A plenitude do Espírito Santo

Esta escritura diz: “Enchei-vos do Espírito”. E uma ordem; não há alternativa. A primeira parte do versículo diz: “Não vos embriagueis com vinho”. Estava eu pregando numa igreja no Sul, há algum tempo. Um diácono compareceu embriagado. A igreja se reuniu em assembleia e o cortou da comunhão. Fez o que devia fazer. Perguntei ao pastor: “Todos os diáconos vêm cheios do Espírito Santo, aos domingos?”. Ele respondeu que não; eu continuei: “Alguma vez o senhor os expulsou por isso?” “Não!” - Eu disse então: “O Senhor sabia que o mesmo versículo que diz — “não vos embriagueis com vinho” — diz também — “enchei-vos do Espírito?”. Isto não é apenas um conselho, ou como se Deus batesse no ombro de alguém, dizendo-lhe: “Espero que estejas cheio do Espírito”. O Deus Todo-poderoso disse “Enchei-vos do Espírito”.

Esta noite eu pergunto: Estais cheios do Espírito?. Vós, cristãos, estais cheios do Espírito? Se não estais, contra Deus estais pecando. Não tendes vitória em vossa vida. Não há alegria, nem emoção, nem brilho em vossa vida, nesta noite, a menos que atendam à ordem divina: “Enchei-vos do Espírito”.

Agora, lede comigo a Ezequiel 37.4, onde temos uma boa ilustração sobre os crentes que não têm a plenitude do Espírito: “Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Jeová a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei, nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor. Então, profetizei como se me deu ordem; e houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um reboliço, e os ossos se ajuntaram, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito".

Percebestes que este é o retrato da vasta maioria dos membros da Igreja de Jesus Cristo nestes dias? Os ossos estão no devido lugar, a organização está bem lubrificada, o mecanismo funciona às mil maravilhas. Temos nossos presidentes, nossas comissões, e toda a organização necessária, mas há tão pouco espírito em nós que é como se estivéssemos mortos, sem fôlego de vida. Osso sobre osso, todos os nervos e músculos no lugar, vasos sanguíneos, olhos, mãos, pés, ouvidos, nariz, cabelo, mas nada de fôlego! Isto, para mim, nesta noite, é a figura de milhares de cristãos. Temos tudo, exceto o Espírito de Deus. Tudo possuímos, menos a plenitude do Santo Espírito.

A Igreja está sem poder. Reunimo-nos para oração, para os cultos e em convenções das Escolas Dominicais. As comissões trabalham; realizam-se estudos bíblicos, os Seminários funcionam. Mas não temos poder, porque não temos o Espírito de Deus em poder e plenitude em nossas vidas. 

A Bíblia diz: “Enchei-vos do Espírito”. Estais cheios do Espírito? Estou persuadido de que nesta noite estamos precisando desesperadamente de algo que não é uma nova organização, nem um novo movimento, nem um novo método — pois temos tudo isto em demasia. Creio que a maior necessidade, nesta noite, é que nossos homens e nossas mulheres que professam o nome de Jesus Cristo, sejam cheios do Espírito. 

Estais cheios do Espírito? Não acredito que seja possível ensinar com poder numa classe de Escola Dominical, se não estais cheios do Espírito. Não é possível pregar com poder a menos que estejais cheios do Espírito. Não é possível reproduzir diariamente a vida de Cristo sem que estejais cheios do Espírito. “Enchei-vos do Espírito”.

Billy Graham
Citado por Enéias Tognini
In: Você está cheio do Espírito Santo

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.