Todos os primogênitos de todos os animais tinham de ser do Senhor; mas, visto que o jumento era um animal imundo, não poderia ser apresentado como sacrifício – “O jumento, porém, que abrir a madre, resgatá-lo-ás com cordeiro; mas, se o não resgatares, será decapitado. Remirás todos os primogênitos de teus filhos. Ninguém aparecerá diante de mim de mãos vazias” (Êx 34.20). Então, o que devia ser feito? Ele ( o jumento) deveria ficar livre da lei universal? De maneira nenhuma. Deus não permite exceções às regras.
O jumento devia ser do Senhor, mas Ele não o aceitaria. Não havia outra maneira de escape, exceto a redenção – a criatura deveria ser salva mediante a substituição de um cordeiro em seu lugar. Se não fosse redimido, o jumentinho tinha de ser morto.
Minha alma, eis uma lição para ti. Aquele animal impuro é semelhante a ti. Tu és propriedade do Senhor, que te criou e te preserva. Mas tu és tão pecaminosa, que o Senhor não pode te aceitar, nem te aceitará. O Cordeiro de Deus tem de ser colocado em teu lugar, pois, do contrário, tu perecerás eternamente.
Que todo mundo conheça a tua gratidão para com aquele Cordeiro imaculado, que derramou seu sangue por ti e te livrou da maldição fatal da Lei. Às vezes, o israelita poderia ter perguntado quem deveria morrer, o cordeiro ou o jumento? Será que o bom israelita não avaliará e consideraria tais coisas? Certamente não existe comparação entre o valor da alma de um homem e a vida do Senhor Jesus. Apesar disso, o Cordeiro morreu, e o homem foi poupado. Ó minha alma, admira o ilimitado amor de Deus por ti e pelos outros membros da raça humana. Vermes foram comprados com o sangue do Filho do Altíssimo! Pó e cinzas foram redimidos com um preço mais elevado do que prata e ouro! A condenação teria sido a minha porção, se a redenção não houvesse sido encontrada. Infinitamente magnífico é o glorioso Cordeiro que nos redimiu da morte.
Charles Spurgeon
Obrigado Clóvis!
ResponderExcluirO Spurgeon era tão cristocentrico que me envergonho. Lí essa parte do jumento no AT esses dias e não pensei como Spurgeon pensou.
Vergonha, vergonha, vergonha!
O jumento sou eu!
Um abraço, Deus abençoe.
Neto,
ResponderExcluirNós dois, então, podemos formar uma canga...
Em Cristo,
Clóvis
Será que foi por isso que Luiz Gonzaga disse que o jumento é nosso irmão?
ResponderExcluirMeu Deus, a graça de Deus é linda mesmo acho que não entregaria nem um jumento por mim,imagene um codeiro, O cordeiro
ResponderExcluirAplicar o adjetivo "sensacional" para Spurgeon chega a ser um pleonasmo...
ResponderExcluirParabéns pelo blog, amigo Clóvis.
Que a paz de Deus esteja com vocês
YouTube,
ResponderExcluirTem razão, um jegue seria muito para nós! Mas Deus deu Seu Filho! Isto é raça!
Clóvis
Lupe,
ResponderExcluirSoli Deo Gloria. Sim, Spurgeon é pleonasticamente sensacional!
Em Cristo,
Clóvis
Josélio,
ResponderExcluirNão conheço essa música de Luiz Gonzaga. Mas não acho que o rei do baião tivesse motivação religiosa em sua "irmandade jeguiana", rs
Em Cristo,
Clóvis
Não fique triste quando te chamarem de jumento!
ResponderExcluir