Senhorio de Deus: controle, autoridade e presença

Também é importante que vejamos os três atributos do senhorio formando uma unidade, não como separados uns dos outros. Deus é “simples” no sentido teológico (não é composto de partes), pelo que há um sentido em que, tendo um atributo, temos todos eles. Todos os atributos de Deus envolvem-se uns com os outros, e esse é, de maneira clara e definida, o caso da tríade do senhorio. 

O controle de Deus, conforme a Escritura, envolve autoridade, pois Deus controla até a estrutura da verdade e da justiça. Controle envolve presença, pois o poder de Deus é de tão ampla penetração que nos põe face a face com ele em toda e qualquer experiência. Autoridade envolve controle, pois as ordens de Deus pressupõem a sua plena capacidade de fazê-las cumprir. Autoridade envolve presença, pois as ordens de Deus são reveladas claramente e são instrumentos de Deus pelos quais ele age em nosso meio para abençoar e amaldiçoar. Presença envolve controle, para que nada na terra ou no céu nos mantenha distantes de Deus ou Deus de nós (Jo 10; Rm 8). Presença envolve autoridade, pois Deus nunca está presente sem a sua Palavra (cf. Dt 30.11ss.; Jo 1.1ss.; etc).

Para resumir, conhecer a Deus é conhecê-lo como Senhor, “sabei que eu sou o Senhor”. E conhecê-lo como Senhor é conhecer o seu controle, a sua autoridade e a sua presença.

John M. Frame

5 comentários:

  1. Ficou muito legal o template, Clóvis!

    Ficou parecendo um jornal! hehehe
    Além disso, ficou bem mais leve.

    Mas concordo com os irmãos: Os "comentários recentes" ficavam bem melhor quando estavam em cima. Lá no fundo da página fica meio sem sentido...

    Um abraço, e parabéns ao Vini!

    ResponderExcluir
  2. Caro Clóvis,

    O novo visual do blog ficou muito legal. Parabéns!

    Um forte abraço,
    Marcos Sampaio

    ResponderExcluir
  3. Neto,

    O template ainda passará por alguns ajustes, que o Vini está fazendo e que depois finalizarei, procurando não estragar. A posição dos widgets é um deles.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  4. Marcos,

    Obrigado pelas suas palavras. Mas o crédito aqui é do Vini.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. Amados,

    Estou em viagem a trabalho, com acesso limitado. Daí minha ausência.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.