450 anos do Catecismo de Heidelberg

Reforma Protestante. Elaborado por Casper Oleviano e Zacarias Ursinos, a pedido de Frederico III, para cumprir três objetivos. Ele deveria servir:

1. Como uma ferramenta para ensinar as crianças;
2. Como um guia para a pregação e instrução do povo comum da igreja; e
3. Como uma forma de unidade entre as várias facções protestantes.

O Catecismo está dividido em três seções:

1. A miséria ou pecado da humanidade;
2. A redenção de Deus; e
3. Nossa gratidão.

Os tópicos cobrem a Lei, a necessidade de salvação, a Trindade, a justificação, os sacramentos, os dez mandamentos, a oração do Senhor e vários outros temas de vital importância à fé cristã. Devido à forma compacta de seus artigos doutrinários e práticos, tem servido sido muito útil à fé e adoração do cristianismo reformado. O Catecismo tornou-se uma das três formas de unidade da igreja holandesa reformada e serviu de apoio ao desenvolvimento do Pequeno Catecismo de Wesminster. 

O fato é que o Catecismo de Heidelberg tem servido à igreja nestes 450 anos, pois os objetivos pretendidos em sua elaboração foram alcançados. Perde a igreja e o crente que ignora a riqueza doutrinária e orientações práticas do Catecismo. Ainda é tempo de você estudar o Catecismo de Heidelberg. Em 2009, o Cinco Solas publicou, a cada domingo, um artigo do Catecismo de Heidelberg. Se desejar lê-lo, comece por aqui.

Soli Deo Glória

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.