Só Deus pode fazer isto, logo...

Se Jesus é Deus, como alegou ser, então todas as coisas que Ele fez revelam a natureza e o caráter de Deus. Se Ele não é Deus, então o coração e a alma do Cristianismo não existem. Não há mais nada além de cascas mortas e vazias; e não a vibrante e viva fé que resgata homens dos seus pecados, restaurando sua relação com Deus. 

Vimos Jesus se relacionando com as pessoas dos Seus dias. Nós o vimos como mestre e realizador de milagres. Nós o ouvimos dizer: "Eu Sou", identificando a Si mesmo como Deus em relação aos homens. Consideremos agora quatro coisas que Cristo fez e que somente Deus pode fazer. 

Ele perdoou pecados. Um homem paralítico foi trazido a Jesus e descido até o salão por um buraco no teto (Marcos 2:1-12). Cristo viu que sua primeira necessidade era espiritual, não física, e disse-lhe: "Filho, os teus pecados te são perdoados" (v. 5); e então o curou. Mais tarde, enquanto Jesus comia na casa de um fariseu, uma mulher veio e lavou seus pés com suas lágrimas, enxugando-os com seus cabelos e ungindo-os (Lucas 7: 36-50). Jesus lhe disse: "Seus pecados estão perdoados" (v. 48). Em ambas as ocasiões os espectadores perguntaram: "quem é este?" Eles sabiam que somente Deus pode perdoar pecados. Somente Deus pode fazer isto. 

Ele outorgou vida. Quando Jesus falou de Si mesmo como "o pão da vida" (João 6: 35) e "a vida" (João 14:6), Ele estava dizendo que a vida tem sua origem nEle. Ele prometeu a vida eterna para o jovem rico e disse que "o Filho concede vida a quem Ele desejar" (João 5:21). A respeito dEle, disse Pedro: "vocé tem as palavras de vida eterna" (João 6:68). Jesus outorga vida. Somente Deus pode fazer isto. 

Ele ensinou a verdade. Quando Jesus ensinava, Ele falava com tal sabedoria que as pessoas ficavam perplexas. "De onde vém a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada?" (Marcos 6: 2). Eles respeitavam também a autoridade com a qual Ele falava (João 7:46). Ele não falava como os profetas, que diziam: "assim diz o Senhor". Antes, dizia Ele: "em verdade, em verdade vos digo" (João 7: 17, 18). Ele falou a verdade. Só Deus pode fazer isto. 

Ele julgará o mundo. Várias vezes Cristo disse que Ele voltaria como juiz. Em João 5:22, por exemplo, Ele disse que o Pai tem confiado a Ele o julgamento do mundo. Ele é Aquele que separará as ovelhas dos cabritos (Mateus 25: 31-46). E um dia Ele negará a todos os que o negaram, condenando-os à morte eterna! (Mateus 10: 32, 33). Jesus é o juiz justo. Somente Deus pode fazer isto!

Martin R. Haas
Cristo, a Palavra Viva

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.