Os pastores da igreja e sua autoridade

Como o Senhor quis que sua Palavra e seus Sacramentos nos fossem ministrados por ministério de homens, é comum que haja pastores ordenados nas igrejas, para ensinar ao povo, em público e em privado, a pura doutrina; para ministrar os Sacramentos; e para dar a todos bom exemplo com uma vida pura e santa.

Aqueles que desprezam esta disciplina e esta ordem, ofendem não só os homens senão a Deus. como sectários se afastam da sociedade da Igreja, que não pode subsistir sem este ministério. Tem muita importância o que testemunhou uma vez o Senhor: quem recebe os pastores que Ele envia, o recebe a Ele mesmo; e igualmente que os rechaça, o rechaça a Ele. E para que seu ministério fosse inconcluso, os pastores receberam o mandamento singular de amarrar e desamarrar, com a seguinte promessa: "e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus" (Mateus 16:19, ACF). Cristo precisa em outro lugar que ligar é reter os pecados, e que desligar é remiti-los. E o apóstolo declara como se desliga, quando ensina que o Evangelho é "poder de Deus para salvação de todo aquele que crê" (Romanos 1:16, ACF); e como se liga, quando ensina que os apóstolos estão "prontos para vingar toda desobediência" (2 Coríntios 10:6, ACF). A soma do Evangelho é que somos escravos do pecado e da morte, que fomos liberados e desligados dEle pela redenção que há em Jesus Cristo, e que aqueles que não o recebem como Redentor estão sujeitos de novo aos laços de uma mais severa condenação.

Lembremos contudo que a autoridade que a Escritura atribui aos pastores está contida toda ela nos limites do ministério da Palavra; pois Cristo, a dizer verdade, não deu esta autoridade aos homens, senão à Palavra da qual fez servidores a esses homens.

Atrevam-se, pois, os ministros da Palavra a tudo com ousadia por esta Palavra da qual foram nomeados dispensadores. Obriguem a todos os poderes, glórias e dignidades do mundo a humilhar-se para obedecer a majestade desta Palavra; governem a todos em virtude desta Palavra, desde os maiores até os mais pequenos; edifiquem a casa de Cristo, destruam o reino de Satanás, apascentem as ovelhas, afastem os lobos, instruam e exortem os dóceis, acusem, repreendam e convençam os rebeldes; porém tudo através da Palavra de Deus.

Se alguma vez se afastam desta Palavra para seguirem seus sonhos e as invenções de sua mente, então não devemos recebê-los por mais tempo como pastores; são antes bem lobos ferozes que é necessário expulsar. Pois Cristo nos mandou ouvir somente aos que nos ensinam o que tiraram de Sua Palavra.

João Calvino
In: Breve Instrução Cristã

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.