Quem pode ministrar o batismo?

As pessoas designadas por Cristo para administrar esta ordenança, segundo a Escritura, são os discípulos que pregam. Em nenhum lugar está associado com certa igreja, oficial ou pessoa extraordinariamente estabelecida. A comissão que inclui a administração desta ordenança é dada sem nenhuma outra consideração a menos que sejam discípulos.

Artigo 41
Primeira Confissão Londrina, 1642/44

Um comentário:

  1. Clóvis,

    Não faço uso inconsequente do vocábulo "seita", tendo em vista que alguns o fazem. Uma das definições do Aurélio é: "doutrina ou sistema que diverge da opinião geral e é seguido por muitos." Acho bem apropriado chamar de seita toda organização religiosa que substitui um ensino bíblico por "doutrinas que são preceitos dos homens." (Mat. 15:9). Bem, as minhas pergunta são:

    Se uma pessoa se batiza numa seita - mesmo tendo sido de coração sincero e com genuína fé no Cristo - é válido como batismo cristão? Ao ingressar numa denominação cristã reformada, será preciso ser batizado novamente? Existem diferenças dentro da visão reformada, quanto a esse ponto? Qual a sua visão cristã desse assunto?

    Grato


    Em Cristo,

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.