Leandro Quadros e Romanos 9:13-18

"Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer." Rm 9:13-18

No artigo Romanos 9:13-18 e a Predestinação o professor reafirma sua tese de que "todos são predestinados para a salvação", sobre a qual eu disse que a implicação lógica é o universalismo. Como defender uma eleição universal sem cair na salvação universal? Só vejo uma saída: deturpar o sentido de predestinação, reduzindo-a de um decreto eterno, imutável e infalível a mero anseio, um simples almejar que pode ser frustrado pela vontade soberana do homem. Este é o caminho trilhado por Leandro Quadros, que afirma "só se perderá quem assim o escolher", ou seja, "na cruz, Cristo devolveu o livre-arbítrio do ser humano para poder decidir" se continuará predestinado ou não.

O professor baseia a predestinação universal em Efésios 1:5, que como já tive a oportunidade de demonstrar, não se refere à humanidade como um todo, mas apenas aos eleitos.

Ele recomenda uma abordagem que inclui:

  • análise da perícope (9-11);

  • atentar para as palavras-chave "eleição" e "coração endurecido"; e

  • relacionar os fatos de que Paulo fala do povo de Israel, a Palavra de Deus não falhou, Israel errou, era rebelde e desobediente, mas Deus não o rejeitou, a justiça não procede das obras, mas de Deus, não há distinção entre judeus e gentios, Deus conheceu de antemão o seu povo e alguns de Israel foram cortados.

Suponho que o professor tenha seguido esse esquema para concluir que "Deus não faz ninguém ser vaso de ira", mas "as pessoas se tornam vasos de ira" e que Deus permitiu "que todos, judeus e gentios fossem pecadores para que todos recebessem misericórdia".

Sem entrar no mérito do método proposto, o fato é que as premissas do professor Leandro não apoiam, necessariamente, as suas conclusões. Um típico caso de non sequitur (falácia na qual as conclusões não seguem as premissas). O mais grave, no entanto, é que ele sequer toca nas questões levantadas por Paulo. O que ele faz, na verdade, é evitar a passagem bíblica de Rm 9:13-18, as quais só aparecem no título do artigo! Ao invés de usar o contexto para lançar luz sobre a passagem em análise, ele o usou como cortina de fumaça, para desviar a atenção das verdades ali expressas.

Num próximo artigo seguirei a primeira recomendação do professor, que é analisar Romanos 9 à luz da perícope, agora vou me deter na segunda: prestar atenção nas palavras "eleição" e "coração endurecido".

A palavra eleger/escolher e seus cognatos são recorrentes na Bíblia. Na passagem em questão aparece na expressão "para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme" (Rm 9:11). A palavra traduzida eleição é εκλογην (eklogen), derivada do verbo εκλεγομαι (eklegomai) que significa basicamente selecionar. A palavra em si já pressupõe "tomar uma parte do todo", o que é confirmado pelo seu uso no Novo Testamento.

Na eleição dos doze a Bíblia diz que Jesus "chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos" (Lc 6:13) e mais tarde Jesus diria "não falo de todos vós; eu conheço aqueles que escolhi" (Jo 13:18). Jesus também disse "eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia" (Jo 19:19) e Pedro ressaltou "irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem" (At 15:7). Lucas registra que "Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada" (Lc 10:42) e que "os convidados escolhiam os primeiros lugares" (Lc 14:7). Paulo diz aos coríntios que "Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes" (1Co 1:27). 

Os negritos (meus) em todas essas passagens e em muitas outras que poderíamos citar, chama a atenção para o fato de que a escolha de uns implica rejeição de outros. Portanto, afirmar que a eleição é universal é corromper o significado da palavra eleição, além de requerer a invenção de um livre-arbítrio mais forte que a vontade de Deus para evitar a salvação universal.

O irmão Leandro chama nossa atenção também para a expressão coração endurecido, creio que ele estava se referindo à frase "a quem quer endurece" (Rm 9:18). A palavra endurecer é σκληρυνει (sklerunei) derivado de σκληρoς (skleros), de onde vem nossa palavra esclerosado. A tradução em português é fiel ao texto grego, pois o verbo está na voz ativa do presente do indicativo. Portanto, o grego afirma que Deus age ativamente para endurecer o coração de Faraó.

Além disso, essa verdade concorda com o testemunho das Escrituras, que afirmam tanto que Deus endurece a Faraó (Ex 4:21; 7:3; 9:12; 10:20,27 e 11:10), quanto que Faraó endurece a si mesmo (Ex 8:15; 8:32 e 9:34). Os calvinistas convivem bem com paradoxos, assim afirmamos tanto que Faraó endureceu a si mesmo quanto que Deus endureceu a Faraó, pois é isso que a Bíblia diz. A compreensão exata de como se dá essa concorrência é que nos escapa, mas não justifica a rejeição da doutrina.

De qualquer modo, analisando o sentido neotestamentário de eleição e a forma verbal de endurecer, não podemos fugir da conclusão de que Deus escolhe muitos dentre a totalidade de perdidos e ativamente decide condenar justamente o demais pelas suas más obras.

Soli Deo Gloria

16 comentários:

  1. Aham!!! Muito bom o post mano!!! Deixa uma linha para mim assinar também!!!

    Abraços

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
  2. Neto e Anderson,

    Soli Deo Gloria.

    Eu havia escrito há muito tempo e deixado para revisão. Na falta de tempo, postei sem dar o acabamento. Qualquer falha, favor apontar.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto cara.

    Calvinismo é a exposição sistemática da bíblia, e não idéias criadas por homens.

    Soli Deo Glória.

    Queria fazer apenas uma pequena observação:
    " Os calvinistas convivem bem com paradoxos, assim afirmamos tanto que Faraó endureceu a si mesmo quanto que Deus endureceu a Faraó, pois é isso que a Bíblia diz. "

    Acredito que isso não cabe a essa passagem. Muitas vezes quando se usa a idéia de paradoxo nesse contexto, apenas se refere a pontos de vista diferentes. Não há paradoxo lógico nessa passagem a respeito de faraó.

    Deus age soberanamente sobre o homem, e o agir do homem é reflexo do agir de Deus.

    Sendo isso verdadeiro, não há paradoxo, antes causa e consequência.

    Sugiro a leitura desse texto: http://monergismo.com/?p=2558

    Que Deus continue a abençoar seu Blog com a divulgação da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez deixam claro que foi Deus que originou o pecado.

    Não entendemos como o pecado se originou em Lúcifer, ao lado de Deus, mas é certo que Deus em seu amor não condenou ninguém ao pecado. Pode o pai preferir um filho ao outro? Se isso ocorre sabemos que é errado, pois o pai deve amar por igual e cuidar do bem de ambos. É claro ser justo e corrigir os erros dos filhos. A morte de Cristo não mostra seu amor pelo mundo caído, e não por poucos apenas.

    Como então Deus rejeita milhares e aceita a poucos? A Bíblia mostra que é o pecado que nos afasta de Deus e não Deus se afastando de nós. Após o pecado Deus não buscou nossos pais no jardim do Éden. Por amor não prometeu um salvador, para solucionar a situação, porém, teve que os expulsar do paraíso.

    Romanos 9:13-18 rebatem João 3:16 e 17? Acredito que não.

    O Faraó e Israel foram incrédulo mesmo Deus operando poderosamente e Esaú não se preocupava com a sua herança espiritual (as bênçãos ao líder do clã eram materiais e espirituais). Vejo isso como decisão de cada um.

    Somos livres graças a Deus.

    Leitura da Bíblia sem orientação do Espírito Santo é perigosa.

    A oração é importantíssima na vida cristã.

    Será que diante do exposto pode assinar o texto acima?

    ResponderExcluir
  5. Devemos confessar nossos pecados, arrependermos e abandoná-los.
    Quem deseja abandonar seus prazeres e andar com Deus como Enoque?
    A resposta para essa questão são poucos.

    Eu não assino

    ResponderExcluir
  6. eu apoio o que domingo disse,leitura da biblia sem orientação do espirito santo e perigosa,cuidado clovis com o que vc escreve.

    ResponderExcluir
  7. Em primeiro lugar creio que seja importante lembrarmos que, segundo a Bíblia, somos filhos POR ADOÇÃO. Também lembremos que Deus é o SENHOR e nós os seus SERVOS (escravos). Lembremos, ainda, que Deus é Soberano e que Ele se basta a sí mesmo. E, por fim, perguntamos: Por que Deus TEM que salvar a todos?
    Entendam que NINGUÉM poderá se salvar a sí mesmo (Jn.2.9c; Ef. 2.8,9). Nenhum de nós tem méritos diante do Senhor (Is. 64.6). Não podemos escolher porque estamos "mortos" (Ef.2.1), não temos fé suficiente (I Co. 12.9; II Ts. 3.2b) e porque as coisas do espírito se discernem com o espírito, mas para isso necessitamos nascer do Espírito (Jo. 3.6).

    A verdade é que, mais do que LER a Bíblia, devemos estudá-la. E principalmente, devemos nos despir de nossos conceitos filosóficos iluministas e humanistas e admitir que nossos atuais conceitos podem estar errados. Lembrando que "a mente é igual a um paraquedas, só funciona se estiver aberta".

    Que DEUS nos abençoe!

    SOMENTE A DEUS SEJA DADA A GLÓRIA!!! (SOLI DEO GLORIA)

    ResponderExcluir
  8. Ao Domingos e Lucas

    Mano, você acha que o Pai ama todos do mesmo modo? Cristãos e não cristãos? Se sim, será que existiria inferno? Deus não salvaria a todos? Se Jesus deu a vida pelas suas ovelhas, eu sou uma delas e continuo assinando embaixo!!

    Analogias entre o Pai celestial/pai terreno é difícil de explicar, principalmente se tratando de salvação. Pois eu sendo pai e os amando grandemente os salvaria mesmo eles fazendo algo contra mim.

    Mas quando se fala em eleição aqueles que são contra já começam a sentir coceiras em seus ouvidos, por não acreditarem em verdades Bíblicas. Agora, se Deus quer ter misericórdia e endurecer quem Ele quiser, quem somos nós para lhe dizer como Ele deve fazer, portanto, deixamos ( como se pudéssemos) Deus ser Deus.

    Abraços,

    Anderson Demoliner

    Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir
  9. Crer na Predestinação, é querer fugir do dever que temos como cristãos (Ecl. 13:13), de sermos obedientes em tudo ao Senhor (em gratidão ao seu amor). Se obedeço é porque sou eleito (mesmo que eu não queira, tenho que ser obediente), se não obedeço, não sou responsável por isso, pois Deus me destinou pra isso.
    A Bíblia diz que "cada um recebera segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal."(Rm 5:12).
    Eu poderia até aceitar, o fato de dizer que Deus escolheu uns para vida e outros para morte (principalmente me detendo no lado bom da história, "os para vida"), mais imaginar Deus fazendo teatro com os seres humanos, onde usa satanás para destruir vidas, tentar pessoas, levá-las ao erro, filhos matarem pais e mães, e mais, Deus faz isso e coloca a culpa em Satanás (Ap 12:7-9).
    "Assim, cheguei a esta conclusão: Deus fez os homens justos, mas eles foram em busca de muitas intrigas. " Ecl. 7:29.

    FM SAMPAIO

    ResponderExcluir
  10. Pois é, FM Sampaio, a predestinação exime o homem de toda e qualquer responsabilidade por seus atos, pois se sou justo é pq Deus assim o quis, o contrário também.

    Assim, se peco e continuo pecando é por não fazer parte do grupo eleito. Pq, então, combater o mal, se o malfeitor está fadado a permanecer nas trevas?!

    Ou o Espírito Santo tem, então, dramatizado um espetáculo sádico ao parecer exortar ao arrependimento pessoas destinadas à perdição?!

    Triste...

    ResponderExcluir
  11. É muito fácil quando pessoas que não entendem doutrinas Bíblicas, como a eleição/predestinação, escreverem qualquer coisa/bobagem em seus comentários.

    Infelizmente é falta de pegar uma Bíblia e estudá-la, e não apenas ir a cultos e pegar tudo mastigadinho de seus líderes se ao menos ver na Bíblia se aquílo que estão pregando, estão pregando certo. Sejamos como os crentes de Beréia At 17:11 e totalmente dependentes do Senhor Jesus, pois Ele conhece as Suas ovelhas.

    Abraços atodos

    Anderson Demoliner, ovelha do pastoreio de Cristo

    Sola Scriptura

    ResponderExcluir
  12. Anonimo triste,

    Olá!

    Você disse:
    "a predestinação exime o homem de toda e qualquer responsabilidade por seus atos, pois se sou justo é pq Deus assim o quis, o contrário também."
    Por favor, me mostre na Bíblia que a base para a responsabilidade do homem é a sua liberdade, ou prove que, se o homem já é predestinado, ele não é responsavel pelos seus atos.


    "Assim, se peco e continuo pecando é por não fazer parte do grupo eleito. Pq, então, combater o mal, se o malfeitor está fadado a permanecer nas trevas?!"
    Fácil! Basta estudar um pouco mais a sério as Doutrinas da Graça pra saber que um atual impio pode ser um eleito, e por isso se converterá mais cedo ou mais tarde; assim sendo, devemos exortar a todos, afinal, não sabemos quem ouvirá a voz do Espirito Santo e quem se endurecerá.
    Nunca ví um calvinista dizer que "o malfeitor está fadado a permanecer nas trevas"...


    "Ou o Espírito Santo tem, então, dramatizado um espetáculo sádico ao parecer exortar ao arrependimento pessoas destinadas à perdição?!"
    Não é um espetáculo sádico. Tudo tem um propósito.

    Os eleitos ouvirão e se converterão.
    Os demais continuarão em seu caminho e se endurecerão ainda mais.


    Um abraço;

    ResponderExcluir
  13. Olá Anderson Demoliner:
    Acho bonito sua devoção e convicção, sua forma de falar, até porque você acredita ser um eleito (espero com sinceridade que seja) com isso você tem procurado seguir a Deus fielmente, mas caso fraqueje (que não desejo), todos simplesmente dirão que você não era um eleito, e você terá a consciência tranquila de que não anda mais com Deus porque ele não lhe quis, e não porque você não o amava como o ama hoje.

    Obs: Não desejo sua apostasia, mas desejo que compreenda a verdade apesar de crer que compreende.

    Leia o que Paulo diz:
    1Co 9:27- Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.
    Paulo mostra preocupação com sua vida espiritual, mostrando que devemos lutar contra nossas vontades pecaminosas, e deixando claro que poderia se desviar. (talvez não tenha entendido que não dependia dele o se afastar, ou o se chegar a Deus)

    Se escrevi algo ofensivo, perdão não foi minha intenção.

    Um Abraço: FM SAMPAIO

    ResponderExcluir
  14. FABIO

    ola

    procurei se havia alguma resposta sobre a origem do pecado e a predistinação desde o eden e até mesmo com satanas na origem do pecado...pelo que entendi Deus predistinou seres humanos ao sofrimento num mundo onde não existia esse sofrimento. Essa é minha duvida, porque se eu acreditar na predistinação é acreditar que isso ocorreu. Então, não importa o que eu faça se eu não estiver destinado vou me perder, joão 3:16 me diz que se eu crer serei salvo e se não crer eu serei condenado, ali não fala se eu crer e se estiver destinado, fala que basta crer.
    aguardo a resposta so meu questionamento...

    ResponderExcluir
  15. Fábio,

    Paz seja contigo.

    Primeiro, acho que não podemos simplesmente dizer "se eu acreditar em predestinação". Pois ela existe, está lá na Bíblia e afirma categoricamente que é Deus em que predestina. Negar isso, é negar a Bíblia. Não creio que você esteja disposto a isso.

    Em segundo lugar, o "não importa o que eu faça se eu não estiver destinado vou me perder" é uma conclusão equivocada. Pois nossa salvação não depende do que nós fazemos, mas do que Deus Pai e Jesus fizeram e do que o Espírito Santo faz em nós hoje. O que você precisa fazer é confiar naquilo que Jesus fez como a única coisa que pode te salvar. Se você crer nele, é porque foi eleito, se não creu, bem, aí a eleição realmente não te importará.

    Quanto a Jo 3:16, fato diz que "aquele que nele crê não perece". Porém, a pergunta seguinte é: quem crê e por que crê. Você já pensou nisso? Por que uns crêem e outros não, sendo que às vezes o que crê era uma pessoa pior do que aqueles que não creem?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.