Salvação: Teorias Humanas e Filosóficas versus Escrituras Sagradas

Salvação para quem conhece o evangelho

Teorias humanas e filosóficas: A salvação é adquirida por "livre-arbítrio" humano, quando o homem por si só decide ir a Cristo. Os efeitos da queda são abstratos e relativos e o ser humano possui capacidade o suficiente de si mesmo de crer e se arrepender dos seus pecados.

Escrituras sagradas: A salvação é adquirida pela graça de DEUS por meio da fé (Ef 2:8) e arrependimento do pecador (Mt 3:8), sendo a fé um dom de DEUS (Ef 2:8) e o arrependimento, de igual modo, concedido por DEUS (At 11:18). Os efeitos da queda são reais e levou o homem à condição de morto perante DEUS (Rm 3: 10-12), incapaz de fazer qualquer coisa que necessite de vida para ser feito (Jo 15:5). O ser humano não tem capacidade alguma de si mesmo de crer e se arrepender, por esta razão é necessário a obra regeneratória do Espírito Santo em seu coração para que ele seja convencido do pecado, da justiça e do juizo (Jo 16:8).

~*~

Salvação para quem não conhece ou nunca ouviu o evangelho

Teorias humanas e filosóficas: Para quem não conhece ou nunca ouviu o evangelho a salvação será por obras. Quanto mais o pecador se aproximar dos padrões morais vivenciados pelos cristãos conhecedores do evangelho, maior será a probabilidade dele ser salvo. A obra de Cristo, neste caso, pode ser perfeitamente descartada. Missionários falando de Jesus Cristo nestas regiões? Pra quê? Afinal de contas o homem tem capacidade própria de "autoredenção"...

Escrituras sagradas: A salvação sempre será pela graça de DEUS por meio da fé em Cristo e arrependimento do pecador, independente de época, cultura ou tradição dos homens. O meio e a forma pelo qual DEUS julgará esses povos nos é declarado EXPLICITAMENTE nas escrituras (Rm 2:12), por esta razão afirmar que eles serão salvos por suas obras - descartando veemente a obra de Cristo na cruz - é mera ESPECULAÇÃO fundamentada no raciocínio lógico-dedutivo de quem o faz.

Hélio



10 comentários:

  1. A posição que adoto é a que condena a salvação pelo livre arbítrio e pelas obras, como se o homem por si pudesse ir a Cristo ou fazer algo para ser salvo.
    Também não creio que deve haver regeneração que alguém creia. O que acontece é o derramamento da graça nos corações. O coração é preparado é recebe a liberdade da fé ou da descrença. Se tem a fé e a abraça e converte-se, então, regenera-se.
    A graça vem antes de tudo. A salvação não pode ser dita pela fé somente, nem mesmo pelas obras somente. A salvação pela fé somente descartaria a necessidade de obras. A salvação pelas obras somente negaria a fé. Pode-se dizer que a doutrina bíblica é a salvação pela graça somente. Isso inclui o passo primeiro da fé e a consequente valorização das obras na salvação. Por isso, fala-se de salvação pela fé e pelas obras, o que é diferente das posições criticadas acima.
    Até logo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gledson,

    Lá vou eu de novo pegando no seu pé...

    Você disse:
    "Também não creio que deve haver regeneração [para] que alguém creia."
    Acontece Gledson, que o "estado" humano antes de crer é claríssimamente ensinado pelo Senhor Jesus.

    Ele disse:
    "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia."
    "E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido."
    João 6:44 e 65

    Se ler o contexto, verá que Jesus fala isso justamente porque muitos escutavam as suas Palavras e não acreditavam.

    Ou seja, o homem sozinho JAMAIS virá a Cristo pela fé.

    Como conciliar as suas afirmações com essas afirmações de Jesus?

    ResponderExcluir
  3. Neto, vou mostrar como entendo.
    Deus dá a graça para chamar o pecador. Ele não merece, já que está morto pelo pecado. Mas pode sentir o efeito da graça e crer ou não.
    Por isso é dito que ninguém vai ao Pai se não for trazido. É trazido pela graça, pois nunca poderia ir sozinho.
    A fé vem somente após o agir da graça, pois a fé é dom gratuito.
    Não foi provado ainda que houve "nova criatura" nesse estágio, ou seja, que somente a nova criatura pode crer.
    Até logo.

    ResponderExcluir
  4. Gledson, duas coisas:

    1-Pode provar biblicamente seu posicionamento?

    2-Jesus afirma em João 6.37 (no mesmo trecho e contexto) que "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora."
    Ou seja, a teoria que "Deus dá a graça para o pecador escolher se quer vir ou não" contradiz essa passagem (e outras). Pois TODO aquele que Deus dá a Jesus (que os leva/que os regenera), VIRÁ a Jesus.

    Ou seja, é impossível que alguém seja regenerado e não venha a Cristo pela fé. Conclui-se que, se a pessoa não vier, nunca foi dada por Deus a Cristo. Conclui-se ainda que a regeneração não é "dar a capacidade para escolher se quer a Cristo ou não", mas, antes, é o "dar a capacidade e o desejo de vir a Cristo".

    Como você interpreta essa passagem?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Neto:

    Pensemos juntos: Judas foi a Cristo. Cristo afirma que o escolheu, pois era um dos doze. Ele (Judas) traiu o Senhor. Como entender a questão nesse contexto, segundo o seu argumento anterior? "Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo." (João 6,70).

    Até logo.

    ResponderExcluir
  6. Neto, de onde você tirou isso?

    Pois TODO aquele que Deus dá a Jesus (que os leva/que os regenera), VIRÁ a Jesus.

    Quando se diz que Deus dá alguém a Jesus, isso quer dizer que ele os regenera? Muito curiosa essa interpretação.

    Como falado aqui, Judas foi um dos escolhidos (Jo 6.70) e também foi dado a Jesus (Jo 17.12). Portanto, não acho que essa sua interpretação esteja correta.

    ResponderExcluir
  7. Gledson,

    você disse:
    “Pensemos juntos: Judas foi a Cristo. Cristo afirma que o escolheu, pois era um dos doze. Ele (Judas) traiu o Senhor. Como entender a questão nesse contexto, segundo o seu argumento anterior? "Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo." (João 6,70).”

    Sim, Cristo afirma que o escolheu, só que não para a Salvação, ou para estar "nEle", mas para o apostolado apenas. Durante toda a Bíblia você vê casos de pessoas não convertidas, mas chamadas para um cargo religioso, de acordo com o propósito de Deus para aquela parte da história.

    Peço, além das desculpas pela demora, que você responda minha argumentação anterior.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neto, sua interpretação mistura dados inteiramente diversos. Por exemplo, o rei Ciro foi usado por Deus segundo o Seu propósito. Mas, isso não tem a ver com Judas, que foi um apóstolo, escolhido como os outros, membro do povo de Israel, membro do colégio apostólico. Essa distinção que vc faz não parece ser bíblica, mas tem o objetivo de harmonizar seu ponto de vista. Não parece que qualquer dos que foram escolhidos não tenham sido escolhidos para a salvação, ou seja, tinham à sua disposição a salvação. Peço esclarecimento.
      até mais.

      Excluir
    2. Gledson,

      Jesus diz que Judas era "um diabo". Não acho que Judas seria para ser apóstolo embora não fosse salvo. Ele serviu ao propósito divino de entregar Jesus à morte.

      Desculpe a intromissão.

      Em Cristo,

      Excluir
  8. PCA, perdão pela demora.

    E lá vamos nós:

    “Neto, de onde você tirou isso?
    “Pois TODO aquele que Deus dá a Jesus (que os leva/que os regenera), VIRÁ a Jesus.”
    Quando se diz que Deus dá alguém a Jesus, isso quer dizer que ele os regenera? Muito curiosa essa interpretação.
    Como falado aqui, Judas foi um dos escolhidos (Jo 6.70) e também foi dado a Jesus (Jo 17.12). Portanto, não acho que essa sua interpretação esteja correta.”


    Paulo, isso não é difícil de se entender, quando levamos em conta que somente os que nasceram de novo é que vêm, pela fé, a Cristo, conforme está registrado em 2 Coríntios 4:6.
    Creio que o “levar/regenerar” não são a mesma coisa, mas fazem parte do mesmo processo. Deus regenera e leva.

    O "dá a Jesus", eu considerei como a parte ativa da Salvação, no tempo. Eu creio que você achou que eu interpretaria o “dá a Jesus” como a Eleição/Predestinação, e eu te entendo se for isso;
    mas não alteraria muito a minha interpretação pois você sabe que eu creio que todos os que foram eleitos, uma hora ou outra serão levados/regenerados. Seria apenas a fase anterior, na eternidade, da ação no tempo, a parte ativa.

    Quanto à Judas, como eu afirmei ao Gledson, foi chamado para um cargo, não para Cristo.


    Um grande abraço

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.