O sucesso da obra não significa aprovação divina

Na verdade, o que é necessário é a fé. Fazer julgamentos pelos resultados muitas vezes é errado. Se precisarmos do sucesso de uma obra para provar que o mesma é apropriada, estamos caminhando em dúvida e não vivendo pela fé. Porque os sentimentos do homem tendem à dúvida sobre seu próprio futuro o Senhor garantirá que alguem está correto mas [garantirá] pela Sua palavra. O homem precisa apenas se perguntar se ele tem as características de Filadélfia. Se ele tem, ele pode estar em repouso, pois a porta já está aberta. Nossos olhos não se colocam na porta que se abriu mas em nosso Líder e no caminho que tomamos. Se o sucesso se torna a medida de nossa obra seremos enganados. O sucesso mais significativo só pode ser determinado no futuro, não no presente. O padrão é a eternidade e não a era presente. Se os crentes tomam o sucesso como o seu padrão, eles podem não ser capazes de ouvir a voz do Senhor aqui. A tentação de sucesso pode ser a maior armadilha que o inimigo preparou para os servos de Cristo. Muitas vezes, o sucesso determina a direção da obra da pessoa mais do que a palavra de Deus. Isso pode continuar até que a direção realmente se torna contrária à palavra de Deus. Mesmo o sucesso que vem através verdadeira obediência pode resultar em excesso de vanglória, derrubando a serenidade espiritual da pessoa. Mas oposição faz com que os crentes aprendam a ter paciência! A partir disso, podemos ver que é beneplácito de Deus que Ele dê aos seus servos, pouco sucesso!

Watchman Nee
In: Collected Works of Watchman Nee, O Vol (Set 1) 05.

3 comentários:

  1. Acreditar que o sucesso em sí mesmo determina a aprovação de Deus não passa de pragmatismo. Se isso valesse, a obra mais aprovada por Deus seria o catolicismo, depois islamismo, depois budismo, hinduismo .... aí viriam as igrejas evangélicas.

    É essa busca desenfreada por resultados que tem causado tanta desgraça e a escolha de líderes com carisma, mas sem caráter.

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor Clovis!

    Quero convida-lo para um rapido debate sobre o tema: Qual a melhor explicação para o problema do Mal?
    Podemos relacionar as catástrofes naturais á vontade de Deus?
    Furacões, terremotos, maremotos, tsunamis... são decretos de Deus?

    http://www.arminianismo.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=839#p12457

    Espero ve-lo lá.

    Jean Patrik

    ResponderExcluir
  3. Jean,

    Pitaquei lá, mas reconheço que o problema é maior que eu.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.