Seria Deus justo exigindo do homem o que ele não pode cumprir?

O título deste post é literalmente uma pergunta dirigida a mim por um irmão, em outro local de debate. O que segue é minha resposta, editada apenas para preservar a identidade do referido irmão:

Devemos cuidar para que nossas crenças derivem da Palavra de Deus e não de pressupostos humanos. No caso em apreço, o irmão está adotando o pressuposto "dever implica poder". O que devemos nos perguntar é: este é um princípio bíblico ou é um argumento filosófico humanista que incorporamos acriticamente à nossa visão de mundo?
 
A primeira coisa que eu pergunto é: onde a Bíblia ensina que dever implica poder? O irmão citou um versículo da primeira carta de Paulo aos Coríntios, o qual examinarei em seguida com mais cuidado, mas uma leitura simples com essa pergunta em mente mostra que nesta passagem a Deus não ensina este princípio. 
 
A segunda coisa que podemos questionar é: em que se baseia a nossa obrigação diante de Deus, em nossa capacidade ou na autoridade do Senhor. É claro que Deus como soberano absoluto pode exigir qualquer coisa de Seus súditos, por exemplo, Deus poderia exigir de nós, sob pena de danação no inferno, que saltássemos da Terra à Lua três vezes por mês. E quem de nós teria o direito de questioná-lo quanto a isso? Claro que em sua linha de pensamento o irmão dirá que isto faria de Deus um déspota, sádico e cruel, além de outros adjetivos que homens deveriam temer de atribuir a Deus.
 
Com todo respeito, considero uma leviandade perigosa dizer "se Deus faz isso, então Ele é mau". Ainda mais quando, no assunto em que estamos tratando, Deus exige do homem coisas que este é incapaz de fazer. Isso mesmo, Deus exige do homem aquilo que este não tem condições de cumprir em sua condição de caído. 
 
Por exemplo, o cumprimento da Lei. Quando Deus exigiu dos judeus (menciono os judeus para não entrar na questão da aplicabilidade da Lei) que guardassem a sua lei, eles eram capazes de guardá-la? Houve, em toda a história da humanidade uma única só pessoa, além de Jesus, que guardou a lei perfeitamente? Me diga, alguém conseguiria guardar a Lei de Deus de forma perfeita? No entanto, é isto que Deus exige. 
 
Sabemos que Deus exige do homem que não peque. A Bíblia diz "não pequeis". Reiteradas vezes lemos "sede santos". O mandamentos para sermos justos repete-se em inúmeros lugares na Bíblia. Não resta dúvida que que não pecar, mas ser justo e santo como o próprio Deus é um dever de todo homem diante de dEle. Mas me diga, quem é a pessoa que tem o poder de cumprir com esse dever? Por favor, diga-me onde eu encontro esta pessoa para que eu vá e o adore! 
 
Talvez o irmão queira limitar o assunto à questão da salvação. Deus disse "voltem para mim" e isto é sem sombra de dúvida um dever. Segundo sua linha de pensamento, para que Deus não seja injusto, todos os homens deveriam ter poder para isso. Mas Jesus, contrariando totalmente essa sua teoria diz "ninguém pode vir a mim, se Deus não o trouxer". Note que Jesus disse "ninguém", observe que Ele disse "ninguém pode" e registre que Ele disse "se Deus não o trouxer". Como disse Paulo, o mesmo que escreveu o versículo que você rasgaria de sua Bíblia caso Deus exigisse algo que o homem não fosse capaz de cumprir: "a nossa capacidade vem de Deus"
 
Eu poderia escrever e fundamentar mais a minha posição. Mas creio que isto basta, pois se fosse dar exemplos de coisas que Deus exige que o homem é incapaz de cumprir por si mesmo, a lista cresceria grandemente.
 
Soli Deo Gloria

21 comentários:

  1. Em primeiro lugar: Deus não foi, não é e nunca será um déspota, sádico e cruel para exigir do homem aquilo que ele não consiga fazer. Deus de forma nenhuma exigiu do homem a perfeição, pois ele sabe que isso seria impossível devido a sua natureza (homem). Na verdade o que Deus exige do homem é que ele seja o melhor possível, sendo ele mesmo, Deus, o ponto de referência do homem para conseguir isso.

    O que ensina a palavra é que: o que o homem não pode fazer, isso Deus faz por ele. Por exemplo: o homem não consegue não pecar, então Deus deu seu próprio filho para expiação dos pecados do homem. Deus Soberano é: Amor, Misericórdia e Justiça que paga o resgate do homem para sua salvação, exige do homem o que ele pode fazer em relação a esse amor (de Deus) e cobra dele (homem) a sua atitude(fé).

    O que falta às vezes aos homens, é entender a extensão do sacrifício de Cristo e também o poder do Espírito Santo frente a incapacidade humana.

    ResponderExcluir
  2. Ao Anônimo

    É claro que Deus exige do homem aquilo que ele não pode cumprir! Se não exigisse como você afirma, o sacrifício de Cristo seria desnecessário. Deus julgaria cada um segundo as suas obras e os que atingissem uma pontuação satisfatória dentro desse quadro de homem débil se salvaria.

    Você disse: "Deus de forma nenhuma exigiu do homem a perfeição..." pois está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo.1Pe 1:16. Como fica? Quando Paulo expões na abertura de sua epístola aos Romanos dizendo que todos estão debaixo da lei, por ela somos julgados e todos são incapazes de cumprir com ela, como fica? Ninguém será salvo pelas obras da lei porque a lei em si é deficiente para salvar? Não! A lei estava enferma pela carne, pelo homem caído, nunca leu Romanos 7:14?

    Espero uma resposta do Anônimo para a seguinte pergunta: Se Deus não exigiu perfeição do homem, por que somos condenados?

    ResponderExcluir
  3. Um assunto que tem haver com seu post.
    http://www.arminianismo.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=876

    ResponderExcluir
  4. André,


    Deus de forma alguma exigiu do homem a perfeição porque a base para a nossa salvação não é essa. Sabemos que se fosse levado em conta a perfeição do homem, por si só, todos seriamos condenados e também sabemos que o sacrifício de Cristo torna todo homem perfeito para o senhor, mas a perfeição não é a base para plano de salvação do homem. O que Deus exige do homem são três coisas para que ele seja salvo, são elas: primeiro fé, segundo arrependimento e por ultimo obediência. Esses são os pilares para a salvação segundo a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  5. O Anônimo precisa ler mais a Bíblia. Ou melhor, precisa entender o que lê!
    A base para a salvação é a perfeição SIM! Mas como ela não pode ser alcançada pelo homem, Jesus foi o homem perfeito em nosso lugar, você mesmo afirmou isso. Se o homem precisa ser salvo pela perfeição de Cristo, e ele precisou ser perfeito em nosso lugar, a salvação requer perfeição aos olhos de Deus SIM!!!

    E já que estamos num site monergista, vamos dar a mesma perspectiva à sua afirmação: "O que Deus exige do homem são três coisas para que ele seja salvo, são elas: primeiro fé, segundo arrependimento e por ultimo obediência. Esses são os pilares para a salvação segundo a palavra de Deus."

    O que você diz que Deus exige, na verdade Ele é quem as concede: A fé, o arrependimento e a obediência vêm dEle!

    "Concedeste porque tu ordenaste, e ordenaste o que tu desejaste" Agostinho de Hipona

    ResponderExcluir
  6. O anonimo disse que a obediencia é um requisito para a salvacao. Ele está totalmente equivocado. Se assim fosse, a salvacao seria por obras.
    A obediencia é consequencia da salvacao e ñ requisito para a mesma. Obedecemos porque somos salvos e nao a fim de ser salvos.

    ResponderExcluir
  7. André,

    Você esta mudando o sentido do que eu disse. O que eu falei é que Deus não exige perfeição do homem para sua salvação, agora quanto à perfeição de Cristo, ela é suficiente para salvação de todos, sem exceção, mas que esse não é o critério que Deus usa para separar os salvos dos perdidos. Ele exige do homem sim, não a perfeição e muito menos aquilo que o homem não pode dar. Em Deus não há injustiça.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo

    Você é quem está mudando o sentido das coisas para negar a realidade exposta no artigo. Ademais é melhor correr o risco de mudar o sentido de suas palavras do que o risco que você está correndo em mudar o sentido da mensagem do evangelho.

    A mensagem do evangelho é que Deus exige essa perfeição do homem que você não quer aceitar, e é exatamente por isso que dependemos de Cristo. É exatamente por exigir a nossa perfeição que dependemos daquele que foi perfeito: Cristo!

    Você não sabe o que significa expiação, você não sabe o que significa redimir, você não sabe as implicação do que está tentando negar.

    Agora, talvez você esteja me entendendo errado. Não estou dizendo que precisamos ser perfeitos, caso contrário não seremos salvos. Mas que a salvação é com base na perfeição, não nossa, mas de Cristo!

    Primeiramente, meu irmão, você precisa entender que Deus é Deus e Ele pode exigir o que bem entender, e pronto! Se Deus quisesse exigir todas as impossibilidades do homem sem oferecer o mínimo de ajuda e com isso condenasse todos ao inferno, Ele não deixaria de ser justo e perfeito. O problema está no homem, não em Deus. "Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu." Jó 41:11

    Não só você, mas muitos outros irmãos, comentem o mesmo erro de medir Deus por vocês mesmos. O que é justiça para você, não é para Ele e vice e versa. Se para Deus ser justo Ele precisava aceitar a imperfeição do homem, Cristo desnecessariamente morreu na Cruz. Será que ninguém mais vê a incongruência de afirmar o contrário?

    Não estamos tratando de pragmatismo aqui, é claro que nenhum homem será salvo perfeito por mérito próprio, mas quando falamos das bases para a salvação a perfeição está lá!

    Você disse: "O que falta às vezes aos homens, é entender a extensão do sacrifício de Cristo e também o poder do Espírito Santo frente a incapacidade humana."

    Então eu pergunto, já que você entendeu, e eu não: Por que a incapacidade humana precisa ser auxiliada pelo sacrifício de Cristo e também pelo poder do Espírito Santo, uma vez que a perfeição não é base para a salvação?

    Continua...

    ResponderExcluir
  9. O artigo é uma resposta a um comentário postado em outro lugar. Não sei quem foi essa pessoa, mas tenho a sensação que estou discutindo aqui com o mesmo amigo que motivou o autor a escrever a presente resposta em forma de artigo, como está acima.

    O interessante é que os ANÔNIMOS sempre discordam, mostrando uma postura daqueles verdadeiros apologetas que precisam defender a verdade, a sã interpretação etc. Se há convicção do que defendem, o que os impedem de usarem seus próprios nomes? Uma vez que suas palavras são verdadeiras, coerentes, dignas de aceitação, alinhadas com a Bíblia... por que anônimos??? A verdade declarada não é digna de ser associada aos nomes de seus autores? Ou seria o contrário? Já não sei mais o que pensar desses anônimos...

    Eu sei que o Clóvis não fará isso, porque acredito que ele não se incomoda tanto quanto eu... mas esses comentários anônimos deveriam ser proibidos! É fácil um anônimo dizer que o Clóvis ou o André estão transformando Deus em um déspota, cruel e sádico... Por algum motivo, não me parece uma atitude Cristã criticar outros irmãos em Cristo por detrás de uma anonimato!

    ResponderExcluir
  10. Deus é infinitamente tudo... o homem é absolutamente nada! O que seria ainda esse anônimo para julgar Deus e considerá-lo um déspota?

    Ainda que eu seja justo, a minha boca me condenará; embora seja eu íntegro, ele me terá por culpado... Jó 9:20

    Pois Deus não precisa observar por muito tempo o homem antes de o fazer ir a juízo perante ele... Jó 34:23

    Acaso, anularás tu, de fato, o meu juízo? Ou me condenarás, para te justificares? Jó 40:8

    ResponderExcluir
  11. Então, o SENHOR, do meio de um redemoinho, respondeu ao ANÔNIMO: Cinge agora os lombos como homem; eu te perguntarei, e tu me responderás. Acaso, anularás tu, de fato, o meu juízo? Ou me condenarás, para te justificares? Ou tens braço como Deus ou podes trovejar com a voz como ele o faz? Orna-te, pois, de excelência e grandeza, veste-te de majestade e de glória. Derrama as torrentes da tua ira e atenta para todo soberbo e abate-o. Olha para todo soberbo e humilha-o, calca aos pés os perversos no seu lugar. Cobre-os juntamente no pó, encerra-lhes o rosto no sepulcro. Então, também eu confessarei a teu respeito que a tua mão direita te dá vitória. Quem é, pois, aquele que pode erguer-se diante de mim? Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu.

    ResponderExcluir
  12. 1Jo 4:7 - Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
    Efe 2:4 - Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
    Efe 3:19 - E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
    Efe 5:2 - E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
    Heb 6:10 - Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.
    1Jo 4:8 - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
    1Jo 4:9 - Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
    1Jo 4:10 - Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
    1Jo 4:12 - Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
    1Jo 4:16 - E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
    1Jo 5:3 - Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.

    Ass. Paulo

    ResponderExcluir
  13. O que o Paulo quis dizer... alguém entendeu?

    ResponderExcluir
  14. André,

    Você simplesmente usa o texto sagrado para defender a Soberania Deus como Absoluta esquecendo, ou não entendendo, que Deus não a usa de forma absoluta, mas sim relativa. Relativa aos seus próprios princípios de forma que mesmo podendo fazer tudo, Deus não age assim. Por exemplo, Deus é amor, não mente e não pratica a injustiça e é Soberano, mas também creio na sua responsabilidade em ser fiel ao que diz a sua palavra a seu respeito.

    Você crê numa eleição incondicional do homem para sua salvação, mas a palavra mostra que a salvação é condicional. Deus não faz acepção de pessoas, ou seja, não privilegia ninguém em seu juízo. Como pode um juiz tratar iguais de forma diferente, tratando uns com misericórdia e a outros com justiça e não ser parcial. Adiantando um pouco sua resposta pergunto: acepção de pessoas no texto sagrado é mesma coisa que discriminação de pessoas? Porque para alguns calvinistas basta o fato de entre os eleitos existirem: brancos, pretos, pobres, ricos, brasileiro, alemão, etc.. para satisfazer a condição de não acepção. Brincadeira né?

    ResponderExcluir
  15. Anônimo disse: "Deus não a usa (sua soberania) de forma absoluta, mas sim relativa."

    Forneça-me um único texto claro para sustentar sua afirmação. Eu tenho vários, mas vou citar apenas um: Se Deus não exercesse sua soberania ativamente, Jonas teria chegado a Tarsis.

    Anônimo disse: "Deus é amor, não mente e não pratica a injustiça e é Soberano, mas também creio na sua responsabilidade em ser fiel ao que diz a sua palavra a seu respeito."

    Deus é amor, não mente, não pratica injustiça, é soberano e é fiel à sua revelação escrita independente do que VOCÊ pensa dele. Não passa pela sua cabeça de que você pode estar lendo e não entendendo? Não se ofenda, não estou dizendo que vc seja um fariseu, mas eles estavam carecas de ler a Palavra sem entender e Jesus demonstrou isso muitas vezes. Dizer que está na Bíblia não significa muita coisa, porque de extrações fora do contextos o diabo se utilizou dela duas vezes, uma com Adão e Eva, e outra com Cristo. Pense nisso!

    Anônimo disse: "Você crê numa eleição incondicional do homem para sua salvação, mas a palavra mostra que a salvação é condicional."

    Mostra-me um versículo apenas! Tal versículo não existe! Preste atenção, o versículo precisa ser claro e dentro do contexto de eleição. Parece que você misturou os termos na sua frase. Salvação e eleição podem ser tratados de forma diferente e como olhamos para os dois "eventos" pode parecer que seja condicional ou não. Podemos de que a salvação quando realizada, visível no homem, ela precisa de algumas condições como fé e arrependimento, mas a eleição é incondicional e explica porque o indivíduo salvo apresentou os sinais condicionais de salvação como fé e arrependimento. Não confunda as coisas, se não sabe diferenciá-las estude um pouquinho antes de vir aqui responder qualquer coisa.

    Anônimo disse: "Deus não faz acepção de pessoas"..."acepção de pessoas no texto sagrado é mesma coisa que discriminação de pessoas?"

    Em todos os textos em que a expressão aparece ela é empregada no contexto de descriminação de o que uma pessoa tem ou não tem... seja dinheiro, raça etc.

    "Quanto menos àquele que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima ao rico mais do que ao pobre; porque todos são obra de suas mãos." Jó 34:19 isso quer dizer que: Deus não salvará somente os da nobreza, ou somente pobres, etc...

    Quando Pedro percebeu que Deus salvaria não somente os Judeus, mas também os gregos ele diz: "Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação..." Atos 10:34,35

    Veja que o termo é uma expressão aplicada a outras situações - "pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas." Ou seja, não importa sua raça, gênero, idade, nacionalidade, nível social, etc... ele pagará pela injustiça cometida.

    Tiago emprega a expressão para falar dos irmãos que valorizavam os ricos e desprezavam os pobres: Tiago 2:6 "Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais?" Tiago 2:9 "se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo argüidos pela lei como transgressores."

    Anônimo disse: "Porque para alguns calvinistas basta o fato de entre os eleitos existirem: brancos, pretos, pobres, ricos, brasileiro, alemão, etc.. para satisfazer a condição de não acepção. Brincadeira né?"

    Brincadeira SUA né? Porque não são alguns calvinistas, mas todos porque entendem o que significa a expressão "fazer acepção de pessoas" no contexto bíblico. E na verdade os únicos que podem ter o direito de citar o versículo em sintonia com o que crê são os calvinistas!

    Continua...

    ResponderExcluir
  16. Preste atenção! Se você disse que Deus não privilegia ninguém em seu juízo porque ele não faz acepção de pessoas, como você pode afirmar que a eleição é (salvação) condicional? Se a eleição está baseada em alguma condição no homem, logo Deus estaria fazendo acepção de pessoas por salvar as pessoas que apresentassem tais condições...

    Nós, calvinistas, cremos que a eleição (o que explica a salvação e você confunde os dois termos) é incondicional, ou seja não há nada no homem que faça Deus o escolher para salvar. Ele nos escolheu segundo o sua soberana vontade Ef 1:5 em Romanos 9 encontramos a mesma realidade, na qual a eleição de Jacó não estava condicionada a nada que nenhum dos gêmeos teria feito... logo por não escolher sob qualquer condição, Ele não faz acepção de pessoas! Mas se vocês dizem que há condições, Ele está escolhendo segundo essas condições, portanto, está fazendo acepção de pessoas. Certo?

    Vou reservar-me o direito de não responderei mais posts de anônimos! Se desejar manter o diálogo produtivo para que nós dois, irmãos em Cristo, possamos crescer em conhecimento sobre as Sagradas Escrituras, devemos nos tratar como irmãos que somos e não por André e anônimo!

    ResponderExcluir
  17. André,

    Que assim seja!

    Enquanto isso deite-se em berço esplendido e deixe Deus operar por você, lembrando sempre que você é um trapo de imundícia e que nem Deus, com o sacrifício de Jesus e o envio do Espírito Santo ao mundo, pôde mudar isso (te restaurando e te dando vida), muito menos você poderá. Por isso descanse e espere que seja um eleito.

    Procurando defender o nome Senhor de toda falsidade.

    ResponderExcluir
  18. Clóvis,

    Quando Jesus nos exorta a sermos santo como ele é Santo; a sermos perfeitos como Deus é perfeito; quem ama mais seu pai, mãe, filhos do que a mim não é digno de mim. São exigências de um Deus Justo e Santoque da mesma forma que o objetivo da lei é para nos levar ao questionamento dos apóstolos depois do episódio do jovem rico : Quem poderá pois salvar-se ?

    E a resposta de Cristo: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possivel
    (Mt 19.25-26

    Glórias a Deus, pelo Espírito Santo que me fez ver que não sou capaz e que Cristo o foi totalmente.

    Márcio

    ResponderExcluir
  19. Credulo,

    1. "Eu acho particularmente contraproducente pessoas que se agarram com unhas e dentes ao Sola Scriptura".

    R1. Normal você achar isso. Quando a Bíblia não apoia pressupostos humanos, deve-se escolher entre duas coisas: aceitar o que a Bíblia diz em detrimento às nossas ideias preconcebidas ou apelar para alguma autoridade extrabiblica.

    2. "Parece que nada do que [não] vem da Bíblia é passível de veracidade, que é “doutrina de demônios”…"

    R2. Só parece. Pois os que adotam o Sola Scriptura não rejeitam a priori o conhecimento obtido em outras fontes. Reconhecemos que a verdade é a verdade de Deus onde quer que ela se encontre. Mas tampouco aceitamos acriticamente qualquer aparência de verdade apenas porque ela soa bem aos nossos ouvidos. A tudo submetemos ao escrutínio da Escritura. E se tal conhecimento não concorda com a Bíblia, então o rejeitamos sem nenhum sentimento de perda.

    3. "Mal sabe que a ideia “dever implica poder” é defendida por filósofos cristãos, entre eles Immanuel Kant e William Lane Craig".

    R3. Eu sei. Posso te informar do local onde mencionei Kant afirmava isso, muito antes de escrever o artigo. Também acabei a leitura do livro de Craig. Em que pese o elevado conceito que o primeiro goza entre humanista e o valor do Craig como apologista, não os tenho em conta mais alta ou sequer alternativo à Bíblia. Uma fila de kants e outra de craigs não me demoveriam do ensino da Escritura, exceto que eles mostrassem pela própria Escritura que eu estou errado nesta questão.

    Até onde eu saiba, essa declaração humanista jamais foi demonstrada.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  20. Credulo,

    Para provar que "poder implica poder" você cita o Salmo 34:

    "O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia". {Salmos 34:7-8 BLIVRE}

    2. “'Provai e vede que O SENHOR é bom' – implica que sabemos o que é ser bom e justo. Afinal, se eu não soubéssemos o que é bom, como poderíamos provar a Deus?".

    R2. Duas coisas:

    a) Você não prova o princípio "dever implica poder". Apenas que aquele que provar (experimentar do) Senhor descobrirá que Ele é bom. Não prova que o dever de provar implica capacidade de fazê-lo.

    b) Você ignora a quem é dito as palavras do salmista. O convite é dirigido aos "humildes" (v.2), que "o temem" (v.7,9) e "nele se refugia" (v.8), chamados de "seus santos" (v.9), "filhos" (v.11), é alguém que "que buscam o SENHOR" (v.10), que "refreia a língua do mal" (v.13) se "e pratica o que é bom" (v.14), enfim são "justos" (v.15, 17) e tem "o coração quebrantado" (v.18). O Salmo termina dizendo que eles são "seus servos" e que "nenhum será condenado" (v.22).

    Ou seja, não se trata de pecadores não regenerados.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  21. No texto eu digo:

    "A primeira coisa que eu pergunto é: onde a Bíblia ensina que dever implica poder?".

    Esta é a parte em que você abre sua Bíblia e apresenta os textos sagrados. Mas ao invés disso, diz:

    3.1 "Acho que vou até dar um nome a isto: tática do Sola Scriptura – “se não tá na Bíblia então nada feito!”

    R3.1 Também vou dar um nome à isto: sair à francesa.

    3.2 "A bem da verdade, eu poderia lançar tal espécie de crítica contra ele mesmo: “aonde encontramos bases para a eleição incondicional para salvação ou perdição na Bíblia?”. Ele certamente falaria muita coisa, mas o tempo para refutar seria gigantesco."

    R3.2 Quer dizer, se você me desafiasse a apresentar passagens bíblicas, eu teria "muita coisa" para apresentar, mesmo que você não discordasse de minha interpretação. Já o que eu pedi para você, nécas!

    3.3 De todo modo, tenho diversos textos sobre livre arbítrio e responsabilidade para postar, futuramente discutirei este assunto.

    R3.3 Fique à vontade para postar os textos sobre livre-arbítrio e responsabilidade. Mas, enquanto isso, cadê os textos que mostram que "dever implica poder"?

    Ah, sim. A Bíblia não tem nenhum, então que se dane o Sola Scriptura.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.