Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram

mas, como está escrito: nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. (1 Coríntios 2:9)

Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera. (Isaías 64:4)
Um dos versículos mais populares da Bíblia, citado até mesmo em canções é 1 Coríntios 2:9. Pregadores da Teologia da Prosperidade encorajam seus ouvintes a sonharem com coisas que eles jamais sonharam...porque é isso o que Deus preparou para aqueles que o amam...e, nessa visão, pode ser desde um BMW até uma mansão na Riviera Francesa. Outros pregadores, mais tradicionais, usam o versículo acima para se referir ao céu e às bênçãos pós-morte. O texto, dizem, nos mostra que não sabemos que tipo de bênçãos receberemos no céu.

Porém, será que é isso mesmo o que 1 Coríntios 2:9, citando Isaías 64:4, quer dizer? Bom, uma regra simples da interpretação bíblica nos diz que devemos ler o texto dentro do contexto. Em outras palavras, devemos, no mínimo, ler o versículo dentro de uma unidade textual maior que faça sentido: a perícope. E, vendo o contexto, o que descobrimos?

1) Já sabemos aquilo que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Ahn, como...mas o texto não diz que nós não sabemos o que Deus preparou...que nem olhos viram e nem ouvidos ouviram? Sim...isso é o que diz 1 Co 2:9. Mas, você já leu o versículo 10?
Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
Ou seja, por meio do Espírito Santo, sabemos que tipo de coisas "nem olhos viram, nem ouvidos ouviram". Isso não está oculto, foi revelado. Mais precisamente na Bíblia, que é a Palavra de Deus.

Claro que isso não significa que saibamos de todos os detalhes. Por exemplo, não sabemos exatamente como será a vida em novos céus e na nova terra...mas temos o quadro geral.

2) 1 Coríntios 2:9 refere-se ao Evangelho, à salvação de Cristo na cruz. Agora que lemos 1 Coríntios 2:10, é hora de ler 1 Coríntios 2:1-8:
Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus. Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória.
O que Paulo está dizendo? Ele contrasta dois tipos de sabedoria. A deste século e a dos poderosos desta época acabou crucificando a Jesus. Paulo não ostentou esse tipo de sabedoria quando pregou o Evangelho...e ela não deve ser a base da fé da Igreja. A fé deve se basear no poder de Deus...em Jesus Cristo e neste crucificado. O Cristo crucificado é a pregação paulina, é a sabedoria de Deus em mistério, preordenada desde a eternidade, para a glória dos eleitos, mas que estava oculta. Veja bem...estava...outrora oculta. Mas, agora, ela foi revelada pelo Espírito.

Que Paulo fala do Evangelho, fica mais claro quando lemos o contexto remoto, o que está escrito em outros textos, como Efésios 3:8-9:
A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas... (Efésios 3:8-9)
Portanto, agora, quando você cantar, pregar ou falar sobre aquilo que "nem olhos viram, nem ouvidos ouviram", você saberá como entender corretamente o ensino de 1 Coríntios 2:9.
 
 Helder Nozima

55 comentários:

  1. Clóvis,

    Muito obrigado pela lembrança. :-)

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  2. Esse foi um dos melhores posts de blog que eu já ví na vida.

    Jesus é nosso Tesouro.

    Deus abençoe ao Nozima pelo texto, e ao Clóvis por postar.

    Abração a todos.

    ResponderExcluir
  3. Se todos tivessem esse cuidado com a interpretação bíblica, no mínimo, teríamos menos problemas. Paz queridos.

    Marcos Paulo Correia

    ResponderExcluir
  4. Estava querendo escrever algo similar a um tempinho :P

    ResponderExcluir
  5. Olá

    "Isa 64:4 - Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.

    1Co 2:8 - A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
    1Co 2:9 - Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.
    1Co 2:10 - Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
    1Co 2:11 - Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
    1Co 2:12 - Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus."

    Primeiramente a salvação não esta oculta, ela é uma das mensagens fundamentais da Bíblia.

    Depois o texto é claro: Porque desde a antiguidade NÃO SE OUVIU, nem com ouvidos se percebeu, nem com os OLHOS SE VIU um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele ESPERA.
    As coisas que O OLHO NÃO VIU, e o OUVIDO NÃO OUVIU,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.

    ResponderExcluir
  6. Helder,

    O seu texto vale, não apenas a lembrança, mas a divulgação para que sirva não apenas de esclarecimento neste assunto, mas de lembrete para que sempre examinemos com cuidado o texto bíblico.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  7. Pra refletir

    "Chama aos que não podem ir, então representais o Filho de Deus zombando de suas necessitadas criaturas, por lhes oferecer o que jamais pretendia dar.
    Dizes que podes provar com as escrituras. Acautela-te!
    Que queres provar com as escrituras?
    Que Deus é pior que o diabo?" (John Wesley)

    ResponderExcluir
  8. Para refletir:

    "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
    E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.
    João 6: 44 e 65

    Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Pra refletir

    "Chama aos que não podem ir, então representais o Filho de Deus zombando de suas necessitadas criaturas, por lhes oferecer o que jamais pretendia dar.
    Dizes que podes provar com as escrituras. Acautela-te!
    Que queres provar com as escrituras?
    Que Deus é pior que o diabo?" (John Wesley)
    __________________________________________________________________

    Neto disse:

    “Para refletir:

    "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
    E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. João 6: 44 e 65.

    Jesus Cristo”

    Tudo bem, quanto a isso não há discussão, creio eu, todos os cristãos pensam assim. Ninguém vem ao Pai se o Pai não o trouxer. O problema não é este, e sim, esta é na promessa. A promessa é feita a todos, sem distinção, a única exigência é a fé. Se Deus não dá oportunidade a todos de ter fé, não fé a todos, ele esta mentindo para muitas pessoas prometendo algo que é impossível pra elas, já que não vão ter direito a ter essa fé que é pra salvação

    Joa 3:15 - Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

    Joa 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

    Joa 6:40 - Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

    Joa 11:26 - E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

    Joa 12:46 - Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

    Ato 13:39 - E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.

    Rom 1:16 - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

    Rom 10:4 - Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

    1Jo 5:1 - TODO aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.

    ResponderExcluir
  10. Para refletir um pouco mais:

    "Chama aos que não podem ir..."

    "Vinde a mim... não quereis vir... ninguém pode vir a mim..." (Mt 11:28; Jo 5:40; 6:44)

    "...por lhes oferecer o que jamais pretendia dar"

    "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." Jo 6:37

    "...Deus é pior que o diabo?"

    "Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas" 1Jo 1:5

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  11. Clóvis

    Assim fica fácil refutar qualquer idéia, você simplesmente particiona o texto, do jeito que lhe é mais conveniente, e faz suas colocações em cima disso e despreza o resto do texto como um todo.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  12. Continuando a reflexão:

    "Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça," (Gl 1.15)

    Já disseram aqui que as doutrinas da graça nunca seriam ensinadas pelo Apóstolo Paulo, mas vemos claramente aqui como ele via sua salvação > quando aprouve a Deus - desde o ventre de sua mãe (mesmo entendimento de antes dos tempos eternos)o chamou e o separou - Paulo não confiou em seu judaismo,em ter sido um fariseu totalmente zelozo, pois após ter sido resgatado por Cristo ele viu que todo seu conhecimento e seus "méritos" eram como esterco.

    E olha que Paulo nem abriu a porta do seu coração, o Senhor arrombou sua porta quando literalmente o derrubou de seu cavalo no caminho à Damasco.

    A Jesus Cristo toda a glória !

    Em Cristo

    Márcio

    ResponderExcluir
  13. Continuando a reflexão ..


    "Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,' Fp 1.29

    ResponderExcluir
  14. Alguém poderia refletir sobre esse texto e a minha observação abaixo. Outra reflexões, acho que podemos deixar para o momento mais oportuno.

    "Chama aos que não podem ir, então representais o Filho de Deus zombando de suas necessitadas criaturas, por lhes oferecer o que jamais pretendia dar.
    Dizes que podes provar com as escrituras. Acautela-te!
    Que queres provar com as escrituras?
    Que Deus é pior que o diabo?" (John Wesley)

    A promessa é feita a todos, sem distinção, a única exigência é a fé. Se Deus não dá oportunidade a todos de ter fé, não fé a todos, ele esta mentindo para muitas pessoas prometendo algo que é impossível pra elas, já que não vão ter direito a ter essa fé que é pra salvação.

    Joa 3:15 - Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

    Joa 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

    Joa 6:40 - Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

    Joa 11:26 - E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

    Joa 12:46 - Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

    Ato 13:39 - E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.

    Rom 1:16 - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

    Rom 10:4 - Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

    1Jo 5:1 - TODO aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo,

    "Chama aos que não podem ir, então representais o Filho de Deus zombando de suas necessitadas criaturas, por lhes oferecer o que jamais pretendia dar. Dizes que podes provar com as escrituras. Acautela-te! Que queres provar com as escrituras? Que Deus é pior que o diabo?" (John Wesley)"

    Não é difícil refutar essa afirmação de John Wesley, seja analitica ou sinteticamente. Pois os pressupostos dele estão errados. E se as premissas são falsas, as conclusões também o serão.

    Premissa 1: Se Deus chama os que não podem ir, então está zombando da necessidade deles;

    Premissa 2: Se Deus chama os que não podem ir, então é pior que o Diabo.

    Tais premissas são derrubadas por dois fatos bíblicos:

    Fato 1: Deus chama a todos os homens (dispense-me de apresentar as referências bíblicas)

    Fato 2: Ninguém pode por si mesmo ir a Cristo (referências apresentadas).

    Se a Bíblia afirma tanto o convite de Deus como a incapacidade do homem, a objeção do Sr. Wesley morre aí. A menos que ele apresente textos bíblicos que declare que Deus não chama a todos e que todos são capazes de ir por si mesmo a Deus.

    A Bíblia e o Sr. Wesley não podem estar certo ao mesmo tempo, no mesmo sentido.

    Com qual dos dois você fica?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  16. Anônimo,

    "Ninguém vem ao Pai se o Pai não o trouxer."

    Que bom que concordamos neste ponto.

    "O problema não é este, e sim, esta é na promessa. A promessa é feita a todos, sem distinção, a única exigência é a fé."

    Não há problema nenhum com a promessa. Como você disse é feita a todos, sob uma única condição, que é a fé. Ops, mas isso já estabelece uma distinção, pois nem todos crêem e os que crêem, como você disse, é porque o Pai os trouxe.

    "Se Deus não dá oportunidade a todos de ter fé, não fé a todos, ele esta mentindo para muitas pessoas prometendo algo que é impossível pra elas, já que não vão ter direito a ter essa fé que é pra salvação."

    Sabe qual é o problema de vocês? Falam muito "se" em completa desconsideração pelo que a Bíblia diz. Ora, se a Bíblia diz "isto é pedra" não cabe o homem dizer "se fosse pedra afundaria". No máximo pedir entendimento do porque a pedra não afundou.

    A oferta de Deus é sincera e honesta. Há a garantia de sua promessa de que de todos os que vierem, nenhum será lançado fora. Agora, onde está a mentira? No fato de Deus saber que nenhum deles podem vir? Ele sabe que ninguém pode vir, e faz a promessa a todos. Não mente para ninguém.

    Outra coisinha: quando se tratar de salvação e das bênçãos a que precedem e acompanham, não faz sentido falar em direito.

    Em seguida, farei um breve comentários sobre as passagens listadas.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  17. Anônimo,

    Ao avaliar as passagens a seguir, tenhamos em mente que foram postadas em apoio à afirmação de que se Deus chama os que não podem vir, torna-se mentiroso e pior que o Diabo. Que fique claro que não concordo com essa afirmação e acho uma temeridade que alguém a faça.

    Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:15-16

    Embora a dom tenha sido dado ao mundo, a promessa de vida eterna foi feita àquele que crê. Nada aqui requer uma oferta restrita ou uma capacidade universal. Diz "aquele que nele crê", mas não afirma a capacidade de crer.

    Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Jo 6:40

    Aqui também não há uma promessa de crença universal, nem de capacidade universal. Jesus faz uma qualificação bem exata: "aquele que vê e crê". O verso anterior esclarece que esses tais são "aqueles que [o Pai] me deu" (Jo 6:39).

    E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Jo 11:26

    O verso nada afirma sobre a capacidade de alguém crer. É apenas uma promessa ao que crê.

    Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Jo 12:46

    Novamente, nenhuma afirmação sobre a capacidade de alguém crer, mas apenas uma promessa aos que crêem, sabendo nós que nem todos crêem.

    E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. Jo 13:39

    Esta passagem é deveras interessante, pois declara a incapacidade do homem, "não pudestes" e a justificação daquele que crê. Nada de capacidade universal aqui.

    Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Jo 1:16

    Esta passagem também prova a inabilidade do homem, pois um poder é necessário para que ele seja salvo. Esse poder é o evangelho. E "aquele que crê" também nos informa que a salvação não está designada a toda a humanidade, mas àquele que crê.

    Rom 10:4 - Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

    Idem.

    1Jo 5:1 - TODO aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.

    Aqui também a declaração não diz respeito à toda a humanidade, mas aos que foram nascidos de Deus e crêem.

    Em cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  18. Clóvis

    Vou te responder também por partes.

    Não concordo com as premissas levantadas por você, pois elas estão baseadas no convite de Deus e não nas promessas como, a meu ver, deveria ser.

    Premissa 1: Se Deus chama os que não podem ir e oferece o que jamais pretendia dar, então está zombando da necessidade deles;

    Premissa 2: Se Deus chama os que não podem ir, então é pior que o Diabo.

    Voltamos a estaca zero, se não concorda me diga onde esta o erro.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  19. Anônimo,

    As escrituras somente provam o que o próprio Deus disse: os homens não podem ir para seu filho se Ele não os levar.

    Vc comentou que é exigido apenas a fé, mas a fé é um dom de Deus e nenhum homem pode obte-la por sua própria decisão e dessa maneira foi feita pelo Pai para que ninguém s e glorie.

    "E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos" 2Ts 3.2

    Em Cristo

    Márcio

    ResponderExcluir
  20. Anônimo,

    "Não concordo com as premissas levantadas por você, pois elas estão baseadas no convite de Deus e não nas promessas como, a meu ver, deveria ser."

    Por mim tudo bem.

    "Premissa 1: Se Deus chama os que não podem ir e oferece o que jamais pretendia dar, então está zombando da necessidade deles;"

    Fato 1: Deus chama a todos os homens e pretende dar o que ofereceu.

    Premissa 2: Se Deus chama os que não podem ir, então é pior que o Diabo.

    Fato 2: Ninguém pode por si mesmo ir a Cristo

    Não acho que voltamos à estaca zero, pois sua reformulação não mudam os dois fatos acima.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  21. Anônimo,

    Quanto à segunda afirmação acima, acredito que você se encontra num dilema.

    Você afirmou aqui que ninguém pode ir a Cristo por si mesmo. E concordou com a Premissa 2, que diz que "se Deus chama os que não podem ir, então é pior que o Diabo".

    Agora tenho que lhe perguntar: Deus é pior que o Diabo?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  22. Clóvis, respondendo a sua segunda postagem:

    Ninguém vem ao Pai se o Pai não o trouxer.
    O problema não é este, e sim, esta é na promessa. A promessa é feita a todos, sem distinção, a única exigência é a fé.

    ”Não há problema nenhum com a promessa. Como você disse é feita a todos, sob uma única condição, que é a fé. Ops, mas isso já estabelece uma distinção, pois nem todos crêem e os que crêem, como você disse, é porque o Pai os trouxe.”

    Concordo.

    Se Deus não dá oportunidade a todos de ter fé, não fé a todos, ele esta mentindo para muitas pessoas prometendo algo que é impossível pra elas, já que não vão ter direito a ter essa fé que é pra salvação.

    ”A oferta de Deus é sincera e honesta. Há a garantia de sua promessa de que de todos os que vierem, nenhum será lançado fora. Agora, onde está a mentira? No fato de Deus saber que nenhum deles podem vir? Ele sabe que ninguém pode vir, e faz a promessa a todos. Não mente para ninguém.”

    Ou mente a todos, não é mesmo?

    Imagina você como um empresário que precisa contratar funcionários para sua empresa. Então você se dirige a um instituto para cegos, do qual você é um dos colaboradores, para ali escolher os candidatos para preencherem as vagas oferecidas, mas só tem um problema as vagas que você necessita e para motoristas.
    O que estaria você fazendo indo ofertar essas vagas?

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  23. Clóvis vou responder sua terceira postagem:

    ”Ao avaliar as passagens a seguir, tenhamos em mente que foram postadas em apoio à afirmação de que se Deus chama os que não podem vir, torna-se mentiroso e pior que o Diabo. Que fique claro que não concordo com essa afirmação e acho uma temeridade que alguém a faça.”

    Vou responder da forma mais simples possível pra que entendam o meu ponto de vista. A Bíblia foi escrita pra todos e as Promessas que ali estão também. Quando um não eleito ler a bíblia, ou você acha que isso não acontece? Ele vai ler a respeito das mesmas promessas que um eleito. Ou seja, a verdade que esta escrita ali é pra todos e não só para os eleitos. Se me é oferecido um presente que não posso recebê-lo, seja qual for o motivo, isso não passa de um engodo. Logo a Bíblia poderia ser contestada por conter inverdades a respeito das Promessas de Deus para o homem.

    Agora se de acordo, não com a Bíblia, mas de sua interpretação dela você ignora isso, não posso fazer nada.

    ResponderExcluir
  24. Anonimo,

    Se esse "empresário" fosse Deus, ele soberanamente e milagrosamente daria visão à alguns destes cegos.

    Compare isso com a regeneração.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Clovis, c ta bao rapaz?
    aqui, posso divulgar meu blog aki?

    ResponderExcluir
  26. Neto,

    “Anonimo,

    Se esse "empresário" fosse Deus, ele soberanamente e milagrosamente daria visão à alguns destes cegos.

    Compare isso com a regeneração.

    Um abraço.”

    Neto, essa seria uma boa solução se o empresário fosse Deus, não fosse pelo fato de surgir aí outro problema, que seria a acepção, e não discriminação, de pessoas. Porque Deus milagrosamente daria visão a alguns e quem seriam esses?

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  27. clóvis

    “Anônimo,

    Quanto à segunda afirmação acima, acredito que você se encontra num dilema.

    Você afirmou aqui que ninguém pode ir a Cristo por si mesmo. E concordou com a Premissa 2, que diz que "se Deus chama os que não podem ir, então é pior que o Diabo".

    Agora tenho que lhe perguntar: Deus é pior que o Diabo?”

    Espera aí, não podemos perder o foco da discussão que é sobre a declaração de John Wesley.

    "Chama aos que não podem ir, então representais o Filho de Deus zombando de suas necessitadas criaturas, por lhes oferecer o que jamais pretendia dar. Dizes que podes provar com as escrituras. Acautela-te! Que queres provar com as escrituras? Que Deus é pior que o diabo?"

    O que esta em discussão aqui não é Deus e sim a forma de interpretar suas Promessas nas escrituras. O texto de John Wesley diz que se interpretarmos as Promessas de Deus da forma que o calvinismo prega, estaremos querendo provar, usando as escrituras, que Deus é pior que o diabo. Simples assim.

    Eu nunca pensaria uma coisa dessas, a respeito de Deus, por isso estou aqui defendendo a minha fé na misericórdia de Deus pra dar oportunidade a todos.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  28. Anonimo,

    por favor, diga seu nome. Nós aqui somos respeitosos, creio que já percebeu isso. Não vamos enviar trojan, nem spyware, muito menos vasculhar a sua vida. A unica diferença é que saberemos o nome de quem estamos conversando... rs

    Então, com relação à "Acepção", realmente é um termo bíblico, e realmente Deus "não faz acepção". Mas, o que é acepção?

    Basta ler o contexto de todas as vezes em que essa palavra aparece, para descobrir que "acepção" não é sinonimo de "escolher". "Acepção" equivale a "dar privilégios à alguém baseado em status exterior (rico, pobre, bonito, feio, influente, famoso), e realmente Deus não faz isso. Dizer "Deus não faz acepção de pessoas" significa dizer "Deus não faz vista grossa pra ninguem".

    Peço, por favor, que leia o texto (e principalmente o contexto!) de Colossenses 3.18-25 e Efésios 6.5 ao 9, textos que aparecem o termo "acepção", e peço que analise se estou errado ou não.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  29. Anonimo,

    Além disso, se todos são cegos, que injustiça seria se Deus desse visão à alguns? Todos esram cegos e morreriam cegos. Ninguem "merece" uma coisa dessas.

    Deus curar alguns seria injustiça, ou Graça??

    ResponderExcluir
  30. Neto,

    Li os versículos que você me recomendou e estou postando outros para completar meu raciocínio.

    Eu acredito que a palavra acepção de pessoas, na Bíblia, esta mais ligada ao que no direito se chama de principio de igualdade, ou seja, tratar iguais de forma igual, no nosso caso como somos todos pecadores devemos ter o mesmo tratamento, e não a discriminação de pessoas seja por qual motivo for, isso seria uma coisa muito ínfima perto da grandeza do nosso Deus. Portanto não concordo com você.

    Deut 10:17 - Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;

    Deut 16:19 - Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas; porquanto a peita cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos.

    2Cr 19:7 - Agora, pois, seja o temor do Senhor convosco; guardai-o, e fazei-o; porque não há no Senhor nosso Deus iniquidade nem acepção de pessoas, nem aceitação de suborno.

    Jo 34:19 - Quanto menos àquele, que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre; porque todos são obras de suas mãos.

    1Pe 1:17 - E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,

    ResponderExcluir
  31. Anonimo,

    todos os versiculos que você postou comprovam o meu ponto de vista. Ou seja, "Fazer acepção" é "Julgar alguem pelos seus status ou fama, e não pela reta justiça". Por exemplo, se Deus não te condenasse porque você é filho de pastor e mora na igreja (mas é impio), mas me condenasse porque sou filho de político de Brasília (mas sou cristão verdadeiro), ISSO seria fazer acepção.

    Eleição e acepção não são coisas que se excluem nem se contradizem, na verdade ambas fazem parte da mesma explicação da Graça Soberana de Deus.

    Podemos dizer que na eleição Deus não faz acepção, pois são coisas diferentes. Ele escolhe quem ELE quer (eleição), sem levar em conta nada no pecador (riqueza, beleza, parentesco, poder) (não fazendo acepção).


    Como Ele nao escolhe ninguem baseando-se no que O PECADOR TEM PRA OFERECER (o que seria acepção), mas baseando-se somente no QUERER DELE, logo, não é acepção.

    "Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece." Romanos 9:16

    Abração

    ResponderExcluir
  32. Neto,

    “Todos os versiculos que você postou comprovam o meu ponto de vista. Ou seja, "Fazer acepção" é "Julgar alguem pelos seus status ou fama, e não pela reta justiça". Por exemplo, se Deus não te condenasse porque você é filho de pastor e mora na igreja (mas é impio), mas me condenasse porque sou filho de político de Brasília (mas sou cristão verdadeiro), ISSO seria fazer acepção..”

    Fazer acepção não é julgar a pessoa e sim tratar pessoas iguais de modo desigual.

    Mas vejamos outro exemplo: não sei se você é casado, mas imagine que você seja e tenha dois filhos. O mais velho você trata com todo carinho comprando pra ele tudo que é considerado “do melhor”, paga escola particular pra ele e o trata como sua joia rara. Agora com o mais novo as coisas são diferentes, normalmente ele veste as roupas que o mais velho não usa mais, estuda no colégio público e você não gasta seu tempo com ele na mesma proporção que gasta com o mais velho. Você não estaria fazendo acepção de um em detrimento do outro?

    Deu 10:17 - Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  33. Anonimo,

    no caso do "pai" que vc mostrou seria sim fazer acepção, já que os dois são filhos dele e ele trata um melhor que o outro.

    O problema é que essa ilustração não mostra a verdade do nosso mundo, pois não são todos que são filhos de Deus... Se Deus condenasse a todos, Ele estaria sendo totalmente justo.


    A ilustração ficaria melhor se mostrássemos um senhor que vai ao orfanato e escolhe, SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÂO NADA NA PESSOA alguns para adotar.

    Ele está sendo injusto em não levar todos?

    ResponderExcluir
  34. Anônimo,

    Peço licença para comentar em meio a sua conversa com o Neto, pois tenho acompanhado com atenção.
    Creio que todo dilema gira em torno da incapacidade humana, fruto do pecado herdado e de nossa natureza de pecador > A situação do homem após a queda é de que restou ao homem algo que o faça avançar em direção à Cristo por seu próprio braço ou sua natureza é de tal forma corrompida que cada vez mais o afasta de Deus e que quando tenta de algum modo se justificar a motivação para isso é seu próprio ego?

    A Bíblia nos mostra a segunda colocação, pois diz que estão mortos em delitos e pecados e Jesus disse: E não quereis vir a mim, para terders vida (Jo 5.40)

    Por isso afirmamos que a oferta do evangelho é feita para todos, sendo que muitos não virão, pois nenhum iria se não fosse a graça de Deus que opera naqueles que Ele escolheu.

    Em Cristo

    Márcio

    ResponderExcluir
  35. Completando:

    Lendo a citação de Wesley, me lembrei de algo escrito pelo A.W.Pink a respeito da incapacidade humana e sua total depravação.
    Ele acertou uma visão distorcida de uma analogia usada em sua época para ilustrar como ver o homem em relação a oferta da salvação:

    " Imaginam o pecador como um enfermo acamado, com o remédio para curá-lo posto sobre a mesinha ao lado; tudo o que o pecador precisa fazer é esticar o braço e tomar o remédio.
    Mas para que essa ilustração retrate de maneira justa o quadro que a Bíblia nos fornece sobre o pecador caído e depravado, há a necessidade do homem enfermo e acamado ser descrito como cego (Ef 4.18), de tal modo que não pode ver o medicamento, e tendo a mão paralisada (Rm 5.6), de tal forma que não pode apanhar o remédio.
    Além disso seu coração deve ser mostrado não apenas como sendo destituido de total confiança no remédio, mas também cheio de ódio contra o próprio médico (Jo 15.18)" A.W.Pink em Deus é Soberano

    ResponderExcluir
  36. Neto

    “O problema é que essa ilustração não mostra a verdade do nosso mundo, pois não são todos que são filhos de Deus... Se Deus condenasse a todos, Ele estaria sendo totalmente justo.”

    Seu raciocínio não esta sendo logico, Neto, pois antes da eleição (escolha) somos todos iguais. Depois é que surgem os filhos de Deus e os réprobos, portanto acho a ilustração muito valida pra mostrar a acepção de pessoas.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  37. Anonimo,

    O problema é que você está pensando que todo ser humano tem o direito de ser salvo, ou pelo menos ter uma chance de ser salvo, e esse não é o quadro que a Bíblia nos mostra.

    Todos (antes da conversão) são rebeldes, mortos em pecados e separados de Deus. Sua vida toda é uma luta contra o Senhorio de Deus. Eles o odeiam, e sem causa.

    Se Deus condenasse a todos Ele ainda seria Justo, Bom e Amoroso.

    Diante deste quadro, te pergunto: Escolher alguns destes rebeldes para transforma-los e salva-los é ser injusto, ou misericordioso e gracioso?

    Se tem alguem que "poderia" chamar Deus de "injusto" seria os eleitos. Eles estavam indo pro inferno e (pior), estavam gostando disto. Eram rebeldes e lutavam contra Deus. "Justo" seria eles irem pro inferno, MAS Deus os pegou pelo colarinho e os trouxe de volta.

    "Entre os quais todos nós [cristãos] também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

    Mas Deus [quem tomou a iniciativa], que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
    [Qual era o nosso estado quando ele nos tomou pelo colarinho? Aqui está:]
    Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),"


    Efésios 2.3-5

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  38. clovis OU NETO

    “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso”, Lc 23:43.

    o ladrao que estava sendo crucificado cm jesus, era um escolhido, ou eleito ?
    Deus destinou que ele levasse uma vida de iniquidade ,perversidade, para chegar numa cruz,em meio ao sofrimento e dor para se arrepender ?tudo isso foi preordenado por Deus? esse era o plano de Deus para aquele escolhido? se Deus fala em seu mandamento ex :(20) "nao furtaras" como pode Deus ter destinado seu escolhido a ser ladrao antes de ser salvo ? nao estaria indo contra a sua lei? ou seu carater ?

    em cristo

    abraço

    ResponderExcluir
  39. neto,

    "Deus predestinou O REI MANASSES para primeiro pecar e depois se arrepender?"

    voce concorda com o neto nessa resposta :

    "(neto)Se foi somente isto o que aconteceu com o Rei Manassés, sim."


    Neto,sabemos que pecado é transgressao da lei (ex:20)certo.

    (João3;4 "Todo aquele que comete pecado transgride a lei;de fato o pecado é a transgressão da lei.)

    ai eu pergunto pra voce pode Deus ir contra sua propria lei e fazer o homem pecar ?foi o que voce afirmou acima.pode Deus cobrar de nós o pecado se ele quando quer nos faz comete-lo? será da pra confiar num Deus desse que muda em algumas situaçoes ?("Porque EU, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos"ML3:6) DIFICIL DE ENTENDER SUA TEORIA NETO.

    ABRAÇO E FICA CM DEUS

    ResponderExcluir
  40. NETO,DESCULPA ME INTROMETER NA CONVERSA,

    (neto) O problema é que você está pensando que todo ser humano tem o direito de ser salvo, ou pelo menos ter uma chance de ser salvo, e esse não é o quadro que a Bíblia nos mostra.

    (rocha)(João (3.16-18), o Senhor Jesus, autor e consumador da fé, afirmou que o Pai estendeu a salvação para todo que nele crê. Aprecie: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho, não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem crê nele, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado) o sangue de jesus nao é suco de uva, e com diz o texto para todo que nele crê sem exceção, a palavra diz nua e crua, sem voce ter que incrementar cm sei que vai dizer, que quem vai crer sao os escolhidos.

    (neto) Todos (antes da conversão) são rebeldes, mortos em pecados e separados de Deus. Sua vida toda é uma luta contra o Senhorio de Deus. Eles o odeiam, e sem causa.

    Se Deus condenasse a todos Ele ainda seria Justo, Bom e Amoroso.

    Diante deste quadro, te pergunto: Escolher alguns destes rebeldes para transforma-los e salva-los é ser injusto, ou misericordioso e gracioso?

    (rocha)(justo porque o cordeiro pagou a divida no madeiro,(1 Pedro 1:19) "Podemos assim dizer corretamente que “um só homem morreu por todos”. estamos quite diante de Deus,precisamos crêr, fazer a vontade do pai)

    (neto) Se tem alguem que "poderia" chamar Deus de "injusto" seria os eleitos. Eles estavam indo pro inferno e (pior), estavam gostando disto. Eram rebeldes e lutavam contra Deus. "Justo" seria eles irem pro inferno, MAS Deus os pegou pelo colarinho e os trouxe de volta.

    (rocha)(esqueceu da cruz meu irmao novamente? como pode Deus ser injusto ? nao tem injustiça nos salvos, como eu falei a divida ta paga com o SAAAAAAAANNNNGUUEE)

    (neto) "Entre os quais todos nós [cristãos] também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

    Mas Deus [quem tomou a iniciativa], que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
    [Qual era o nosso estado quando ele nos tomou pelo colarinho? Aqui está:]
    Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),"

    (rocha)(Deus nao força ninguem pelo colarinho, qual era nosso estado antes ? e qual é hoje ? melhorou ? a grande diferença é que jesus pagou nossa divida, e temos oportunidades de sermos salvos. mas a depravação humana é a mesma, sao poucos que fazem a vontade do pai)

    "deuteronomio 5:29 )

    “Quem dera que eles tivessem tal coração, que me temessem e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!”

    Percebeu o desejo de Deus? Ele queria que o povo de Israel tivesse um coração firme em Sua Lei, porém, eles O rejeitaram. Se Deus tivesse predestinado os Israelitas para serem rebeldes, por que ele expressaria um anseio tão profundo com as palavras “quem dera”? Como ele poderia dizer “Quem dera” e ao mesmo tempo predestinar para a perdição? Ele estaria indo contra os próprios sentimentos! (leandro quadros)

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  41. Portanto, a salvação é predestinada para todos os que receberam o chamado e perseveraram na fé e no Evangelho de Cristo, para herdar a vida eterna (I Coríntios 15.1, 2). Porque Deus é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham à arrepender-se para herdar a vida eterna (II Pedro 3.9).

    ResponderExcluir
  42. Rocha,

    pra poder te responder acerca de Manassés, te pergunto: Você acredita no que a Biblia afirma em Salmos 139.16: Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.?

    E qual sua interpretação?

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  43. 1)Senhor, tu me sondas, e me conheces.

    2)Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.

    3)Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.

    4)Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.

    5)Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão.

    6)Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir.

    7)Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?

    8)Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.

    9)Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,

    10)ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá......(e por ai vai.)

    o salmo por si só, o texto no contexto
    Davi está admirado coma grandeza de Deus, onisciencia de Deus, onipotente,onipresente.

    o seu texto fala da onisciencia que Deus sabe de tudo antes que aconteça como ocorre no versiculo 4 ;"Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces". versiculo 3: "3)Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.

    o texto esta em perfeita harmonia com a onisciencia de Deus.

    agora responde a minha objeção.

    ResponderExcluir
  44. Rocha,

    analise o texto com mais cuidado:
    "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia" Salmos 139.16

    O salmista declara não somente que Deus "sabia" de tudo antes. Ele diz que Deus "escreveu" toda a história da vida dele, desde o nascimento, e isso antes de tudo acontecer.

    Some isto a Jó 14.5:
    "Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; e tu lhe puseste limites, e não passará além deles."

    e

    Provérbios 20:24:
    "Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?"

    e

    Provérbios 16:9
    "O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos."

    e

    Jeremias 10:23:
    "Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos."

    e

    Jó 23.13 e 14
    "Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? O que a sua alma quiser, isso fará.
    Porque cumprirá o que está ordenado a meu respeito, e muitas coisas como estas ainda tem consigo."

    Some o primeiro texto, com os demais.

    Diante destes textos, você ainda acredita que Deus apenas "sabe" o que acontecerá? Ou que ele escreveu antes de nascermos a história da nossa vida?

    ResponderExcluir
  45. Neto,

    Se eu te perguntar se o homem, de acordo com o que você acredita, não passa de um robô programado por Deus o que você me responderia?

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  46. Na verdade, o Salmo 139 fala da extrema tolice humana de tentar fugir do controle, da presença e dos olhos de Deus. Evidentemente expondo os atributos de onipotência, onipresença e onisciencia de Deus.

    No fim, devido às inuteis tentativas, o homem deve se entregar totalmente nas mãos de Deus que é todo misericordioso.

    ResponderExcluir
  47. Neto,

    vou analizar seu argumento,e responder,mas saimos do foco da questao que começamos a postar a do manasses lembra ?

    estou esperando.

    ResponderExcluir
  48. Rocha,

    não desviei do assunto não, acredite. Tem tudo a ver com a questão de Manassés. Logo te explico.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  49. Vinicius,

    "Clovis, c ta bao rapaz? aqui, posso divulgar meu blog aki?"

    Pode, desde que não configure spam e o blog seja cristão.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  50. Anônimo,

    "Espera aí, não podemos perder o foco da discussão que é sobre a declaração de John Wesley"

    Mas você a postou, pelo que presumo que concorda com ela.

    "Eu nunca pensaria uma coisa dessas, a respeito de Deus, por isso estou aqui defendendo a minha fé na misericórdia de Deus pra dar oportunidade a todos."

    Mas, para que faça sentido sua defesa, você tem que demonstrar que o calvinismo torna Deus pior que o Diabo. Senão, estará esmurrando um espantalho.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  51. Anônimo,

    "Quando um não eleito ler a bíblia, ou você acha que isso não acontece? Ele vai ler a respeito das mesmas promessas que um eleito. Ou seja, a verdade que esta escrita ali é pra todos e não só para os eleitos."

    À luz dessa sua declaração, como você entende a passagem seguinte:

    "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." 1Co 2:12-16

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  52. "Chama aos que não podem ir, então representais o Filho de Deus zombando de suas necessitadas criaturas, por lhes oferecer o que jamais pretendia dar.
    Dizes que podes provar com as escrituras. Acautela-te!
    Que queres provar com as escrituras?
    Que Deus é pior que o diabo?" (John Wesley)

    Clóvis disse: Agora tenho que lhe perguntar: Deus é pior que o Diabo?

    Eu: Eu nunca pensaria uma coisa dessas, a respeito de Deus, por isso estou aqui defendendo a minha fé na misericórdia de Deus pra dar oportunidade a todos.

    Clóvis: Mas, para que faça sentido sua defesa, você tem que demonstrar que o calvinismo torna Deus pior que o Diabo. Senão, estará esmurrando um espantalho.

    Eu: Levando em conta a interpretação calvinista da Bíblia, seria fácil demonstrar este ponto de vista de que o calvinismo torna Deus pior que o Diabo, mas só seria entendido, ou aceito, pelos NÃO CALVINISTA ou seja, de acordo com a referida doutrina, pelos réprobos, rejeitados por deus, os não eleitos.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  53. Clóvis,

    Eu: Quando um não eleito ler a bíblia, ou você acha que isso não acontece? Ele vai ler a respeito das mesmas promessas que um eleito. Ou seja, a verdade que esta escrita ali é pra todos e não só para os eleitos.

    Clóvis: À luz dessa sua declaração, como você entende a passagem seguinte:

    "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." 1Co 2:12-16

    Eu: Não creio que esses versículos esclareçam o que eu questionei, pois Paulo esta falando com pessoas já convertidas, pessoas que já receberam o Espírito que provem de Deus, o Espírito Santo para os ensinar.

    Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus e essa é a condição de todos os homens antes da conversão, ou estou errado?


    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  54. Anônimo aí de cima,

    Você se contradiz. Primeiro diz que diante do que está na Bíblia todos, eleitos e não eleitos, serão capazes de entender. Depois diz "seria fácil demonstrar este ponto de vista de que o calvinismo torna Deus pior que o Diabo, mas só seria entendido, ou aceito, pelos NÃO CALVINISTA". Ou a verdade pode ser compreendida por todos ou não, você tem que se decidir.

    Depois diz "Paulo esta falando com pessoas já convertidas, pessoas que já receberam o Espírito que provem de Deus, o Espírito Santo para os ensinar. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus e essa é a condição de todos os homens antes da conversão, ou estou errado?"

    Você está certo. Se contradisse, mas agora está certo. Pois antes havia dito que tanto eleitos como não eleitos tinham o mesmo entendimento da Palavra.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  55. neto,


    "não desviei do assunto não, acredite. Tem tudo a ver com a questão de Manassés. Logo te explico.

    Abraço."

    obs: to esperando

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.