O pecado original e os pecados atuais

Pecado original; pecados atuais. Reconhecemos, portanto, que há pecado original em todos os homens. Reconhecemos que todos os outros pecados que deste provêm são chamados, e verdadeiramente são, pecados, qualquer que seja o nome que lhes seja dado - pecados mortais, veniais ou mesmo aquele que é chamado pecado contra o Espírito Santo, que nunca é perdoado (Mc 3.29; I João 5.16). Confessamos também que os pecados não são iguais: embora surjam da mesma fonte de corrupção e incredulidade, alguns são mais graves que os outros. Como disse o Senhor, haverá mais tolerância para Sodoma do que para a cidade que rejeita a palavra do Evangelho (Mat 10.14 ss; 11.20 ss).

As seitas. Condenamos, portanto, todos os que ensinaram o contrário disto, especialmente Pelágio e todos os pelagianos, juntamente com os jovinianos, que, com os estóicos, consideravam todos os pecados como iguais. Em toda esta questão concordamos com Santo Agostinho, que das Escrituras Sagradas extraiu seu ponto de vista e por elas o defendeu. Mais ainda, condenamos Florino e Blasto, contra quem escreveu Irineu, e todos os que fazem Deus o autor do pecado.

7 comentários:

  1. Clóvis,

    Bem sei que Deus é soberano sobre todas as coisas e quem sou eu para questioná-lo.
    (E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”. Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus. Mas algum de vocês me dirá: “Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois quem resiste à sua vontade?” Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim?’ ” (Romanos 9:14-16, 19, 20 NVI)
    Mas em minha mente limitada tenho um dúvida que queria dividir com você, não consigo entender direito como a vida de um incrédulo que vive independente de Deus é também controlada por Deus. O incrédulo colhe os frutos de sua rebeldia e de suas escolhas ou a vida dele assim foi escrita por Deus? Como está escrito;Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. (Salmos 139:16 NVI).
    Um drogado que se destrói nas drogas, é fruto da escolha errada dele e vive a consequência de sua rebeldia ou vive o que foi determinado pra ele? Estou meio confusa quanto a isso, apesar de saber que nada foge ao controle de Deus.
    Minha vida foi como foi até antes da minha conversão, foi daquele jeito, com todos os erros que errei, escrita por Deus? Ou foi fruto das minhas péssimas escolhas?

    Em Cristo,
    Joilma

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não existe o que as pessoas chamam de dupla predestinação, a predestinação é para salvação, as pessoas vão para o inferno por causa dos seus pecados, Deus não as faz pecar, elas pecam porque querem

    O que acontece é que algumas pessoas querem tanto pecar, que Deus retira o freio moral deles, e aí eles pecam abundantemente, igual Deus fez com faraó quando endureceu seu coração, na verdade o coração de faraó já estava endurecido, Deus apenas lhe deu mais corda para se enforcar.

    Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
    Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza
    Romanos 1:25-26

    ResponderExcluir
  3. A doutrina do pecado original foi categoricamente rejeitada pelos gregos,como aliás rejeitaram tudo que veio de Santo Agostinho....este não teve nenhuma influencia nas Igrejas do Oriente...

    ResponderExcluir
  4. A Segunda Confissão Helvética condenou V. Cheung antes mesmo dele nascer.
    "todos os que fazem Deus o autor do pecado"

    .::::Bryan::::.

    ResponderExcluir
  5. Eu também não concordo muito com o V. Cheung...

    Porquanto me deixaram e alienaram este lugar, e nele queimaram incenso a outros deuses, que nunca conheceram, nem eles nem seus pais, nem os reis de Judá; e encheram este lugar de sangue de inocentes.
    Porque edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos no fogo em holocaustos a Baal; o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem me veio ao pensamento. Jeremias 19:4-5

    ResponderExcluir
  6. Estou confusa quanto ao controle de Deus e nossas atitudes erradas, sempre achei que todo erro meu era consequência de minha independência de Deus.

    ResponderExcluir
  7. E de fato é, os irmãos de Jose fizeram exatamente o que queria fazer com ele, vende-lo para o Egito, mais Deus usou essa vontade deles para sua própria glória.

    por exemplo Deus falou que haveria um traidor, mais Judas resolveu trair a Cristo por sua própria vontade, Deus não controlou a vontade de Judas, ele traiu porque quis mesmo

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.