A Bíblia não é um livro completamente aberto

image Expor as Escrituras é esclarecer o texto inspirado. Assim, ele precisa estar parcialmente fechado se for para ser esclarecido. E eu penso que imediatamente vejo seus “pêlos protestantes” eriçados com indignação. O que você quer dizer? Por acaso é que as Escrituras estão parcialmente fechadas? As Escrituras não são um livro completamente aberto? Você não acredita no que os reformadores do século XVI ensinaram a respeito da clareza das Escrituras, que elas são transparentes? Não pode até mesmo o simples e o inculto ler a Bíblia por si mesmo? Não é o Espírito Santo o nosso mestre dado por Deus? E, com a Palavra de Deus e o Espírito de Deus, não devemos dizer que não precisamos do magistério eclesiástico para nos instruir?

Eu posso responder com um ressonante sim a todas essas questões, mas o que você diz de maneira correta precisa ser classificado. A insistência dos reformadores na clareza das Escrituras se referia à sua mensagem central — seu evangelho de salvação pela fé em Jesus Cristo somente. Isso é claro como o dia nas Escrituras. Mas os reformadores não sustentavam que tudo nas Escrituras estava claro. Como eles poderiamfazer isso, quando Pedro disse que existiam algumas coisas nas cartas de Paulo que nem ele conseguia entender (2Pe 3.16)? Se um apóstolo nem sempre entendia outro apóstolo, dificilmente seríamos modestos se disséssemos que nós entendemos.

A verdade é que precisamos uns dos outros na interpretação das Escrituras. A igreja é corretamente chamada de comunidade hermenêutica, uma comunhão de crentes em que a Palavra de Deus é exposta e interpretada. De modo particular, precisamos de pastores e professores para expô-la, para esclarecê-la de modo que a possamos entender. É por isso que o Jesus Cristo que ascendeu, de acordo com Efésios 4.11, ainda está dando pastores e mestres à sua igreja.

John Stott
In: A arte e o ofício da pregação

The Bible is not a completely open book

Expound the Scriptures is to clarify the inspired text. So he must be partially closed if it is to be clarified. And I think once I see their "fur protesters' bristling with indignation. What do you mean? By chance is that the Scriptures are partly closed? The Scriptures are not a completely open book? You can not believe that the reformers of the sixteenth century taught about the clarity of Scripture that they are transparent? Can not even the simple and uneducated to read the Bible for yourself? Not the Holy Spirit our teacher given by God? And with God's Word and the Spirit of God, we should not say that we do not need the magisterium to instruct us?

I can answer with a resounding yes to all these questions, but what you say needs to be correctly classified. The reformers' insistence on clarity of Scripture was referring to his central message - his gospel of salvation through faith in Jesus Christ alone. This is clear as day in the Scriptures. But the reformers did not maintain that everything in Scripture was clear. As they poderiamfazer So when Peter said that there were some things in Paul's letters that he could not understand (2 Pet 3:16)? If an apostle did not always understand the other apostles, hardly would be modest if we said that we understand.

The truth is that we need each other in the interpretation of Scripture. The church is properly called a hermeneutical community, a fellowship of believers in the Word of God is displayed and interpreted. In particular, we need pastors and teachers to expose her to clarify it so that we can understand. That is why Jesus Christ is risen, according to Ephesians 4:11, is still giving pastors and teachers to his church.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa mensagem de encorajamento.Realmente precisamos de muita reflexão e estudo da Bíblia,em vários aspectos das nossas vidas.O mundo está crescendo,e em muitos lugares,ainda sem lei.Em serviços como o Twitter,é necessário um trabalho de estímulo à reflexão e evangelização.Para isso,escrevo um blog Ü Parabéns,o Cico solas até o momento têm me parecido um trabalho muito sério e comprometido.A Paz De Cristo!
    http://socialfromthestart.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Yuri,

    Obrigado por suas palavras, o Cinco Solas é sério e comprometido com a Palavra de Deus, apesar das limitações e falhas de seu editor.

    Soli Deo Gloria.

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.