríntios 14:2)
    "o gar lalwn glwssh ouk anqrwpoiv lalei alla tw qew oudeiv gar akouei pneumati de lalei musthria" (I Coríntios 14:2 TR4)
    lalew + glwssa (laleo + glossa) significa ao pé da letra, "falar com uma língua". Esta conjunção apesar de próxima à conjunção de "glossa" + "lalia", não tem a mesma conotação que glossolalia, e não pode ser entendida como se fosse uma ocorrência desta combinação de palavras. Ante estas constatações, podemos com segurança afirmar que não há qualquer ocorrência, no Novo Testamento grego, de glossolalia.

    Outro ponto importante a se ter em mente é que o Cristianismo não admite "transe religioso" (prática comum em várias religiões pagãs), nossa religião exige entendimento, clareza de raciocínio, discernimento, temperança (moderação, autodomínio), conhecimento e firmeza, conforme pode ser entendido dos textos abaixo:”
    Fonte http://www.luz.eti.br/es_ofalaremlinguashoje1.html
    Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osmar,

      Você citou uma pessoa que disse que:

      O5: "Neste ponto faz-se mister assinalar e destacar que em nenhum léxico ou dicionário grego, quaisquer das palavras gregas, traduzidas para o português como "línguas", têm o significado de um falar em êxtase ou falar uma língua ou dialeto que não seja inteligível por um povo. Assim, das ocorrências da palavra "língua" ou "línguas", no Novo Testamento, podemos certamente afirmar que, quando esta palavra se refere a uma linguagem, é sempre, invariavelmente, uma língua humana falada e entendida por algum povo."

      Quando uma pessoa afirma algo do tipo "nunca" e "sempre", basta um exemplo para provar que a mesma está errada. Pois bem, eu tenho em minha estante o Léxico Grego-Português de Low e Nida que desmetem a tal pessoa. Textualmente ele define:

      glossa: uma declaração que tem forma de língua, mas que requer um intérprete inspirado para que se entenda o seu conteúdo - 'língua extática, língua, fala em êxtase'.

      Eu poderia citar outros eruditos em grego que apoiam esse entendimento. Mas por enquanto, vejamos outra declaração da pessoa citada.

      Ele disse que "quando esta palavra se refere a uma linguagem, é sempre, invariavelmente, uma língua humana falada e entendida por algum povo".

      Mentira, pura e descarada.

      Vejamos um exemplo bíblico:

      "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos..." 1 Coríntios 13:1

      Língua dos anjos, seja o que forem, não é uma "uma língua humana falada". Portanto, um só versículo põe por terra a declaração.

      Mas, se alguém quiser se dar ao trabalho, notará que o termo glossa ocorre 50 vezes no NT. Em metade delas, refere-se ao órgão da fala, ao sentido étnico de povo no Apocalipse e metaforicamente a línguas de fogo em Atos. Nas 25 outras ocorrências do termo, se refere ao fenômeno sobrenatural de falar em línguas.

      Quantas vezes o termo é usado para "idioma humano"? Nenhuma! Para indicar isso, o NT usa o termo dialektos, que por sua vez, nunca é usado para o falar em línguas.

      Em Cristo,

      Excluir
  4. Olá amigos

    O dom de línguas deve sempre ter quem interprete de maneira equilibrada e ordenada e no máximo 3 e nunca um falatório onde muitas pessoas começam a falar sem que ninguem entenda isso não é dom de línguas isso é falatório sem sentido.

    Em Atos 19:6 Paulo impões as mãos e as pessoas começaram a falar em línguas.Será que eles começaram a falar linguas estrangeiras naquela ocasião?Para quem? Quando o dom acontece ele acontece no exato momento e não ocorre agora para depois ser aplicado como se o dom de línguas tivesse que ter uma ação anterior ao ato em si.Então não se trata de uma preparação para depois acontecer o dom.

    Em Atos 10:44-46 os gentios começaram a falar em línguas.Falaram para quem?Para os da circuncisão? Se os fieis da circuncisão ouviram eles falando em língua e magnificar a Deus a pergunta é: como eles entenderam que os gentios estavam magnificando a Deus? Aqueles gentios compreendiam o idioma dos fieis da circuncisão? Porque motivo os gentios iriam falar no idioma dos fieis da circuncisão para evangeliza-los se eles já eram crentes?

    Um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Atos 10:44-46 os gentios eram do grupo de Cornélio da coorte chamada italiana(idioma diferente da nação de Pedro). Logo. o dom de línguas só pode ser de nações. Veja a prova quando Pedro na sua defesa declara que: “E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio”... ...” Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?”. OU SEJA, CAIU SOBRE ELES O ESPÍRITO SANTO COMO A NÓS E FOI CONCEDIDO O MESMO DOM.QUE CERTAMENTE INCLUIU O DE LÍNGUAS. LOGO, NÃO PODE SER DOM DE LÍNGUA DIFERENTE DE ATOS 2 , SENÃO PEDRO NÃO TERIA FALADO O MESMO DOM QUE A NÓS.. O MESMO OCORREU EM ATOS 19, CASO CONTRÁRIO FOI POSTO OUTRO FUNDAMENTO DIFERENTE DE ATOS 2 COMO JÁ AFIRMEI, OU SE VOCÊ PREFERIR DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS. UMA POR PEDRO E OUTRA POR PAULO.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  5. Olá

    Boa tarde

    No versículo 47 em Atos 10 é dito que receberam o Espírito Santo, ou seja um só Espírito para dois dons,um para cada propósito específico. O Espírito Santo dá vários dons. Repare que a expressão usada foi " caiu sobre eles o Espírito Santo" e aí está o detalhe mesmo Espírito com dons de línguas diferentes. Eles não estavam fazendo um treinamento de línguas, eles iriam evangelizar quem?Quando?
    Em Atos 19:6 se são dons de idiomas então como explicar? O argumento que é o mesmo dom é insuficiente e se faz necessário explicar o que efetivamente aconteceu nas passagens de Atos 10:46 e Atos 19:6. E só lembrando que o dom de línguas deve ser no máximo três e com interprete e com um som harmonioso e belo sem muitas pessoas falando ao mesmo tempo.

    Um abraço

    Luiz Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Palavra de Deus deve ser o suficiente. E, sobre dom de línguas, as declarações de Pedro de que: “caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio”, deveria ser o suficiente para os verdadeiros filhos de Deus, uma vez que O FUNDAMENTO POSTO SOBRE O DOM DE LÍNGUAS É LINGUAS DE NAÇÕES. E, Paulo deixou bem claro que se alguém pregar outro evangelho diferente daqueles que eles pregaram ou outro evangelho que já receberam seja amaldiçoado (Gal. 1:8,9). Portanto, pregar o evangelho com Dom de línguas diferente de Atos 2, é maldição, é anátema. Bem como alegar que o dom de línguas mencionado por Paulo é diferente do dom de línguas mencionado por Pedro em Atos 2 é ensinar doutrina de demônios.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  6. Luiz Fernando, Veja o vídeo ate o fim( onde o falecido Tony Palmer foi enviado pelo Papa) para ver a mensagem para eles e a resposta deles em: https://www.youtube.com/watch?v=jM-VNNv2JVI, e diga qual a origem desse dom de línguas? De Deus ou do diabo.
    Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Osmar

    Boa tarde

    Os dons foram diferentes pois o propósito foi diferente. Temos que analisar as passagens. Galátas 1:8-9 é uma passagem que serve para todos os assuntos em matéria de doutrina e não só o dom de línguas. Devemos nos ater as passagens que tratam sobre o dom de línguas. A Sã Doutrina ensina que o dom de línguas foram idiomas só em Atos o e também são dons de línguas espirituais. Em Atos 2 :8-12 a Biblia informa que haviam pessoas de outras nacionalidades mas em Atos 19:6 e Atos 10:47 tinham pessoas de outras nacionalidades como em Atos 2?

    Um abraço e felicidades

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cornélio era centurião Italiano (idioma diferente de Pedro e o dom serviria para Cornélio pregar por onde ele fosse em missão), e sua família como ele era gentios (Atos 10: 1,2 e 45), E, em Atos 19 eles eram de Éfeso(19:1,2), nação diferente da de Paulo e para nunca ter ouvido falar do Espírito Santo só poderiam serem gentios. Ou seja, outras nacionalidades como em Atos 2. Mas o fato principal é que um dom de línguas diferente de Atos 2 é afirmar e ensinar O Espírito Santo pôs um fundamento em Atos 2 e Pedro e Paulo colocaram um outro fundamento em Atos 19:6 e Atos 10:47 para o dom de línguas.Não se esqueça de que o fundamento de Paulo para o dom de línguas é o descrito em I Cor. 14:21. Ou seja, em línguas de nações.Portanto, Galátas 1;8 e 9 fala inclusive para o dom de línguas.Mas estou aguardando sua resposta para: Veja o vídeo ate o fim( onde o falecido Tony Palmer foi enviado pelo Papa) para ver a mensagem para eles e a resposta deles em: https://www.youtube.com/watch?v=jM-VNNv2JVI, e diga qual a origem desse dom de línguas? De Deus ou do diabo.
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Atos 10:45

      Atos 10:1

      Excluir
  8. Olá Osmar

    Bom dia

    Cornélio fez um treinamento então? Para que? Só teria sentido isso se perto dele já tivessem pessoas de outras nacionalidades como em Atos 2 .Veja Cornélio em missão o dom deveria aparecer de novo então para que apareceu naquele momento?E em Atos 19:6 eles começaram a falar em que idioma? Se todos eram de Éfeso então todos eles falavam a mesma língua.

    Um abraço e felicidades

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor! Os dons concedido por Deus só são retirados por apostasia. Não se trata de um treinamento . Uma vez concedido o Dom de línguas para Cornélio, ele estava apto para pregar o evangelho para pessoas de outras nações da mesma forma que Pedro fez no Pentecostes. O mesmo ocorreu em Éfeso. Lembra que eles eram discípulos (chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos... ...E estes eram, ao todo, uns doze homens.Atos 19:1 e 7). Mas tenha coragem e Veja o vídeo ate o fim( onde o falecido Tony Palmer foi enviado pelo Papa) para ver a mensagem para eles e a resposta deles em: https://www.youtube.com/watch?v=jM-VNNv2JVI, e diga qual a origem desse dom de línguas? De Deus ou do diabo.
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  9. Olá Osmar

    Em Atos 19:6 e Atos 10:41 foi diferente de Atos 2 em Atos 2 tinham pessoas de outras nacionalidades. Cornélio ia ficar falando uma língua estrangeira para quem? Para Pedro?Quando Cornélio estivesse em outro lugar ai sim o dom se manifestaria não haveria necessidade de naquele momento ele falar em línguas. Em Atos 19:6 é o mesmo raciocínio. Considerando que foi o santo e sagrado dom de línguas espirituais ai sim edificaria e daria paz plena com um belo e lindo som harmonioso e com interpretação.

    Um abraço e felicidades

    Luiz

    ResponderExcluir
  10. Olá Clóvis

    boa tarde

    Em 1 Corintios 14:1-40 fala como o dom de línguas espirituais deve se manifestar no máximo 3 no tempo exato da santa manifestação do dom e sempre com a santa interpretação. Para ser o dom de línguas deve ser assim como diz em 1 Cor.14:1-40 .Agora seu comentário tem lógica mas o fato de ser de forma ordeira não significa que está certo,tudo bem mas para ser o correto dom de línguas tem que ser de forma ordeira. Várias pessoas falando ao mesmo tempo e sem interpretação não é correto.

    Um abraço e felicidades

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz,

      Estamos de acordo quanto a "um falso dom pode ser exercido de forma ordeira". A questão é se a forma ordeira é critério necessário e suficiente para provar que um dom é legítimo.

      Analisemos o caso de Corinto. Certamente faltava ordem, várias pessoas falando em línguas ao mesmo tempo, possivelmente durante o culto todo e o pior, sem interpretação.

      Em algum momento Paulo declara, ou insinua, que por faltar ordem no falar em línguas, as línguas que eles falavam eram falsas?

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Aproveitando,

      Os seus argumentos baseados em Atos e apresentados ao Osmar, são, acho que posso dizer, definitivos. Mas pela minha experiência, ele não verá o ponto que você quer demonstrar e insistirá no ponto sem sentido que quer demonstrar.

      Em Cristo,

      Excluir
    3. Clóvis, a Paz do Senhor! SMJ,você concorda que Paulo fundamentou o dom de línguas em Isaías. Ou seja, “como idiomas estrangeiros.”, o que deveria ser o bastante, que sendo o dom de línguas idiomas estrangeiros OU, LÍNGUAS MATERNAS, DE NAÇÕES COMO EM ATOS 2: 4,8,11, declarar que o dom de línguas é ineficaz, OU QUE “evangelizar em línguas é contraproducente”: com as provas descrita em Atos 2:11,37 a 41 É UMA PERVERSIDADE TEOLÓGICA, SENÃO VEJAM: MAIS UMA VEZ:“TODOS NÓS TEMOS OUVIDO EM NOSSAS PRÓPRIAS LÍNGUAS FALAR DAS GRANDEZAS DE DEUS”.(Atos 2:11). OU SEJA, SE PAULO USOU COMO FUNDAMENTO PARA O DOM DE LÍNGUAS IDIOMAS ESTRANGEIROS E PEDRO O MESMO, DEFENDER ESSE FAJUTO dom de línguas usado por vocês e a grande maioria dos evangélicos é advogar para o diabo e pregar rebeldia contra o Senhor(Jer. 28:16)

      Você também escreveu:^”Não aprendemos não. Em nenhum lugar no Novo Testamento vemos o dom de línguas sendo utilizado para comunicar a mensagem do evangelho aos perdidos”..Pois bem, discordância teológica e doutrinária a parte, creio que você crer que só há salvação para aquele que crer em Jesus e que o Evangelho é o poder de Deus para a salvação primeiro do judeu, assim como do grego;(Rom. 1:16). Sendo assim, diga se aqueles que ouviram “EM NOSSAS PRÓPRIAS LÍNGUAS FALAR DAS GRANDEZAS DE DEUS”.(Atos 2:11)” estavam salvos antes de ouvirem AS GRANDEZAS DE DEUS ATRAVÉS DO DOM DE LÍNGUAS, e, DIGA TAMBÉM QUE NA VERDADE FOI O FATO DE ELES TEREM OUVIDO E NOTADO A PRESENÇA DE DEUS ATUANDO EM PEDRO E NOS DEMAIS APÓSTOLOS POR OUVIREM EM SUAS PRÓPRIAS LÍNGUAS FALAR DAS GRANDEZAS DE DEUS”.(Atos 2:11). OBSERVE QUE PEDRO COMEÇA A EXPLICAR PARA AQUELES OUVINTES OU ESCLARECER O QUE ESTAVA OCORRENDO (Atos 2:14 A 20). DIGA QUAL SERIAM AS GRANDEZAS DE DEUS QUE ELES OUVIRAM? SERIAM OS ATOS DE JESUS QUE TROUXE SALVAÇÃO OU OUTRA COISA? FAVOR LEVAR EM CONTA QUE O OBJETIVO DOS APÓSTOLOS ERA SEREM TESTEMUNHA DE JESUS NA PREGAÇÃO DO EVANGELHO. DIGA TAMBÉM QUAL SERÁ O RESULTADO DE ATOS 2 SEM O DOM DE LÍNGUAS LEVANDO EM CONTA OS JUDEUS E PROSÉLITOS ENTRE OS OUVINTES..
      MAIS UMA VEZ QUERO LEMBRAR QUE VOCÊ ESCREVEU:.” Em nenhum lugar no Novo Testamento vemos o dom de línguas sendo utilizado para comunicar a mensagem do evangelho aos perdidos”. ENTÃO DIGA SE O ENSINO SOBRE O ESPÍRITO SANTO ESTÁ OU NÃO ENTRE AS MENSAGENS DO EVANGELHO AOS PERDIDOS COMO PEDRO FEZ EM ATOS 2 QUANDO EXPLICOU QUE O QUE ESTAVA ACONTECENDO ERA A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO CONFORME ESTAVA ESCRITO EM JOEL.
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    4. Osmar,

      Me responda, sem muita verborreia:

      1. Em 1Co 14:21, qual é o termo que Paulo usa para "outras línguas" e qual é o termo que ele usa para o dom de línguas no restante do capítulo?

      2. A pregação de Pedro em Atos 2 foi feita utilizando o dom de línguas ou foi numa língua comum entre eles e seus ouvintes?

      3. Das 25 referências ao dom de línguas do NT, em quais ele é usado na evangelização de perdidos, com produção de convertidos?

      Aguardo.

      Excluir
  11. Olá Clóvis

    Bom eu entendi que a ordem é essencial conforme 1 Cor. 14-33 e 1 Cor. 14-40.A ordem faz parte da natureza de Deus. Conforme você bem colocou naquele momento faltava ordem e então por inferência conclui que a ordem faz parte sim da correta manifestação então justamente por faltar ordem é que Paulo orientou eles. Paulo realmente não disse isso de forma explícita mas a narrativa mostra que a ordem é essencial.

    Um abraço e felicidades

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz,

      Estamos de pleno acordo quanto a "ordem ser essencial". O ponto que eu destaco é que mesmo com desordem, o dom genuíno de línguas pode se manifestar. Isto não torna a ordem menos importante, apenas não a utiliza como critério para determinar se um dom procede do Espírito ou não.

      Tenha uma ótima semana!

      Em Cristo,

      Excluir
  12. Olá Clóvis

    Bom dia

    Respeito sua opinião embora discorde. Para que o dom de línguas se manifeste da forma correta a base é a manifestação correta do Espírito Santo e para que isso seja possível se faz obrigatória uma ordem pois toda a construção por assim dizer da manifestação é estabelecida pela sequencia das ações primeiro a ação do Santo Espírito seguida da ordem santa.

    Sua explicação foi muito boa em resposta aos argumentos do Osmar.

    Um abraço e felicidades

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Fernando, favor, tenha coragem e com honestidade e Veja o vídeo ate o fim( onde o falecido Tony Palmer foi enviado pelo Papa) para ver a mensagem para eles e a resposta deles em: https://www.youtube.com/watch?v=jM-VNNv2JVI, e diga qual a origem desse dom de línguas? De Deus ou do diabo.
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  13. Olá Osmar

    Boa tarde

    Imagina em Atos 10:41 Cornélio falando no mesmo idioma de Pedro?Não haveria necessidade disso, imagina Cornélio falando no idioma dele?Também não haveria necessidade, agora imagina Cornélio falando em algum outro idioma diferente ele falaria para quem? Se Cornélio tivesse falado em um outro idioma diferente do de Pedro ou dele no final nem ele e nem Pedro entenderiam. Imagina em Atos 19:6 aqueles homens falando no idioma de Paulo ou deles mesmo?Para que isso?

    Repare que tanto Pedro entendia Cornélio e Paulo entendia aqueles homens. O santo dom da interpretação nesses casos seria para santas línguas espirituais vindas lá do Santo Céu.

    Um abraço e felicidades

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Fernando, favor, tenha coragem e com honestidade Veja o vídeo ate o fim( onde o falecido Tony Palmer foi enviado pelo Papa) para ver a mensagem para eles e a resposta deles em: https://www.youtube.com/watch?v=jM-VNNv2JVI, e diga qual a origem desse dom de línguas? De Deus ou do diabo. OU SEJA, DIGA SE O DOM DE LÍNGUAS USADO NESSE VÍDEO APÓS ELES SE SUBMETEREM AO PAPA. FAVOR DIGA QUE espírito é o que estava POR TRÁS daquele dom de línguas, Deus ou diabo
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  14. Olá Osmar

    Boa noite e um feliz Ano Novo

    A Bíblia ensina como deve ser o dom de línguas conforme 1 Cor. 14 :1 -40 ou seja em ordem e um por vez e no máximo três e com interprete. Em um determinado momento no vídeo o pastor começou orar em línguas,mas como eu mencionei, tinha interprete? E parece que tinham outras pessoas falando também de forma desordenada.Não foi o dom de línguas bíblico. Agora isso não significa que pelo fato de algumas pessoas praticarem de forma errada que o dom de línguas espirituais não seja bíblico assim como também é errado entender que o dom de línguas foi para evangelização nas passagens de Atos 19:6,Atos 10:4 e em 1 Cor.1-40. O apresentador o senhor Doug Batchelor pelo que eu entendi também não entende o dom de línguas bíblico. Será que o sr. Doug Batchelor conseguiria explicar Atos 19:6 e Atos 10:41 baseado na crença que o dom de línguas era para evangelização?

    Um abraço

    Luiz Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Fernando bom dia feliz 2015 e que Deus O Espírito Santo te ilumine para que você compreenda as verdades da Palavra de Deus começando com a verdade sobre o dom de línguas. Sua resposta foge da pergunta que fiz ou você não entendeu, mas vamos lá: é um vídeo em que o papa envia um emissário para dizer para protestantes para que se unam à igreja católica, vídeo esse, que demonstra que aqueles que estavam naquele concilio aceitaram o convite submetendo a autoridade papal. Essa submissão pode ser comprovada não apenas pela aceitação demonstrada no final do vídeo, mas principalmente pela aceitação da declaração do papa de que ele(ou a igreja católica) é um tipo de José e os protestantes tipos dos irmão de José, onde no final os irmão de José se curvaram a ele reconhecendo sua superioridade. É nesse contexto que você tem que responder se aquele dom de línguas é de origem divina ou diabólica. Ou seja, diga se aquelas pessoas que aceitaram o convite do papa, o vídeo enviado pela papa. E, após esse episódio, falam em línguas, quem estava por trás desse dom? Deus ou diabo? Ou se você preferir, quem está por trás de um dom de línguas usado pelas pessoas que se converteram ao papado?
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    2. Osmar,

      Eu já assisti ao vídeo indicado por você e outros vídeos relacionados ao mesmo. Se quiser saber o que penso a respeito, terei prazer em lhe dizer.

      Antes disto, porém, sugiro que você assista ao seguinte vídeo: http://youtu.be/tNUl9kEKP0Q

      Se participar ativamente de iniciativas e eventos ecumênicos, inclusive no Vaticano, é prova do tipo Espírito que anima uma igreja, a que conclusão você chega sobre o adventismo?

      Aguardarei sua manifestação, mas apenas depois que você tiver coragem de assistir ao vídeo.

      Em Cristo,

      Excluir
    3. Clóvis, antes de ver o vídeo repito o que já te disse algum tempo atrás: A igreja Adventista do 7º Dia, é a igreja visível de Deus como era o Israel. E, da mesma forma que no antigo Israel tinha pessoas se deixava ser usado pelo diabo, encontraremos membros(líder ou não) e dissidente que são usados pelo diabo, para que pessoas como você use como se fosse fonte autorizada. Sua tentativa de incluir a IASD no movimento ecumênico doutrinário é ate desonestidade, uma vez que você sabe que a IASD ensina, prega e denuncia o papado e a igreja católica como Babilônia, anticristo e um falso sistema de crença. Não estou dizendo como isso que não existe amizade entre membros da IASD e membros da igreja católico. Ressalto que o ecumenismo que a IASD não participa é o Doutrinário. Quanto ao vídeo em que o papa envia um emissário para dizer para protestantes para que se unam à igreja católica, vídeo esse, que demonstra que aqueles que estavam naquele concilio aceitaram o convite submetendo a autoridade papal( algo que a IASD nunca fez, pelo contrário, ensina e prega ser o papado o anticristo). Essa submissão pode ser comprovada não apenas pela aceitação demonstrada no final do vídeo, mas principalmente pela aceitação da declaração do papa de que ele(ou a igreja católica) é um tipo de José e os protestantes tipos dos irmão de José, onde no final os irmão de José se curvaram a ele reconhecendo sua superioridade. É NESSE CONTEXTO QUE VOCE TEM QUE RESPONDER SE AQUELE DOM DE LINGUAS É DE ORIGEM DIVINA OU DIABOLICA. Ou seja, diga se aquelas pessoas que aceitaram o convite do papa, o vídeo enviado pela papa E, após esse episódio e o dom de línguas, quem estava por trás desse dom? Deus ou diabo? Ou se você preferir, quem está por trás de um dom de línguas usado pelas pessoas que se converteram ao papado? Veja outra resposta da IASD sobre o ecumenismo em: http://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/2008/10/faq-iii-igreja-adventista-e-o.html. Certamente verei o vídeo enviado por voce.
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  15. Olá Osmar

    Boa tarde

    Eu respondi que o dom de línguas do vídeo não é bíblico assim como a crença que o dom de línguas em Atos 19:6, Atos 10:41 e 1 Cor. 14-1-40 sejam línguas estrangeiras também não é. O debate não pode se limitar a um vídeo isso é muito pouco o debate é sobre o dom de línguas bíblico e não sobre um vídeo que na maior parte fala de ecumenismo e nem o apresentador sabe o que é dom de línguas assim como você. Você em vez de refutar eu e o Clóvis ficou repetindo para eu ver o vídeo quase que como um mantra.

    Um abraço e felicidades

    Luiz Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, se o dom de línguas do vídeo não é bíblico, os demais dons de línguas que são falado nas igrejas também não são, uma vez que são iguais e tem a mesma origem: o diabo. Ou você acha que se na igreja que você congrega for falado aquele mesmo dom, ou seja a mesma linguagem, o dom passa a ser divino, apesar ser da mesma fonte. Quanto a Atos 19:6, Atos 10:41 e 1 Cor. 14-1-40, o dom de línguas é o mesmo de Atos 2, ou seja, de nações, línguas estrangeiras, uma vez que Pedro fala no mesmo dom e Paulo deixa claro que também é línguas de nações em I Cor. 14:21. E, não só por isso, mas pelo fato de que jamais o Espírito Santo colocaria dois(um em Atos 2 e outro em Atos 10:41 e 19:6) tipos de dom de línguas, porque Deus não é Deus de confusão,(1 Coríntios 14:33). Observe que Paulo expôs(Galatas 2) o evangelho que ele pregava aos gentios, para a igreja em Jerusalém(Tiago, Cefas e João), e se houvesse dois fundamento ou dois tipos de dom de línguas, ou um dom diferente de atos 2, certamente haveria debate entre eles. não há como negar que o dom de línguas faz parte do evangelho pregado por Pedro e por Paulo. Portanto, incluir outro dom de línguas além de línguas de nações de Atos 2 e outras línguas estrangeiras de Isaías 28:11 e I Cor. 14:21 é anatema (Gal. 1:8 e 9)
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  16. Olá Clóvis

    Boa tarde

    Poxa, desculpa esqueci de te desejar um feliz Ano Novo.

    Um abraço e felicidades

    Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  17. DOM DE LÍNGUAS – MITOS E VERDADE

    O Novo testamento tem:
    27 Livros
    260 Capítulos
    7957 Versículos

    Destes 1 livro trata diretamente de OUTRAS LÍNGUAS
    Destes 2 capítulos tratam do assunto
    Destes 56 versículos versam sobre o tema

    Vários autores escreveram o Novo Testamento, mas apenas um tratou do assunto

    Nenhum dos escritores relata ter falado em LÍNGUAS ESTRANHAS

    Nem os Apóstolos, Paulo, Tiago, Pedro, João, Judas, André, Simão, Filipe oraram ou FALARAM EM LÍNGUAS

    Não há um texto, um versículo sequer na Bíblia em LÍNGUA ESTRANHA, o que é estranho

    Não há nenhum texto na Bíblia que se afirme ser traduzido de alguma LÍNGUA ESTRANHA

    Não podemos tratar do assunto pegando apenas TEXTOS ISOLADOS

    Não podemos tratar do assunto sem examinarmos os VOCÁBULOS

    Não podemos deixar de lado o “PANO DE FUNDO” do problema - Disputa entre irmãos

    Como era a cidade de Corinto? Era uma metrópole com mais de 600 mil habitantes

    Era o caminho para o deslocamento de várias regiões como Olímpia, Mercenas, Esparta, Argos, Sikiyon. Corinto vivia em franco desenvolvimento comercial, por lá passavam pessoas de várias regiões do mundo daquela época.

    Havia, segundo historiadores, centenas de idiomas e dialetos falados, pois era a maneira de se comunicar e de fazer negócios. Muitos daqueles dialetos eram realmente estranhos de mais, como são os falados em alguns lugares da África. Muitos dos que estava ali tinha outras práticas de culto um tanto estranhas como falar algo que outros não entendiam.

    Ali o cristianismo cresceu de forma espetacular, mas também perigosa, pois com tantas nacionalidades, com tantas pessoas de culturas diferentes, haviam centenas de interpretações distorcidas sobre o que os Discípulos e os Apóstolos ensinavam. A coisa na igreja em Corinto era tão complicada que contaminou até os crentes da Galácia. Eles também estavam pervertendo o Evangelho.

    Há detalhes que não podem ser desprezados na interpretação de qualquer texto, e no caso das línguas então, não há como escapar. Paulo diz: “ASSM TAMBÉM VÓS, SE COM A LÍNGUA NÃO PRONUNCIARDES PALAVRAS BEM INTELIGÍVEIS, COMO SE ENTENDERÁ O QUE SE DIZ?” - I Coríntios 14:9. Ora se as palavras pronunciadas não forem de compreensão de todos, não tem erro, a coisa deve ser tratada como FALTA DE INTELIGÊNCIA. É Paulo quem faz esta declaração. Este é o primeiro ponto. E não pode ser qualquer tipo de vocabulário, tem que ser BEM INTELIGÍVEIS, de fácil compreensão. Tem mais: “HÁ, POR EXEMPLO, TANTAS VARIEDADES DE VOZES NO MUNDO, E NENHUMA DELAS É SEM SIGNIFICADO. MAS, SE EU IGNORAR O SENTIDO DA VOZ, SEREI BÁRBARO PARA AQUELE A QUEM FALO, E O QUE FALA SERÁ BÁRBARO PARA MIM” - I Coríntios 14:10 e 11. Paulo diz claramente que todas as vozes no mundo têm um significado, porque então falar em LÍNGUAS ESTRANHAS se elas não podem ser entendidas por quem as ouve? Os dons são para a edificação da igreja e não de pessoas. Ou será que a Bíblia diz o contrário? Veja: “ASSIM TAMBÉM VÓS, COMO DESEJAIS DONS ESPIRITUAIS, PROCURAI ABUNDAR NELES, PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA” - I Coríntios 14:12. É da igreja e não de uma pessoa. Mas tem mais: “TODAVIA EU ANTES QUERO FALAR NA IGREJA CINCO PALAVRAS NA MINHA PRÓPRIA INTELIGÊNCIA, PARA QUE POSSA TAMBÉM INSTRUIR OS OUTROS, DO QUE DEZ MIL PALAVRAS EM LÍNGUAS DESCONHECIDAS” - I Coríntios 14:19. Neste negócio de vocês eu estou fora. Antes, ao invés de, eu prefiro falar palavras na minha “INTELIGÊNCIA”. Para que? Para instruir os outros, não é para se vangloriar, não é para se mostrar mais santo, não é para se mostrar o bam bam bam da fé, mas é tão somente para instrução de pessoas. Paulo era doutor em línguas. Preste muita, mas muita atenção na palavra “INTELIGÊNCIA”.

    ResponderExcluir
  18. O texto que fala sobre a SUPREMACIA DO AMOR tira qualquer duvida sobre o assunto: “AINDA que eu, Paulo, falasse todas as “LÍNGUAS DOS HOMENS” ou dos “ANJOS”, e se não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine” - I Coríntios 13:1. A gramática é clara, eu Paulo nunca falei em línguas, salvo engano, mas ainda que, mesmo que, se porventura eu, eu Paulo, por qualquer motivo tivesse que falar em línguas, em nada me seria útil, pois o amor supera qualquer coisa. Mas ele fecha com chave de ouro a questão: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estas três coisas, mas a maior delas é o amor” - I Coríntios 13:13. Agora, a partir deste momento, daqui para frente, não tem LÍNGUAS ESTRANHAS ou outra coisa qualquer, mas apenas estas três coisas devem prevalecer na vida de vocês.

    Não há como escapar das regras de Paulo: “Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma REGRA, e sintamos o mesmo. Sede também meus “IMITADORES” e tendes cuidado segundo o exemplo que tendes de nós” - Filipenses 3:16 e 18. Ora se ele mesmo afirma que nunca falou em “LÍNGUA ESTRANHA” e isto está evidente, pois não há registro do fato nos seus escritos, que regras então seriam estas? Sede meus “IMITADORES” como eu sou de Cristo, conclama Paulo aos cristãos. Ora, se Cristo não falou em “LÍNGUA ESTRANHA”, não há como se entender diferente, pela gramática, que Paulo também faria tal besteira, pois o modelo dele, padrão de conduta dele, a referência dele era Cristo. Tem mais: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração” - Colossenses 3:16. Veja que ele não cita “FALAR EM LÍNGUAS ESTRANHAS”, ele não relaciona esta prática na exortação que faz a santidade dos cristãos. Mas ainda tem mais: “Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as SÃS PALAVRAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas” - I Timóteo 6:3 e 4. Ora, nas sãs palavras de Cristo não está registrada nenhuma que tenha conotação, pelo menos, de “FALAR EM LÍNGUAS ESTRANHAS”.

    Tem mais, aqui a coisa é ainda mais definida: “Se alguém falar, fale segundo a PALAVRA DE DEUS; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém - I Pedro 4:11. Falar conforme, de acordo, não é falar conforme costumes, conforme práticas, conforme regras de outras pessoas, mas segundo a Palavra de Deus. Não tenho dúvidas de que textos assim não passam pela cabeça dos que defendem o tal “DOM DE LÍNGUAS”, pois ele é muito claro e objetivo. É Deus o objetivo da glória e o homem.

    Paulo e Silas estavam presos - Atos 16:25, o Espírito Santo já havia descido, eles estavam com os pés presos a troncos, era uma situação complicada, mas eles “CANTAVAM” e “ORAVAM”, não falavam em “LÍNGUAS” e o que aconteceu? Será que não era motivo para eles recorrerem a tal artifício? Algo extraordinário, eles foram soltos sem a intervenção dos guardas.

    Jesus nunca falou de “LÍNGUA ESTRANHA”, falou sim e claramente de “OUTRAS LÍNGUAS” como registrou Marcos: “...E estes sinais seguirão aos que crerem: Em Meu nome expulsarão demônios, falarão NOVAS LÍNGUAS, pegarão nas serpentes, e se beberem qualquer coisa mortífera, não lhes fará dano algum, e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão” - Marcos 16:17 e 18. Vale ressaltar que Marcos não fala de DOM DE LÍNGUAS.

    ResponderExcluir
  19. Porque “NOUTRAS LÍNGUAS”? Óbvio, eles teriam que sair pelo mundo, ERA TODO, não era apenas a parte onde se falava o idioma deles, como só falavam provavelmente um idioma, teriam que se esforçarem em aprender outras línguas, pois a mensagem deveria ser clara e na linguagem dos que estivessem ouvindo. Já pensou Pedro fazendo aquele sermão das quase três mil almas num idioma diferente de seus ouvintes? Já pensou ele falando “LÍNGUA ESTRANHA” no meio daquela multidão?

    Mateus 10 nem trata do assunto “OUTRAS LÍNGUAS”, ele apenas diz sobre curar enfermos, limpar leprosos, ressuscitar mortos e expulsar demônios. Estas coisas tinham importância para o Reino, elas evidenciavam algo diferente, algo que mudaria o rumo de multidões. Não seria “DOM DE LÍNGUAS”, até porque ele trouxe sérios problemas para a igreja de Corinto, pois o povo achava que era falar coisas que ninguém pudesse compreender, mais, quem falasse em línguas tinha superioridade.

    O NOSSO PADRÃO DEVE SER, NA DÚVIDA, PAULO, A IGREJA DE CORÍNTO, LIDERANÇAS MODERNAS OU JESUS CRISTO?

    Vejamos o que Jesus fala sobre a maneira de nos apresentarmos diante de Deus: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a Teu Pai que esta no céu, e Teu Pai, que vê secretamente, te recompensará. E orando, não useis de VÃS REPETIÇÕES, como fazem os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos” - Mateus 6:6 e 7. Jesus não fala aqui de orar em “OUTRAS LÍNGUAS”, apenas diz que devemos ter cuidado para não sermos repetitivos nas nossas palavras. Quer coisa mais repetitiva do que as tais “LÍNGUAS ESTRANHAS”? Tem mais, Jesus é incisivo, ele é direto: “Não vos assemelheis a eles, gentios, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós Lho pedirdes” - Mateus 6:8. Não há nenhuma condicional de orar em LÍNGUA ESTRANHA para termos mais intimidade com Deus, a recomendação é única, não assemelhar aos gentios.

    Você quer coisa mais surpreendente do que pegar numa serpente? Pois foi isso que Jesus disse na sua declaração de tarefas dos Seus seguidores. Ele não deu nenhuma atenção para o assunto de línguas.

    A questão é ainda mais complexa. O Código Civil diz que calúnia e difamação é crime, assim, e nós somos responsáveis perante a lei por tudo que falarmos. Se falamos o que ninguém entende, dependendo das circunstâncias, poderemos ser processados. No mínimo.

    A igreja tem que se preocupar com a salvação do pecador e não com “DOM DE LÍNGUA”. Foi após esta controvérsia que o numero de decisões reduziu drasticamente na igreja primitiva. A preocupação era com “DONS”, coisas pessoais, era o individualismo, eu sou mais, eu posso mais, eu tenho mais “ESPIRÍTO SANTO” do que você, eu curo mais, eu expulsei ma centena de demônios, eu só não lavei “LEPROSOS”, porque ai é querer demais.

    Carlos Roberto Martins

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.