A igreja romana

É altamente provável que o evangelho foi estabelecido em Roma em data muito precoce, levado para lá por meio da presença de cristãos no desempenho de seus negócios ordinários seculares, em vez de por meio de qualquer atividade evangélica empreendida de maneira especial. É verdade que a tradição posterior menciona Pedro como o fundador da igreja romana; porém, visto que na sua forma mais primitiva a tradição associava Paulo a Pedro, afirmando ambos como co-fundadores, e visto que não pode haver dúvida de Paulo ter sido fundador da igreja romana no sentido ordinário da palavra, é provável que tudo quanto se significava originariamente foi que tanto Pedro como Paulo haviam estado em Roma, haviam desempenhado papel significativo na primitiva história da igreja romana e por fim haviam confirmado seu ministério apostólico pelo martírio em Roma ou nas suas proximidades — e portanto eram, em sentido especial, apóstolos da igreja romana, cujos restos mortais estavam em posse dela. Uma vez que Romanos não contém referência alguma a Pedro, é praticamente certo que ele não estava em Roma no tempo em que Paulo escrevia, e provavelmente que, até esse tempo, ele nunca estivera lá.

Charles E. B. Crainfield
In: Comentário de Romanos, editora Vida Nova.

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.