O estado intermediário dos mortos ímpios

O Novo Testamento diz bem pouco acerca da condição dos ímpios entre a morte e a ressurreição, uma vez que sua preocupação principal é com o futuro do povo de Deus. Conforme vimos, a parábola do homem rico e Lázaro retrata o homem rico sofrendo tormentos no Hades após a morte. Talvez, a passagem mais clara do Novo Testamento, que trata da condição do ímpio morto durante o estado intermediário, seja a de 2 Pedro 2.9: “O Senhor sabe como livrar os homem justos de provações e como reservar os injustos para o dia do juízo, enquanto continua sua punição” (NIV). Pedro vem expondo a severidade do julgamento divino sobre os anjos que pecaram, sobre o mundo antigo e sobre Sodoma e Gomorra. De acordo com o verso 4, Deus lança os anjos que pecaram no inferno (no grego, Tartarys), para serem guardados até o julgamento. No verso 9, Pedro está falando acerca dos homens injustos. A estes, diz ele, Deus sabe como guardar ou manter sob punição até o Dia do Juízo - literalmente, enquanto são punidos. A palavra grega utilizada aqui, kolazomenous, é a forma de particípio passivo presente no verbo kolazo, (=punir). O tempo presente do particípio transmite a idéia de que esta punição é contínua (note a tradução da NIV, citada acima). As palavras eis hemeran kriseos (=até o Dia do Juízo), nos revelam que o que é descrito aqui não é o castigo final dos ímpios, mas uma punição que precede o dia do juízo36. Além disso, não pode ser sustentado que a punição aqui mencionada seja administrada somente nesta vida atual, uma vez que as palavras “até o dia do juízo” estendem claramente a punição até aquele dia. Esta passagem, portanto, confirma o que aprendemos na parábola do homem rico e Lázaro, e nos revela que os ímpios sofrem punição contínua (cuja natureza não nos é mais amplamente descrita aqui) entre a sua morte e o Dia do Juízo. 

Anthony Hoekema
A Bíblia e o Futuro.

7 comentários:

  1. Há duas maneiras de usar as Escrituras: da maneira de Deus ou da maneira do diabo. Observe que em Mateus 4, Jesus usou as Escrituras dentro do seu contexto. Ou seja, Ele nos versos 4,7 e 10 está usando o que está em Deut. 8:3, 6:14 e 6:16. Enquanto o inimigo usou as Escrituras da mesma forma que usam para falarem sandices a respeito da morte e outros temas. Até falaram que o homem é imortal, quando as Escrituras afirma que só Deus tem a imortalidade. Portanto, o meu ponto de vista, ou de qualquer pessoa não pode sobrepor as Escrituras. Segundo Jesus, é como diz as Escrituras( João 7:38,39) e Ela não pode ser falhar (João 10:35-Lucas 21:33). E, segundo o imitador de Cristo, é a Escritura que pode fazer uma pessoa sábia para salvação e não os filósofos vestidos de pastores com suas filosofias contrárias ao que estão escrito na Palavra de Deus. Diz ainda o imitador de Cristo que é a Escrituras que é útil para “ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra,” e não os filósofos vestidos de pastores com suas filosofias contrárias ao que estão escrito na Palavra de Deus (I Cor. 11:1-II Tim. 3:15,16,17). Como vamos vê pela Palavra de Deus, a morte é um sono, e qualquer outro argumento que fale diverso, ultrapassa a doutrina de Cristo(II João 9

    Sobre o fato de que quando o homem morre não vai para a glória , paraíso, inferno ou lugar nenhum muito menos encarnamos o livro de Eclesiastes por si só é incontroverso, e que a controvérsia foi posta pelo diabo e os homens aceitaram. Contudo, Deus O Criador deixou claro através do livro de Eclesiastes que o homem justo ou perverso, quando morre vão para o mesmo lugar dos animais quando morrem e pro mesmo lugar do aborto, observe outra vez:

    Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão (para um lugar); todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. (Eclesiastes 3:19-20).
    De toda carne, em que havia fôlego de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca; Gênesis 7:15, 16
    Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus,” Gênesis 2:19
    E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; (Gênesis 1:24)

    “Todavia o homem que está em honra não permanece; antes é como os animais, que perecem. Salmos 49:12
    “Como ovelhas são postos na sepultura; a morte se alimentará deles e os retos terão domínio sobre eles na manhã, e a sua formosura se consumirá na sepultura, a habitação deles. Salmos 49:14
    O homem que está em honra, e não tem entendimento, é semelhante aos animais, que perecem. Salmos 49:20.
    “ Assim também vi os perversos receberem sepultura e entrarem no repouso, ao passo que os que freqüentavam o lugar santo foram esquecidos na cidade onde fizeram o bem;” Eclesiastes 8:10

    “... justos a quem sucede segundo as obras dos perversos, e perversos a quem sucede segundo as obras dos justos.” Eclesiastes 8:14. Eclesiastes 9: 2 e 5. Continua
    Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora veja que Deus O Criador declara que o aborto não vê o sol, nada conhece e em trevas se vai para o mesmo lugar daquele que ainda se vivesse duas vezes mil anos. E, que apesar de um aborto não ter visto sol “em trevas se vai”, é mais feliz do aquele que gerou cem filhos ou que vivesse duas vezes mil anos. Certamente é mais feliz porque o aborto nada conhece sobre tudo, inclusive sobre o sofrimento “que um homem tem domínio sobre outro homem, para arruiná-lo” (.Eclesiastes 8:9). Porém ambos vão pro mesmo lugar (Eclesiastes 6: 3 a 6).
      “Saber-se-ão as tuas maravilhas nas trevas, e a tua justiça na terra do esquecimento?”(Salmos 88:11 e 12)

      Observe ainda que as Escrituras falando da morte como sono: “aquele que desce a sepultura jamais tornará a subir”, “nunca mais tornará a sua casa”. “Há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer a sua raiz e no chão morre o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova. O homem, porem, morre e fica prostrado; expira o homem e onde está? Como as águas do lago se evaporam, e o rio se esgotam e seca, assim o homem se deita e não se levanta; enquanto existirem os céus, não acordará, nem será despertado do seu sono” (Jô 7:9,10 e 14: 7 a 12).
      E, uma entre muitas evidencia da Palavra de Deus de os justos ou santos que morrem não vão para a glória, paraíso ou céu (salvo algumas exceções especificas como no caso da transfiguração de Jesus), é a declaração de Paulo de que se Jesus não tivesse ressuscitado os que dormiram em Cristo estariam perdidos (I Cor. 15:17,18). Ou seja, para estarem perdidos (caso Jesus não ressuscitasse), é porque não estavam glória, paraíso ou céu, e sim no “sono da morte”, onde não acordariam. E, mais uma das provas de que os santos mortos não vão para glória, paraíso ou céu está no fato de a Palavra de Deus registrar que na morte de Jesus “muitos CORPOS de santos, que DORMIAM, ressuscitaram”(Mat. 2 7:52). Continua
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    2. Observe ainda que as Escrituras falando da morte como sono: “aquele que desce a sepultura jamais tornará a subir”, “nunca mais tornará a sua casa”. “Há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer a sua raiz e no chão morre o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova. O homem, porem, morre e fica prostrado; expira o homem e onde está? Como as águas do lago se evaporam, e o rio se esgotam e seca, assim o homem se deita e não se levanta; enquanto existirem os céus, não acordará, nem será despertado do seu sono” (Jó 7:9,10 e 14: 7 a 12). Observe ainda a sobre a verdade de quem morre fica inconsciente (sono da alma) que Deus através de Jó esclarece que quando uma pessoa mesmo no ventre da mãe morre, é como nunca tivesse existido: “Por que, pois, me tiraste da madre? Ah! se então tivera expirado, e olho nenhum me visse! Então eu teria sido como se nunca fora; e desde o ventre seria levado à sepultura!(Jó 10:18-19). Como pode ser observado, se Jó tivesse morrido no ventre da sua mãe, ele teria sido sepultado, sendo como nunca tivesse existido conforme declara o texto da Palavra de Deus em Jó 10, Escrituras que segundo Jesus, não pode falhar(João 10:35), fatos esse que comprova que na morte a pessoa fica em estado de inexistência ou no sono da morte como disse Jesus sobre Lázaro. Veja ainda que esse texto de Jô, bem como a morte como o sono encontra fundamento em outros textos, senão veja:
      “Por que não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre, não expirei?
      Por que me receberam os joelhos? E por que os peitos, para que mamasse?
      Porque já agora jazeria e repousaria; dormiria, e então haveria repouso para mim.
      Com os reis e conselheiros da terra, que para si edificam casas nos lugares assolados,
      Ou com os príncipes que possuem ouro, que enchem as suas casas de prata,
      Ou como aborto oculto, não existiria; como as crianças que não viram a luz.(Jó 3:11-16).
      “Porém, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está ele? Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota, e fica seco,
      Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará nem despertará de seu sono”.(Jó 14:10-12).
      Não se deixa enganar, Paulo jamais iria contradizer a Palavra de Deus. Lembra-se que alem de ele declara que devemos imitá-lo como ele imitava Jesus(I Cor. 11:1) ele também declarou para sermos imitadores de Deus como filhos amados(Efésios 5:1).E, nesse assunto Deus deixou claro que os mortos não louvam nem lembram de Deus, perecem todos os seus desígnios NO MESMO DIA QUE DESCEM AO PÓ, JÁ QUE NA SEPULTURA OU ALÉM, NÃO HÁ OBRAS, NEM PROJETOS, NEM CONHECIMENTO, NEM SABEDORIA ALGUMA (Salmos 6:5-88:10,11-114:17-146:4-Eclesiastes 9:10).
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    3. E, ESSA VERDADE É CONFIRMADA POR JESUS E POR PAULO, SENÃO VEJA:Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, DORME, mas vou despertá-lo do sono... Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;(João 11:11-14).
      VEJA O CASO DA MORTE DA FILHA DE JAIRO(E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas DORME (Marcos 5:35-43). AGORA VEJA O QUE OCORREU NA MORTE DE JESUS EM MATEUS 27: 52 E 53 “E abriram-se os sepulcros, e E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.” A PALAVRA DE DEUS DECLARA QUE “ E MUITOS CORPOS DE SANTOS QUE DORMIAM(DORMIAM, DORMIAM, DORMIAM, DORMIAM...) FORAM RESSUSCITADOS”.
      "Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já (DORMEM), para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus (DORMEM), Deus os tornará a trazer com ele.(1 Tessalonicenses 4:13,14) PAULO AQUI ESTÁ MENCIONANDO OS QUE MORRERAM EM CRISTO E QUE SERÃO RESSUSCITADO NA SUA VINDA.
      HÁ DE SER RESSALTADO QUE SE OS MORTOS NÃO TIVESSE NO "SONO DA ALMA" E SIM EM ATIVIDADE OU NO CÉU OU PARAÍSO, JESUS NÃO PRECISARIA VOLTAR PARA RESSUSCITAR COMO É MENCIONADO NA PALAVRA DE DEUS
      AGORA VEJA EM I CORÍNTIO 15:13 A 18, PAULO MENCIONADO SOBRE A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, AFIRMANDO QUE SE NÃO HÁ RESSURREIÇÃO OS QUE DORMIRAM EM CRISTO ESTÃO PERDIDOS. COMO SE VÊ. PAULO RELACIONA A MORTE COMO UM SONO. VEJA AINDA PAULO RELACIONADO A MORTE DE JESUS COMO UM SONO(I COR. 15:20), QUANDO DECLARA QUE JESUS FOI FEITO AS PRIMÍCIAS DOS QUE DORMEM. PORTANTO NÃO HÁ COMO NEGAR A DOUTRINA DO "SONO DA ALMA".
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  2. Osmar Ferreira,

    Parabéns por apresentar os fatos conforme a Escritura.
    Interessante, os imortalistas não dizem nada! Mas dizer o quê? Tudo que fossem falar não possuiria base bíblica mesmo?!
    Que o Espírito Santo continue capacitando os servos de Deus, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no trabalho de difundir as mensagens da Escritura Sagrada!

    JCosta (ops, já tem meu nome acima [rs])

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josinaldo,

      Ando sem tempo e você pode notar que estou devendo muitas respostas a comentários aqui no blog. Mas se Deus quiser, a seu tempo irei comentar.

      Deus os abençoe.

      Clóvis

      Excluir
    2. Clóvis,

      Tudo bem, até porque, também estou na mesma situação sua. Venho aqui pouquíssimas vezes, pois não vi resultados em minhas vindas a este blog.
      Deixo apenas meus sinceros desejos de que, um dia, vc e os seus pares abram os olhos para a lei do Senhor! (Salm.: 119.18)

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.