Nota sobre 2 Timóteo 1:9

Que nos... chamou - quer dizer, Deus o Pai (Gl 1:6). Ele haver nos "salvado" em seu eterno propósito de"graça em Cristo antes que o mundo começasse", antecede a Seu "chamamento" no tempo devido com uma vocação feita eficaz para nós pelo Espírito Santo. Por isto nos salvou vem antes de nos chamou (Rm 8:28-30). com uma santa vocação - a vocação literal a uma vida de santidade (Hb 3:1). A vocação vem inteiramente de Deus e nos reclama inteiramente para Deus. Santa dá a entender a separação dos crentes do mundo para Deus. não em virtude das - não tendo consideração por nossas obras em Sua eleição e chamamento da graça (Rm 9:11; Ef 2:8-9). sua própria determinação - A origem da salvação foi de Seu próprio propósito que emanou de Sua própria vontade, não por obras nossas que viesses antes, mas inteiramente por causa de Seu amor gratuito com que nos elegeu. graça nos foi dada - Em Seu propósito eterno, considerado o mesmo como realmente cumprido no devido tempo. em Cristo - sendo os crentes visto por Deus como estando Naquele com quem o Pai fez o pacto de salvação (Ef 1:4; Ef 3:11). desde os tempos eternos - as idades eternas das quais não se contempla o fim (1Co 2:7; Ef 3:11).

R.Jamieson, A.Fauset, D.Brown
In: Comentário Jamieson-Fauset-Brown
Tradução livre por Clóvis Gonçalves

22 comentários:

  1. Linda a foto e o artigo!! Entendi que antes mesmo do nosso Senhor criar o universo, Ele sabia que alguém iria se rebelar e que o mal iria existir. Ele permitiu tudo isso para mostrar seu amor e misericórdia através da salvação em Cristo e sua grandiosa vitória sobre o mal.
    Deus abençõe a você Clóvis, e também a seu blog que está muito abençoado!!

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  2. Obrigado por sua assídua presença no Cinco Solas, e pelas suas palavras, que servem de incentivo. A Deus, toda Glória!

    Em Cristo,

    Clóvis

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  3. Aleluia!!!!!! Meu coração se enche de alegria e convicção quando ouço falar da determinação e graça de Deus para as nossas vidas, é de dar Glória a Deus até dormindo. Eu sou apenas mais um gaúcho pentecostal, cheio do Espirito Santo, que é predestinado, e ainda congrega em Igreja Arminiana. Parabéns Clóvis pelo seu ótimo blog, ele está demais.
    Em Cristo,
    Anderson Demoliner
    Sola Gratia

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  4. "Os meus olhos procurarão os fiéis da Terra, para que habitem comigo;o que anda em reto caminho, esse me servirá." Salmos 101:6

    "Ao dizer “o que anda em reto caminho”, Davi mostra que a experiência da retidão, santidade, fidelidade, justiça ou como você queira chamar, é dinâmica. Andar é movimentar-se, dar um passo atrás do outro, avançar. Ninguém anda para trás, a não ser o caranguejo.

    O crescimento em Cristo leva tempo. O Espírito Santo precisa de um segundo para convertê-lo, mas de uma vida para ensiná-lo a andar. No início, você cai, escorrega. Com o tempo e com as dores, aprende a ser cuidadoso e vigilante. Cair não faz de ninguém um derrotado. Permanecer caído, sim.

    É preciso paciência. No início, pode dar a impressão de que não avança, ou que nunca conseguirá. Nesses momentos, segure o braço poderoso do Pai e acredite nEle! Deus nunca o deixará, nem o abandonará.

    Quando Deus afirma que os Seus olhos procurarão os fiéis da Terra, está Se referindo a todos os filhos sinceros que, reconhecendo sua fragilidade, O buscam a fim de receber dEle forças para uma vida de vitória. O resultado dessa busca diária é a retidão e a fidelidade. Não se atreva a fabricar retidão. Aceite-a gratuitamente de Jesus.

    Se você procurar essas características sem a participação direta de Jesus, certamente cairá no terreno do moralismo, alimentado pelo orgulho e movido pelo egoísmo. Moralismo não é cristianismo, sob hipótese nenhuma.

    Faça de hoje um dia de comunhão com Jesus. Andando, comprando, vendendo, trabalhando ou estudando. Permita que Jesus participe de sua experiência. Segure a mão poderosa do Salvador, porque Ele disse: “Os Meus olhos procurarão os fiéis da Terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse Me servirá.”"

    "www.mensagemevangelica.com.br"

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  5. Livre Arbitrio

    João 3, 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna

    2 Pedro 03:09 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se

    1 Tessalonicenses 05:09 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo

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  6. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

    Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

    Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." João 3:16,17 e 18


    Não sou um robô...

    Agora os preguiçosos...


    "Como um ladrão na noite"

    Luc. 12:39-40 / Mat. 24: 43-44 “Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa. Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais”.

    Apoc. 3:3 “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”.

    II Ped. 3:10 “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão”.

    I Tess. 5:2-3 “Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição…”

    Jesus vai pegar muitos dos predestinados dormindo !!!!

    (Já me esqueci eles já estão salvos)

    Boa noite predestinados

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  7. Maycon,

    João 3.16 que quem crê não perecerá. Mas não diz aí que o homem tem essa capacidade.

    Já 2 Pedro 3.9 e 1 Tessalonicenses 5.9 se referem à igreja, não ao mundo. Basta ler para quem e onde as cartas foram endereçadas.

    Um abraço.

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  8. Miguel,

    por favor, mostre um ensino calvinista, neste blog ou em outra fonte, que diz que um cristão deve ter uma vida relaxada e não fazer nada. Que diz que um salvo não tem a vida transformada.

    Estarei no aguardo.

    Um abraço.

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  9. Anderson,

    Creio que sua experiência, como a minha e do Neto, é a de muitos irmãos, que pelo estudo das escrituras foram rendidos à verdade da soberania de Deus e a absoluta dependência do homem.

    Que o Senhor o abençoe.

    Em Cristo,

    Clóvis

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  10. Ney,

    Gostei de sua participação. Sobremaneira da frase "não se atreva a fabricar retidão. Aceite-a gratuitamente de Jesus". Tudo é dever nosso, e tudo é dom de Deus!

    Em Cristo,

    Clóvis

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  11. Maycom,

    Qual palavra ou expressão, nos texto mencionados por você, são sinônimos ou transmitem a idéia de livre-arbítrio? Será que você não está vendo coisas que não estão nesses textos?

    Pense nisso.

    Em Cristo,

    Clóvis

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  12. Miguel,

    Espero que tenha tido uma boa noite de sono. Graças a Deus dormi muito bem, o Senhor me guardou.

    Não creio que sua ironia em chamar os que crêem na predestinação de preguiçosos seja de algum proveito para o entendimento do assunto. Além de ser injusta, pois assim como sei de muitos predestinistas operosos na obra do Senhor e zelosos de sua vida espiritual, há arminianos e afins que vivem negligentemente. E de forma alguma nossas convicções devem ser construída sobre experiências de terceiros.

    Quanto à volta do Senhor, é certo que pegará a muitos desprevenidos. Mas os seus escolhidos, sejam predestinistas ou não, serão recolhidos para estarem para sempre com o Senhor. Que o Senhor não nos apanhe fazendo juízo temerário a respeito da salvação de outras pessoas, mas nos exortando mutuamente a permanecermos firmes e vigilantes. Tomarei os versículos que postou com esse sentido, mesmo que esta não tenha sido a intenção de seu coração.

    Deus o abençoe,

    Em Cristo,

    Clóvis

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  13. Miguel disse:

    “Luc. 12:39-40 / Mat. 24: 43-44 “Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa. Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais”.

    Apoc. 3:3 “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”.

    II Ped. 3:10 “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão”.

    I Tess. 5:2-3 “Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição…”

    Jesus vai pegar muitos dos predestinados dormindo !!!!

    (Já me esqueci eles já estão salvos)”

    Clóvis respondeu:

    “Miguel,

    Espero que tenha tido uma boa noite de sono. Graças a Deus dormi muito bem, o Senhor me guardou.


    Quanto à volta do Senhor, é certo que pegará a muitos desprevenidos. Mas os seus escolhidos, sejam predestinistas ou não, serão recolhidos para estarem para sempre com o Senhor. Que o Senhor não nos apanhe fazendo juízo temerário a respeito da salvação de outras pessoas, mas nos exortando mutuamente a permanecermos firmes e vigilantes. Tomarei os versículos que postou com esse sentido, mesmo que esta não tenha sido a intenção de seu coração.

    Deus o abençoe,

    Em Cristo,”


    Agora eu pergunto; para quem, e porque, dessas admoestações? (Luc. 12:39-40, Mat. 24: 43-44,
    Apoc. 3:3, II Ped. 3:10 e I Tess. 5:2-3 “)

    Tanto eleitos com réprobos já estão predestinados.
    Advertência mais sem sentido essa. Seria como “chover no molhado” eu hein!

    Pra pensar.

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  14. Miguel,

    "Agora eu pergunto; para quem, e porque, dessas admoestações? (Luc. 12:39-40, Mat. 24: 43-44, Apoc. 3:3, II Ped. 3:10 e I Tess. 5:2-3)".

    Imagine que você esteja andando na calçada com seu filho, e na rua vários carros circulando em alta velocidade. Você diz a seu filho "cuidado com os carros!". O fato de você fazer essa advertência, significa que você pretende soltar as mãos de seu filho? Ou, a cada carro que se aproxima, mais firme você segura as mãos dele? Assim também, o fato de Jesus advertir os crentes não significa que ele pretenda deixar que os crentes se percam.

    Mas vejamos dois exemplos bíblicos. O primeiro, encontramos em Mt 24:23-24:

    "Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos"

    Jesus advertiu os seus discípulos para que não dessem crédito aos falsos profetas. E, na mesma fala, diz que é impossível que um escolhido seja enganado.

    Outro exemplo. Paulo estava enfrentando um naufrágio, mas disse "porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito" (At 27:23-25).

    Pela palavra de Deus através do anjo, estava determinado que nenhum dos que estavam no navio iriam perecer. Mais tarde, porém, quando os marinheiros planejavam fugir, "disse Paulo ao centurião e aos soldados: Se estes não ficarem no navio, não podereis salvar-vos" (At 27:31). E em seguida, "Portanto, exorto-vos a que comais alguma coisa, pois é para a vossa saúde; porque nem um cabelo cairá da cabeça de qualquer de vós" (At 27:34). Paulo não se acomodou com a certeza dada por Deus, mas empenhou-se em fazer o que era necessário ser feito.

    Da mesma forma, as advertências bíblicas que o Senhor faz não anulam a certeza que provém da promessa e do propósito divinos.

    A propósito, se você observasse a vida dos puritanos, que criam piamente na doutrina da predestinação, não encontrará exemplos mais marcantes de vida piedosa e exercício das disciplinas cristãs que a deles.

    Em Cristo,

    Clóvis

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  15. Por falar em puritanos, li uma história que exemplifica bem a certeza da determinação divina e a responsabilidade do homem.

    Uma certa noite, um puritano precisou levantar-se à noite e ir a um certo lugar, sendo que para isso teria que atravessar uma floresta. Sua cuidadosa esposa lhe falou do perigo de ser atacado por um urso, por exemplo.

    Então ele disse: se Deus determinou que eu nãos seja morto por um urso, não vai acontecer comigo. Então vestiu a sua capa e pegou sua espingarda, quando sua esposa interpelou: mas, por que a espingarda, se o que Deus determinou vai acontecer.

    A resposta dele foi a seguinte: se Deus determinou que eu mate o urso que me atacar, é bom que eu esteja com minha espingarda.

    Em Cristo,

    Clóvis

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  16. Clóvis,

    Em primeiro lugar ou não sou o Miguel e sim o AnOnImO, desculpe.


    No meu modo de entender, esses dois exemplos que você deu não explicam o que eu estou indagando. Pois são admoestações seguidas da revelação de Deus. É o próprio Deus que decreta o final em cada caso exclusivo, mas nos versículos apresentados, não há essa revelação e sim promessa.

    Em toda advertência, contida nesses versículos, existe causa e efeito, ou seja, admoestação para vigilância, caso contrario você será pego desprevenido. Estes textos estão implicitamente ligados a nossa salvação e como o homem já tem o seu destino determinado, pra que servem, se ele não pode mudar nada.

    Um abraço,

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  17. Anonimo,

    Não precisa se desculpar. Mas convenhamos que Miguel é muito melhor que anônimo.

    Você tem o direito de discordar dos exemplos dados. E eu poderia citar vários outros exemplos extraídos da Bíblia. Mas acredito que você não iria aceitar também.

    Em Cristo,

    Clóvis

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  18. Clóvis,

    Se você insistir em “amenizar” as advertências contidas na Bíblia em favor de sua visão calvinista, certamente não concordarei. VIGIAI E ORAI


    Um abraço,

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  19. Anonimo,

    Eu não amenizo as advertências bíblicas para à vigilância e o viver santo. Tomo-as como sérias, sinceras e necessárias, entendendo que são meios que Deus utiliza para preservação dos santos em santidade, até a sua vinda.

    Mas você, talvez inconscientemente, faz isso. Pois diz que se a doutrina da predestinação for verdadeira, então tais advertências não fazem sentido. Isso nos coloca diante da situação de, ou redefinimos e negamos a doutrina bíblica da predestinação, ou suavizamos ou negamos os alertas bíblicos. Repito, eu afirmo as duas coisas como bíblicas e necessárias e em temor diante de Deus não ouso enfraquecer uma para fortalecer outra.

    Agora, você está diante da seguinte situação. Afirma que a predestinação é inconsistente com as advertências à vigilância. Logo, é você que tem que demonstrar que a doutrina da predestinação é falsa. Então lhe pergunto, como você explica as seguintes declarações bíblicas?:

    "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade" Ef 1:5

    "E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou" Rm 8:29

    "E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca." At 22:14

    Em Cristo,

    Clóvis

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  20. Clóvis


    Eu acredito na predestinação, pois ela é Bíblica, também que ela é uma doutrina consistente e em nada contradiz as advertências bíblicas quanto à vigilância. Só que eu creio em uma predestinação, segundo a presciência de Deus Pai, onde a semeadura do homem é livre, mas sua colheita é obrigatória, ou seja, o homem colhe o que semeia e é responsabilizado por isso. Deus adverte o homem quanto a vigilância, por conhecer que ele pode ser pego dormindo quando da sua volta e também para que o homem ande no caminho reto.

    Um abraço,

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  21. Deixa eu entrar na discussão de vocês.

    A resposta que o Clovis dá para a necessidade das advertências contra a apostasia, que servem como "meios que Deus utiliza para preservação dos santos em santidade, até a sua vinda", levanta uma série de questionamentos. Vou fazer três:

    1 - Se as advertências não fossem dadas, os santos abandonariam a fé e se perderiam finalmente? Se a resposta for...

    ...não, então, com ou sem advertências os santos iriam perseverar na fé. Isso torna as advertências totalmente desnecessárias e elas não seriam meios para nada.

    ...sim, então a doutrina da Perseverança dos Santos é falsa, ou pelo menos ela teria que ser totalmente reformulada.

    2 - Antes que uma pergunta, esta é uma objeção. Se as advertências servem como um meio de preservar os santos, então a graça de Deus não é suficiente sozinha para preservá-los. Ela precisa das advertências para ser eficaz. Isso diminui o papel da graça.

    3 - Qual efeito exatamente exerce uma advertência contra algo que você sabe que é impossível de acontecer? Digamos que você está para atravessar a rua e alguém alerta você do perigo de aparecer um tubarão branco nadando no meio da faixa de pedestre. Você iria levar esta advertência a sério?

    Gostaria muito que alguém lidasse com as minhas objeções.

    Abraços a todos.

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  22. Paulo,

    Como sempre, seja muito bem vindo à nossa discussão. Assim que puder, respondo. Por dois motivos. Um, estou dando um curso hoje e amanhã e aula à noite. Dois, suas objeções requer reflexão antes de responder.

    O mesmo para você, AnOnImO.

    Clóvis

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"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

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