Nota de John Wesley sobre a providência


É verdade que a doutrina de uma providência especial (particular, deixando de ser providência a que não é particular) está absolutamente fora de moda na Inglaterra, e um autor prudente poderia escrever isto para ganhar o favor de seus delicados leitores. No entanto não direi que isto seja realmente prudência porque ele poderá perder mais com isso do que lucrar, visto que a maioria, mesmo dos britânicos, ainda tem algum respeito pela Bíblia. 

John Wesley
Diário: 6 de julho de 1781

2 comentários:

  1. Providência Divina é o meio pelo qual Deus governa todas as coisas no universo. A doutrina da providência divina afirma que Deus tem controle completo de todas as coisas. Isso inclui o universo como um todo (Salmos 103:19), o mundo físico (Mateus 5:45), as transações das nações (Salmos 66:7), nascimento e destino humanos (Gálatas 1:15), sucessos e fracassos humanos (Lucas 1:52), e a proteção do seu povo (Salmos 4:8). Essa doutrina se mantém em direto contraste à idéia de que o universo é governado por sorte ou acaso.

    ResponderExcluir
  2. É o que diz Wesley neste trecho de seu diário, embora em outros textos a dele a providência meticulosa seja questionada.

    Em Cristo,

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.