Calvino e a unidade da Igreja

Ao mesmo tempo em que se preocupava com a expansão do movimento, Calvino desejava manter a unidade da igreja reformada. Calvino sempre se demonstrou solícito em dialogar e buscar a unidade dos protestantes. Em várias de suas cartas, Calvino demonstra o desejo de ver as igrejas reformadas unidas, encontrando um caminho para o diálogo entre as várias vertentes e cidades sob a Reforma. Quando foi convidado pelo arcebispo Cranmer para uma reunião para tratar a respeito das divergências da Ceia do Senhor, com o objetivo de fazer um credo que fosse consensual para as igrejas reformadas, em sua resposta, a certa altura, Calvino disse: “Estando os membros da igreja divididos, o corpo sangra. Isso me preocupa tanto que, se pudesse fazer algo, eu não me recusaria a cruzar até dez mares, se necessário fosse, por essa causa” (1980, págs. 132-133). Anteriormente, ele já havia dito que os zwinglianos e os luteranos tinham errado em não entrar num acordo sobre esse tema. Ele comentou: “Erraram em não ter paciência para escutar-se a fim de seguir a verdade sem parcialidade, onde quer que se encontrasse”

É claro que não se faria justiça ao ensino do reformador se fosse dito que ele era um ecumênico nos termos atuais. Calvino foi um reformador, ele criou uma igreja separada de Roma e não tinha a menor intenção de se reconciliar com o papado. Calvino tinha uma fixação pela verdade e um rigor pela precisão doutrinária. Ele com certeza não estava disposto a sacrificar a verdade pela unidade, porém, segundo Leith, dentro do possível, ele poderia até admitir alguns erros doutrinários menores dos outros para manter a unidade. É claro que desde que não comprometesse o todo e não fossem assuntos referentes à salvação. Calvino entendia que uma igreja que mantivesse razoavelmente a pregação da Palavra e a administração dos sacramentos, mesmo que tivesse alguns problemas e pequenos desvios teológicos, ainda deveria ser considerada como verdadeira. Ele escreveu:

Pois se mantém o ministério da Palavra, tendo-a em alta estima, e tem a administração dos sacramentos, deve-se ter por igreja de Deus. Porque é certo que a Palavra e os sacramentos não podem existir sem produzir fruto. Desta maneira conservaremos a união da igreja universal (Institutas, IV, 1,9).

Logo em seguida ele repete a mesma ideia com mais detalhes:

É certo que onde quer que se escute com reverência a pregação do Evangelho e não se menospreza os sacramentos, ali há uma forma de igreja, de que se não pode duvidar, e não é lícito menosprezar a sua autoridade, ou fazer caso omisso de suas admoestações, nem contradizer seus conselhos, ou burlar suas correções. Muito menos será lícito afastar-se dela e romper sua união (Institutas, IV, 1,10).

Por outro lado, enfatizou que se uma igreja “pretende ser reconhecida como igreja não se pregando nela a Palavra de Deus, nem se administrando seus sacramentos, não tenhamos menor dificuldade de fugir de tal temeridade e soberba para não ser enganados com tais embustes” (Institutas, IV, 1,11). Calvino sabia fazer distinção entre assuntos principais e assuntos secundários. Ele escreveu:

Porque nem todos os artigos da doutrina de Deus são de uma mesma espécie. Há alguns tão necessários que ninguém os pode pôr em dúvida como primeiros princípios da religião cristã. Tais são, por exemplo: que existe um só Deus; que Jesus é Deus e Filho de Deus; que nossa salvação está só na misericórdia de Deus. E assim outras semelhantes. Há outros pontos em que não concordam todas as igrejas e, contudo, não rompem a união da igreja. Assim, por exemplo, se uma igreja sustém que as almas são transportadas ao céu no momento de separar-se de seus corpos, e outra, sem se atrever a determinar o lugar, diz simplesmente que vivem em Deus, quebrariam estas igrejas entre si o amor e o vínculo da união, se esta diversidade de opinião não fosse por polêmica ou por obstinação? (Institutas, IV, 1,12).

Nisso, é possível perceber que Calvino estava disposto a tolerar divergência de opiniões, desde que não comprometessem o ensino central a respeito da salvação e dos meios de graça. Ele obviamente achava que as polêmicas causavam mais prejuízos, por isso admoestou os fiéis a se manter unidos na igreja:

É verdade que é muito melhor estar de acordo em tudo e por tudo; mas dado que não há ninguém que não ignore alguma coisa [nuvenzinha de ignorância], ou não poderemos aceitar nenhuma igreja, ou perdoaremos a ignorância aos que faltam em coisas que podem ignorar sem perigo algum para a salvação e sem violar nenhum dos pontos principais da religião cristã. Não é meu intento sustentar aqui alguns erros, por pequenos que sejam, nem quero mantê-los dissimulados e fazendo como se não os visse. O que defendo é que não devemos abandonar por qualquer dissensão uma igreja que guarda em sua pureza e perfeição a doutrina principal de nossa salvação e administra os sacramentos como o Senhor os instituiu. Do mesmo modo, se procuramos corrigir o que ali nos desagrada, cumprimos com nosso dever (Institutas, IV, 1,12).

Calvino estava disposto até a tolerar certas “extravagâncias” litúrgicas para o bem da unidade da igreja, como parte das cerimônias da igreja anglicana que ele considerava “toleráveis” (1980). Seu resumo de tudo isso é: “Quero dizer em poucas palavras que, ou renunciamos à comunhão da igreja, ou se permanecemos nela, não perturbemos a disciplina que possui” (Institutas, IV, 1,12).

Calvino adverte severamente contra aqueles que procuravam encontrar divisões nas igrejas a partir de um zelo irrefletido:

Este grande rigor e severidade, na maioria das vezes, nasce da soberba, arrogância e falsa santidade; não de verdadeiro nem de autêntico zelo dela [...]. Os homens malignos que por desejo de polêmica, mais que por ódio que podem ter contra os vícios, se esforçam em atrair a si os simples, ou em dividi-los, estão inchados de altivez, transbordando de obstinação, astutos para caluniar, ardendo em sedições, e pretendendo usar de severidade para que todo mundo creia que eles possuem a verdade; abusam para conseguir seus cismas e divisões na igreja, enquanto que a Escritura nos manda ter moderação e prudência na correção das faltas dos irmãos com amor sincero e união de paz (Institutas, IV, 1,16).

Sua conclusão novamente é curta e clara: “E finalmente, tenham em conta que, quando se trata de discernir se uma igreja é de Deus ou não, o juízo de Deus deve ser preferido ao dos homens” (Institutas, IV, 1,16).

Calvino fazia uma distinção entre a igreja visível e a igreja invisível. A igreja invisível era composta de todos os crentes verdadeiros em todas as eras, inclusive os que já estavam no céu. A igreja visível, entretanto, não era perfeita, pois havia muitos hipócritas nela que, segundo Calvino, “de Cristo não tinham outra coisa senão o nome e a aparência” (IV, 1,7). Assim, Calvino concluía que: “Da mesma maneira que estamos obrigados a crer na igreja invisível para nós e conhecida somente de Deus, também se nos manda que honremos esta igreja visível e que nos mantenhamos em sua comunhão” (IV, 1,7).

Isso o ajudava a entender as imperfeições na igreja visível e a tolerá-las. Uma questão importante é que a “igreja” para Calvino e para os reformadores não era uma instituição definida em termos denominacionais, como se entende hoje, antes eles a definiram “em termos de ação de Deus no mundo e sacramento, e não em termos de estruturas ou de doutrina correta”. Assim, segundo Leith, este conceito de igreja permitiu que as comunidades reformadas reconhecessem os ministros, sacramentos e membros de outras igrejas. Nenhuma das principais comunidades cristãs tem sido mais ecumênica nesse sentido, ou mais aberta no reconhecimento de outros membros, sacramentos e ministérios cristãos.

Portanto, vemos em Calvino uma mistura de precisão doutrinária e tolerância, um zelo por pureza e expansão da igreja, que não foi comum encontrar em outros líderes religiosos da história.

Leandro Antonio de Lima
In: O futuro do calvinismo, Editora Cultura Cristã

30 comentários:

  1. algumas teorias de calvino eu não concordo,e assim eu não acredito nessa doutrina de" predestinação",acredito de que deus criou todo mundo para morar nos ceus,mas são as pessoas que escolhem se querem ou não.

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer, então, que a salvação de uma pessoa não depende de Deus, mas das pessoas? Que se alguém for salvo é porque foi mais sabido que aquele que não aceitou?

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Clovis esse seu argumento foi fraco!!!!
    Depende sim, só de mim ser salvo ou não.
    Isso esta bem claro na biblia. Salvação é uma questão de fé e obediência.
    Se tens algum argumento que com base na biblia, seja contrario ao que escrevi, me mostre!!!
    Alias, vc mesmo se contradiz:(Que se alguém for salvo é porque foi mais sabido que aquele que não aceitou?) Vc prega a predestinação mas na sua pergunta vc cita a palavra ACEITOU, ou seja, aceitar é uma questão de escolha, nao de predestinação.
    Espero sua resposta.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo de 10 de dezembro de 2010 13:19,

    Você disse "algumas teorias de calvino eu não concordo" e citou como exemplo "essa doutrina de predestinação".

    Mas fiquei curioso: com qual teoria de Calvino você concorda?

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. Deus é totalmente responsável pela salvação do homem, sem qualquer iniciativa dele nela, ou o homem é responsável por apresentar gratidão à Graça, também, e, inclusive, responsável por encontrar justificação racional e aceitável a um(uns) dogma(s) do cristianismo e ao próprio cristianismo?

    E, Anônimo, ao fazer a pergunta citando o vocábulo "aceitou", o Clóvis não fez uma alegação, de modo que tenha de evidenciá-la, ele fez apenas um questionamento baseado na tua alegação. Ou seja, ele alegou, em forma de pergunta, o que você alega. Portanto, ele não pode ser acusado de argumentação fraca. E se você o quiser acusar disso, estará, então, a si mesmo acusando de argumentação fraca.

    E indo à questão de fé e obediência, as pessoas, de fato, são salvas por fé e obediência, mas o que fundamenta estas fé e obediência, sendo que elas são atitudes conclusivas de todo um aparato (epistemo)lógico e/ou rgumentativo? E no caso de relacionamento com não-cristãos, supor, a eles, a veracidade, sozinhas, da fé e da obediência para a salvação, não seria tomar a conclusão como verdade sem fundamentação teórica e como premissa ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
  6. Anonimo de 10 de dezembro de 2010 15:51,

    "Clovis esse seu argumento foi fraco!!!!"

    É, não sou bom nisso, mas me esforço.

    "Depende sim, só de mim ser salvo ou não."

    Quer dizer então a glória pela salvação é devida a você e não a Deus. Pode chegar no céu e dizer "é Deus, o Senhor quis salvar todo mundo e não conseguiu salvar ninguém. Se dependesse de Ti e não de mim, o Senhor ficaria sozinho no céu".

    Continua...

    ResponderExcluir
  7. "Isso esta bem claro na biblia. Salvação é uma questão de fé e obediência."

    Mas de quem depende a fé e a obediência? Segundo a Escritura, a fé é um dom de Deus ao homem e não um presente do homem a Deus:

    "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" Ef 2:8

    Note duas coisas importantes. Não é apenas a fé que é um dom de Deus, mas a salvação como um todo. O pronome "isto" não se refere à fé, mas ao "sois salvos". E o motivo por que a salvação é dom de Deus é dado no verso seguinte: "para que ninguém se glorie" (v.9).

    Falemos agora da obediência. Ela tem origem em Deus ou no homem? Jesus mata a charada quando diz "sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:5). Paulo reconhece "Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus" (2Co 3:5). Isto é "para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós" (2Co 4:7). Como arremate, "porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Fp 2:13).

    Enfim, cremos porque Deus nos dá a fé, e obedecemos porque Ele nos dá o poder, num caso e no outro, a salvação "não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece" (Rm 9:16).

    Continua...

    ResponderExcluir
  8. "Se tens algum argumento que com base na biblia, seja contrario ao que escrevi, me mostre!!!"

    Acho que já mostrei, veja acima. Agora é sua vez. Mostre-me na Bíblia que existe livre-arbítrio? Algo tão importante seria mencionado por algum profetam, apóstolo ou mesmo por Jesus, né?

    E já que estamos falando de "mostrar na Bíblia", me mostre nela a expressão "aceitar a Jesus". Eu ainda não encontrei, mas quem sabe é porque procuro ver apenas o que está lá e não o que está na minha mente.

    "Espero sua resposta"

    E a dei. Uma resposta rápida, não muito profunda, pois como você disse, meus argumentos são fracos. Mas a Bíblia é invencível. Posso então lhe dizer "espero sua resposta"?

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. "Deus é totalmente responsável pela salvação do homem, sem qualquer iniciativa dele nela, ou o homem é responsável por apresentar gratidão à Graça, também, e, inclusive, responsável por encontrar justificação racional e aceitável a um(uns) dogma(s) do cristianismo e ao próprio cristianismo?"

    Eu tinha perguntado isso a ti, Clóvis, mas vejo que você já a respondeu. Ou, se não respondeu, captei sozinho, rs.

    Mas, me responde aí: se Deus predestina uns à salvação, a outros predestina ao Inferno ou não?

    Abraço, Clóvis.

    ResponderExcluir
  10. Por implicação lógica, sim. A eleição de uns, implica reprovação de outros. Mas faço uma consideração: a eleição e a reprovação não são simétricas, pois tem bases diferentes. A eleição baseia-se na graça de Deus, a reprovação nas más obras dos homens, mas tanto uma como a outra estão de acordo com a vontade divina.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  11. A questão de Deus presdestinar uns e condenar a outros é uma questão de como se observa a situação.
    Veja bem,
    Todos estavam indo para o inferno, e isso é justo, pois todos pecaram. Dentre todos esses que se condenaram, pois pecaram, Deus escolheu soberanamente uns para a salvação. Isso implica que condenou os outros? De maneira nenhuma, eles ja estavam condenados, por isso Deus não precisaria condená-los mais uma vez.

    ResponderExcluir
  12. "Por implicação lógica, sim. A eleição de uns, implica reprovação de outros. Mas faço uma consideração: a eleição e a reprovação não são simétricas, pois tem bases diferentes. A eleição baseia-se na graça de Deus, a reprovação nas más obras dos homens, mas tanto uma como a outra estão de acordo com a vontade divina".

    A graça de Deus está/não está disponível aos reprovados?

    Más obras dos homens? -> 1) Más obras porque eles escolhem fazer as más obras?; 2) más obras porque Deus assim destinou que fizessem?

    Vontade divina? Ok. Essa vontade é baseada em quê?

    Abraço, Clóvis.

    ResponderExcluir
  13. Como fica Jo. 3:16! ..."amou o MUNDO para TODO aquele que NELE cre ... tenha a VIDA ETERNA"!

    ResponderExcluir
  14. Clovis,em Rm 10:9 diz: "Se, com tua boca, confessares Jesus como senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressusitou dentre os mortos, serás salvo."
    Neste verso vimos que o termo aceitar esta bem claro, mas obvil, de outra forma. Logo se confesso que Jesus é meu senhor, ACEITO a minha posição de Seu servo. Alias, apesar de vc não aceitar este termo tenho a certeza de que vc ja o usou em alguma pregação ou diretamente a alguma pessoa. Me reeprenda se estiver errado.

    Continua...

    ResponderExcluir
  15. Continuando: Rm 9:17 diz: "Porque a escritura diz a Faraó: Para isso mesmo te levantei, para mostrar em ti meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra."
    Quando vc cita o verso 16, vejo o que vc quer que eu veja, mas se lermos todo texto, veremos que o contexto é bem diferente. Vemos ai que o texto trata da história referente ao Faraó quando teve seu coração endurecido por Deus para impedir que o povo de Israel saisse do Egito. Logo vimos que o proposito de Deus era mostrar seu poder para que fosse proclamado por toda a terra. Logo não podemos aplicar isso aos dias de hoje. Vc ja pensou, vc sendo um homem justo, honesto, um homem reto conforme Deus, e la no final Ele te disser: Vc não sera salvo.
    É claro que se Deus quiser fazer isso ele vai fazer, e eu nao vou discutir, mas eu tenho a certeza de que ele não vai fazer isso, porque ELE é justo e bom, e ELE tem misericórdia e se compadesse daqueles que o buscam de coração.
    Agora ja aqueles que conhecem a historia (Biblia) mas ainda assim preferem acreditar que o homem veio do macaco, sera que esse serão salvos??? Clovis gostaria que vc me respondece esta pergunta. Só lembrando que naquela época Deus precisava mecher os "pauzinhos" para que a biblia fosse escrita.
    Só mais uma pergunta: Se Deus ja tem seus escolhidos, Satanas ta fazendo tiatrinho???

    ResponderExcluir
  16. Continuando, Clovis, em Fp 2:13, vc novamente cita um parte do texto deixando todo contexto de lado. Mas seguindo seu raciocinio somente em cima do texto que vc citou, eu posso concluir que se um homem estupra uma criança, isso acontece segundo a boa vontade de Deus,é isso mesmo???
    Agora se lermos Fp 2:12-18, ai veremos que o contexto diz que devemos ser obedienes e temerosos a Deus, ai sim, ele vai atuar em nossas vidas.

    Continua...

    ResponderExcluir
  17. Continuando: Clovis novamente vc deixou o contexto de lado nas citações de 2Co4:7 e 2Co3:5.
    Em 2Co 4:7, Paulo esta explicando que o poder dele não vem dele, mas sim de Deus, e isso é indiscutivel.
    Em Co 3:5, Paulo só esta explicando que Deus concedeu-lhe o Espirito Santo para falar por ele. No verso 6 deixa bem claro isso "Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros...
    Repito, naquela época Deus fez milagres para que fossem escritos na biblia.
    Até aqui vc não me convenceu.

    Continua...

    ResponderExcluir
  18. Continuando; Em Jo 15:5 novamente o contexto esta de lado.
    Vc novamente cita uma pequena parte do texto:"Porque sem mim nada podeis fazer".
    Bom, então em cima do seu texto eu posso concluir que sem Jesus eu não posso matar, mas com Jesus eu posso, é isso mesmo???
    No verso 6 logo abaixo esta escrito " Se alguem não permanecer em mim, sera lançado fora...".
    Neste verso vimos uma condicionalidade, se permaneço NELE sou salvo se não sou lançado fora.
    Chego a conclusão que depende de mim permanecer NELE ou não. Mas sei que se desejar de coração permanecer NELE, ai sim Jesus vai agir na minha vida.
    Mais abaixo em Jo 15:10 da a condição para permanecer NELE:"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como tbm eu tenho guardado os mandamentos de meu pai e no seu amor permaneço."
    Lembrando: Deus, hoje, age na vida daquele que o busca, logo não é uma questão de predestinação, mas sim de vontade propria(livre-arbitrio) em buscar a Deus.

    Pra finalizar, vou comentar sua citação de Ef 2:8.
    Tudo aquilo que tem de bom dentro mim é dom de Deus, mas aquilo que tem de ruim é consequencia do pecado.
    Agora sou salvo pela graça, correto. Mas existe uma condicionalidade, que só atraves dela eu vou ser salvo, a FÉ.
    Tendo fé eu creio em tudo que esta na biblia, e obedeço por amor a lei de Deus.

    Todos foram predestinados para a salvação, mas Deus deixo para que o ser humano escolha entre servir a ELE ou a servir o mundo, isso é livre-arbitrio.

    Paz de Deus a todos.

    ResponderExcluir
  19. CLOVIS O DEUS QUE VC SERVE ELE NÃO E UM DEUS MAL,ELE E AMOROSO QUE SALVAR TODOS,A ESCOLHA DEPENDE DE MIM,EU ACHO ISSO DE PREDESTINAÇÃO UMA HERESIA.

    ResponderExcluir
  20. Deus é Bom.
    O Homem é Mau.

    O Homem, que é Mau, não é capaz de escolher a Deus, que é Bom.

    E Deus, que é Bom, por misericórdia, escolhe o Homem que é Mau.

    Se Deus limitasse sua soberania para entregar ao Homem a liberdade de escolha, então não haveriam salvos. Nenhum sequer.

    Portanto, ou você Crê que Deus eleje os Seus para a salvação, ou então você Crê que todos irão para o inferno.

    Existe a terceira opção... crer que o Homem é bom o suficiente para escolher Deus. Mas isso é totalmente anti-bíblico. Duas passagens apenas: Romanos 3 e Isaías 64.

    Anti-Bíblico = Heresia. Portanto, não é a Predestinação que é Heresia, mas sim o contrário.

    Raphael Amin

    ResponderExcluir
  21. Anônimo de 13/12:

    "Neste verso vimos que o termo aceitar esta bem claro, mas obvil, de outra forma."

    Aceitar é uma coisa, confessar é outra. Pode haver alguma associação entre os conceitos, mas não de equivalência. Se fosse para comparar, aceitar está mais próximo de crer, pois tanto a aceitação como o exercer fé precedem a declaração expressa numa confissão.

    Mesmo assim, crer e aceitar são coisa diferentes. Crer é depositar confiança em alguém ou alguma coisa, aceitar é receber ativamente alguém ou alguma coisa. De qualquer forma, não é essencialmente errado dizer "aceitar a Jesus", o erro consiste em pensar que o homem tem capacidade inerente para tal.

    "Alias, apesar de vc não aceitar este termo tenho a certeza de que vc ja o usou em alguma pregação ou diretamente a alguma pessoa. Me reeprenda se estiver errado."

    Mesmo que eu tenha usado ou venha usar essa expressão, isto não a torna bíblica. E como disse, não há nada de errado com a expressão em si, como não há nada de errado com a expressão livre-arbítrio, o erro está na conotação que se dá a eles.

    E por falar em livre-arbítrio, você não me mostrou ele na Bíblia...

    Clóvis

    ResponderExcluir
  22. você reconhece, então, que Deus pode endurecer o coração de alguém, para demonstrar o seu poder? E por que então não o faria para demonstrar a sua justiça?

    "Logo não podemos aplicar isso aos dias de hoje"

    E por que não? Tem alguma base bíblica para demonstrar que Deus não tem interesse em demonstrar seu poder no dia de hoje em toda a terra? Deus mudou?

    "Vc ja pensou, vc sendo um homem justo, honesto, um homem reto conforme Deus, e la no final Ele te disser: Vc não sera salvo."

    Se Deus fizer isso, o universo baterá palmas e proclamará a justiça de Deus! Pois qualquer pessoa que pretender ser salvo com base em jsutiça própria, retidão pessoal e honestidade não merece nada menos que ser socado no inferno.

    Aliás, no inferno não haverá um só homem que não tenha se achado justo, honesto e bom. Por outro lado, no céu não haverá nenhum homem que tenha se considerado merecedor de ir para lá por causa de justiça própria e bondade inerente. Todos no céu estarão maravilhados de como, apesar de todos os seus pecados, foram salvos. E por isso glorificarão ao Senhor que os salvou sem nenhum mérito.

    Alerta: se você pretende escapar do inferno pela própria justiça, retidão e honestidade só vai conseguir ser lançado com mais força para o lago de fogo e enxifre.

    "Agora ja aqueles que conhecem a historia (Biblia) mas ainda assim preferem acreditar que o homem veio do macaco, sera que esse serão salvos???"

    Primeiro, os evolucionistas não acreditam que o homem descendeu do macado. Isto é coisa de criacionista mal informado ou mal intencionado. O evolucionismo ensina, de maneira errada e contrária à Bíblia, que tanto o homem como o macaco tem um ancestral comum.

    Segundo, creio ninguém será salvo sem crer em Jesus Cristo como seu único Salvador e confiar unicamente nEle para Sua justificação. Além disso, não posso julgar a ninguém quanto ao seu destino eterno, embora a Escritura me permita dizer que aqueles que conhecem as obras de Deus mas não o glorificam como Deus, são inesculpáveis diante dEle.

    "Só mais uma pergunta: Se Deus ja tem seus escolhidos, Satanas ta fazendo tiatrinho???"

    Satanás está em luta ferrenha contra Deus, o Seu Cristo e seus escolhidos. É o que a Bíblia diz. Se você acha que a eleição faz dele um ator, pouco se me dá. E você faria melhor se ao invés de objetar a eleição você reconhecesse os direitos do oleiro.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  23. Se antes de concluir assim, você reparasse que Deus opera "em vós", quer dizer nos crentes, que essa operação é "segundo a sua boa vontade" e que é "para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta", não diria tolices como essas.

    "Agora se lermos Fp 2:12-18, ai veremos que o contexto diz que devemos ser obedienes e temerosos a Deus, ai sim, ele vai atuar em nossas vidas".

    Mais uma vez, se você ler corretamente a passagem, vai ver que o crente tem o dever de ser obediente, mas que sozinho não tem capacidade para isso, mas Deus lhes dá tanto o desejo de obedecer como a capacidade para tal. Logo, a glória é toda de Deus!

    Clóvis

    ResponderExcluir
  24. Vc novamente cita uma pequena parte do texto:"Porque sem mim nada podeis fazer". Bom, então em cima do seu texto eu posso concluir que sem Jesus eu não posso matar, mas com Jesus eu posso, é isso mesmo???"

    Desconsiderando o que a Bíblia ensina, você pode concluir o que bem (ou mal) entender. Mas ficar com o que a Bíblia diz, você entenderá que Jesus está falando de dar frutos aceitáveis a Deus. Logo, objetar com "sem Jesus não posso matar?" é leviandade.

    Por outro lado, se crermos no que a Bíblia diz, de que nEle nos movemos e respiramos, sem a sustentação você não poderia sequer puxar um gatilho. Mas isso é outra questão.

    O que importa aqui é que você tem livre-arbítrio para pecar. E deixado por conta do livre-arbítrio, o homem só faz pecar. Então, se quiser pecar, não "precisará" de Jesus para isso. Mas se quiser fazer alguma coisa aceitável diante de Deus, terá que aceitar as palavras de Jesus: "sem mim, nada podereis fazer".

    Clóvis

    ResponderExcluir
  25. clovis ate guando tu vai ficar nessa historia de predestinação,abra os olhos jesus veio salvar todos.

    ResponderExcluir
  26. Anonimo,

    você disse "abra os olhos jesus veio salvar todos".

    Responda-me: Se Jesus veio salvar a todos, mas sabemos que muitos irão ao inferno, te pergunto: Jesus falhou?

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  27. Neto, não sou o anonimo que fez essa obs, mas vou responder por ele.
    Jesus, veio para dar chance de salvaçao a todos, mas muitos escolhem continuar na vida de pecados.
    Pense nisso; Jesus espera de braços abertos os sinceros de coração para se arrependerem de seus pecados e viverem e conformidade com Sua boa vontade.
    Dizer que o homem é incapaz de buscar a Deus sem a ajuda DELE, é dizer que Deus fez um ser com defeito, e isso é muito grave, pois ELE fez todas as coisas perfeitas.

    ResponderExcluir
  28. Anonimo,

    Por isso é ruim não colocarem seus nomes. E eu lá vou saber quem é quem sem nomes?

    Responda-me: Diante desta declaração, você ainda pode dizer que o homem é capaz de buscar a Deus por sí só?

    "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
    Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
    Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só."


    Algo está errado: Ou a Biblia está errada, ou muitos dentro da cristandade não sabem o que significa "buscar a Deus". Eu creio que a segunda opção é a correta.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo do Neto,

    "Jesus, veio para dar chance de salvaçao a todos, mas muitos escolhem continuar na vida de pecados"

    Em nenhum lugar a Escritura afirma que Jesus veio "dar chance" de salvação a alguém. Jesus veio para salvar, e não para tornar a salvação possível. Veja alguns versos a respeito:

    "O SENHOR veio salvar-me [não dar-me chance de salvar-me]" Is 38:20

    "Porque o Filho do homem veio salvar [não dar chance de salvação] o que se tinha perdido" Mt 18:11

    "Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar [e não para dar chance] os pecadores" 1Tm 1:15

    "Dizer que o homem é incapaz de buscar a Deus sem a ajuda DELE"

    Pois a Bíblia o faz. Veja:

    "Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal." Jr 13:23

    "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer" Jo 6:44

    "Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido." Jo 6:65

    "é dizer que Deus fez um ser com defeito, e isso é muito grave, pois ELE fez todas as coisas perfeitas"

    Não, é afirmar que Deus fez o homem bom e reto, mas que ele pecou e arruinou-se a si mesmo:

    "Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias". Ec 7:29

    Agora, o homem está morto e escravizado pelo pecado, incapaz de ir a Cristo se não for vivificado e libertado por Deus:

    "eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor" 2Pe 2:19

    "Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus" Rm 8:21

    "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados" Ef 2:1

    "E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas" Cl 2:19

    Deixe de lado os seus achismos e os ensinamentos de homens com os quais tem sido enganado e fique com o que a Bíblia diz.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  30. Clovis, sou Anonimo de 10 de dezembro de 2010 15:51.
    Li todas as sua respostas, mas ainda não me convenceu, mas vamos continuar debatendo, ok?
    Nos dois sabemos que a biblia não pode se contradizer, correto?
    Então vou citar alguns versos que vão cotra a sua doutrina, e gostaria que vc comentasse a respeito. Em Ez 18:32, diz: "Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus, Portanto convertei-vos e vivei."
    Esse verso ja é mais do que sulficiente para refultar a predestinação, pois se Deus não tem prazer na morte de ninguem, como pode ELE condenar a morte alguem que nem nasceu? Mas Deus da uma ordem; "Portanto convertei-vos e vivei.", Mas Clovis nos sabemos que nem todos vão obecer esta ordem, sabe por que? Agem conforme a sua vontade, e não a de Deus.
    Em II Ped 3:9 diz: ". . . não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento."
    Aqui a biblia deixa bem claro que Deus deseja que todos se salvem, e não meia duzia.
    Em Ap 22:17 ". . . quem quiser receba de graça a água da vida."
    Mais claro que isso, impossível. Este verso deixa bem claro que depende de cada um( quem quiser), querer a vida ou a morte.
    Em 1 Tim 2:4 diz: "O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade."
    Neste verso vimos que Deus deseja que todos se salvem, então como alguem pode afirmar que Deus predestina uns para morte e outros para a vida?
    Veja bem "O qual deseja", ou seja um desejo, e não um decreto que todos se salvem.
    Novamente repito; a biblia não se contradiz ( Deus nao se contradiz).
    Pra finalizar Mat 15:13 diz: Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.
    Clovis, devemos tomar cuidado com o que plantamos aqui na terra. Leia tbm o verso 14.

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.