Creio no Espírito Santo


Creio no Espírito Santo

Ensinamos a crer no Espírito Santo, quer dizer que se nos manda esperar nEle todos os bens que nos foram prometidos na Escritura.

Tudo o que existe de bom, seja onde for, o faz Jesus Cristo pelo poder de seu Espírito. Por ele cria, sustenta, conserva e vivifica todas as coisas. Por ele nos justifica, santifica, purifica, chama e atrai para si, para que obtenhamos salvação.

Por isso o Espírito Santo, quando habita deste modo em nós, é quem nos ilumina com sua luz para que aprendamos e saibamos perfeitamente as infinitas riquezas que, pela divina bondade, possuímos em Cristo. O Espírito Santo é quem inflama nossos corações com o fogo de um ardente amor a Deus e ao próximo. É Ele quem, a cada dia e cada vez mais, mortifica e destrói os vícios de nossa cobiça, de modo que se há em nós algumas obras boas, são frutos e efeitos de sua graça. Sem Ele não haveria senão trevas em nossa inteligência e perversidade em nosso coração.

João Calvino
In: Breve Instrução Cristã

8 comentários:

  1. é realmente uma verdade, se não fosse esse doce espirito a nos guiar e orientar e desperta, em nós a cada dia um desejo de adorar a Deus pelo o que ele é o que seria de nós?
    visite e siga esse blog:http://wwwconfianosenhor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A resposta está no próprio texto: Sem Ele não haveria senão trevas em nossa inteligência e perversidade em nosso coração. É uma síntese perfeita do que nós seríamos sem o Espírito de Deus.

    "Aquele que está na carne não pode agradar a Deus" é uma maneira bíblica de expressar a mesma realidade.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Clóvis,

    Em Tiago 4.5 lemos "Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?"

    Em algumas versões Espírito está com E maíúsculo, entendendo der o Espírito Santo e em outras minúsculo e neste caso podendo ser o espírito do homem ou como li em um comentário judaíco ser um espírito maligno que nos impulsiona ao mal.

    Vc tem alguma interpretação mais comumente compreendida na ortodoxia cristã?

    Em Cristo

    Márcio

    ResponderExcluir
  4. Clóvis,

    No começo do mês postei o questionamento acima.

    Gostaria de saber se conhece ou já viu algo sobre a dúvida

    Márcio

    ResponderExcluir
  5. Marcio,

    Na verdade escrevi um texto sobre essa passagem, mas está aguardando uma revisão antes de ser publicada. Aguente só mais um pouquinho, ok? E desculpe pela demora.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  6. Clóvis,

    Ok !

    Desculpe se pareceu "pressão" é que pensei que vc poderia não ter lido o comentário, pois são tantos postados

    Em Cristo

    Márcio

    ResponderExcluir
  7. Márcio,

    Não me pareceu pressão, e mesmo que fosse, não haveria problema algum. Até gosto de trabalhar sob pressão.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.