As marcas da verdadeira igreja, de seus membros e da falsa igreja

Cremos que se deve discernir diligentemente e com muito cuidado, pela Palavra de Deus, qual é a verdadeira igreja, visto que todas as seitas, que atualmente existem no mundo, se chamam igreja, mas sem razão [l]. Não falamos aqui dos hipócritas que, na igreja, se acham entre os sinceros fiéis; contudo, não pertencem à igreja, embora sejam membros dela [2]. Mas queremos dizer que se deve distinguir o corpo e a comunhão da verdadeira igreja, de todas as seitas que se dizem igreja.

As marcas para conhecer a verdadeira igreja são estas: ela mantém a pura pregação do Evangelho [3], a pura administração dos sacramentos [4] como Cristo os instituiu, e o exercício da disciplina eclesiástica para castigar os pecados [5]. Em resumo: ela se orienta segundo a pura Palavra de Deus [6], rejeitando todo o contrário a esta Palavra [7] e reconhecendo Jesus Cristo como o único Cabeça [8]. Assim, com certeza, se pode conhecer a verdadeira igreja; e a ninguém convém separar-se dela.

Aqueles que pertencem à igreja podem ser conhecidos pelas marcas dos cristãos, a saber: pela fé [9] e pelo fato de que eles, tendo aceitado Jesus Cristo como único Salvador, fogem do pecado e seguem a justiça [10], amando Deus e seu próximo [11], não se desviando para a direita nem para a esquerda e crucificando a carne, com as obras dela [12]. Isto não quer dizer, porém , que eles não têm ainda grande fraqueza, mas, pelo Espírito, a combatem, em todos os dias de sua vida [13], e sempre recorrem ao sangue, à morte, ao sofrimento e à obediência do Senhor Jesus. NEle eles têm a remissão dos pecados, pela fé [14].

Quanto à falsa igreja, ela atribui mais poder e autoridade a si mesma e a seus regulamentos do que à Palavra de Deus e não quer submeter-se ao jugo de Cristo [15]. Ela não administra os sacramentos como Cristo ordenou em sua Palavra, mas acrescenta ou elimina o que lhe convém. Ela se baseia mais nos homens que em Cristo. Ela persegue aqueles que vivem de maneira santa, conforme a Palavra de Deus, e que lhe repreendem os pecados, a avareza e a idolatria [16].

É fácil conhecer estas duas igrejas e distingui-las uma da outra.

1 Ap 2:9. 2 Rm 9:6. 3 Gl 1:8; 1Tm 3:15. 4 At 19:3-5; 1Co 11:20-29. 5 Mt 18:15-17; 1Co 5:4,5,13; 2Ts 3:6,14; Tt 3:10. 6 Jo 8:47; Jo 17:20; At 17:11; Ef 2:20; Cl 1:23; 1Tm 6:3. 7 1Ts 5:21; lTm 6:20; Ap 2:6. 8 Jo 10:14; Ef 5:23; C1 1:18. 9 Jo 1:12; 1Jo 4:2. 10 Rm 6:2; Fp 3:12. 11 1Jo 4:19-21. 12 Gl 5:24. 13 Rm 7:15; G1 5:17. 14 Rm 7:24,25; 1Jo 1: 7-9. 15 At 4:17,18; 2Tm 4:3,4; 2Jo :9. 16 Jo 16:2.

Confissão de Fé Belga
Artigo 29

Um comentário:

  1. Olá irmão Clovis,
    é um prazer participar aqui.

    Vejo que nos dias atuais, está difícil delimitar os parâmetros para uma igreja sadia e verdadeira.
    Muitas igrejas falsas, encaixam-se no perfil das verdadeiras, observando os sacramentos, querendo guardar o estatutos e buscando santidade, acontece, que tudo dentro de uma visão "racionalista e relativista". Os padrões de santidade numa sociedade pode variar de um lugar para outro, de uma congregação para outra.
    Para uns, assistir programas de televisão, entretenimento, participar de ajuntamentos seculares, como shows de rock, samba, sertanejo e outros......além da utilização de bebidas alcoólicas, são algumas das práticas que em uns ministérios, pode, em outros não. Esses conceitos, não conseguem ser defendidos por diversos irmãos, por não acreditarem de fato na condição dos homens diante de DEUS.

    Muitas igrejas que consideramos sérias, pastores que tem histórico de homens compromissados, que pregam contra, "prosperidade inútil, pornografia, mentiras, vidas desregradas", são os mesmos que nas suas ministrações, não conseguem explanar aos seus ouvintes, que os homens estão numa condição mortal diante do Senhor por causa não só por causa dos pecados e sim por causa do pecado do primeiro Adão.

    As mensagens da maioria das comunidades evangélicas, não contempla o arrependimento, o afastamento de atitudes sincrética, a não relativização dos princípios cristão. Coisas que deveriam ser consideradas, "alimento inicial da fé".

    Hoje, há diversas musicas anticristã, anti-bíblicas, com conceitos heréticos e erronias, são cantado aos montes, por diversos grupos, "senhoras, adolescentes, circulo de oração e outro que compõe o quadro de atividades das igrejas".

    Hoje, estamos num momento onde não conseguimos e não podemos distinguir a falsa igreja por ensinar doutrinas erronias e contrarias a Deus, e sim, pela ardilosa artimanha de satanás, de usar o "politicamente correto", substituindo as verdades absolutas.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.