Predestinados por Deus

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. Rm 8:29-30
Ao privilégio de serem conhecidos de antemão, Deus acrescenta aos eleitos o de serem predestinados. É triste notar que muitos ao invés de glorificar a Deus por terem sido predestinados, procuram não apenas negar este fato bíblico como o combatem como uma heresia ou ensino diabólico. Talvez isso se dê pelo fato de que não compreenderem a doutrina, como crida historicamente pela igreja.

A palavra predestinar, em seu sentido mais simples, significa destinar de antemão. Teologicamente falando, refere-se ao propósito divino de levar seus eleitos à fé e preservá-los fiéis até à volta do Senhor. O termo proorizo significa, literalmente, “predeterminar, decidir de antemão, preordenar, designar de antemão” (Strong) e ocorre, além da passagem acima em At 4:28; 1Co 2:7; Ef 1:5 e Ef 1:11. Nestas passagens refere-se a um decreto eterno de Deus e que diz respeito ao Seu povo.

Notemos, reverentemente, que quem predestina é Deus. Devemos ser cuidadosos e não atribuir alguma coisa que Deus faz como sendo criação do Diabo, apenas porque não compreendemos ou nos parece contrário ao senso comum. Para os que creem no ensino bíblico da predestinação, saber ser ela um decreto de Deus inspira louvor e segurança, pois não apenas para esta vida, mas especialmente para a futura, “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28).

Olhemos mais um vez para o texto e vejamos que os predestinados são os mesmos que foram conhecidos de antemão. Isto torna impossível a tese de que os conhecidos de antemão são todas as pessoas de todos os tempos, pois se assim fosse, todas as pessoas de todos os tempos seriam predestinadas e infalivelmente salvas. A menos que se avilte o propósito divino, reduzindo-o a mera intenção, destituída de poder para realizar-se. Como tal pensamento é indigno de Deus, ficamos com a verdade de que a predestinação diz respeito àqueles que Deus escolheu graciosa e soberanamente na eternidade passada.

Resta-nos ainda observar a finalidade da predestinação. Alguns se apressam a rejeitá-la, dizendo que um Deus de amor não predestinaria ninguém para o inferno. Porém, o termo predestinar diz respeito aos eleitos, pois indica o propósito de Deus de assegurar a chegada deles à glória. As expressões “para serem conformes à imagem de Seu Filho” (Rm 8:29), “desde a eternidade para nossa glória” (1Co 2:7) e “para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo” (Ef 1:5) só podem dizer respeito aos escolhidos de Deus. Portanto, a condenação dos incrédulos pode levar a outros questionamentos, (todos respondíveis), mas não é uma objeção à doutrina da predestinação, pois a mesma não diz respeito a eles.

Disso conclui-se que a doutrina da predestinação é primeiramente bíblica e que não se pode negá-la e manter a integridade das Escrituras. Mas também que não é uma doutrina amarga, a qual devemos aceitar mas que podemos não gostar. Devemos amar a doutrina da predestinação, pois ela está de “acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo” (Ef 1:9), pela qual “nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça” (2Tm 1:9).


19 comentários:

  1. Fala Clóvis beleza?
    Estou amando o seu blog, pois é muito edificante e tem aberto os meus olhos para muitas coisas em relação a doutrina da predestinação (que é totalmente Bíblica).
    Tenho lido todos os debates, mas ainda ocorrem muitas dúvidas em relação ao tema e gostaria que você ou alguém me ajudasse em relação a essas dúvidas. Deus ama todas as pessoas? Oque dizer sobre 2Co 4:4? Hb6:4? São algumas das dúvidas que não tenho encontrado respostas. Pessoas tem me perguntado em relação a estas perguntas e não tenho conseguido respostas satisfatórias, estou começando a fazer debates em casa com outros irmãos e tem sido super edificante!
    Então por favor, se alguém puder me ajudar, meu e-mail é:
    Andersondemoliner@hotmail.com
    Deus abençõe vocês grandemente!! Abraços e fiquem na paz
    Sola Gratia

    ResponderExcluir
  2. Anderson,

    Soli Deo Gloria!

    Terei o maior prazer de ir lhe ajudando nas suas dúvidas, na medida que eu souber e for tendo tempo. Perdoe-me não ser pronto nas respostas.

    1. Deus ama a todas as pessoas, mas não as ama de igual maneira. Ou poderia dizer, que há um sentido em que Deus ama o réprobo e há um sentido em que ele odeia até o eleito. Preciso de tempo para desenvolver isso.

    2. Qual é exatamente a sua dúvida quanto a 2Co 4:4? Se a expuser, fica mais fácil dar um resposta objetiva.

    3. Idem para 6:4. Mas uma boa dica é ler os versos 7-9.

    Espero que por debates você quis dizer estudos. Nesse sentido, no que pudermos lhe ajudar, pode contar conosco.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. "Não retarda o Senhor a sua promessa como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é logânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." 2 Pedro 3:9



    "1Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;
    2pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,

    3sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,

    4traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

    5tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta- te também desses.

    6Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;

    7sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.

    8E assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem a verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto ã fé.

    9Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez, como também o foi a daqueles."

    2 timóteo 3:1-9 (João Ferreira de Almeida Atualizada)





    "8Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos.

    9Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;

    10pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

    11Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido.

    12Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam.

    13Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

    14Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?

    15E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!

    16Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito ã nossa mensagem?

    17Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo".

    Romanos 10:8 a 17 (João Ferreira de Almeida Atualizada)


    "Com toda a certeza, se tem uma palavra que traduz uma expressão, e da qual o Senhor Deus muito se agrada esta é a fé. Fé significa ATITUDE DE CONFIANÇA, que um ser humano empreende naquilo, ou naquele, que não vê. É a ação voluntária, movida pelo LIVRE ARBÍTRIO.

    Hebreus 11.6 diz que sem fé e impossível agradar a Deus. Ora, se eu agrado a Deus com a minha fé, significa que o desagrado na falta da mesma; contudo, se eu não tivesse Livre Arbítrio, nenhuma das situações seria uma realidade.

    Hebreus 10.38 diz que o justo vivera da fé, e se ele RECUAR, Deus não terá prazer nele.

    Permita-me perguntar, como pode a Bíblia falar de crer e recuar, se eu não tivesse LIVRE ARBÍTRIO"


    Retirado WWW.OGRITODAMEIANOITE.SPACES.LIVE.COM
    Pr.Tupirani H.Lores

    ResponderExcluir
  4. Valeu Clóvis pela atenção!!
    Deus te abençõe, abraços
    Anderson Demoliner
    Sola Gratia

    ResponderExcluir
  5. Clóvis

    1º - Se o Senhor não pudesse tirar os pecados de quem o invocasse, de todos aqueles, em qualquer lugar desse velho mundo, Ele, o Senhor, seria o Cordeiro de Deus que tira o pecado de quê mundo? (No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.) João 1:29.

    2º - Se Deus deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, João 3:16, por que decidiu Ele, o Eterno, escolher de antemão aqueles que haveriam de ser salvos? Afinal, Ele amou o mundo ou não? Ou esse mundo seria outro, o mundo daqueles predestinados?

    3º - Que tipo de homem Deus quer que se salve? Ou melhor, Deus salva quem Ele quer? E porque não salva a todos dando-lhes a fé como dom já que esta é a Sua perfeita vontade? “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” I Timóteo 2:4.

    4º - O Senhor mentiria ao prometer uma bênção a todos quando esta bênção estaria reservada para alguns predestinados a ela? “disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:15 e 16. E qual a necessidade de alguém não crer se este fosse um não predestinado?

    5º - O apóstolo foi inspirado pelo Santo Espírito ao dizer que: “Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.” Romanos 10:12 e 13. Por quem estaria sendo inspirados os que dizem que Deus, conhecendo de antemão, determinou uns para vida e outros para a morte?

    Os textos acima sobejam para provar que o homem é livre para escolher. E quem o deu foi o próprio Deus. Os textos acima provam também que a ideia de uma Predestinação Fatalista, aquela que ensina que Deus já determinou desde a eternidade quem iria se salvar ou não, é pra lá de esquisito, no mínimo.

    O que o apóstolo Paulo afirmou em Romanos 8:29-30 diz tudo, menos que Deus tenha escolhido um número reduzido para a salvação. Assim escreveu o apóstolo: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou”. Claro está que o Senhor Deus predestinou aos que predestinou para serem conforme a imagem do seu Filho. O apóstolo fala dos remidos, dos já salvos. E o assunto tratado aqui é a redenção do corpo por meio da ressurreição: “E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.” Romanos 8:23.

    Melhor dizendo, Deus predestinou aos remidos, e somente depois de remidos, para serem conforme o Senhor. Escrevendo aos Efésios, Paulo chegou a dizer: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” Efésios 1:13. Deus não selou ninguém com o Espírito Santo da promessa desde os tempos da eternidade. Nem tão pouco salvou alguém e abandonou a outros. O salvo foi salvo somente depois que ouviu a palavra da verdade, o evangelho da salvação, e tendo Nele crido.

    Sabemos que o que tem de gente que tentará provar que suas palhas são pedras preciosas não está no gibi. Mas vão provar como? Diante do fogo da justiça do Senhor? Nunca!

    In: http://pregaiboasnovas.blogspot.com/2009/12/por-quem-cristo-morreu.html

    ResponderExcluir
  6. Erasmo,

    Paz seja contigo. Como você parece gostar do que o Pr. Tupirani escreve, talvez goste do artigo "Calvino responde ao pastor Tupirani". Fica a dica.

    Você citou o referido pastor dizendo "Com toda a certeza, se tem uma palavra que traduz uma expressão, e da qual o Senhor Deus muito se agrada esta é a fé. Fé significa ATITUDE DE CONFIANÇA, que um ser humano empreende naquilo, ou naquele, que não vê. É a ação voluntária, movida pelo LIVRE ARBÍTRIO".

    Onde a Bíblia diz que a fé é movida pelo livre-arbítrio? A fé é um dom de Deus e não tem sua origem no homem e jamais é dito em lugar algum que ela resulta ou é motivada pelo livre-arbítrio, que aliás, sequer existe na Bíblia.

    "Hebreus 11.6 diz que sem fé e impossível agradar a Deus. Ora, se eu agrado a Deus com a minha fé, significa que o desagrado na falta da mesma; contudo, se eu não tivesse Livre Arbítrio, nenhuma das situações seria uma realidade."

    Novamente, você carece de argumentos bíblicos que substanciem a afirmação que sem livre-arbítrio nem a fé, nem a descrença seriam possíveis. Devemos ser bíblicos em nossas proposições.

    "Hebreus 10.38 diz que o justo vivera da fé, e se ele RECUAR, Deus não terá prazer nele. Permita-me perguntar, como pode a Bíblia falar de crer e recuar, se eu não tivesse LIVRE ARBÍTRIO"

    Sem querer ser grosseiro, mas meu carro tem marcha ré e não tem livre-arbítrio. Além disso, você está falando do justo, o que pressupõe alguém regenerado e não um pecador morto em pecados.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  7. Paulo Cesar,

    Em tudo o vejo excessivamente prolixo, contra-argumentando o que não foi argumentado, respondendo o que não foi perguntado e dizendo coisas desprovidas de amparo bíblico. Vamos a algumas delas.

    "1º - Se o Senhor não pudesse tirar os pecados de quem o invocasse, de todos aqueles, em qualquer lugar desse velho mundo, Ele, o Senhor, seria o Cordeiro de Deus que tira o pecado de quê mundo? (No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.) João 1:29.

    E quem algum dia disse que Jesus não poderia tirar o pecado de qualquer um que o invoque? Jamais se questiona o poder do Senhor, nem o valor e a eficácia de Seu sangue. O que se questiona é a vontade e a capacidade do homem, por si mesmo, invocar o Senhor e assim ser salvo. Atenha-se ao que é afirmado e seremos mais produtivos.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  8. Paulo,

    Você propõe que

    "2º - Se Deus deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, João 3:16, por que decidiu Ele, o Eterno, escolher de antemão aqueles que haveriam de ser salvos? Afinal, Ele amou o mundo ou não? Ou esse mundo seria outro, o mundo daqueles predestinados?"

    Novamente, não se nega que Deus amou, de fato, o mundo inteiro, nem que Ele enviou seu Filho com o propósito de que todo aquele, sem exceção, que cresse nEle não venha a perecer no inferno, pelo contrário, entre para a vida eterna.

    O que o texto não diz, não faz referência e nem de longe sugere, é a capacidade do homem de, por si mesmo, crer em Jesus. Logo, o que o texto afirma, não negamos, o que não afirma, não inventamos.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. No comentário anterior, você pergunta também

    "por que decidiu Ele, o Eterno, escolher de antemão aqueles que haveriam de ser salvos?"

    Reconheçamos, antes de tudo, que Deus "nos escolheu desde o princípio para a salvação" (2Ts 2:13) e que "creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna" (At 13:48). Aceitando este fato, e lendo que nos "predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade" (Ef 1:5), que fomos "predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade" (Ef 1:11), "logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer" (Rm 9:18). A resposta é: porque Ele quis.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  10. Paulo,

    À seu terceiro questionamento, abaixo, respondo:

    "3º - Que tipo de homem Deus quer que se salve? Ou melhor, Deus salva quem Ele quer? E porque não salva a todos dando-lhes a fé como dom já que esta é a Sua perfeita vontade? “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” I Timóteo 2:4"

    Sim, a Bíblia diz que Deus salva a quem Ele quer salvar:

    "Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer" (Rm (9:15-18)

    Quanto a 1Tm 2:4, já escrevi em "Deus quer salvar a todos".

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  11. Clovis,

    Você disse: “Novamente, não se nega que Deus amou, de fato, o mundo inteiro, nem que Ele enviou seu Filho com o propósito de que todo aquele, sem exceção, que cresse nEle não venha a perecer no inferno, pelo contrário, entre para a vida eterna.

    O que o texto não diz, não faz referência e nem de longe sugere, é a capacidade do homem de, por si mesmo, crer em Jesus. Logo, o que o texto afirma, não negamos, o que não afirma, não inventamos.”

    Tenho observado que você leva muito em conta a incapacidade do homem, em crer em Jesus, para justificar sua fé. Seria como se a incapacidade do homem, de certa forma, pudesse atrapalhar os propósitos de Deus. Deus não depende do agir do homem, ou da sua vontade, para executar seus planos a ponto de ter que determinar tudo, na vida do homem, para que ele não possa frustrá-lo. (Como se isso fosse possível). Deus sabe tudo que vai acontecer, antes mesmo da fundação do mundo, logo qualquer coisa que o homem faça, agir ou não, em nada vai mudar o que Deus, em sua presciência, viu na eternidade. O que você se faz aqui é supervalorizar a incapacidade do homem no processo de sua salvação. Se o homem não pode ajudar em nada na sua salvação, como acredita você, penso eu também que muito menos ele possa atrapalhar.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  12. Anônimo,

    Obrigado por participar no Cinco Solas. Se desejar nos informar seu nome, para que entre irmãos possamos nos tratar nominalmente, agradeço. Mas proceda da forma como se sentir melhor.

    A seguir, suas palavras:

    "Tenho observado que você leva muito em conta a incapacidade do homem, em crer em Jesus, para justificar sua fé.".

    Se por minha fé você se refere à doutrina que creio, ela não é minha, é bíblica. A Escritura descreve o homem natural como estando morto em pecados e delitos. Não consigo imaginar o que um morto seria capaz de fazer. Ou seja, quando me refiro à incapacidade humana, estou usando de um eufemismo, suavizando a linguagem bíblica.

    "Seria como se a incapacidade do homem, de certa forma, pudesse atrapalhar os propósitos de Deus."

    Isso de forma alguma! Os propósitos de Deus não podem ser frustrados, todos os seus planos são realizados de forma infalível. O fato da incapacidade do homem ser total não afeta em nada os propósitos de Deus, por uma única, simples e definitiva razão: Deus não depende do homem para consecução de Seu plano. Ele dispõe do homem como quer, mas de forma alguma a inabilidade deste compromete a realização de tudo o que Deus decretou.

    "Deus não depende do agir do homem, ou da sua vontade, para executar seus planos a ponto de ter que determinar tudo, na vida do homem, para que ele não possa frustrá-lo. (Como se isso fosse possível)."

    Exatamente, por isso que a corrupção da natureza humana, embora o incapacite para fazer qualquer bem espiritual, não impede nem prejudica o que Deus determinou.

    "Deus sabe tudo que vai acontecer, antes mesmo da fundação do mundo, logo qualquer coisa que o homem faça, agir ou não, em nada vai mudar o que Deus, em sua presciência, viu na eternidade."

    Concedo. Que a onisciência divina, por si só, torna certos e fixos todos os acontecimentos antevistos é fato. Mas isso traz um problema para os que defendem o livre-arbítrio como poder de escolha contrária. Pois nenhum daqueles que Deus anteviu no céu irá para o inferno, e nenhum dos que Ele anteviu no inferno aceitará a Cristo.

    "O que você se faz aqui é supervalorizar a incapacidade do homem no processo de sua salvação. Se o homem não pode ajudar em nada na sua salvação, como acredita você, penso eu também que muito menos ele possa atrapalhar."

    Como disse, eu minimizo. Quando digo que o homem é incapaz, uso palavra bem menos forte que a escritura, que diz que Ele está morto. O que se pode dizer da capacidade de uma defunto? Apenas o que foi dito a respeito de Lázaro: "Senhor, já cheira mal!". Isso é tudo o que um defunto pode fazer: cheirar mal.

    Quanto a um cadáver não poder atrapalhar o propósito divino, não há o que discutir. Nem todos os exércitos da terra e do inferno podem oferecer ameaça séria ao plano divino. Quanto menos um morto.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  13. Paulo Cesar,

    "4º - O Senhor mentiria ao prometer uma bênção a todos quando esta bênção estaria reservada para alguns predestinados a ela? “disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:15 e 16. E qual a necessidade de alguém não crer se este fosse um não predestinado?"

    É impossível que Deus minta. Portanto, quando Ele diz "o que vier a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" e "quem crer e for batizado será salvo" há uma certeza absoluta, sem nenhum chance de que alguém vá a Ele ou creia Nele e não seja salvo.

    O ponto, porém, não é este. Não se discute nem questiona a fidelidade de Deus. Afirma-se, contudo, a incapacidade de ir e o poder de crer por si mesmo, sem o concurso determinante da graça de Deus.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  14. Clóvis

    Li todos os seus comentários acima. E claro que não vou contra-argumentar todos eles (embora sejam passíveis disto) porque, como você mesmo disse, existe um ponto que é relevante: a incapacidade que o homem tem de crer.

    Só um detalhe: não sei de onde você foi arranjar esse “ponto”. Pois bem, vamos ver se o homem tem capacidade ou não de exercer de livre e espontânea vontade a fé confiança no Senhor Jesus. Agora, que você parta do princípio de que, NÃO SENDO POSSÍVEL O HOMEM CRER SEM O CONCURSO DETERMINANTE DE DEUS, ele, o homem, não poderia resistir ao chamado de Deus uma só fração de segundos. Ok?

    Recorrendo, não aos escritos do século que sucederam a Calvino, mas à Palavra do Senhor, encontramos um homem natural, tão natural quanto qualquer outro, resistindo ao chamado do Senhor, se por pouco tempo, mas resistiu: “E agora POR QUE TE DETÉNS? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, INVOCANDO o nome do Senhor.” Atos 22:16. Ora, não vá me dizer que Paulo caiu a caminho de Damasco. E quem resistiria a tão forte luz, e vindo mais do Senhor? O que Paulo resistiu não foi a experiência mística sofrida por ele a caminho de Damasco, mas a exercer fé confiança no Senhor, o qual ele perseguia.

    A decisão de invocar ou não pertencia a Paulo. E como inteligente que era, estando morto em seus delitos e pecados, e nunca morto intelectualmente, decidiu invocar o nome do Senhor e, assim, se tornar um remido. Também não tinha Palavra Escrita! Tinha que ser por meio do esplendor da luz, literalmente. Sabendo disto, o apóstolo chegou a afirmar: “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” Romanos 10:13. Claro que o homem não pode se salvar por si só. Também este não é o ponto. Por isso a necessidade de invocar o nome precioso do Senhor Jesus. Quem invoca, declara não poder e apela para aquele que pode. Claro! Por isso que Deus enviou Seu Filho, para substituir o homem quando este apelasse para o Senhor.

    Aliás, Clóvis, sobre o texto citado por você no comentário acima ("nos escolheu desde o princípio para a salvação" 2Ts 2:13), tem certeza que você está autorizado para citar este texto para provar uma coisa que não existe? Você leu o contexto imediato do texto de 2Ts 2:13? Deixando o contexto para você, farei algumas perguntas sobre o texto em si: que princípio? Que salvação? Para quem o apóstolo está falando? Essas perguntas só podem ser respondidas depois da leitura do contexto.

    Prazer comentar neste blog. Convido você a dar uma olhadinha no meu também.

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  15. Paulo,

    Seguirei na minha consideração a cada um de seus pontos levantados acima. Depois, dou atenção ao seu último comentário, pode ser?

    "5º - O apóstolo foi inspirado pelo Santo Espírito ao dizer que: “Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.” Romanos 10:12 e 13. Por quem estaria sendo inspirados os que dizem que Deus, conhecendo de antemão, determinou uns para vida e outros para a morte?"

    Novamente, não negamos que o Senhor é rico para os que o invocam, sejam judeus ou gregos, vascaínos ou corintianos. E por isso, não há a mínima dúvida de que todo aquele que o invocar será salvo.

    A questão é quem invoca o nome do Senhor, e isto o texto não diz, embora possamos inferir que judeus e gregos invocarão. Tampouco fala o que quer que seja sobre uma suposta capacidade do homem de crer por si mesmo.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  16. Paulo,

    Depois de citar Jo 1:29; 3:16; 1Tm 2:4; Mc 16:15-16 e Rm 10:12-13, você diz que:

    "Os textos acima sobejam para provar que o homem é livre para escolher. E quem o deu foi o próprio Deus. Os textos acima provam também que a ideia de uma Predestinação Fatalista, aquela que ensina que Deus já determinou desde a eternidade quem iria se salvar ou não, é pra lá de esquisito, no mínimo."

    Todo leitor atento que se dispa de seus pressupostos verá que tais textos não provam em lugar nenhum que o homem é livre em qualquer sentido que o capacite para escolher o evangelho e crer em Cristo por si mesmo.

    E, por não se referirem e não terem foco na predestinação, usar tais textos para dizer que a predestinação é uma ideia esquisita é abusar do texto. E da inteligência do leitor.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  17. Paulo Cesar,

    Agora sim comentando o texto que eu usei para meu artigo, você diz que:

    "O que o apóstolo Paulo afirmou em Romanos 8:29-30 diz tudo, menos que Deus tenha escolhido um número reduzido para a salvação".

    Não vá além do que eu afirmei. Jamais disse que Deus escolheu um número reduzido, e sim que Ele escolheu um número certo e definido de pessoas para fazer deles recipientes de Sua graça. Portanto, a quantidade, absoluta ou relativa, dos predestinados não se define por essa passagem.

    Agora, que não foi a totalidade da humanidade, isso é claro. Senão, teríamos o universalismo sendo ensinado aqui, pois os que "de antemão conheceu" são exatamente os mesmos que "também glorificou".

    "Claro está que o Senhor Deus predestinou aos que predestinou para serem conforme a imagem do seu Filho".

    Sim, como está claro também "para a adoção de filhos". Ou seja, os predestinados serão todos adotados na família de Deus e serão conformados à imagem de Jesus.

    "O apóstolo fala dos remidos, dos já salvos. E o assunto tratado aqui é a redenção do corpo por meio da ressurreição"

    Na verdade Paulo está provando aos crentes de Roma que "todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus" (Rm 8:28), na vida presente. E para provar este ponto ele recua até à eternidade passada, quando eles foram conhecidos e predestinados por Deus. Depois de mencionar que foram chamados e justificados, ele avança até a eternidade futura e vê os crentes já como glorificados. Logo, não há o que temer na vida presente, uma vez que desde a eternidade passada e até a eternidade futura, os crentes são objetos do amor eletivo de Deus.

    "Melhor dizendo, Deus predestinou aos remidos, e somente depois de remidos, para serem conforme o Senhor."

    Onde está escrito, no texto, que Deus predestinou "somente depois de remidos"? O desdobramento do argumento paulino aponta para o passado. Pois "aos que predestinou, também chamou" e não "aos que chamou, também predestinou". Não coloquemos o carro diante dos bois.

    "Escrevendo aos Efésios, Paulo chegou a dizer: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” Efésios 1:13."

    Novamente, a progressão da eternidade para a história é clara na passagem.

    Primeiro, Deus "nos elegeu nele antes da fundação do mundo" (Ef 1:4) e então "nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo" (Ef 1:5) e depois de termos "sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade" (Ef 1:11) é que "tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa" (Ef 1:13). A eleição se dá na eternidade, a predestinação idem, mas o selamento do Espírito se dá na história, quando cremos. O que vem antes?

    Não confunda o que está claro como o meio-dia.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  18. Paulo Cesar,

    Paulo não se considerava "inteligente", pois como ele mesmo considerava de si próprio, tudo oque fazia era como esterco, não tinha valor algum apesar de sua intelectualidade carnal. Somente após a graça irresistível de Deus vencer sua resistência é que se arrependeu e creu em Jesus Cristo como seu Senhoir e Salvador

    Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;
    6 Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.
    7 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
    8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,
    (Fp3.5-8)


    Abraço


    Márcio

    ResponderExcluir
  19. Paulo,

    Vamos tratar, agora, de seu último comentário. Farei-o em duas partes. Na primeira, mostrarei de onde eu tirei o "ponto" da incapacidade humana. Depois, tratarei do "estudo de caso" que apresentou para mostrar a capacidade do homem.

    Gn 2:17; 6:5; 8:21; Dt 29:19; Jó 5:14-16; 14:4; 15:14-16; Jó 25:4; Sl 14:1-3; 51:5; 58:3; Pv 20:9; Ec 9:3; Is 40:6-8; 53:6; 59:6-8; 64:6; Jr 2:22; 5:3; 13:23; 17:9; Dn 4:35; Mt 15:19; Mc 7:21-23; Jo 1:12-13; 3:3-8; 3:19; 6:44; 6:65; 15:5; Rm 1:28-31; 3:9-18; 3:23; 5:12-21; 6:16; 7:11; 7:13; 7:18; 8:7-8; 1Co 2:14; 4:7; 15:22; 15:56; 2Co 3:5; Ef 2:1-3; 2:8-9; 4:17-19; 5:8; 5:14; Cl 2:13; 2Tm 2:25-26; Tt 1:15; 3:3; Tg 1:15; Ap 3:17.

    Eis algumas das escrituras que me dizem que o homem natural, em seu estado caído, é incapaz de fazer o bem espiritual.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.