A certeza da salvação

Se você recentemente teve a experiência de receber Cristo, você pode ter experimentado momentos em que duvidou da realidade dessa experiência; isto é, você pode ter questionado se foi de fato salvo. Sem a verdadeira certeza da salvação como sólido fundamento, é difícil a um novo cristão crescer e experimentar as coisas profundas da vida cristã. Contudo, a Bíblia diz que é possível saber com certeza absoluta que você é salvo. Como? Veja o que diz 1Jo 5:13:

Estas coisas vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, a vós que credes no nome do Filho de Deus.

Não é "para que penseis", não é "para que tenhais esperança", mas "para que saibais". Não precisamos esperar até morrer para descobrir isso; essa certeza é para desfrutarmos hoje. Como podemos ter certeza da salvação? Há três maneiras:

Deus afirma

A primeira maneira de termos certeza da salvação é a Palavra de Deus. Enquanto a palavra do homem pode não ser confiável, a Palavra de Deus permanece segura e firme. É impossível que Deus minta (Hb 6:18; Nm 23:19). Tudo o que Deus diz permanece firme para sempre (Sl 119:89).

O que Deus disse não é para conjecturar. Sua Palavra não é vaga nem intangível. Ela vem até nós hoje de forma escrita, a Bíblia. 

A Bíblia é a própria Palavra de Deus, inspirada por Ele (2Tm 3:16). Podemos tomar essa Palavra, crer nessa Palavra e confiar nela. 

Que diz Deus, então, sobre a salvação? Ele diz que o caminho da salvação é uma pessoa: Jesus Cristo (Jo 3:16; 14:6; At 10:43; 16:31). Ele diz que todo aquele que crer em Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos e confessar com sua boca que Jesus é o Senhor será salvo. Ele diz que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Rm 10:9-13).

Você fez isso? Você creu em Jesus Cristo e confessou abertamente que Ele é seu Senhor? Você invocou o nome dEle? Se o fez, você é verdadeiramente salvo. Deus diz assim e isso basta.

O Espírito Santo testifica

Não apenas temos exteriormente a Palavra de Deus nos dizendo que somos salvos, mas também temos uma testemunha interior, nos dizendo a mesma coisa. O que a Bíblia nos fala exteriormente, o Espírito confirma interiormente. Primeira de Jo 5:10 diz: "Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si mesmo, o testemunho".

Às vezes, depois de termos recebido Cristo, podemos não nos sentir salvos. Contudo, se conferirmos profundamente em nós, com o nosso espírito, encontraremos uma espeçie de testemunha interior; uma certeza de que somos filhos de Deus. "O próprio Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus" (Rm 8:6). Se você duvida que tem essa testemunha interior, tente essa experiência simples: tente declarar com ousadia: "Eu não sou filho de Deus!". Você verá que é muito difícil até mesmo sussurrar essa mentira. Por que? Porque o Espírito Santo em você testifica: "Você é um filho de Deus!".

Nosso amor pelos irmãos é uma prova

A terceira maneira de se ter certeza é pelo nosso amor pelos irmãos e irmãs em Cristo. Primeira de Jo 3:14 diz: "Nós sabemos que já passamos da morte para vida, porque amamos os irmãos". Uma pessoa salva, sem dúvida, sente um tipo de amor pelos que também são salvos. Você sente um desejo de comunhão, de desfrutar Cristo com os outros. Isso é o resultado espontâneo de ser salvo, um dos sinais mais claros de que uma pessoa é salva. Esse amor transcende o "amor" egoísta e barato de hoje em dia. É um amor imparcial - que ama os que são parecidos conosco e os que são diferentes de nós. Essa é a verdadeira unidade e harmonia que o mundo anela. Contudo, ela é nossa quando recebemos Cristo. "Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!" (Sl 133:1). Esse é o testemunho de uma pessoa salva.

Por meio dessas três testemunhas (a Palavra de Deus, o testificar interior do Espírito Santo e nosso amor pelos irmãos) podemos saber e ter certeza de que somos realmente salvos.

Watchman Nee & Witness Lee
In: Elementos básicos da vida cristã.

8 comentários:

  1. Essa palavra nos abre os olhos!^^ Quantos pensam que certeza de salvação tem que vir de alguma emoção.
    Basta o Espírito Santo de Deus testificar em nosso espírito que somos filhos de Deus, e ninguém mais pode nos tirar esta certeza.

    Obrigado pelo conteúdo de qualidade de seu blog! Fiz uma pequena homenagem, seu blog está na minha lista de homenageados!^^
    Visite http://cliqueboaleitura.blogspot.com/ ,meus sinceros parabéns!
    Genilda Silva

    ResponderExcluir
  2. Amado Clóvis,

    Será que os autores não esqueceram de uma das principais forma de você se assegurar da sua salvação: verificar os frutos?

    "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." João 15:5

    "E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar." Lucas 13:9

    Se bem que o "amor aos irmãos" é UM desses frutos...

    ResponderExcluir
  3. Ola Clovis,

    Muito legal o blog, gostei bastante do blog e da proposta muito legal mesmo! Parabéns pelo trabalho...

    se tiver um tempo depois da uma passada la:
    www.ordemdesalvacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor!
    Li sua entrevista em Mulheres Sábias Blog da Rô ,e fui motivada a visitar o seu blog,Fui muito abençoada por esta mensagem que o Senhor continue derramando sobre ti e tua família toda sorte de benção.Falando em Amizade agora esta te seguindo fique na Paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  5. Irmãos,

    Por motivo de trabalho e viagem, comm acesso restrito, não estou mantendo em dias as coisas por aqui.

    Se Deus quiser, semana que vem tiro o atraso.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  6. Por falar em viagem...

    Brasília ainda está nos planos? rs

    ResponderExcluir
  7. Neto,

    Acho que os frutos verdadeiro é o amor. Paulo disse que mesmo entregar o corpo para ser queimado, sem amor é vão.

    O problema que eu vejo, aí, é a questão da salvação pelas obras. Alguém pode pensar que é salvo porque realiza obras. Neste caso, penso que as palavras de Jesus remetem para o outro ponto: o testemunho do Espírito.

    Mas entendi o que você falou. Alguém pode amar o irmão "platonicamente" ou apenas de palavras. Mas aí, já não é amor...

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  8. Neto,

    Tive que adiar. Mas minha esposa está insistindo em irmos até Minas numa eventual férias, se for o caso, subimos um pouco mais.

    Mas aí, a Pizza é por conta dos candangos.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.