Carta a um irmão inquieto - 3


Meu irmão Rick,

Esta é a terceira carta que lhe escrevo (leia a primeira e a segunda) sobre o assunto que lhe causa inquietação. Espero que a demora em dar continuidade no assunto não aparente descaso. Na verdade, ao mesmo tempo que desejo lhe dar tempo para refletir e orar sobre o assunto, não quero que pense que estou afoito para convencê-lo. Você já crê em Jesus Cristo, e isto é o que há de mais urgente. Quanto ao nosso assunto, podemos ir com prudente vagar.

Lembra-se que na sua segunda carta você disse que predestinação “não era bem assim” e apresentou algumas razões que, segundo você, mostrava que a predestinação não poderia ser entendida como um decreto eterno de Deus, que implica na salvação dos objetos de sua eleição soberana. Vou procurar responder rapidamente às suas objeções. Espero conseguir transferir para as letras o amor com que lhe escrevo mais esta resposta.

Você disse que não é justo Deus escolher alguns e não todos. Ao falar da eleição, Paulo antecipou essa objeção: “Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão” (Rm 9:14-15). Basicamente, o apóstolo está dizendo que a eleição está baseada na misericórdia, e esta não pode ser injusta, uma vez que não é devida a ninguém. Assim, se Ele não salvasse nenhuma pessoa, não seria injusto, se salvasse a todos, não seria mais justo por isso. Logo, salvar a uns e não a todos não o torna injusto.

A este argumento você emendou que Deus não faz acepção de pessoas. Na verdade, há algumas passagens que afirmam isso textualmente. Por outro lado, Deus diz “Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú” (Rm 9:13). E esse amor discriminador não dependeu do que eles fizeram, pois está registrado que isso se deu quando “ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal” (Rm 9.11). Como resolver a aparente contradição? Deus realmente não faz acepção baseado naquilo que as pessoas são, tem ou na posição que ocupam, uma vez que as razões de Sua escolha encontram-se Nele mesmo e não nos escolhidos.

Outros questionamentos seus tem a ver com a redenção e a aplicação da salvação. Você diz que se Deus já escolheu a quem salvar, não tinha porque Jesus morrer na cruz. Na verdade, não há dificuldade aqui. A eleição tem a ver com o propósito divino, a morte de Jesus é o meio para isso. Em outras palavras, na eleição decide salvar, na expiação Deus torna isso possível. Deus tanto “nos predestinou para ele” (Ef 1:5) e enviou seu Filho “no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados” (Ef 1.7). Também questiona a necessidade de pregar o evangelho, se já existem pessoas escolhidas para a salvação. A resposta vai na mesma linha. Deus escolheu a quem salvar e determinou o meio pelo qual eles serão salvos: a pregação do evangelho. Primeiro vem “nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados...” (Ef 1.11) e em seguida “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa” (Ef 1.13).

Como você pode ver, suas objeções foram antecipadas e respondidas pela própria Escritura. Assim temos que a Bíblia firma textualmente que Deus predestina soberana e graciosamente para a salvação, e isto não o torna injusto ou arbitrário, nem anula a necessidade da morte de Jesus, nem a pregação do evangelho. Pelo contrário, Jesus morreu porque Deus havia determinado salvar os seus eleitos e a pregação visa alcançar tais eleitos com os benefícios da morte de Jesus. Pense nisso, leia a Bíblia e ore a respeito.

Seu irmão em Cristo,

Clóvis

SGD

4 comentários:

  1. Clóvis,esses três artigos são uma benção e uma grande ajuda pra quem está buscando entender melhor a verdade. Foram tantas gerações que ouviram pregações arminianas que, agora quando ouvem o contrário,não querem enxergar ou pelo menos considerar os temas importantes,isso é uma pena. Só resta orar ao Senhor mesmo.

    Grande abraço e uma abençoada páscoa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula,

      Deus seja louvado.

      Sim, a reação à doutrinas do calvinismo é institiva, quase irracional. Se postarmos palavras de Armínio e atribuirmos a autoria a Calvino, muitos as rejeitarão por causa da rejeição ao reformador.

      Em Cristo,

      Excluir
  2. Eu lembro que várias vezes eu procurava entender essas questões, volta e meia eu voltava a pesquisar sobre tais tópicos, e foi uma luta bem difícil, eu tentei, relutei, mais não deu mais, Deus abriu meu coração para entender essa doutrina, sim ela traz outras questões a tona também, mais quem é o vaso para questionar o oleiro.

    Eu entendo que é bem complicado essa questão, mais eu acredito no que tá na Bíblia, se ela diz que existe eu acredito

    É clóvis e não é que voçê estava certo, quem diria que até John Wesley, não pode compreender essa doutrina, e hoje nós conseguimos, rsrs

    Paz em Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,

      Sua experiência tem sido a de muitos irmãos. As doutrinas da graça causam inquietude, nos colocam em conflito com o que aprendemos dos homens, mas se nos decidirmos a crer no que a Bíblia diz, pura e simplesmente, não há como não chegarmos à conclusão de que Deus é soberano na salvação.

      Glória seja dada a Ele!

      Em Cristo,

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.