Agostinho e a depravação total

Antes de Agostinho, o pensamento cristão tinha dado expressão à sua fé, afirmando que Jesus, considerado como a Revelação de Deus, era também a revelação do que o homem foi destinado a ser desde a criação. Sendo assim, algo parece estar errado. O homem, com suas muitas expressões de visão curta, seu ânimo vingativo, seus incessantes crimes, tanto de comissão como de omissão, encontra-se muitíssimo aquém de revelar o mesmo espírito que houve em Jesus. Em face disso, a ortodoxia tinha declarado que na verdade o homem decaíra. Adão, o primeiro homem, tinha feito uso da liberdade que Deus lhe dera para fazer uma escolha contrária à vontade expressa de Deus e, em conseqüência, comprometera todo o gênero humano. Cristo foi enviado ao mundo para restaurar o homem de modo que lhe seja possível retomar sua posição original.

A doutrina de Agostinho, como se verifica em outros enunciados da ordodoxia, foi elaborada tendo-se em vista uma heresia. A heresia que tinha de ser combatida era de responsabilidade do monge inglês Pelágio. Pelágio insistia em afirmar que todo homem se encontra absolutamente livre para escolher o bem ou o mal em qualquer momento de sua vida. Insistia em que a queda de Adão não tinha afetado a mais ninguém além dele mesmo. Contra tais afirmações, Agostinho opunha a negação de que o homem seja livre no sentido de poder fazer o bem ou o mal. Trabalhando com a intuição de princípios que nos fazem lembrar os enunciados da moderna psicologia do subconsciente, Agostinho ressaltava que os impulsos que caracterizam a raça humana em suas manifestações pecaminosas são mais fortes do que a doutrina Pelagiana admite. Não se pode acreditar que o indivíduo, no início, seja como uma folha em branco; ele tem consigo elementos que vêm do meio social e outros hereditários. Pelo fato de que a herança é pecaminosa, verifica-se que o homem é pecador, isto é, o homem tem propensões para o pecado; ele tem uma tendência tão forte para a pecaminosidade que, a não ser mediante o socorro da graça Divina, ele não pode se livrar do mal. Em vez de ser livre, o homem, de fato, encontra-se preso a uma conduta pecaminosa, e poderá tornar-se livre só na medida em que Deus lhe proporcione a graça suficiente para que rompa as correntes que o prendem.

Agostinho situou a fonte do pecado original, isto é, a fraqueza ou incapacidade de fazer o bem, no sentimento do orgulho humano. Em uma renovada alusão à narrativa Bíblica concernente a Adão, Agostinho ressaltou que Adão tinha sido livre. Ele tinha a sua disposição tudo quanto desejasse enquanto vivia no Jardim do Éden. Entretanto, Adão desejou algo mais: ele quis ficar independente de Deus. Ressentiu de estar em situação de dependência com relação ao Criador; ele desejou tomar o lugar de Deus. Assim, iludido pela serpente que lhe tinha passado a idéia de que ele podia tornar-se como Deus, ele comeu do fruto da árvore. Isto é, a recusa do homem de aceitar a posição de criatura que lhe foi determinada, de modo a acomodar-se ao fim para que foi formado, leva-o à descabida presunção de querer ser igual ao Criador. Recusando-se a dar a Deus o lugar próprio em sua vida, o homem descobre que o resultado disso é o prevalecimento da concupiscência ou ambição desmedida com relação às coisas que há no mundo. Em outras palavras, uma vez que Deus deixa de ser o próprio centro da vida, o homem degrada-se a ponto de cometer todas as demais formas de pecado: torna-se avarento, lascivo, capaz de roubar o próximo, assassinar e comportar-se egoisticamente. 

W. E. Hordern, W. E. Teologia Contemporânea.

9 comentários:

  1. Sem fé é impossível agradar a Deus. Se o homem tivesse perdido a liberdade de escolha em Adão, como responsabilizar o homem de não agradar ao Eterno se esta possibilidade lhe foi tirada? Como condenar alguém sem dar-lhe o direito de defesa? Se este alguém não tem direito, logo não há justiça! Deus é totalmente amor, e é totalmente justo! Se o homem não fosse livre para escolher, e escolher certo, o que seria dos pactos, principalmente do pacto de Deus com os filhos de Israel? Seria uma loucura só! Como toda aliança requer decisão de escolhas, Deus firmaria uma aliança com pessoas (neste caso Israel) que não tem liberdade para decidir, para escolher. Dizer que o home tem tendências pecaminosas é chover no molhado. Agora, dizer que “o homem tem uma tendência tão forte para a pecaminosidade que, a não ser mediante o socorro da graça Divina, ele não pode se livrar do mal.” Perguntar-se-ia: e por que Deus não socorre a todos já que Ele é totalmente amor e Todo Poderoso? Aí Agostinho falha, aí Calvino desliza de ladeira abaixo! E se alguém se aventurar em dizer que Deus não socorre a todos porque Ele não quer é pregar descaradamente um evangelho diferente daquilo que Deus ordenou que anunciasse, ou seja, “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” 1 Timóteo 2:4; “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16; “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:15,16 etc. etc. etc.

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  2. “Se o homem tivesse perdido a liberdade de escolha em Adão, como responsabilizar o homem de não agradar ao Eterno se esta possibilidade lhe foi tirada?”

    “PORQUE ASSIM COMO A MORTE VEIO POR UM HOMEM, TAMBÉM A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS VEIO POR UM HOMEM.
    PORQUE, ASSIM COMO TODOS MORREM EM ADÃO, ASSIM TAMBÉM TODOS SERÃO VIVIFICADOS EM CRISTO. 1 CORÍNTIOS 15:21-22

    “PORTANTO, COMO POR UM HOMEM ENTROU O PECADO NO MUNDO, E PELO PECADO A MORTE, ASSIM TAMBÉM A MORTE PASSOU A TODOS OS HOMENS POR ISSO QUE TODOS PECARAM.” ROMANOS 5:12

    “ Como condenar alguém sem dar-lhe o direito de defesa?

    “ESTANDO NÓS AINDA MORTOS EM NOSSAS OFENSAS, NOS VIVIFICOU JUNTAMENTE COM CRISTO (PELA GRAÇA SOIS SALVOS)”. EFÉSIOS 2:5

    “PORQUE TODOS PECARAM E DESTITUÍDOS ESTÃO DA GLÓRIA DE DEUS” ROMANOS 3:23

    “Se este alguém não tem direito, logo não há justiça!”

    “PORQUANTO, NÃO CONHECENDO A JUSTIÇA DE DEUS, E PROCURANDO ESTABELECER A SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, NÃO SE SUJEITARAM À JUSTIÇA DE DEUS.” ROMANOS 10:3

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  3. “Deus é totalmente amor, e é totalmente justo! Se o homem não fosse livre para escolher, e escolher certo, o que seria dos pactos, principalmente do pacto de Deus com os filhos de Israel?

    “QUE NAQUELE TEMPO ESTÁVEIS SEM CRISTO, SEPARADOS DA COMUNIDADE DE ISRAEL, E ESTRANHOS ÀS ALIANÇAS DA PROMESSA, NÃO TENDO ESPERANÇA, E SEM DEUS NO MUNDO.” EFÉSIOS 2:12

    “E DISSE: Ó SENHOR DEUS DE ISRAEL, NÃO HÁ DEUS COMO TU, EM CIMA NOS CÉUS NEM EM BAIXO NA TERRA; QUE GUARDAS A ALIANÇA E A BENEFICÊNCIA A TEUS SERVOS QUE ANDAM COM TODO O SEU CORAÇÃO DIANTE DE TI.” 1 REIS 8:23

    Seria uma loucura só! Como toda aliança requer decisão de escolhas, Deus firmaria uma aliança com pessoas (neste caso Israel) que não tem liberdade para decidir, para escolher.

    “MAS ESTA É A ALIANÇA QUE FAREI COM A CASA DE ISRAEL DEPOIS DAQUELES DIAS, DIZ O SENHOR: POREI A MINHA LEI NO SEU INTERIOR, E A ESCREVEREI NO SEU CORAÇÃO; E EU SEREI O SEU DEUS E ELES SERÃO O MEU POVO.” JEREMIAS 31:33 - Note que Deus nao esta perguntando se o individuo quer ou nao a sua lei.

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  4. “Dizer que o home tem tendências pecaminosas é chover no molhado. Agora, dizer que “o homem tem uma tendência tão forte para a pecaminosidade que, a não ser mediante o socorro da graça Divina, ele não pode se livrar do mal.”

    “PORQUE EU SEI QUE EM MIM, ISTO É, NA MINHA CARNE, NÃO HABITA BEM ALGUM; E COM EFEITO O QUERER ESTÁ EM MIM, MAS NÃO CONSIGO REALIZAR O BEM”. ROMANOS 7:18

    “PORQUE NÃO FAÇO O BEM QUE QUERO, MAS O MAL QUE NÃO QUERO ESSE FAÇO.”
    ROMANOS 7:19

    “Perguntar-se-ia: e por que Deus não socorre a todos já que Ele é totalmente amor e Todo Poderoso?”

    “POIS DIZ A MOISÉS: COMPADECER-ME-EI DE QUEM ME COMPADECER, E TEREI MISERICÓRDIA DE QUEM EU TIVER MISERICÓRDIA.” ROMANOS 9:15 – Basta uma leitura atenta do Antigo Testamento para vermos que os juizos de Deus aplicados aos povos gentios não poupava ninguem, do maior ao menor, do velho a criança, do “inocente” ao culpado.

    “PORQUE OS MEUS PENSAMENTOS NÃO SÃO OS VOSSOS PENSAMENTOS, NEM OS VOSSOS CAMINHOS OS MEUS CAMINHOS, DIZ O SENHOR.” ISAÍAS 55:8

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  5. “Aí Agostinho falha, aí Calvino desliza de ladeira abaixo!”


    “E se alguém se aventurar em dizer que Deus não socorre a todos porque Ele não quer é pregar descaradamente um evangelho diferente daquilo que Deus ordenou que anunciasse, ou seja,”

    “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.”
    1 Timóteo 2:4.

    As perguntas são:
    Todos se salvam?
    Todos tem o conhecimento da verdade?

    “PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA.” JOÃO 3:16;

    E todos creem?

    “QUEM CRÊ NELE NÃO É CONDENADO; MAS QUEM NÃO CRÊ JÁ ESTÁ CONDENADO, PORQUANTO NÃO CRÊ NO NOME DO UNIGÊNITO FILHO DE DEUS.” JOÃO 3:18

    Logo, “...PORQUE A FÉ NÃO É DE TODOS.” 2 TESSALONICENSES 3:2

    “E DISSE-LHES: IDE POR TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA. QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO; MAS QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO.” MARCOS 16:15,16

    Perfeito!

    “Quem crer...”

    Não diz crerão.

    MAS NEM TODOS TÊM OBEDECIDO AO EVANGELHO; POIS ISAÍAS DIZ: SENHOR, QUEM CREU NA NOSSA PREGAÇÃO? ROMANOS 10:16


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    1. Perguntar se "Todos se salvam" e se "Todos tem conhecimento da verdade" é de uma imaturidade tão grande no conhecimento da Palavra do Eterno que dispensa qualquer pingo de análise. Mas, pensando bem, será que essas perguntas não contradiz a teoria da perca da liberdade pós-Adão? Agora, para a perguntinha "E todos creem?" depois de ser citado João 3:16, merece uma outra pergunta, agora uma pergunta séria para todos calvinistas: E Deus não amou a todos?

      Graça e paz!

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    2. Mas Paulo que amor seria esse (por todos) se depois de criá-los e ser rejeitado pela maioria, Ele os mandaria para o inferno?!?!?!?!?! estranho este amor não? vai sempre pender para o universalismo!!! " estou mandando alguém que criei e amei para o inferno" estranho, muito estranho.

      No Amado

      Anderson Demoliner

      Sola Gratia

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  6. Muito cuidado com Agostinho....mesmo as idéias dele sendo bem de acordo,a doutrina da trindade(como um triangulo) e do pecado original nunca foram aceitos pela Igreja Ortodoxa Grega,como aliás nenhuma doutrina agostiniana...resta saber o porquê...
    http://lulopesfada.blogspot.com.br/

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  7. Sr. Paulo Cesar,

    Concordo plenamente que tenho uma imaturidade sem tamanho para entender as Escrituras. Não sou teólogo, filosofo, pensador de nome e renome, pregador licenciado ou qualquer coisa do tipo. Sou apenas um leitor da Bíblia, ouvinte de sermões bem como leitor de internautas e suas ideias.

    Tenho conhecimento limitado acerca de todas as verdades divinas, o que não me impede de buscar cada vez mais algum conhecimento e alimentar a minha fé. O que faço aqui e em outros espaços é colocar algumas opiniões e colher outras. Quanto a minha limitada e imatura analise de sua resposta ao texto original, apenas citei textos da Bíblia que, seguramente, penso que não estão de acordo com a sua linha interpretativa das escrituras. Note que apenas tomei a liberdade de citar (e me perdoe por isso) trechos do seu texto e coloquei logo em seguida algumas passagens das escrituras. Pouquíssimas foram as minhas opiniões a respeito.

    Presumindo que o senhor tenha uma leitura mais aprofundada das Escrituras, então, devera concordar comigo que Jesus, estava ali para ensinar aos seus seguidores. É sabido que entre tantos que O seguiam, alem de alguns poucos letrados, a grande maioria era de gente simples (pescadores, lavradores, mendigos, gente doente, pobres, pecadores, gente marginalizada) e que tinham o mínimo ou nenhum conhecimento teológico. No entanto, sabe-se que Jesus, sendo conhecedor de todas as limitações humanas, inclusive as intelectuais, procurava não deixar ninguém sem resposta alguma. Quando não era bem compreendido em seu discurso mais elaborado, utilizava de parábolas e analogias do cotidiano de seus ouvintes e seguidores. Nenhuma pergunta, ou questionamento feitos a ele, eram tidos como tolos, imaturos, idiotas etc. Jesus tinha e era ele mesmo a resposta para tudo. A mansidão do sermão do monte para as massas foi a mesma utilizada para responder a Nicodemus, aos sacerdotes, aos escribas e outros sábios de sua época.

    Quase na certeza de que o senhor seja um fiel seguidor de JESUS, e como Paulo bem nos orientou, também deve ser um imitador do Mestre, então por que não responder, a exemplo de Jesus, as minhas perguntas, ainda que elas sejam de uma imaturidade tamanha capaz de ofender a sua sapiência teológica?

    Se fosse Jesus, com certeza não me daria “pingo de análise”, mas faria jorrar fonte de água viva.

    Novamente:

    Todos se salvam?

    Todos chegam ao conhecimento da Verdade?

    Fiquem na Paz que excede a todo entendimento.

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"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

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