John Piper pede afastamento da igreja


Como muitos de vocês já haviam escutado no sermão dos dias 27 e 28 de março, os presbíteros amavelmente aprovaram no dia 22 de março um recesso ministerial que me levará a ausentar-me da [igreja batista] Bethlehem a partir de 1º de maio até 31 de dezembro de 2010. Entendemos que seria útil poder explicar isso por meio de uma carta que acompanhasse este sermão.

Pedi aos presbíteros considerar esse recesso devido a um crescente sentir no meu interior de que minha alma, meu casamento, minha família e o padrão que tenho levado no ministério necessitam de uma revisão de parte do Espírito Santo. Por um lado, amo o meu Senhor, a minha esposa, os meus 5 filhos e suas famílias, primeiro e antes de tudo; e amo meu trabalho de pregar, escrever e conduzir a Bethlehem. Eu espero que o Senhor conceda-me pelo menos 5 anos como o pastor de pregações e de visão [planejamento ministerial] na Bethlelem.

Mas, por outro, vi algumas manifestações de orgulho na minha alma que, ainda que não tenham chegado ao nível de desqualificar-me do ministério, entristecem-me profundamente, e têm cobrado um alto preço na mina relação com Noël [esposa] e outros que são muito queridos para mim. Como posso desculpar-me de vocês, não por algo em particular, senão por defeitos que são contínuos em meu caráter e em seus efeitos sobre os demais? Eu falarei disso agora, e não duvido que terei de dizer novamente, “perdoem-me”. Como não tenho um fato específico ao qual apontar, simplesmente peço por um espírito de perdão; e quero-lhes assegurar o mais [firmemente] que posso, que não estou fazendo as pazes, senão que estou em guerra contra meus próprios pecados.

Noël e eu estamos sólidos como uma rocha quanto ao nosso compromisso um com o outro, e não há uma pontinha sequer de infidelidade em nenhum dos dois lados. Mas, como dizia aos presbíteros, “sólido como uma rocha” não é sempre uma metáfora que satisfaz emocionalmente, especialmente a uma mulher. Uma rocha não é a melhor imagem da terna companhia de uma mulher. Em outras palavras, o precioso jardim do meu lar necessita ser cuidado. Eu quero dizer a Noël que ela é preciosa para mim de uma forma que, neste momento de nossos 41 anos de peregrinação, pode ser melhor dito ao retirar-me por um tempo de quase todos os compromissos públicos.

Nenhum casamento é uma ilha. Para nós isto é certo em dois sentidos. Um é que Noël e eu somos conhecidos tanto de dentro até a por fora por alguns amigos da Bethlehem – mais ainda por nossos colegas e amigos de há muito tempo, David e Karin Livingston, e logo por um grupo de mulheres confiáveis para Noël e de homens para mim. Prestamos contas, somos conhecidos, temos sido aconselhados e [eles] têm orado por nós. Eu estou profundamente agradecido pelo espírito de graça, da transparência e de confiança que existe entre a liderança de Bethlehem.

A outra forma em que nosso casamento não é uma ilha é que nossas fortalezas e debilidades têm sido conseqüências para os demais. Ninguém em nosso círculo familiar e de amigos permaneceu sem ser afetado por nossos defeitos. É minha oração que este recesso possa chegar a ser de sanidade a começar pelo interior da minha alma, por meio do coração de Noël, até alcançar a nossos filhos e respectivas famílias, e até todos aqueles que têm sido ferido pelos meus erros.

A diferença entre este retiro e o [retiro] sabático que fiz há 4 anos [2006], é que escrevi um livro durante este sabático (Mandamentos de Jesus para o Mundo). Em 30 anos, nunca deixei a paixão de ser produtivo publicamente. Neste retiro, tenho a intenção de deixar tudo. Não escreverei livros. Não haverá preparação de sermões ou pregações. Não escreverei nos blogs. Nem no Twitter. Não haverá artigos. Não haverá reportagens. Existe só uma exceção neste caso – o fim de semana dedicado à Conferência Nacional do Desiring God [Desejando Deus] com a inauguração do Bethlehem College and Seminary em outubro próximo. Noël pensou que eu devia manter três dos compromissos internacionais. Nossa motivação é que ela poderia acompanhar-me nisso, e se planejarmos bem, essas poderiam ser ocasiões especiais para refrigério juntos.

Os presbíteros designaram a um grupo que se mantenha em contato comigo e aos quais eu possa prestar contar durante este recesso. Eles são David Mathis, Jon Bloom, Tom Steller, Sam Crabtree, Jon Grano, Tim Held, Tony Campagna, e Kurt Elting-Ballard. Cinco deles caminharam junto de Noël e de mim pelos últimos 2 meses, ajudando-nos a discernir com sabedoria o alcance e a natureza deste retiro. Eles foram quem levaram a recomendação final aos demais presbíteros no dia 22 de março.

Pedi aos presbíteros que não me remunerassem durante o recesso. Não sinto que se deva pagar. Eu sei que estou causando mais trabalho para muitas pessoas, por isso peço desculpa a todo o grupo da liderança. Não só isso, mas outros também poderiam ter um tempo similar. Muitos dos homens e mulheres que trabalham não têm a liberdade de dar-se um recesso como esse. Os presbíteros não aceitaram o meu pedido [de não receber sustento]. Noël e eu estamos profundamente agradecidos por essa manifestação de amor. Estaremos buscando direção do Senhor para ver de que forma podemos retribuir à igreja este suporte financeiro que nos ofereceram para, de alguma maneira, aliviar a carga.

Pessoalmente, vejo esses próximos meses como uma espécie de recomeço do que espero que sejam os 5 anos mais humildes, felizes e frutíferos dos 35 anos que estamos em Bethlehem e dos 46 de casamento. Vocês poderiam acompanhar-me em oração por esse propósito? E vocês poderiam permanecer junto a sua igreja (Bethlehem) com todas suas forças? Que Deus faça desses 8 meses os melhores que Bethlehem já tenha conhecido. Seria algo que Deus faria, o fazer as coisas mais extraordinárias do mundo quando não estiver aqui. “Assim que nem o que planta nem o que rega é algo, senão Deus que dá o crescimento.”(I Coríntios 3:7)

Eu amo vocês e prometo orar por vocês todos os dias.

Pastor John


Tradução livre para o português por C. L. Grimm com notas explicativas entre colchetes. Retoques mínimos na tradução por Clóvis Gonçalves.

Texto original:

http://www.desiringgod.org/ResourceLibrary/TasteAndSee/ByDate/2010/4555_John_Pipers_Upcoming_Leave/

38 comentários:

  1. Substituí o texto anterir por esta outra revisão.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  2. Prezado Clovis,
    este texto de Pipper é uma raridade em nossos dias. Que lição este homem nos oferece com esta atitude. Que homem de valor e responsabilidade para a seara do Mestre. Que Deus possa usar este exemplo para despertar outros.
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  3. Irmão Clóvis e outros, uma pergunta: Os livros disponiveis no scribd são legais ou não? Estou fazendo uma monografia e será que posso usar eles?

    ResponderExcluir
  4. Pr. Luiz,

    De fato, o que chama atenção no texto não é o fato de uma pastor se licenciar temporariamente de suas funções. Mas as razões que o levaram a isso.

    Além disso, poderíamos falar de muitas outras coisas, mas menciono apenas mais uma: duvido que os donos de igreja tenham coragem de se afastar de seu posto, na verdade, acho que dorem com um olho aberto e não hesitam em afastar os que representam uma ameaça. Tem um caso recente no Brasil, em que o pastor precisou se afastar por problemas de saúde, e deixou o seu filho no posto.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. Luciano,

    Alguns são legais, outros não. Legais são os que já são de domínio público ou foram publicados por seus autores ou sob sua autorização. Não é o caso da maioria.

    Mas para fins de pesquisa não vejo problema em consultá-los. Como já se dizia na minha época de faculdade: cópia de um autor é plágio, de vários, é pesquisa.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  6. Irmão Clóvis, obrigado. Mas é que estou fazendo uma monografia sobre o ensino de Ellen White sobre 1844 no Grande conflito. E estou tentando mostrar que o calculo de 1844 não é de autoria de Miller. Quem mostrou isso foi um ex-ancião das testemunhas de Jeová num livro que criticou o ano de 1914 O tempos dos gentios reconsiderados , Carl Josson. Esse livro foi recentemente traduzido por um grupo, mas só é possivél comprar da editora que retem os direitos que embora em portugues, não está nas editoras no brasil.
    Eu estou na duvida da legitimidade disso. Quanto ao uso entendi, mas se é proibido baixar, então não quero (e nem posso).
    Eu preguei recentemente contra pirataria, e acho que isso tb é...mas não sei exatamente.

    ResponderExcluir
  7. O que dizer disto? Simplesmente, "John Piper, você é um bravo homem." Quisera todo crente ter uma atitude como esta, de por certos tempos parar e avaliar sua vida! Eclesiastes 3 nunca foi tão profundo.
    Valmir

    ResponderExcluir
  8. Amigos desculpe,quem tem alguma nocao de Cristianismo sabe que muita gente morreu pelo Evangelho,que bravura e essa?nao entendi nada mesmo,outra vez desculpem talves ele nao disse tudo,teria ele sofrido mais que Paulo?
    Em Cristo Pr Moabel

    ResponderExcluir
  9. Pr. Moabel,

    São exatamente pensamentos como o seu, que levam a pastores (pricipalmente a famílias de pastores) a precisarem desse retiro.

    A bravura de Jonh, é óbvia... um homem conhecido como ele; respeitado como ele; importante para tanta gente como ele; intenso, brilhante, iluminado pelo E.S. como ele; com um ministério gigantesco como o dele (sem apelar para a palhaçada dos dízimos porfeticos e unções especiais); sendo um das poucas vozes da Verdade em meio ao mundo de mentirosos, gananciosos e charlatães... e mesmo assim pedir licença a igreja e se retirar admitindo que é fraço, pecador e inlusive orgulhoso. É sim uma enorme bravura!

    Louvo a Deus por que o seus servos sabem quanto são fracos.

    Na paz...

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  10. Valmir,

    Concordo com você. Aliás, o "examine-se o homem a si mesmo" aponta neste sentido.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  11. Pr. Moabel.

    Nem sempre bravura se demonstra ao marchar contra inimigos ou submeter o pescoço à machadada do carrasco. Aliás, alguns desses sofrimentos são inevitáveis se a pessoa for fiel.

    Mas reconhecer o inimigo dentro de si e dispor-se a vence-lo ao custo do esconder-se dos refletores, não é fácil (a dificuldade começa com o reconhecimento do orgulho, geralmente nos orgulhamos de nossa humildade) e exige bravura (subir no ringue para esmurrar-se a si mesmo é uma imagem absurda).

    Além disso, o "bravo!" do valmir, ecoado por mim, não compara Piper com nenhum dos mártires do passado. Mas, se comporarmos com os pastores midiáticos de hoje, temos que acrescentar "hurra!" ao grito.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  12. Esli,

    "São exatamente pensamentos como o seu, que levam a pastores (pricipalmente a famílias de pastores) a precisarem desse retiro."

    Tóin! Sábia observação, embora não pareça ser o caso do Piper.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  13. O que de fato o pr Moabel está criticando? A titude de Piper ou 'nosso' elogio? ( desculpe-me sou meio burro...)
    Talvez pr Moabel depois que vc tiver o peso do ministerio do Piper, possa ter calibre o suficiente de depreciar esses elogios em mira...
    Mas quem é vc mesmo?
    Quem sou eu mesmo? ( meu sonho é ser missionario um dia, mas quem seria eu diante de um gigante como Ronaldo Lidorio...depreciar qualquer atitude desses servos do Deus altissimo revela uma medicriodade minha, ...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom Irmao Luciano,um Pregador que sabe de sua responsabilidade jamais ficara sem fazer a obra de Deus,especialmente quando se tem a chamada divina
      Aqui na America Pastores levam a vida pregando jogando tenis e muitos outros esportes,alem de casas de moradias bem cuidadas,planos de saude,ferias aposentadoria etc
      Quem poe a mao no arado nao deve olhar para traz afinal almas se perdem devido o descaso de muitos
      Pela bondade de DEUS meu trabalho ja esta em todo mundo,poderia lhe afirmar que comecei a trabalhar aos 6 anos na rua eu ja prego a mais de 50 anos sem numca tirar ferias(porem nao sou contra)porem continuo
      Piper afirma nao ter problema nelhum como familia casamento etc tudo em ordem e quer parar
      Para mim que vejo as mordomias deles acho muito estranho,nao estou criticando a quem quer que seja,estou comentando

      Excluir
  14. Meus queridos...

    É necessário dizer que não tenho vontade arrumar briga. Quando me referi aos pensamentos - caro pr Moabel - estava me referindo ao fato de compararmos uns pastores com outros. Seja com os grandes nomes atuais, ou do passado, seja com os santos apóstolos. Isto é, o pensamento de comparação que causa a operosidade, e muitas vezes esse ativismo (que não estou julgando) causa stress, cansaço e problemas de saúde física e psicológicas, seja em si seja na família.

    Estamos vendo um sem número de mulheres e filhos de pastores sofrendo muito, e ao que parece, antes de acontecer isso com o casamento do Jonh Piper, ele sabiamente pede um tempo para tratar disso. Reconhecer isso e admitir isso publicamente é um sinal de bravura, coragem e humildade.

    Sem mais...
    graça e paz.

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  15. Pr Esli, ao contrario, infelizmente, tb existem muitos 'pastores' e familias de pastores que tratam a obra de Deus como uma carreira. esses sofrem pois quando percebem que esse 'negocio' não correpondem entram em depressão e tristeza. Isso é o imperio de muitas dondocas, que acham que seus maridos devem ser milionarios e garantir a ela faculdades e a seus filhos o melhor do mundo...
    não há renuncia... são apstores que junto aos prebiterios só sabem requerer, 'direitos e privilegios' ( até que paguem luz, agua, tel, internet )
    Esses, pr Esli, tb sofrem...mercenarios.

    ResponderExcluir
  16. "Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." 2 Coríntios 12:10

    Pr Moabe, creio que Piper é mais parecido com Paulo do que você imagina...

    ResponderExcluir
  17. O que me entritesse um pouco é que homens como Piper estão em 'estintos'. Meu Deus, quando olhamos paara midia evangelica brasileira, quais tem honrado o evangelho? Poucas exeções, poucas...isso não trite? Horrivél...Olhar para homens como Russel Shed, Hernandes Dias Lopes, Ronaldo Lidorio, Ed Rene ( pelo menos na minha opinião ), Ciro ( ainda que deixou sua coerencia no caso Dake ), onde vamos para irmãos? Onde? As pessoas nos chamam de 'evangelicos', pensando em Edir Macedo, em R.R. Soares, em Valdomiro, em Malafaia e seus cavaleiros templarios...Um amigo meu, pastor da Igreja Congregacional diz que a igreja evangelica brasileira caiu quando Caio caiu !

    ResponderExcluir
  18. penso eu que nenhum sussesso seja ele em qual area for,justifique o"abandono" da familia,ainda que esse não seja o caso do amado pastor,acho sua atitude correta

    ResponderExcluir
  19. Todos e Luciano em especial ...

    Embora tenha as minhas restrições (não poucas) com o Caio, afirmar que a igreja caiu quando ele caiu, é um grande erro:

    1- a igreja estava em pé (ou não caida) antes dele cair?
    2- ele é (ou era) o único representante descente da/na igreja?
    3- o erro dele foi tão grande assim, ao pnto de desacreditar a igreja?
    4- atualmente a igreja está na mesma situação dele? (restaurado ou encrencado?)

    sei não...

    Nem Piper, nem Shed, nem HDL, ou outro... penso (creio) que a Testemunha de Jesus continuará a ser tão eficiente e poderosa enquanto Ele quiser.

    É essa mistura de conceitos que me preocupa. Nós, os pastores (lideres eclesiásticos em geral), não somos especiais em nada - e digo - em nada mesmo! Ou melhor, talvez, só em relação ao maior risco de 'cair' é que somos diferentes dos 'outros' crentes.

    Não há unção especial sobre nós, e não somos alicerces de nada! Se alguém depositar confiança em qualquer um de nós, independente da doutrina (denominação, curso ou título), este estará fadado a cair, independente de cairmos ou não.

    Meu louvor a atitude do Piper em relação a sua postura (e da igreja também) é a mesma a qq 'crente' que corajosamente diz não ao serviço na/para a igreja, e vai cuidar de si e de sua família (independente da situação estar boa, media ou ruím).

    Na paz...

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  20. Meu irmão Pr Esli, sua reflexão é sem duvida ponderada e sadia. Eu apenas disse o que um experiente pastor me falou. Sei que não é nada disso, mas dentro de uma terminologia de evangelicalismo brasileiro, posso dizer que essa ala do protestantismo está bem longe da verdade mesmo.( Até que a uns 5 anos atraz eu diria que Silas é protestante, hoje ele não é. Ele não é cristão-protestante. Não meu irmão...hj não digo isso. Não sei tb se Caio defende a inerrancia bíblia...mas o que ele disse do Silas não foi provado que é mentira.)
    Isso aí então caiu mesmo. Os homens são referencias, boas ou ruins. Isso sabemos que não reflete na igreja fiel, mas naquilo que os homens não crentes veem...isso sim.

    ResponderExcluir
  21. Prezados,

    Acho que o ponto é a atitude do John Piper. Perante sua esposa e perante a sua igreja. Ele poderia ter problemas no casamento? Poderia, pois vida ministerial não é fácil, sobretudo para a esposa. Não vem ao caso se ele agiu preventivamente.

    O que chama minha atenção é a atitude, a forma como ele fez as coisas. Reconheceu o pecado em si mesmo, publicamente (ainda que pensemos em ele não pecou de fato). Corajosamente pediu afastamento das funções ministeriais. Ouviu outras pessoas, aconselhou-se, submeteu-se.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  22. "...o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Mt 26:41
    Quando um verdadeiro seguidor de Jesus, que vigia e ora, para não entrar em tentação, depara-se com o desequilíbrio, já implantado, entre o âmago ministerial e o familiar, resolve tomar uma decisão dessa abrangência, atrevo-me em afirmar, que o inimigo, que já cantava vitória, pela sua experiência cotidiana, entre os pseudo-servos de Deus, foi esmagado pela atitude sóbria, corajosa, humilde e inspirada pelo Espírito Santo, desse abençoado eleito do Soberado Deus.
    No amor de Cristo,
    Abbade

    ResponderExcluir
  23. John Piper - Se eu o admirava antes, muito mais agora.
    Penso que muitos carecem dessa transparência e humildade.
    Inclusive eu!

    ResponderExcluir
  24. Uma só pergunta, alguém sabe dizer se o livro mencionado "Mandamentos de Jesus para o Mundo" que John Piper escreveu em seu retido de 2006, já foi publicado no Brasil e por quem?

    ResponderExcluir
  25. Já descobri.... Este livro foi editado pela Editora Vida com outro título: O que Jesus espera de Seus seguidores.

    Aliás, eu o tenho, já o havia lido e não me lembrava. (problemas de RG!).

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  26. Pastor Menga ambos os nomes aparecem na capa da edição em portugues.
    O livro é maravilhoso. Ainda que em uma nota ele é contra o pedobatismo e contra a regra de exceção para o divorcio, entendo que é um livro que todo cristão deve ler.

    ResponderExcluir
  27. Irmão Clovis e os demais que sem intenção provoquei a ira desnessecaria
    (1) Desculpem de verdade meu ponto de vista de modo nenhum quero agravar alguuns que sofrem á esteja em certo, mas gostaria de ser ouvido sem iras ou preconceitos
    (2) minha família esta na Igreja desde 1932 já vi de tudo que alguém possa imaginar, sai de minha casa de bicicleta para o seminário sem dinheiro eram 800 km, me formei com 20 anos, eu sei o que e pregar sem salário, muitas vezes doente e em estrema pobreza
    (3) na minha família existem muitos pastores, eu mesmo talvez conheça centenas deles meu pregador favorito e Apostolo Paulo imagine que na ultima viagem missionária ele caminhou 1300 em 3 meses, (eu não estava presente somete li)
    (4) Levando em conta o conforto de carros modernos, tecnologia e dinheiro eu diria que estou vendo muito Pastor preguiçoso (desculpem) minha comparação e Apostolo Paulo e todos nos
    Com carinho por todas as almas, Obrigado Pr. Moabel Irmão Clovis e os demais que sem intenção provoquei a ira desnessecaria
    em intenção provoquei a ira desnessecaria

    ResponderExcluir
  28. Caros Irmao Clovis talves o amado nao saiba mas vivo fora do brasil por mais de vinte anos ,nao sei exatamente o que acontece ai,Ficaria muito grato se o amado me em enviasse por emal seu tel para uma converca amigavel eu pago a conta do tel,marque dia e hora talves o amado gostaria de saber mais a meu respeito com eu tb gostaria de saber sobre o amado
    meu email.......moab48@live.com muito grato Pr. Moabel

    ResponderExcluir
  29. Caro irmão Clovis… estou aguardando sua resposta
    Conforme já disse antes não quero acusar ninguém só quero entender
    1) A vida na America para Pastores no nivel de Piper e muito boa (caso ele viva na America)
    2) Não falta nada mesmo, eles tem de tudo que alguém possa imaginar e precisar, desde dentistas médicos, planos de saúde etc numca existe o caso de não poder fazer algo por falta de dinheiro
    3) Ao contrario no Brasil a vida para muitos pastores e difícil em todos os termos (isso eu vi e vivi)
    4) Lembre-se amado muita gente morreu pregando, de todos os tipos de martírios, outros fora presos e nunca saíram da prisão
    5) Agora Piper com toda mordomia pede para sair,amado vc tem ideia se uma alma se perder por este ato quem pagara por isto?ele diz que quer parar,e eu diria antes do tempo,e o amado acha isso bonito?
    6) Alguém disse que homens como ele estão em extinção Gracas a (Deus) quem poe a mao no arado não deve olhar para traz,ou deve?
    7) Tambem sou casado completo em poucos dias 40 anos de casamento,tenho uma filha de um filho e um neto, e sei o que e a dureza da vida
    8) Espero não ter ofendido nimguem,mas pecoa Deus que ele volte o mais rápido possivel,almas se perdem todo dia
    9) Irmão Clovis meu convite esta de pe mande por email seu tel. pago a conta, e talvez o amado pudesse me ajudar a entender melhor muito Grato Pr. Moabel.....moab48@live.com

    ResponderExcluir
  30. Irmao Clovis cade a resposta?
    Pr.Moabel

    ResponderExcluir
  31. Irmao Luciano desculpe,mas todo comentario que fiz para irmao Clovis,vale cem por cento para sua mui digna pessoa
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  32. Irmao Esli quando estamos fracos temos Rocha,imagine se Moises fizesse o mesmo?Acorda irmao
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  33. Querido irmão Moabe,

    Perdoe-me a demora da resposta. Nem sempre consigo responder a todos com a presteza devida e ao priorizar o que respondo primeiro, fico em débito com outros.

    "Caro irmão Clovis… estou aguardando sua resposta. Conforme já disse antes não quero acusar ninguém só quero entender".

    Não vejo necessidade de tratarmos desse assunto por telefone, mas terei prazer em receber sua ligação e falarmos de assuntos do reino. Enviarei o contato pelo seu email. Se eu não atender de imediato, por favor tente alguns horas depois, pois em meu trabalho (indústrias de alimentos) nem sempre posso levar o celular.

    "1) A vida na America para Pastores no nivel de Piper e muito boa (caso ele viva na America)
    2) Não falta nada mesmo, eles tem de tudo que alguém possa imaginar e precisar, desde dentistas médicos, planos de saúde etc numca existe o caso de não poder fazer algo por falta de dinheiro"

    Não sei como é a vida na América, além do que filmes e séries me permitem concluir, além de pouca notícia que recebo. Mas não há uma relação inversa entre entre facilidades da vida e dificuldades espirituais e minsiteriais. Um pastor de uma igreja paupérrima pode precisar de um descanso sabático tanto quanto um de uma comunidade próspera.

    "3) Ao contrario no Brasil a vida para muitos pastores e difícil em todos os termos (isso eu vi e vivi)"

    Conheço de perto as dificuldades de meu pastor, e sou o que mais insiste na igreja para que ele tire férias, passe por períodos de descansos e "carregamento de baterias".

    "4) Lembre-se amado muita gente morreu pregando, de todos os tipos de martírios, outros fora presos e nunca saíram da prisão"

    Sim. Mas a outros o Senhor deu uma vida tranquila, onde puderam servi-lo em paz e em liberdade.

    "5) Agora Piper com toda mordomia pede para sair,amado vc tem ideia se uma alma se perder por este ato quem pagara por isto? ele diz que quer parar,e eu diria antes do tempo,e o amado acha isso bonito?"

    Reitero que considero a atitude de Piper louvável e creio que o que ele fez é acertado. E não creio que um eleito deixará de ver a glória dos céus por falta de um Piper.

    "6) Alguém disse que homens como ele estão em extinção Gracas a (Deus) quem poe a mao no arado não deve olhar para traz,ou deve?"

    Eu oro para que Deus levante mais homens como Piper, e não que venham extingui-lo. Além disso, não entendi a sua atitude. Teme que almas se percam pelo retiro de alguns meses de John Piper, mas dá graças a Deus que homens como ele sejam extinguidos?

    "7) Tambem sou casado completo em poucos dias 40 anos de casamento,tenho uma filha de um filho e um neto, e sei o que e a dureza da vida"

    Se valoriza sua família, deveria entender que Piper valorize a dele.

    "8) Espero não ter ofendido nimguem,mas pecoa Deus que ele volte o mais rápido possivel,almas se perdem todo dia"

    Eu peço a Deus que ele volte quando o Senhor aprouver que ele volte.

    "9) Irmão Clovis meu convite esta de pe mande por email seu tel. pago a conta, e talvez o amado pudesse me ajudar a entender melhor muito Grato"

    Como disse, não vejo necessidade de que o irmão gaste com telefone para tratarmos desse assunto, mas terei prazer em receber sua ligação. Se desejar uma maneira mais economica, tenho skype, é só combinarmos um horário conveniente.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  34. Grato irmao Clovis Mande o tel nao uso o sistema quer o amado tem,para gostaria de falar sobre o assunto obrigado

    ResponderExcluir
  35. desculpe mas meu nome e Pastor moabel(sobre 0 tel)obrigado
    Pastor moabel

    ResponderExcluir
  36. Irmao Clovis continuo tando o tel e nao consigo
    Pastor Moabel

    ResponderExcluir
  37. Irmão Moabel,

    Semana passada estive viajando a semana toda. Mas nesta tenho estado em minha sala.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.