Livres para pecar

Em que consiste a liberdade do pecador? Essa pergunta é naturalmente sugerida por aquilo que dissemos acima. O pecador é livre no sentido de não ser forçado de fora. O pecador nunca é forçado a pecar. Porém, não é livre para praticar ou o bem ou o mal, porquanto o coração mau que nele reside sempre o impulsiona para o pecado. Passamos a ilustrar o que temos em mente.

Tenho na mão um livro. Solto-o. O que acontece? Ele cai. Em que direção? Para baixo; sempre para baixo. Por quê? Porque, obedecendo à lei da gravidade, seu próprio peso o leva para baixo. Imaginemos, porém, que eu deseje que o livro fique um metro para cima. Então, o que fazer? Preciso erguê-lo. Uma força externa precisa fazê-lo subir. Essa é a relação entre o homem caído e Deus. Enquanto o poder divino o sustenta, ele é impedido de afundar cada vez mais no pecado; retirado esse poder, o homem cai — seu próprio pecado (qual peso) o afunda.

Deus não o empurra para baixo, como eu também não empurrei o livro para baixo. Removidas todas as restrições divinas, todo homem seria capaz de tornar-se e se tornaria um Caim, um Faraó, um Judas. Como, pois, pode o pecador subir em direção aos céus? Por um ato de sua própria vontade? Não. Um poder externo precisa dominá-lo, para então erguê-lo a cada centímetro em sua subida. O pecador é livre, mas em uma só direção — livre para cair, livre para pecar. É conforme afirma a Palavra de Deus: "Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça" (Rm 6.20). O pecador é livre para praticar o que lhe apraz (exceto quando ele é refreado por Deus), mas o seu prazer é cair no pecado.

A. W. Pink

11 comentários:

  1. BOm! então suponhamos que eu sempre tenha uma vida regrada
    sempre voltada para jesus,longe do pecado e mergulhado em
    orações e um dia qualquer eu me afasto de tudo e caio no pecado
    da forma mais depravada que existe e depois de uns anos eu volto e recomeço tudo de novo renascido em jesus.
    Esse tempo que eu fiquei no pecado é porque essa força externa foi tirada de mim?, como o ex do livro que a um metro acima, tirado
    o seu sustento caiu?
    Walter.

    ResponderExcluir
  2. Oi Walter,

    Paz seja contigo.

    Se você realmente nasceu de novo, tem uma nova natureza. Mas o velho homem continua presente e dependemos do poder de Deus para nos mantermos em pé diante dEle.

    Pode acontecer, e tem acontecido, que pessoas verdadeiramente nascidas de novo se desviam dos caminhos do Senhor. Por que nosso Deus permite isso, não podemos afirmar, mas tem acontecido até mesmo com cristãos dos dias apostólicos. Por isso devemos depender e reconhecer nossa dependência contínua da graça e do poder de Deus.

    Muito embora um crente possa vir se desviar, se for de fato regenerado, Deus o trará de volta para o seus caminhos. Ou seja, a queda daquele que nasceu de novo nunca é total ou definitiva.

    É o que nós cremos.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Clóvis disse:

    “Se você realmente nasceu de novo, tem uma nova natureza. Mas o velho homem continua presente e dependemos do poder de Deus para nos mantermos em pé diante dEle.”

    Fácil essa, pois na TEORIA o livre arbítrio do homem nem existe, pois sua vontade está submetida a determinação divina.

    Na PRÁTICA vemos que isso é pura falácia calvinista, pois vimos que o homem continua livre, por parte de Deus, para andar segundo a sua própria vontade.

    Por isso é fácil ver o homem natural, difícil, quase impossível, é ver o homem dito: “eleito segundo a doutrina calvinista” pois ele seria, no mínimo, diferenciado dos demais, pois sua vida estaria sendo totalmente controlada pelo Senhor e ele não seria tão medíocre como os demais.

    Jo 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

    PS: O homem continua caindo e levantado por sua própria conta e não porque falta do poder em Deus para mantê-lo (o homem) firme no caminho da salvação.

    ResponderExcluir
  4. Ao anônimo,

    Considere a possibilidade de resultados nesse processo de cair-se e reerguer-se. Esse é o processo de santificação, que é gerado pelo Espírito Santo em nós.

    Quando as pessoas leem as proposições calvinistas, elas logo generalizam tudo, e aqui está um erro comum. O mínimo que os não-calvinistas deveriam sensatamente defender é que o homem tem arbítrio, mas nunca um LIVRE-arbítrio, porque jamais poderá ser livre de seu criador. Se, também, o homem é escravo do pecado, ele não está livre para escolher. Suas escolhas estão sujeitas a sua natureza, que Paulo afirma ser inimiga de Deus: "Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser" Romanos 8:7. Éramos por natureza filhos da ira... Ef 2:3 Lendo esse capítulo 8 de Romanos desde o início dá para notar essa realidade entre as duas naturezas e suas inclinações.

    Esse é o entendimento calvinista quanto ao arbítrio, que nunca é livre, mas sempre escravo desde o pecado Adâmico. Adão foi o único homem em estado de neutralidade. Não havia nele a corrupção da carne para o inclinar para as escolhas que desagradam a Deus, ele sim estava em condições de escolher livremente porque ainda não era escravo do pecado. A partir do momento que pecou, tornou-se escravo de suas concupiscências.

    Do contrário, harmonize, por favor, os seguintes textos com os seus pensamentos sobre o assunto: 1Jo 5:18; Jo 17:11-12; Ez 36:27 e Lc 11:4.

    ResponderExcluir
  5. Deus permite me afastar Dele ou "eu" por liberdade me afasto ?

    Qual a definição de pecado ? Pecado é qualquer desvio da vontade de Deus.(Samos 51:4) Caso Deus permita, não é pecado.

    Uma vez salvo, salvo para sempre ...(I Coríntios 9:24 a 27)

    O apóstolo Paulo expôs o que pensava.

    Deus é amor e foi expresso pela dádiva de Seus Filho amado (João 3:16)

    Jesus veio salvar-nos (Lucas 19:10)

    A morte de Cristo em nosso lugar é a prova do amor divino (Romanos 5:8)

    ResponderExcluir
  6. Se somos escravos das nossas concupisciências como 2 Corintios 5:17 diz que se estamos em Cristo somos novas criaturas ?

    ResponderExcluir
  7. Para o Luiz


    Salvação é um conjunto de esforços com iniciativa de Deus a aceitação do homem. João 3:16 e I Corintios 9:24 a 27

    Liberdade para não pecar 2 Corintios 5:17

    ResponderExcluir
  8. "queda daquele que nasceu de novo nunca é total ou definitiva"

    Não pede perdão, não se arrepende, não se humilha e espera de braços cruzados. O pecado é muito forte, pensamentos e habitos devem ser evitados, ou acredita que Deus vai te ajudar a lutar sem você pedir socorro. Pedro quase morreu afogado por pensar que podia andar sobre as águas sem fixar os olhos no Mestre.Pediu ajuda rapidinho.

    A queda não é definitiva, vai pensando...

    ResponderExcluir
  9. Maicon,

    Como você harmoniza "Uma vez salvo, salvo para sempre ...(I Coríntios 9:24 a 27)" com 1Jo 2:19? "Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós."

    ResponderExcluir
  10. Carlos Cristão,

    Aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, não se esqueça disso! Na mesma carta João mostra porque alguns se desviam: "Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós." 1 João 2:19

    Quem é salvo não vai se perder, se se perdeu, não era salvo. Simples!

    ResponderExcluir
  11. Diante dessa clara explicação acima do irmão, não resta mais dúvidas. Quem é salvo não vai ficar no pecado por muito tempo, Deus não irá permitir e mandará o arrependimento.Se não volta mais para Deus é porque não foi salvo, é aquela pessoa que não recebeu a Palavra no coração.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.