Graça incondicional, incontrolável, imprevisível, indomesticável

Eu comecei a série apontando que não há nada mais difícil para nós do que preenchermos nossas mentes com a graça incondicional de Deus; isso ofende as nossas mais profundas sensibilidades. Um mundo condicional é muito mais seguro do que um mundo incondicional, pois um mundo condicional nos mantém no controle, tudo é padrão – faça certas coisas e certas coisas acontecerão certamente. Nós entendemos condições. Condições fazem sentido. “Incondicionalmente”, por outro lado, é incompreensível para nós. Nós somos muito condicionados contra a incondicionalidade – somos informados de mil maneiras diferentes de que o cumprimento precede a aceitação; que a realização precede a aprovação.

A sociedade demanda amor de mão dupla. Tudo é condicional: se você realiza, apenas assim recebe significado, segurança, respeito, amor e assim por diante. Mas a graça, como Paul Zahl assinala, é amor de mão única: “Graça é o amor que te procura quando você não tem nada para dar em troca. Graça é amor que vem até você e que não tem nada a ver com você. Graça é ser amado quando você é indigno de ser amado”.

Como os amigos de Jó, nós naturalmente concluímos que pessoas boas conseguem coisas boas e pessoas más possuem coisas ruins. A ideia que pessoas más conseguem coisas boas é profundamente contra intuitiva. Isso se mostra terrivelmente injusto. Isso ofende o nosso senso de justiça. Mesmo alguns de nós que tenham experimentado a salvação radical pela graça de Deus notamos que é intuitivamente difícil não colocar condições na graça – “não leve isso tão longe; seja equilibrado.” A verdade é, contudo, que uma postura “sim, graça, mas” é um tipo de postura que perpetua a escravidão em nossas vidas e na igreja. A graça é radicalmente desequilibrada. Não tem “mas”: é incondicional, incontrolável, imprevisível e indomesticável. Como Doug Wilson afirmou recentemente, “A graça é selvagem. A graça desacomoda tudo. A graça extrapola a economia. A graça bagunça seus cabelos. A graça não é subjugada. De fato, se não estivermos deixando os devotos tensos, não estamos pregando a graça como deveríamos”.

Leia a íntegra do artigo Bom demais para ser verdade

Tullian Tchividjian, traduzido por Marianna Brandão

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.