Moisés e a solução de problemas pastorais

Exercício interessante que fazemos em nossos cursos é pesquisar na Bíblia problemas enfrentados por alguns dos líderes mais proeminentes e a atitude que eles demonstraram. Um dos casos pesquisados foi o de Moisés. No decorrer da pesquisa, foram levantados sete problemas e a “resposta” de Moisés a cada um deles.

Veja o leitor a experiência de nosso “colega” Moisés, “pastor” da maior igreja que já existiu neste mundo: a congregação de Israel (a Qahal), em pleno deserto, e que foi alvo do seu ministério por quase quarenta anos: 

Problema 1:Incapacidade de comunicação, timidez (Êx 3.11-4.13).
Solução: Consciência do problema; aceitação da provisão de Deus: Arão; submissão e obediência.

Problema 2: Liderança centralizada (Êx 18.13-27) – Moisés liderava e julgava sozinho.
Solução: Aceitou assessoria; buscou a Deus; pôs em prática o conselho de Jetro (seu sogro e assessor) e delegou responsabilidade com autoridade.

Problema 3: Confrontação e contestação dos liderados – Rebeldia dos líderes mais próximos (Nm 12.1-16).
Solução: Manteve-se confiante em Deus e dependente de Deus; exercitou paciência e longanimidade; manteve-se convicto de seu chamado. E Deus cuidou de defendê-lo.

Problema 4: Idolatria do povo e desvio da fidelidade ao Senhor – Momento extremamente frustrante de seu ministério (Nm 32.1-36).
Solução: Santa indignação, intercessão pelo povo e identificação com ele. A disciplina veio de Deus. O líder não precisou explicá-la com as próprias mãos.

Problema 5: Oposição e resistência do adversário – no caso, Faraó (Êx 5-12).
Solução: Perseverança na missão, submissão ao Senhor e prontidão em fazer sua vontade e obedecer às suas ordens.

Problema 6: Problemas familiares – relutância em circuncidar o filho, separação da esposa e dos filhos que estiveram durante um tempo com o sogro (Êx 4.24-27).
Solução: Disposição de obedecer à Lei; ajuda do sogro e aceitação da esposa e dos filhos, de volta à sua tenda.

Problema 7: Sucessão do líder (Dt 31.1-8) – Sua própria sucessão.
Solução: Aceitou com humildade o fim da sua liderança; aproveitou e provisionou a pessoa certa que estivera junto dele desde o começo da jornada.

Dr. Irland Pereira de Azevedo
In: Quando a teologia faz diferença

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.