O mundo é mau por causa do pecado?

Por que Van Til disse que o mundo não é mau? Tem havido em vários ramos da igreja uma tendência para ver o mundo e os elementos do mundo como essencialmente maus. Faz muitos anos, estava em Piedra Hincada, México, um pequeno povoado indígena no estado de Hidalgo. À noite, estava caminhando com um amigo, um missionário, para a casa onde me hospeavam e parei no caminho para contemplar a magestade dos milhões de estrelas que podíamos ver nesse lugar, sem a contaminação das luzes da cidade. Enquanto admirava a beleza da criação, meu amigo se voltou e me perguntou o que estava fazendo. Quando lhe disse o que fazia, comentou: está louco? tudo vai ser queimado de qualquer modo. Sigamos. Mas eu não podia compartilhar de seu pessimismo. O mundo material não é produto do Diabo. Tampouco é um parque de diversão para os demônios. Mesmo em seu estado caído, não é algo a ser rejeitado. Em seu livro Criação Recuperada, Albert M. Wolters argumenta que a criação é ainda estruturalmente boa. A criação é fundamentalmente boa, ainda que esta qualidade tenha sido distorcida e obscurecida pelo pecado do homem. Wolters diz:

Não obstante, a distorção ocasionada pelo pecado não pode erradicar a boa qualidade da criação. O pecado e o mal continuam sendo parasitas da boa criação de Deus. Nem o ódio pode existir sem alimentar-se dos recursos criacionais positivos da emotividade e resolução humanas... o conceito bíblico ensina que esta boa qualidade continua porque Deus é fiel a suas ordenanças criacionais, para que um pouco de seu bom caráter continue manifestando-se apesar da direção religiosa de tudo o que está sujeito a elas.

Deus mesmo criou o mundo material e o chamou de bom. Sofre os efeitos do pecado, mas Deus não o arruinou. Pelo contrário, devido à sua bondade e porque Ele é bom, tem preservado a sua criação em meio à queda. Podemos que ver ainda que a criação é boa no fato de que as sociedades funcionam, o mundo segue girando ao redor do sol, temos as estações do ano, a gravidade nos mantém firmemente na terra, a tecnologia continua se desenvolvendo a favor da raça humana, podemos melhorar a qualidade a qualidade de vida pela medicina, etc. Mas há mais. Deus nos tem dito em Sua Palavra que tem a intenção de restaurar esta mesma criação quando vier de novo em toda a Sua glória.

Nicholas Lammé. Una mente cristiana.

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.