A verdade sobre a verdade

   O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade, por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre, a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor. Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai. E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor.” (2Jo 1–6)
A carta do evangelista João à “senhora eleita” apresenta uma imagem de alegria e esperança, de como ele ficou “sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai” (2Jo 4). Uma palavra é recorrente na carta de João, enfatizando sua mensagem: verdade. João diz que ama a senhora eleita e seus filhos “na verdade” (2Jo 1). Ele diz que todos aqueles que conhecem a verdade também os amam. A razão é simples: “a verdade... permanece em nós e conosco estará para sempre” (2Jo 2). Quando João fala da verdade, está se referindo a Jesus (Jo 14:6).

Após sua saudação inicial, John passa a expressar seus desejos. Acredita que “a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor” (2Jo 3). Ao reconhecer a fonte da verdade, João reconhece sua conexão com ela. Todos os crentes vivem na verdade porque estão ligados a Deus, que é a verdade. Ele é a fonte para tudo o que eles fazem (o bem), tudo o que eles são (santos) e tudo o que irão se tornar (virtuosos). Em poucas e breves declarações, João nos ensina uma importante lição: Deus é a origem de toda bondade no mundo. Antes de agradecer aos outros, devemos agradecer a Ele. Se estamos discutindo a verdade, então nós devemos falar sobre Ele.

A senhora eleita a quem João se dirige não é apenas verdadeira - ela também leva outros à verdade. Quando nós encorajamos as pessoas a se tornarem aquilo para o qual de fato foram criados, nós precisamos seguir o seu exemplo. Nós precisamos primeiro levar as pessoas à verdade: Deus.

John D. Barry
In: Connect the Testaments: A Daily Devotional
Tradução: Cinco Solas

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.