A fé é efeito e não causa da eleição

Quando se expõe o solene e bendito tema da pré-ordenação divina, e o da eterna escolha feita por Deus de algumas pessoas para serem amoldadas à imagem do Seu  Filho,  o diabo envia alguém para argumentar que a eleição se baseia na presciência de Deus, e esta "presciência" é interpretada no sentido de que Deus previu que alguns seriam mais dóceis que outros, que responderiam mais prontamente aos esforços do Espírito e que, visto que Deus sabia que eles creriam, por conseguinte, predestinou-os para a salvação. Mas tal declaração é radicalmente errônea. Repudia a verdade da depravação total, pois defende que há algo bom em alguns homens. Tira a independência de Deus, pois faz com que seus decretos se apoiem naquilo que Ele descobre na criatura. Vira completamente ao avesso as coisas, porquanto ao dizer que Deus previu que certos pecadores creriam em Cristo e, por isso, predestinou-os para a salvação, é o inverso da verdade. As Escrituras afirmam que Deus, em Sua soberania, escolheu alguns para serem recipientes de Seus distinguidos favores (Atos 13:48) e portanto, determinou conferir-lhes o dom da fé. A falsa teologia faz do conhecimento prévio que Deus tem da nossa fé a causa da eleição para a salvação, ao passo que a eleição de Deus é a causa, e a nossa fé em Cristo, o efeito

PINK, A. W.
In: Os Atributos de Deus, Editora Fiel.

5 comentários:

  1. Eis aí o texto de um pobre diabo!
    O rapaz já decretou que presciência é coisa do cãokkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      Dizer que a doutrina da eleição pela presciência é do Diabo não pode, mas chamar alguém de diabo, pode. Pode?

      Em Cristo,

      Excluir
  2. Não, Clovis!
    Eu estou na defensiva e não agredindo ninguém.Assim agem os adventistas.
    Dão um soco na cara dos outros, e depois,quando vem uma reação, se colocam por vítimas.
    O autor do texto se põe como doutor em divindade, como se existisse tal coisa!Ridículo os doutorados em divindade que existem por aí.
    Eu o rotulei de pobre diabo em razão das falas cheias de certeza que esse senhor faz.quando digo doutor em divindade, é porque ele parece não ter a minima dúvida de sua afirmação.Vai colocando tudo que pensa como expressão da verdade divina.
    Eu mesmo não certeza absoluta de nada, mas a esse senhor, parece que não resta uma dúvida sequer sobre o assunto!Já superou todo o contraditório que existe na escritura acerca do dissokkkkkkkkkkkkkkk.
    Eu deploro esse tipo de conduta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis o que ele diz sobre a presciência divina:

      "Há duas coisas referentes à presciência de Deus que muitos ignoram: o significado do termo e o seu escopo bíblico. Visto que esta ignorância é tão amplamente generalizada, é fácil aos pregadores e mestres impingir perversões deste assunto, até mesmo ao povo de Deus. Só há uma salvaguarda contra o erro: estar firme na fé. Para isso, é preciso fazer devoto e diligente estudo, e receber com singeleza a Palavra de Deus infundida. Só então ficamos fortalecidos contra as investidas dos que nos atacam. Hoje em dia existem os que fazem mau uso desta verdade, com o fim de desacreditar e negar a absoluta soberania de Deus na salvação dos pecadores. Assim como os seguidores da alta crítica repudiam a divina inspiração das Escrituras e os evolucionistas a obra de Deus na criação, alguns mestres pseudo-bíblicos andam pervertendo a presciência de Deus com o fim de pôr de lado a Sua incondicional eleição para a vida eterna."

      Mas claro que ele não é o dono da verdade. Então lhe pergunto: qual é o significado e qual o escopo bíblico da presciência?

      Em Cristo,

      Excluir
    2. O grande foco dessa questão Clóvis, é que Deus não precisa preordenar as coisas para ter ciência delas, ele sabe do futuro sem precisar "faze-lo".

      Assim como um pai que tenha 2 filhos, sabe que um gosta mais de sanduíche de presunto e o outro de queijo, significa que se ele deixar 2 sanduíches em cima da mesa, mesmo não estando em casa, ele sabe qual sanduíche cada filho vai comer (escolher) quando chegarem em casa juntos da escola

      em I Pedro 1:2, a Bíblia diz que os salvos foram eleitos segundo a presciência de Deus.

      Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
      1 Pedro 1:2

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.