Jesus não tenta, mas salva efetivamente

Se Cristo apenas tivesse obtido os benefícios e não pudesse dá-los, então Sua morte talvez não salvasse ninguém! (...) Se uma coisa é obtida para mim, certamente deve ser minha por direito, e tudo o que for meu por direito, há de ser meu de fato. Portanto, a salvação que Cristo obteve há de pertencer àqueles para os quais Ele a obteve. Se é dito: 'sim, mas é deles sob condição de crerem', eu repito novamente: 'mas a fé também é dada por Deus'.

John Owen
In: Por quem Cristo morreu?

6 comentários:

  1. Clóvis, vc já escreveu algo sobre milênio?

    ResponderExcluir
  2. Tirando um resumo, acho que não publicado, do livro "Opções contemporâneas sobre o milênio", não escrevi ainda sobre isso.

    Minha posição ainda é o pré-milenismo histórico, embora vez ou outra um artigo pós-milenista me faça balançar.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Ok,
    Eu escrevi lá no 5 Calvinista algo para vc, mas caiu a net na hr. se sair ou não quero dizer aqui:
    Sobre o que alguns teonomistas dizem sobre a CFW, vc poderia conhecer mais, pois um burro como eu, o irmão Leonardo pode dar uma aula... mas existe gente grande nesse lado de cá, e vc sabe de alguns nomes... conversando com alguns reverendos da IPB, vários SABEM QUE a questão não é tão fácil...

    irmão Clóvis, não sou pós milenista, mas creio que a CFW permite poensar num domínio cristão generalizado. pra vc isso não faz diferença (?) pois não é da IPB... mas para mim ...
    um abraço

    ResponderExcluir
  4. Luciano,

    Reconheci meu conhecimento limitado sobre teonomia e que se para você o Leonardo pode dar aula, para mim muito mais.

    Quanto a CFW sugerir um domínio cristão generalizado, tenho cá minhas dúvidas. Na verdade, mais que dúvidas. De qualquer forma, como já disse e repito, não conheço os pressupostos teonomistas e não estudei a CFW a fundo para dizer alguma coisa sem risco de falar bobagem.

    Agora, não entendi porque ser da IPB faz diferença ser pós e para quem não é não faz diferença?

    ResponderExcluir
  5. Desculpa, foi a questão da CFW ser 'isso' ou não, daí quem é da IPB faz diferença.
    Sei que vc tem respeito por essa Confissão, mas quando estamos em uma denominação que a prescreve, o peso é maior.

    ResponderExcluir
  6. Luciano,

    Salvo engano meu, apenas os ministros ordenados precisam subscrever a CFW, seus membros não. Mesmo assim, é sabido que muitos não o fazem ou o fazem de forma insincera. É o caso de Charles Finney que confessor ter mentido em seus votos. E eu pessoalmente conheci um pastor presbiteriano que era arminiano antes de ser ordenado e continuou sendo depois.

    Por outro lado, mesmo não tendo a CFW como símbolo confessional, reconheço o gigantismo da obra e sua importância para a ortodoxia.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.