Criação e Queda do homem

No princípio Deus fez todas as coisas muito boas; criou o homem segundo sua própria imagem, cheio com todas as perfeições de seu caráter, e livre de todo pecado; mas o homem não durou muito nesta honra. Satanás usou a engenhosidade da serpente para persuadir primeiro a Eva e logo por meio dela seduziu também a Adão; o qual sem ser coagido por ninguém, ao comer o fruto proibido, desobedeceu ao mandamento de Deus e caiu do estado no qual foi criado. Portanto, a morte veio sobre toda a sua descendência; que agora são procriados em pecado, e por natureza são filhos da ira, servos do pecado, súditos da morte, e sofrem outras adversidades neste mundo, e isto para sempre a menos que o Senhor Jesus Cristo os libere.


Artigo 4
Primeira Confissão Londrina, 1642/44

7 comentários:

  1. Não é o lugar, mas já viu o que aconteceu nos comentários? Os mais novos não aparecem.

    ResponderExcluir
  2. Credulo e demais,

    O blogger implantou uma nova funcionalidade, que aliás, é excelente: resposta a comentários. Ao invés de ser possível responder ao post, apenas, torna-se possível responder a comentários. Isso é ótimo, pois os comentários ficam aninhados e é possível manter as conversas mais organizadas.

    Porém...

    Em templates customizados como este, o recurso não funciona automaticamente e, pior, bagunça os comentários já postados.

    Tenho algumas pistas de como resolver isso, o problema é que não tenho tempo para fazer os testes por enquanto.

    O que consegui por enquanto foi mudar a configuração dos comentários, colocando numa janela à parte. Resolveu meu problema, mas não me deu a satisfação de desfrutar desse recurso, que seria muito útil para organizar melhor as conversas que rolam por aqui.

    Mas não podemos ter tudo, né? Pelo menos não por enquanto...

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Credulo,

      Acho que consegui resolver. Pelo menos é o que parece. Agora, para ver os comentários mais recentes, em posts com muitos comentários, procurem por "Carregar mais" no final dos comentários que aparecem.

      E qualquer coisa bug que notarem, por favor, me avisem.

      Clóvis

      Excluir
    2. 1)livre de todo pecado: essa é a natureza original, segundo Deus. Lembra-me a doutrina da imaculada conceição de Maria, quando ensina que ela foi salva "no momento" da concepção, mostrando que foi uma mulher santa como Eva antes do pecado.

      2) o qual sem ser coagido por ninguém: Creio nisso firmemente. E esse "ninguém" é absoluto, e por qualquer "meio", diria.

      No entanto, os adeptos da teologia de Vincent Cheung não podem crer nesse artigo de forma "alguma". Por quê? Porque haveria uma "coação" de Deus para que Adão pecasse!!! Certamente, quem acredita como Cheung abomina esse artigo, se usar de coerência.

      Excluir
    3. Cheunguismo? Recuso plenamente. É algo que vai contra todas as escolas filosóficas e teológicas.

      Cheung poderia muito bem ser muçulmano que estaria em casa!

      Excluir
  3. De forma alguma, Crédulo. Cheung crê em Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu seu que ele crê em Jesus Cristo (apesar de eu duvidar da forma como ele trata os seus discordantes).
      Mas as implicações filosóficas do sistema que ele abraça são muito familiares às crenças islâmicas - em especial o voluntarismo divino que ele claramente apóia, e o qual já refutei em resposta a do Clovis no 5Calvinistas.

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.