Salmo 36 - A parábola do ímpio que encontra Deus

A transgressão do ímpio diz no íntimo do meu coração: não há temor de Deus perante os seus olhos.
Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniqüidade se descubra ser detestável.
As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem.
Projeta a malícia na sua cama; põe-se no caminho que não é bom; não aborrece o mal.
A tua misericórdia, SENHOR, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens.
A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são um grande abismo. SENHOR, tu conservas os homens e os animais.
Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas.
Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias;
Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.
Estende a tua benignidade sobre os que te conhecem, e a tua justiça sobre os retos de coração.
Não venha sobre mim o pé dos soberbos, e não me mova a mão dos ímpios.
Ali caem os que praticam a iniqüidade; cairão, e não se poderão levantar.
Sl 36:1-12

Um ímpio descia pelo caminho de sua maldade. Não tinha temor de Deus, pois lá do fundo do seu coração uma voz lhe ditava impiedades (v.1). Via a si mesmo como a pessoa mais importante e acreditando que seus pecados ficariam impunes pecava, e pecava tanto, que até mesmo para outros como ele seus pecados eram destestáveis (v.2). Sua mente estava imersa em trevas, por isso não conseguia entender e menos ainda praticar o bem, então falava mentiras e falsidades o tempo todo (v.3). Antes de sair da cama, já planejava os pecados do dia e andando os colocava em prática, improvisando outros mais, pois nunca se cansava de sua iniquidade (v.4).

Assim vagava esse ímpio, num zigue-zague de iniquidades. Até que Alguém vem ao seu encontro pelo caminho. Alguém completamente diferente dele e de todos que já tinha encontrado. Era uma pessoa que tinha uma misericórdia que chegava aos céus e uma fidelidade do mesmo tamanho (v.5). Apesar disso, tinha uma justiça inabalável como os montes e seus julgamentos eram mais profundos que o mar (v.6). Dono de uma benignidade preciosa, muitos buscavam refúgio junto dele (v.7). Na verdade, Ele sustentava a todos, homens e animais (v. 7), alimentando-os do bom e do melhor e dando-lhes de beber de Suas delícias (v.8).

O ímpio encontrou a Luz e viu a luz (v.9). Ele encontrou um manancial de vida (v.9). Pede que lhe seja estendida a benignidade e a justiça que lhe faltam (v.10). O ímpio torna-se justo. Como não quer voltar à antiga vida, clama que não seja pisado nem demovido de sua posição pelo iníquo (v.11). E recebe a garantia que todos os tentadores serão vencidos, e o serão completamente (v.12). E assim termina sua vida de impiedade.

Nota: Via de regra, parábolas não trazem o nome dos personagens. Mas você é livre para dar nome ao ímpio. Eu dei.

3 comentários:

  1. Quem não se identificar com este ímpio realmente não é cristão!!!

    Bela postagem...

    Deus te abençõe grandemente

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  2. Hélio,

    Soli Deo Glória.

    Recebi seu email sobre 1Tm 2:4. O link indicado (http://www.ocalvinista.com/2010/03/deus-deseja-salvar-todos-j-calvino.html) merece ser lido e analisado.

    Já tratei dessa passagem nos posts "Deus quer salvar a todos" (minha autoria) e "Nota sobre 1Tm 2:4" (autoria de terceiro).

    Em Cristo,

    Clóvis

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  3. Essa parábola mostra-nos que o AMOR estava longe desse ímpio, não nos esqueçamos que o AMOR a CARIDADE tem que estar em NOSSAS ALMAS EM NOSSO CORAÇÃO e acima de tudo o respeito ao PROXIMO.

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"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

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