Perda de apetite

image “O maior inimigo da fome de Deus não é o veneno e, sim, a torta de maçã. Não é o banquete dos ímpios que embota o nosso apetite pelo céu, é o incessante beliscar à mesa do mundo. Não é o vídeo obsceno, mas o gotejar de trivialidades no horário nobre que bebericamos todas as noites. Apesar de todo o mal que Satanás tem potencial para nos fazer, quando Deus descreve as coisas que poderão nos privar do banquete do seu amor, descobrimos que a lista contém um terreno, uma junta de bois e uma esposa (Lc 14.18-20). Os maiores adversários do nosso amor por Deus não são os inimigos dele – são suas dádivas a nós. E os desejos mais letais não são os apetites pelo veneno do mal, mas pelos simples prazeres terrenos. Pois quando substituem o apetite pelo próprio Deus, a idolatria é difícil de ser reconhecida e quase incurável".

John Piper

Loss of appetite

"The greatest enemy of hunger for God is not poison, and yes, apple pie. Not the banquet of the wicked that dulls our appetite for heaven, is the incessant nipping at the table of the world. The video is not obscene, but the trickle of trivia in prime time that sipped every night. Despite all the evil that Satan has the potential to make us, when God describes things that can deprive us of the banquet of his love, we find that the list contains a field, a team of oxen and a wife (Luke 14.18-20). The biggest opponents of our love for God are not his enemies - is their gift to us. And desires are not the most lethal poison appetites for evil, but the simple earthly pleasures. Because when they replace their appetite for God himself, the idolatry is difficult to be recognized and almost incurable"


16 comentários:

  1. Amado Clóvis,

    grande texto de um pequeno homem de um Grande Deus.

    Posso "Buzzar" esse texto?

    Abração.

    PS: Não esqueci da sua visita ao DF não, viu?

    ResponderExcluir
  2. Neto,

    Concordo com seus dimensionamentos :-). E é claro que pode buzzar e abusar do texto.

    Sobre Brasília, estou com bilhetes comprados, esperando um ministério do governo confirmar uma nova data.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Por falar em "ministério do governo",

    Eu trabalho no Ministério do Desenvolvimento Social.

    Quem eu devo ameaçar para liberar essa passagem?

    ResponderExcluir
  4. Neto,

    Na verdade, trata-se de um encontro no MA, que foi transferido para data a ser definida. Até agora nada.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. Esse pregador é realmente genial!

    Temos ainda aquele complexo de Adão:"a culpa não é minha, é de..."

    Se cada um assumir sua responsabilidade diante de suas falhas, e deixar de "beliscar" a mesa do mundo, a vida espiritual com certeza decola.

    Mas enquanto isso não acontece, muitos procuram pôr a culpa em alguém sem se dar conta que é o responsável pela própria queda!

    ResponderExcluir
  6. Piper, sempre cativante.

    Aos que ainda não leram seu mais novo livro em língua portuguesa, lançado pela Shedd Publicações, por favor, não privem seus corações dessa obra edificante. O nome do livro é:

    Irmãos, nós não somos profissionais.

    Graça e Paz Clóvis e amados,

    Mizael

    ResponderExcluir
  7. Irmão Mizael,

    Muito boa sua indicação. Um aperitivo pode ser lido aqui: Nós não somos profissionais.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  8. Como bem disse a irmã Genilda Silva:
    "Temos ainda aquele complexo de Adão:"a culpa não é minha, é de..."

    Outro dia me deparei no Twitter com a afirmção de um SR.Ricardo Gondim dizendo que não herdou o pecado de Adão...
    Pasmei diante disso, mas o Senhor tenha misericódia da vida dele e ele possa um dia rever essas doutrinas (se assim posso chamar)

    E que nós possamos abrir mão desses prazeres terrenos.

    Em Cristo,
    Giselle Lemos!

    ResponderExcluir
  9. Genilda,

    Seja bem vinda ao Cinco Solas. Também gosto demais do Piper, dou graças a Deus pela vida dele.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  10. Giselle,

    Fico muito feliz com sua visita e comentários.

    Também vi a afirmação do Gondim, mas nem fui conferir o contexto. Estava num momento de alegria e não queria ficar deprê, confirmando que ele realmente disse o que eu pensei que ele disse.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso texto do Piper, como sempre.

    ResponderExcluir
  12. Ricardo Gondim, um homem que distanciou-se das Escrituras. Ele é liberal, ou como ele mesmo prefere dizer de si mesmo, Teologo Relacional. Já fui em suas palestras e já li vários de seus livros. Ele é uma mistura de Tillich com Jean Delumeau. É um questionador e seus textos, às vezes bem sutis, procuram descontruir o que por muitos anos a ortodoxia tem ensinado. Triste!

    Graça e Paz
    Mizael

    ResponderExcluir
  13. E o Ed Renê, alguém tem >certeza que ele está nessa linha de teRRológia?
    ( Ensinando Deus !)

    ResponderExcluir
  14. Luciano, está sim.

    Bastará uma leitura acurada em dois de seus livros: Outra espiritualidade e O livro mais mal humorado da Bíblia. Neles, Renê subestima a Soberania de Deus no curso da história, em detrimento das contingências. A realidadade das contigências vistas do nosso ponto de vista, não são problemas; o grande problema jaz em atribuí-las à Deus. Embora ele seja mais "ortodoxo" do que o Gondim, Renê resvala para a teologia relacional, bem como reinterpreta doutrinas básicas da fé cristã.

    Graça e Paz
    Mizael

    ResponderExcluir
  15. Mizael,

    Não li esses livros, mas sempre vi o nome do Renê associado ao do Gondim.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  16. Mizael, Essa é a questão. Mas nunca vi uma declaração dele sobre isso...O Clóvis disse o que me vem sempre a tona, Gondim e Renê. Principio de associação mais que sua identificação.
    Agora não estou com tempo para ler esses livros dele, mas obrigado pela dica.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.