A autoridade de Deus e a nossa vontade

Precisamos distinguir entre a autoridade de Deus e a nossa própria vontade. O diabo precisa obedecer a cada ordem de Deus, mas não necessariamente a nossa. Cristo está acima de todo principado e potestade e nós estamos assentados com Ele nos lugares celestiais (Ef 2.6). Contudo, devido ao fato de Deus ter um propósito na obra de Satanás no mundo, você e eu não temos autoridade absoluta sobre ele. Todos nós ouvimos pregadores se referirem ao diabo como se ele tivesse de obedecer a cada um de seus caprichos. O maligno geralmente responde de forma desafiadora e, sem dúvida, com alegre desprezo.

Somente Deus tem autoridade ilimitada sobre Satanás. Numa reunião de oração em Washington D.C., um homem clamava com mais entusiasmo do que entendimento: "Eu ordeno que Satanás e seus demônios saiam de Washington e não voltem jamais!" Creio que existem evidências fortes e claras de que o diabo e seus demônios não obedeceram, não saíram da cidade de Washington. Se o maligno estivesse totalmente sob nosso controle, nós o proibiríamos de atuar em todas as cidades do mundo, ou, melhor ainda, nós o atiraríamos direto no abismo. Se estivéssemos no comando, poderíamos resolver esse problema em pouco tempo!

No dia 13 de dezembro de 1995, o pastor Júlio Ruibal foi morto a tiros em Cali, na Colômbia. Ele era usado de forma especial por Deus na união das igrejas e no ministério de oração. Estava no sexto dia de jejum. Ninguém conhecia melhor do que ele o fato de que em Cristo somos mais que vencedores; ninguém jamais exercitara tanta autoridade contra o diabo e lutado mais contra suas artimanhas. Nada disso, contudo, impediu seu assassinato brutal; da mesma maneira que Cristo, ele sofreu o martírio nas mãos de homens malignos que cumpriam as ordens de Satanás. Sua morte tem gerado poder e unidade às igrejas que deixou para trás.

Se perguntarmos por que o diabo ainda está na Colômbia, ou em Washington, a resposta é: porque "o Senhor precisa dele". O maligno ainda tem um trabalho a realizar; ainda há tarefa que ele terá de cumprir. O melhor que temos a fazer é nos lembrar do que Lutero disse quando um pastor, muito amigo seu, foi assassinado em 1527. Ele sentiu profundamente por causa da tragédia e ponderou sobre o assunto cuidadosamente. Aquilo foi, ele disse, trabalho de uma pessoa má, como um instrumento do diabo, mas Satanás era um instrumento de Deus. Assim, mesmo naquela tragédia, os cristãos podiam ver a providência de Deus. 

O Senhor, seja nessa vida ou na eternidade, transformará todo o mal em bem.

Erwin Lutzer

Um comentário:



  1. Que doutrina foi defendida pela Igreja desde o início, e que continuou durante a história, oficialmente: a que ensina ou a que nega o livre-arbítrio do homem?

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.