Deus, o Senhor da Aliança

Quem é este Deus que buscamos conhecer? A Escritura o descreve de muitas maneiras, e é perigoso sitiá-lo em qualquer delas como mais básica ou mais importante que as outras. Ao procurar sumariar os ensinos da Escritura, porém, podemos certamente fazer pior do que usar o conceito de “Senhorio” divino como nosso ponto de partida. “Senhor” (Yahweh no hebraico) é o nome pelo qual Deus se identificou no princípio da sua aliança com Israel (Êx 3.13-15; 6.1-8; 20.1s.). É o nome (kurios no grego) que foi dado a Jesus Cristo, como cabeça da Nova Aliança, como cabeça do seu corpo redimido (Jo 8.58; At 2.36; Rm 14.9). As confissões de fé fundamentais de ambos os testamentos confessam a Deus–Cristo–como Senhor (Dt 6.4ss.; Rm 10.9; 1Co 12.3; Fp 2.11).

Deus realiza os seus poderosos feitos para que saibam “que eu sou o Senhor” (cf. Êx 7.5; 14.4,18; Sl 83.18; 91.14; Is 43.3; 52.6; Jr 16.21; 33.2; Am 5.8). Nos pontos críticos da história da redenção, Deus anuncia: “Eu, eu mesmo, sou o Senhor” [NVI] (Is 41.4; 43.10-13, 25; 44.6; 48.12; cf. 26.4-8; 46.3s.; Dt 32.39s.,43; Sl 135.13; Os 12.4-9; 13.4ss.; Ml 3.6, que aludem a Êx 3.13-15). Em tais passagens, não somente “Senhor”, mas também a ênfase ao verbo “ser” evocam o nome-revelação de Êxodo 3.14. Jesus também frequentemente alude ao “Eu sou” ao apresentar o seu caráter e o seu ofício (Jo 4.26; 8.24, 28,58; 13.19; 18.5ss.; cf. 6.48; 8.12; 9.5; 10.7,14; 11.25; 12.46; 14.6; 15.1,5).

Um dos mais extraordinários testemunhos da divindade de Jesus é o modo como ele se identificava, e como os seus discípulos o identificavam, com Yahweh de Êxodo 3 – um nome tão intimamente associado a Deus que em certo ponto os judeus se tornaram temerosos até de pronunciá-lo. Para sumariar esses pontos: através de toda a história da redenção, Deus procura identificar-se para os homens como Senhor e ensinar-lhes e demonstrar para eles o significado desse conceito. 

“Deus é Senhor” – essa é a mensagem do Antigo Testamento; “Jesus Cristo é Senhor” – essa é a mensagem do Novo.

John M. Frame

13 comentários:

  1. E VERDADE DEUS EO SENHOR DE NOSSAS VIDAS ,E APESAR DE SER SANTO ELE QUER TER COMUNHÃO COM O HOMEM.POIS A SALVAÇÃO E PRA TODOS QUE NELE CRER,POIS A VONTADE DELE E QUE TODOS SEJAM SALVOS,A SALVAÇÃO E PRA TODOS,ELE NÃO CRIOU ALGUN PARA IR AO CEU E OUTROS PARA SE PERDEREM.
    POIS ELE NÃO E UM DEUS QUE FEZ O HOMEM PRA SER DESTRUIDO,ELE NÃO FEZ O HOMEM SOMENTE PRA POVOAR A TERRA. EU FALO ISSO PRA VOCÊS,QUE ACHAM QUE ALGUNS SOMENTE SERÃO SALVOS, PRINCIPALMNETE PARA O DONO DESSE BLOG. FIQUE NA PAZ

    ResponderExcluir
  2. Ana,

    É sempre bom ouvir uma voz feminina.

    Sim, o adminsitrador desse blog crê que alguns somente serão salvos. Se esses "alguns" são poucos ou muito, se a minoria ou a maioria, não sei dizer. Mas com certeza não são todos.

    E você, Ana, crê que todas as pessoas serão salvas?

    ResponderExcluir
  3. Ana, a salvação é pra todos, mas nem todo mundo vai se salvar, digo, Deus não vai salvar todo mundo, mas aqueles que são obediente aos seus mandamentos e tem o testemunho de Jesus Cristo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. clovis,nem todo mundo nessa terra vai ser salvo,mas e um plano de deus que todos sejam salvos, eu creio que a escolha de aceitar a cristo dependa de mim,eu creio que deus sempre esta chamando as pessoas,dando oportunidade a elas,mas elas não querem,nisto eu creio.não estou aqui para criticar vc clovis,acho interessante esse blog,vejo os comentarios que senpre estão surgindo,vou continuar postando.

    ResponderExcluir
  5. Ana,

    Também não estou aqui para te criticar, mas para aprender uns com os outros, sendo o debate e o confronto de idéias um caminho válido para isso.

    Recapitulando. Você havia dito que não são "alguns somente que serão salvos", mas agora admite que "nem todo mundo nessa terra vai ser salvo". Ótimo que reconhecemos o mesmo fato.

    Podemos então dar mais um passo. Você disse que "o plano de Deus é que todos sejam salvos". Consideremos então conjuntamente suas duas afirmações: o plano de Deus é salvar a todos, mas nem todos se salvam.

    Será que o plano de Deus não é perfeito, ou será que ele fez um plano que não seria capaz de realizar? Será que o propósito de Deus pode ser frustrado, quer dizer, Deus planeja salvar a todos, Jesus morreu por todos e o Espírito Santo tenta salvar a todos. Mas no final, o Pai fica frustrado, o Filho insatisfeito e o Espírito vencido.

    É nisso que você acredita? Você acha mesmo que Deus é menos capaz que um bom engenheiro ou administrador, os quais fazem planos e os executam a contento?

    Clóvis

    ResponderExcluir
  6. O plano de Deus é perfeito, pena que nem todo homem reconheça isso.
    Deus, deseja sim, que todos se salvem(isso esta na biblia), mas ha muitos homem que amam esse mundo e neles vão ficar, ao contrario daqueles que aceitam a palavra(biblia) como verdade, não só aceitam, mas a praticam. Esses ganharão o reino dos céus!!
    Deus não faz distinção de pessoas!!!
    Todos nós nascemos pecadores, mas pela graça e misericórdia do nosso Deus, ELE nos da de graça a salvação, basta que todos aceitem ser obedientes aos mandamentos de Deus e tenham o testemunho de Jesus Cristo!!!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. o plano de Deus nunca vai ser frustado,pois e algo que esta dando certo guantas pessoas estão sendo alcançadas pela gloria de jesus,Deu sabia que muitos iam nega-lo,mas não deixou de madar jesus,a palavra diz que Deus não faz acepção de pessoas e como eu posso acreditar que o plano de salvação e para alguns?mas respeito as opiniões contraria a minha,pois estamos aqui como vc diz:para aprender uns com os outros,e acima de tudo somos um em cristo jesus,fique na paz.

    ResponderExcluir
  8. Ana,

    Veja bem. Você disse que o plano de Deus é salvar a todas as pessoas, mas que nem todas as pessoas se salvam. Aí eu perguntei se o plano de Deus era ruim ou se Ele não podiam realizá-lo.

    Você diz que o plano de Deus é perfeito, mas admite que mas nem todo homem reconhece isso e por isso embora a vontade de Deus seja de salvar a todos mas muitos não querem ser salvos.

    Disso tudo se conclui que segundo o seu pensamento, o plano de Deus é bom, mas não é infalível. Ou seja, embora Deus queira, não pode salvar a todos, a vontade do homem é mais forte que a vontade de Deus.

    Mas será que é assim que a Bíblia retrata a Deus, um ser cheio de boas intenções, mas que não consegue realizar seu intento? Por isso, embora você diga que o plano de Deus não pode ser frustrado, na verdade é o que você está dizendo, quando diz que Deus quer salvar a todos mas nem todos querem ser salvos.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. Clovis, vou refutar sua pergunta!!!
    "Mas será que é assim que a Bíblia retrata a Deus, um ser cheio de boas intenções, mas que não consegue realizar seu intento?"

    Em Jo 3:17 diz "...Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."

    Deus no seu poder infinito Ele pode salvar e transformar todos, mas não é isso que Ele quer.
    Deus tbm na sua bondade infinita, não usaria seu poder pra salvar alguns ( que já se acham melhor , pois se chamam escolhidos) e outros descartaria.
    ELE deseja que todos se salvem(desejo não é uma imposição!!!).
    Pena que os calvinistas não entendem isso!!!

    "mas para que o mundo fosse salvo por ele."
    Mundo refere-se a todos, ou estou enganado???

    ResponderExcluir
  10. Perceba como você se contradiz a si mesmo.

    "Deus no seu poder infinito Ele pode salvar e transformar todos, mas não é isso que Ele quer. E em seguida "ELE deseja que todos se salvem". Bom, ou Ele não quer salvar a todos ou quer salvar a todos. As duas coisas ao mesmo tempo não dá.

    "Deus tbm na sua bondade infinita, não usaria seu poder pra salvar alguns"

    Explique isso. Deus quer salvar a todos, pode salvar a todos e não salva a todos porque é bom?

    "Mundo refere-se a todos, ou estou enganado???"

    Já lhe respondi sobre essa passagem em outro comentário.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  11. Anonimo,

    quando Jesus diz "mas para que o mundo fosse salvo por ele", Ele quer dizer que a UNICA forma de Salvação do mundo é através dEle. Ele é a salvação do mundo, entende?

    Pense comigo: SE a missão de Jesus era salvar a todos, e nem todos se salvam, logo poderiamos dizer que a missão dEle falhou.
    Ou poderiamos declarar que a missão dEle era (e é!) salvar as suas ovelhas espalhadas pelo mundo, e que nenhuma delas se perderá. Sua missão, então, está sendo cumprida com sucesso total, e será concluída com sucesso também!

    Pense nisso!

    "Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês.

    E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!

    E disse Paulo: Prouvera a Deus que [Que fosse da vontade de Deus que], ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou [um cristão!], exceto estas cadeias."
    Atos 26.27-29

    ResponderExcluir
  12. Clóvis,

    não pense que esqueci sua visita ao DF!
    Sim, sou chato mesmo! hahahahaha

    Deus abençoe.

    PS: O Tema ficou legal de verdade, mas eu gostei mais do ultimo. (Apenas gosto pessoal) Abração.

    ResponderExcluir
  13. Neto,

    Nem eu esqueci. Tenho vontade e não desisti do sonho, hehe.

    Deus proverá um momento e os meios adequados.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.