Debate


A propósito desta charge, leia o artigo Podem viver em paz arminianos e calvinistas?

7 comentários:

  1. Olá, eu li o artigo e vi que devemos preservar a união com os demais irmãos em Cristo. Mas nunca devemos abrir mão da verdade.
    Por isso, acho que seria certo tentar convencer o irmão do erro com cortesia e "a vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um" [Colossenses 4:6].
    Abraço ao Clóvis e a todos!!

    ResponderExcluir
  2. O debate:

    Calvinista: (Isaías)

    "Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim.

    Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.'

    Arminiano: (Salmo 81)

    " Eu sou o Senhor, o seu Deus, que o tirei da terra do Egito. Abra a sua boca, e eu o alimentarei.

    "Mas o meu povo não quis ouvir-me; Israel não quis obedecer-me.
    Por isso os entreguei ao seu coração obstinado, para seguirem os seus próprios planos.

    "Se o meu povo apenas me ouvisse, se Israel seguisse os meus caminhos, com rapidez eu subjugaria os seus inimigos e voltaria a minha mão contra os seus adversários!

    Os que odeiam o Senhor se renderiam diante dele, e receberiam um castigo perpétuo.

    Mas eu sustentaria Israel com o melhor trigo, e com o mel da rocha eu o satisfaria".


    Calvinista: (João)

    "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora....Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia."

    Arminiano: (1Timóteo)

    "Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens;

    pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.

    Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador,

    que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade."

    Calvinista: (Romanos 9)

    "Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça,

    o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo e as promessas. (...)

    Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

    ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?"

    Arminiano: (Ezequiel)

    "Mas, se um ímpio se desviar de todos os pecados que cometeu e obedecer a todos os meus decretos e fizer o que é justo e direito, com certeza viverá; não morrerá.

    Não se terá lembrança de nenhuma das ofensas que cometeu. Devido às coisas justas que tiver feito, ele viverá.

    Teria eu algum prazer na morte do ímpio?, palavra do Soberano Senhor. Pelo contrário, acaso não me agrada vê-lo desviar-se dos seus caminhos e viver?

    Se, porém, um justo se desviar de sua justiça, e cometer pecado e as mesmas práticas detestáveis dos ímpios, deverá ele viver? Nenhuma das coisas justas que fez será lembrada! Por causa da infidelidade de que é culpado e por causa dos pecados que cometeu, ele morrerá

    Contudo, vocês dizem: ‘O caminho do Senhor não é justo’. Ouça, ó nação de Israel: O meu caminho é injusto? Não são os seus caminhos que são injustos?

    Se um justo desviar-se de sua justiça e cometer pecado, ele morrerá por causa disso; por causa do pecado que cometeu morrerá.

    Mas, se um ímpio se desviar de sua maldade e fizer o que é justo e direito, ele salvará sua vida.

    Por considerar todas as ofensas que cometeu e se desviar delas, ele com certeza viverá; não morrerá.

    Contudo, a nação de Israel diz: ‘O caminho do Senhor não é justo’. São injustos os meus caminhos, ó nação de Israel? Não são os seus caminhos que são injustos?

    "Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês.

    Livrem-se de todos os males que vocês cometeram, e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel?

    Pois não me agrada a morte de ninguém; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se e vivam!"

    ResponderExcluir
  3. “POIS NÃO ME AGRADA A MORTE DE NINGUÉM; PALAVRA DO SOBERANO SENHOR. ARREPENDAM-SE E VIVAM!"

    Pergunto: como um réprobo (pela visão calvinista) pode se arrepender e viver se é morto espiritualmente? Resposta: Mat 19:26 E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

    ResponderExcluir
  4. Onde há paz não há cristianismo.

    ResponderExcluir
  5. Mais um debate entre Calvinistas e um Arminianos:

    Jó (Calvinista)

    "Mesmo sendo inocente, não posso erguer a cabeça, pois estou dominado pela vergonha e mergulhado na minha aflição.

    Se mantenho a cabeça erguida, ficas à minha espreita como um leão." (Jó 10:15-16)


    Pedro (Arminiano)

    "Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

    Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos." (1Pedro 5:8)


    Jó (Calvinista)

    "Deus, em sua ira, ataca-me e faz-me em pedaços, e range os dentes contra mim; meus inimigos fitam-me com olhar penetrante.

    Eu estava tranqüilo, mas ele me arrebentou; agarrou-me pelo pescoço e esmagou-me. Fez de mim o seu alvo" (Jó 16:9-12)


    Pedro (Arminiano)

    "como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele." (Atos 10:38)

    ResponderExcluir
  6. Desculpem-me, corrigindo:

    Onde NÃO HÁ paz, NÃO HÁ cristianismo.

    ResponderExcluir
  7. Andre,

    Obrigado por contribuir com passagens bíblicas recorrentes em debates entre calvinistas e arminianos.

    Sinceramente, não entendi muito bem os versos sob o rótulo "arminiano". Pois concordo com eles e nada vi de arminianismo neles. Idem para os "calvinistas".

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.