Eis o Cordeiro!

Apesar de todos os crentes reconhecerem a centralidade da cruz para a sua fé, poucos tem dedicado algum esforço em compreender a natureza e os benefícios da expiação para suas vidas. Muitos cantam “Sim, eu amo a mensagem da cruz!”, sem se dar conta do conteúdo dessa mensagem. O versículo acima nos ajudará a compreender melhor a finalidade e os resultados da morte de Cristo. Ela também pode lançar luz a respeito de para benefício de quem ela foi designada na eternidade e realizada na história.

"Eis"

Esta é a resposta divina à pergunta do angustiado Isaque: "onde está o cordeiro para o holocausto?" (Gn 22:7). Um cordeiro era necessário, pois o homem havia ofendido o Senhor com seu pecado e a justiça divina requeria uma satisfação. Mas se faltava um cordeiro, então Isaque teria que ser imolado sobre o altar. Se Jesus não viesse, o homem teria que pagar a dívida para com Deus, e sendo essa dívida impagável, ele sofreria eternamente no inferno. Por isso o "eis" de João Batista é a melhor notícia que o homem poderia receber.

"O Cordeiro de Deus"

Para entendermos a profundidade dessa expressão precisamos voltar até aos dias do cativeiro de Israel no Egito, quando Deus lhes ordenou "Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família. Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número das almas; conforme o que cada um puder comer, por aí calculareis quantos bastem para o cordeiro. O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito; e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde. Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem; naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão (...) Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor. O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito" (Ex 12:3-8;12-13). O pai de família deveria escolher o seu cordeiro, cujo sangue daria proteção aos membros de sua família. Jesus não é apenas um cordeiro pascal, mas o "Cordeiro de Deus", o Seu escolhido, o que morreria para com Seu sangue, livrar da morte os integrantes da família de Deus.

"Que tira o pecado"

Olhemos agora para o efeito da morte do Cordeiro. Ele "tira" o pecado. Tirar é "fazer sair, sacar, arrancar, extrair" (Dicionário Aurélio). No grego, tirar é airõ e traz a idéia de "levar embora, remover, afastar de alguém" (Strong) ou "carregar, levar para fora, levar embora" (Vine). Assim, o "remendo tira parte da veste" (Mt 9:16); "o reino de Deus vos será tirado" (Mt 24:43); Satanás "tira a palavra semeada neles" (Mc 4:15) e "não peço que os tires do mundo" (Jo 17:15); etc. O sangue do cordeiro foi eficaz para livrar da morte o primogênito dos israelitas. Imagine um jovem primogênito observando seu pai colocar o sangue nas ombreiras e na verga da porta. “Será suficiente? Funcionará?”, talvez se perguntasse. Quem sabe à noite não conseguisse pregar os olhos. Mas pela manhã, quando entre os egípcios “não havia casa em que não houvesse morto” (Ex 12:30), o sangue do cordeiro bastou “para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas” (Hb 11:28).

A expressão “que tira o pecado” aponta para a morte penal e substutiva do Cordeiro de Deus. A mesma palavra tirar é utilizada por Paulo para indicar que a dívida para com Deus foi cancelada na cruz, quando escreve “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o [airõ] inteiramente, encravando-o na cruz” (Cl 2:14). Portanto, ao tirar o pecado, tornou sem dívida àqueles por quem foi sacrificado, daí a profecia de  Isaías de que “Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si” (Is 53:11).

"Do mundo"

Considerando o que foi dito acima, sobre a finalidade e o resultado da morte do cordeiro, cabe perguntar a extensão da palavra mundo. Se mundo aqui significa “toda a humanidade sem exceção”, então o pecado de “toda humanidade sem exceção” foi tirado, vale dizer, toda a humanidade está justificada diante de Deus. Para evitar essa conseqüência, deve-se solapar a eficiência da morte vicária do Cordeiro. Mas é mais provável que mundo se refira àqueles do mundo por quem Cristo morreu e então a doutrina da morte penal e substutiva de Cristo se mantenha em pé. O testemunho bíblico favorece essa última posição.

Começando pela primeira páscoa, vemos que o sangue do cordeiro foi designado para salvar todos e somente os primogênitos dos judeus e não de todos os moradores do Egito. Paulo ensina que “Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras” (1Co 15:3) e que “Ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Co 5:21). Que o nós nessa passagem não se refere a todos os homens sem exceção fica claro quando diz também “o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai” (Gl 1:4), contrapondo os crentes e o mundo. Considere ainda que a Tito referiu-se à obra de Cristo dizendo que Ele “a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras” (Tt 2:14). 

Conclusão

Considerando que a morte de Cristo foi substutiva, que ela foi proveitosa no sentido que tirou o pecado daqueles porquem foi realizada e que a Palavra de Deus em inúmeras passagens restringe o efeito da morte de Cristo aos eleitos, devemos crer que Jesus não morreu pelos pecados de toda humanidade. Por outro lado, sendo a morte de Cristo eficaz pois alcança plenamente o resultado almejado, não devemos jamais ter medo de perecer, pois Ele já pagou por nós toda a nossa dívida.

Soli Deo Gloria

5 comentários:

  1. Clóvis, graça e paz!

    Sempre tenho visitado teu respeitadíssimo blog. Aprendo muito por aqui. Mas me causa arrepios quando você põe um ponto final naquilo que é questionável. Por exemplo: "O testemunho bíblico favorece essa última posição.". Que posição? A de que a palavra "mundo" refere-se àqueles do mundo por quem Cristo morreu"? E se a palavra "mundo" referir-se a “toda humanidade sem exceção” isso significa que todos estão justificados automaticamente? Vamos supor que este absurdo (que todos estão justificados automaticamente) fosse verdade. Isso equivale também ao absurdo de que muitos estão automaticamente salvos já que foram previamente eleitos para isso. Cada extremo com suas consequências drásticas.

    É questionável essa posição de "expiação limitada" pela demostração de um texto, não precisa ir muito longe, muita ginástica e nem muito grito:
    "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida." Romanos 5:18 Ficou claro? Se pela ofensa veio o juízo, pela justiça veio a graça! O juízo veio sobre TODOS. A graça também veio sobre TODOS! Se a graça veio somente para alguns, a ofensa se mostraria superior ao ato de justiça praticada pelo Senhor. E onde estaria a graça?

    Mas claro que a graça é infinitamente superior: "Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça" Romanos 5:20. É assim que está escrito, Clóvis! Mais uma vez: e o pecado abundou somente sobre os eleitos? Pelo contrário, sobre todos! E o que dizer da graça?

    E agora? Cristo morreu por todos ou por muito? Claro que ele morreu por muitos, que não deixa de ser TODOS! Se não, o que dizer de textos como: "Porque, como pela desobediência de um só homem, MUITOS foram feitos pecadores, assim pela obediência de um MUITOS serão feitos justos." Romanos 5:19. Assim, o Senhor Jesus é Salvador de TODOS de DIREITO. Mas de FATO, somente é salvador de MUITOS!

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  2. Se mundo aqui significa “toda a humanidade sem exceção”, então o pecado de “toda humanidade sem exceção” foi tirado, vale dizer, toda a humanidade está justificada diante de Deus.

    O verbo não está no passado, mas no presente. Não tem nenhum "foi" ali no texto. A conotação não é "o cordeiro de Deus que efetuou a retirada do pecado", mas sim "aquele que efetua", "aquele cujo ofício é retirar o pecado do mundo".

    Aliás, se sua interpretação for verdadeira, então antes de Jesus não houve nenhuma retirada de pecados.

    ResponderExcluir
  3. Se mundo aqui significa “toda a humanidade sem exceção”, então o pecado de “toda humanidade sem exceção” foi tirado, vale dizer, toda a humanidade está justificada diante de Deus. "Sem fé nao há justificação meu amigo. Cristo morrer por nós nao basta. O sangue tem que estar no umbral de nossa porta. Não existe salvação automatica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Cristo morrer por nós nao basta."

      Então Ele disse "Está quase consumado!"?

      Excluir
    2. O pagamento pelo pecado do mundo foi consumado.
      "E Deus, que conhece os corações, testemunhou em benefício deles, concedendo-lhes o Espírito Santo, da mesma forma como o deu a nós;" Atos 15:8

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.