Importa nascer de novo

Quando Jesus disse a Nicodemos que "se" alguém não nascesse de novo, ele estava afirmando aquilo a que chamamos de condição necessária. Uma condição neces­sária é um requisito absoluto para que um resultado dese­jado qualquer tenha lugar. Por exemplo, não pode haver fogo sem a presença do oxigênio, pois o oxigênio é uma condição necessária para que haja combustão.

No jargão do cristianismo evangélico, as pessoas falam em "crentes nascidos de novo". Tecnicamente fa­lando, essa frase é uma redundância. Se uma pessoa não nasceu de novo, se ela não foi regenerada, então tal pes­soa não é crente. Tal pessoa pode ser um membro de uma igreja local evangélica. Pode professar-se um crente. Mas a menos que uma pessoa seja regenerada, ela não está em Cristo, e nem Cristo está nela.

A palavra "se" faz da regeneração um sine qua non da salvação. Não havendo regeneração, não haverá vida eterna. Sem a regeneração uma pessoa não pode nem ver o reino de Deus e nem entrar no reino de Deus.

R. C Sproul

5 comentários:

  1. Estive tão morto quanto Lázaro até meus 53 anos de idade, quando dizia e fazia-me ateu. Jamais teria eu condições de mover-me até Deus, pois pela experiência que, supostamente, eu tinha sem Sua presença em minha vida, calava-me a voz em glorificá-lo e, pelo contrário, eu O odiava. Odiava-O de fato. Como então poderia eu volver-me para seus braços, ouvir Sua voz e amá-Lo com todo o meu insignificante e mísero ser, se não pela sua misericórdia em fazer-me um dos seus eleitos, através do Seu Santo Espírito, cujas atribuições, como Deus que é, conscientizar-me dos meus pecados e da impossibilidade de auto-salvação, dando-me compreensão da Sua Palavra e revelação em Jesus Cristo, homem/Deus, Seu Filho Amado? Afinal, o que significa Jesus em minha vida? Qual a importância do Seu Sangue derramado naquela cruz para minha salvação? E salvar-me de que e de Quem? Compreendi, em plena madrugada, que devo minha vida a Jesus, porque só Ele, em todos os momentos, poderia, como homem, cumprir em obediência a vontade do Pai. Imaginem! HUMANAMENTE falando, é impossível ao homem nunca pecar, seja por pensamentos, palavras ou atitudes, porém Este Jesus maravilhoso, não contrariando seus desejos, de forma amorosa e consciente do Seu ministério aqui na terra, como homem, nascido de mulher e debaixo da Lei, NUNCA PECOU, por mim e por você. Imagine que, como homem, nem os Seus menores pensamentos confrontaram os desejos do Seu Deus e Pai, mesmo que, em determinado momento, O Pai O abandonasse, em santa IRA, por "Seus" imundos e incontáveis pecados, pecados de toda história da humanidade, passada, presente e futura, dos seus eleitos e predestinados pecadores ateus da vida. Recebeu meus inúmeros pecados justificando-me perante Deus pela Sua obediência. E a Este Jesus/Homem, que devo minha vida. É a Este Jesus/Deus, glorificado e assentado à direita do Pai, que devo a minha reconciliação com o meu Criador pela Sua Santa Palavra, a saber: JESUS CRISTO, O NAZARENO, O DEUS FILHO, DA TRINDADE DO DEUS PAI E DEUS ESPÍRITO SANTO, a quem devo toda honra e glória para todo o sempre. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Anselmo,

    é muito confortante e consolador ler o seu testemunho/pregação.

    Quem pode dizer, sendo um regenerado, que não era um ateu? rs

    Um abraço, Deus abençoe!

    PS: aguarde um momento, que em breve o dono da casa aqui vem lhe dar um abraço! rs

    ResponderExcluir
  3. Anselmo,

    Como o Neto profetizou, cá estou para lhe dar um abraço de boas vindas. Seu testemuno não é extraordinário, posto que tem sido a experiência de tantos. E é extraordinário, porque só Deus pode nos tirar da morte espiritual e nos levar à vida em Seu Filho Jesus.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  4. Meu querido irmão em Cristo, Neto. Sabe irmão, sem o conhecer pessoalmente, senti um grande afeto por você. Suas palavras são leais e dignas de um crente em Jesus. Poucas, porém fieis. Te amo em Cristo Jesus. Abraço Fraterno.

    Sabe, irmão Clóvis, o seu raciocínio também é o meu. Foi por isso que dei um só testemunho da minha regeneração. Naquele momento eu deixei transparecer que o acontecido tinha sido mérito meu. Pensamento de criança espiritual. Graças a Deus encontrei sites e blogs calvinistas que abriram-me os olhos para as verdades apostólicas. "Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões em Cristo".
    Obrigado pela recepção, e que Deus continue te capacitando ainda mais, em sabedoria e discernimento, a fim de explanar com fidelidade a Palavra de Deus, em Jesus Cristo. Amém!

    ResponderExcluir
  5. Que o Senhor possa usá-lo para Sua glória, Anselmo.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.