Sobre a queda de pardais e de cabelos

Literalmente o texto original reza "nem um deles cairá na terra sem vosso Pai". Os tradutores das versões modernas supõem, seguramente com muita razão, que isto quer dizer: sem que vosso Pai o conheça, permita ou consinta. Sem dúvida, a providência de Deus não é uma mera permissão passiva. Deus atua de tal maneira em seu controle soberano que tudo o que ocorre no universo opera para adiantar seus propósitos. Fazemos bem, pois, em entender que nenhuma criatura morre sem que Deus o permita; mas também que nenhuma morre sem que, de alguma maneira, Deus o queira e o determine, vale dizer, sem que sua morte caia dentro da vontade divina.

(...)

No versículo 30 Jesus leva o tema da providência de Deus um passo adiante. Acaba de dizer que a Deus importa a queda de uma passarinho. O incrível é que, ademais, lhe importa a queda de um só cabelo de nossa cabeça. Seguramente, se vivesse em nossa geração, Jesus teria dito: até as células e os cromossomos de vosso corpo estão todos contados. Não há nenhum detalhe de nossa existência, por mínimo que seja, que escape da onisciência e do controle soberano de Deus. A perda de um cabelo é talvez o danos pessoal mais insignificante que podemos sofrer (cf. 1Sm 14:45; At 27:34). Se Deus vela por um dano tão pequeno, caso não se preocupará se os discípulos estão sujeitos a insultos, maltratos, torturas e morte?

David F. Burt
In: Compasión, Misión y Persecución

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.