Se Deus decretou minha salvação, serei salvo e pronto?

Clique na imagem para ir ao site da Editora
Deus decreta a salvação sem desprezar esforço (2Ts 2:13). Orígenes, em seu livro contra Celsus, observa um sutil argumento daqueles que discutem sobre sorte e destino. Alguém deu um conselho ao seu amigo doente de que não fosse para o médico porque, ele disse, está escrito pelo destino se você vai se recuperar ou não. Se for seu destino recuperar-se então você não precisa do médico, e se não for seu destino, então o médico não lhe fará nenhum bem.

A mesma falácia é usada pelo diabo contra os homens. Ele os induz a não se empenharem. Se Deus tiver decretado que eles serão salvos, eles serão salvos e não há necessidade de porfiar. Se Ele não tiver decretado sua salvação, então o trabalho deles não lhes fará nenhum bem. Este é um argumento retirado do pensamento do diabo. Mas dizemos que Deus decreta o fim usando os meios. 

Deus decretou que Israel entraria em Canaã, contudo primeiro eles deveriam lutar contra os filhos de Anaque. Deus decretou que Ezequias deveria recuperar-se de sua doença, porém ordenou que colocasse pasta de figos como emplasto sobre as chagas. (Is. 38:21). Não usamos tais argumentos em outros assuntos. Um homem não diz: "Se Deus decretou que eu terei uma colheita este ano, eu terei uma colheita este ano! Por que eu terei que arar, semear ou adubar a terra?". Não, ele usará os meios e esperará pela colheita. Embora "a bênção do Senhor é que enriquece" (Prov. 10:22), e isso é uma verdade, "a mão dos diligentes enriquece" (Prov. 10:4).

Os decretos de Deus são executados através de nosso trabalho.

Thomas Watson
In: Os puritanos e a conversão

4 comentários:

  1. Essa é a pergunta que não quer calar!!!!! Afinal, uma vez o nome escrito no livro da vida, pode uma vez ser riscado por Deus?
    Se não como explicar exodo 32.33 onde Deus diz que riscaria?
    Onde fica a doutrina calvinista em relação a este tópico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edi,

      Paz seja contigo.

      Será que é a pergunta que não quer calar ou é o homem que teima em questionar o que Deus afirma na Sua Palavra? Sobre se Deus pode riscar o nome de alguém do Livro da Vida, sugiro a leitura do artigo O Livro da Vida foi Escrito a Lápis?.

      Quanto a Ex 32:33 a primeira pergunta a ser feita é: trata-se do Livro da Vida? Quais indícios você tem em favor dessa possibilidade?

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Se Deus não tive falando do livro da vida qual seria?
      O livro de visita dos pastores aos fiéis...
      O livro do Jubileu da igreja...
      O livro do casamento de um membro
      O livro dos dizimista e ofertante
      O livro dos rols de membros.
      Oras não me venham com conversa mole. Deus pode Decretar ao a respeito do homem. porem dependendo do posicionamento deste homem Deus pode mudar o decreto. Ele é imutavel no seu caracter e na sua essencia, mas não é imutável e inflexivel em seus atos misericordiosos ou de Justiça. Lembra do caso do rei Ezequias!!!!. Que a verdade prevalelça a base do trono de Deus é justiça e Juizo e a misericordia vai adiante dele...

      Excluir
  2. As promessas são para todos, mas apenas homens espírituais dão valor a elas. Canaa foi um exemplo disso enquanto aqueles 10 espias visualizava as dificuldades, os gigantes, as fortalezas, Josué e Calebe tinham posto no coração de que se agradasse a Deus entrariam na promessa.Resultado final tanto os espia, quanto o povo de Israel não entraram na promessa apenas Josué e Calebe e a geração abaixo dos 20 anos.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.